sexta-feira, 26 de maio de 2023

[#1115][Set/97] BOMBERMAN 64 (ou "Baku Bomberman" no Japão, pq existe um outro jogo chamado Bomberman 64 japonês lançado em 2001)


Bomberman 64 é o primeiro jogo em 3D do nosso adorável terrorista branco (ou preto se vc for o player 2) que usa bombas pela justiça. Isso é o que eu sabia a respeito do jogo antes de jogar ele, e portanto o que eu esperava é que ele fosse... você sabe, o mesmo BOMBERMAN de sempre só que com bonequinhos 3D. Mais ou menos o que STREET FIGHTER EX PLUS ALPHA fez com STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR: passa pra bonecos 3D, enxagua e mete o mesmo jogo.

Isso era o que eu definitivamente eu esperava, e do alto de todos meus anos e milhares de jogos de experiencia, é claro que exatamente isso ... 


... nem passou perto do que esse jogo é. Em uma das maiores surpresas que eu já tive em seis anos de blog e 1114 jogos, Bomberman 64 não é o mesmo BOMBERMAN só que em 3D. Ao invés disso, ele é essencialmente SUPER MARIO 64 só que com as mecanicas de BOMBERMAN.

Espera, o que?

Um dia os aliens irão parar de tentar invadir um planeta que é habitado por caras que BROTAM BOMBAS INFINITAMENTE, mas esse dia não será hoje. Sério caras, vão arranjar um planeta mais fácil de dominar, que tal tentar Osasco?

Então, ao invés de ser aquele jogo meio ação/meio puzzle (na verdade, depois de tantos jogos eu ainda não tenho certeza de como classificar esse tipo de jogo) com visão de cima, ele virou um jogo de plataforma 3D... só que sem pulo.

A uma primeira vista, fazer um jogo de plataforma sem pulo pode parecer uma escolha muito estranha para um jogo de plataforma 3D, mas quer saber? Eu acho que funciona nessa proposta. O jogo tem muito menos cara de cópia de Mario 64 e mais que é um jogo do Bombista só que adaptado para plataforma 3D, ele parece um jogo bombermano.

E que mecanicas são essas iconicas do bomberdude que eu me refiro? Bem, você spawna bombas que explodirão depois de alguns segundos, obviamente, e o timing de fazer elas explodirem quando o inimigo estiver passando é a chave do sucesso. Como era em 2D, só que agora em 3D.

A grande real diferença é que sua explosão não é mais em forma de cruz, e sim uma explosão circular. O que, novamente, faz muito mais sentido em um espaço tridimensional ao invés de um que os inimigos só andam nos eixos X e Y.

Porém o interessante mesmo é que todos os power ups iconicos da série foram adaptados para essa proposta Mario 64-like: vc tem os icones de fantasminha que aumentam o tamanho da sua explosão, tem o power up que permite você colocar bombas extras, bomba com detonação por controle remoto e o poder de chutar as bombas (na verdade você já começa com esse poder, não é um power up, mas eu fiquei com preguiça de abrir um paragrafo novo).

ando disse uqe Bombingo 64 pega a engine de SUPER MARIO 64 só que usa os power ups de BOMBERMAN. A questão que realmente importa aqui então é... essa gororoba dá bom?

Surpreendentemente, sim. Bastante, na verdade. Dá pra ver que a Hudson não apenas se deu por satisfeita em fazer controles responsívos (com efeito, eu diria que os controles escorregam um pouco menos do que em SUPER MARIO 64, veja só você) como bolou puzzles que exploram satisfatóriamente suas habilidades de brotar bombas e dar bicudas nelas. E se o jogo tem puzzles que são únicos as suas mecanicas próprias e não coisas genéricas que poderiam ser intercambiaveis com qualquer outro jogo, hey isso é algo que eu definitivamente posso elogiar.


Porém isso não é tudo, a Hudson REALMENTE colocou algum esforço aqui e escondeu em cada fase 5 cards dourados colecionaveis que se forem todos coletados desbloqueiam um mundo extra secreto e o final verdadeiro do jogo. Agora, o curioso é que coletar todos os cards dourados exigem mesmo que você todos os pequenos playgrounds que compõem as fases, cheque todos os cantos, mate todos os inimigos, explore suas habilidades de forma criativa.

E se você colete as 20 cartas douradas no Rainbow Palace (o mundo extra que desbloqueia), você não apenas obterá um Bomberman que já começa com todos power ups como a opção padrão para o modo solo, mas também desbloqueia fases multijogador adicionais. Maneiro.

Mais especificamente, cada fase tem 5 cards: três cards vc tem que encontrar explorando, um vc ganha matando 30 inimigos e outro por terminar a fase dentro de determinado tempo (não é necessário fazer todas na mesma run). Para os chefes, os cards são obtidos ao explodir partes especificas do corpo do chefe

Claro, eu preciso apontar que o jogo não é SUPER MARIO 64 e não tem o level design genial do Miyamoto, então não se pode esperar que B64 seja genial. Mas é perfeitamente bom em uma escala bem menor de ambição, digamos que SUPER MARIO 64 é um jogo top tier S, e Bomberman 64 é top tier só que do nível B.

Nessa época era comum muitas franquias tentarem fazer a passagem de jogos 2D para 3D, e a imensa maioria delas falhou catastroficamente - em especial as que já não eram jogos 2D muito bons como BUBSY in: CLAW ENCOUNTERS OF FURRED KIND... ou vagamente jogaveis em primeiro lugar. Mas entre os casos bem sucedidos em fazer essa passagem, frequentemente são citados os exemplos da Nintendo (Mario, Zelda e Metroid tem espetacularmente épicos jogos 3D iniciais) e Bomberman 64 raramente entra nessa lista.


Eu acho que isso é um oversight, pq Bomberman 64 é uma excelente transição de um jogo 2D para um mundo 3D. Ele é um jogo de plataforma 3D (e um bom jogo nesse aspecto), mas eu sinto que ainda estou jogando Bomberman. Isso definitivamente não é algo que acontecia todo dia, isso eu posso te dizer.

Enfim, Bomberman 64 foi uma surpresa agradável e bem-vinda, mas talvez uma que eu como mestre supremo dos games deveria ter previsto. É um joguim charmoso, tem puzzles inteligentes, sabe ser desafiador na medida certa e imensamente reproduzível. E olha que eu nem entre no mérito do multiplayer, que esse sim é uma experiencia beeeem mais dentro do que vc poderia esperar de... bem, Bomberman, só que em 3D.

Você sabe, pegar bombas, arremessar nos coleguinhas e... é isso. Honestamente, eu acho que POY POY fez melhor uso dessa premissa, mas tem essa opção. Com o bonus que o Nintendo 64 tem entrada nativa para 4 controles, então tem isso.

O que faz de Bomberman 64 uma entrada estranha na franquia, já que os jogos são muito mais famosos pelo multiplayer do que pela campanha singleplayer (com efeito, alguns sequer tem campanha singleplayer como ATOMIC BOMBERMAN). Com este primeiro lançamento do N64, entretanto, acabou sendo o oposto era verdadeiro: o que vende esse jogo é sua campanha singleplayer e o multiplayer ficando relegado a um modo bonus de "ah é, tem isso também")

Bomberman 64 pode ser frustrante, mas é frustrante pelas mesmas razões que todo jogo Bomberman pode ser frustrante nas mãos erradas. Se você não for paciente, se não prestar muita atenção aos detalhes, bem, Bomberman vai te deixar louco. Mas então, é um jogo sobre manuseio de explosivos. Se você não vai parar para respirar e considerar suas ações quando elas envolvem explosivos que podem matá-lo, então sim, você não vai se divertir. Não se apresse, planeje seu arremesso, chute e colocação de bombas, e Bomberman 64, como Bomberman em geral, acaba sendo bastante gratificante.


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 122 (Dezembro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 045 (Dezembro de 1997)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 024 (Novembro de 1997)