quinta-feira, 15 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] ZILLION (Master System) [#071]

A SEGA fez um concurso para criar a capa mais desinteressante possível ou alguma coisa assim?

Metroid é um dos jogos mais sombrios e solitários já produzidos. Você pega uma figura pequena, estranhamente colorida e a guia através de corredores negros sem fim, uma criação senil que confunde e assusta os jogadores por décadas. Claro, tudo o que a Nintendo fez, a Sega tentaria imitar. Nintendo tinha Super Mario Bros., a Sega tinha Alex Kidd. Nintendo tinha Zelda, Sega tinha Golvellius e Golden Axe Warrior. Nintendo tinha Castlevania, Sega tinha Kenseiden e Vampire: Master of Darkness. E assim continuou. Só que como  meras imitações, tentavam reproduzir o seu conteúdo em resultado mas não em essencia.

E foi assim que em 1987 a Sega tentou criar o seu próprio Metroid.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] BASKETBALL NIGHTMARE (Master System) [#055]



De boas intenções é pavimentada a estrada para o inferno, já dizia o ditado. E dificilmente você verá intenções melhores do que um jogo de basquete em que monstros do folclore ocidental e oriental enfrentam a maior ameaça do terror de ambos os lados do globo: um time de quintuplus gemeos. É tipo Liga de Mutantes, só que uns cinco anos antes.

Quando você enfrenta o time de lobisomens, para enterrar a bola é mostrada uma animação do Lobisbron James (viram o que eu fiz aqui? Hã? Hã?) dando uma pirueta dupla carpada e enterrando a bola. Muito incrível, de verdade.

O que é um conceito bastante legal, na verdade. Pena que sua execução é dolorosamente mal feita.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] CAPTAIN SILVER (Master System) [#054]



Existem jogos que te deixam intrigado, existem jogos que te fazem perguntar o que diabos você acabou de ver (Catherine, oi) e existe Captain Silver.

Porque eu terminei de jogar o jogo e fiquei contemplando o monitor pensando apenas "uadafaqui, man?" após os 12 minutos que eu joguei o jogo. Sim, DOZE, eu contei no relógio. Ao terminar o jogo eu fui olhar o manual da coisa percebi que algo errado não estava certo: o manual cita especificamente 6 fases, eu joguei 4 e uma tinha só duas telas de duração. O manual também cita, com ilustrações, 21 tipos de inimigos e 5 chefes. O jogo que eu joguei não tinha nem metade disso.

Então o que diabos aconteceu aqui?

domingo, 4 de junho de 2017

[AÇÃO GAMES 007] DICK TRACY (Mega Drive) [#053]



Quando se trata de Dick Tracy e videogames, as pessoas geralmente pensam no jogo NES desenvolvido pela Bandai porque ... bem, porque estamos falando de um dos piores jogos da história dos videogames imortalizado pelo Angry Video Game Nerd. 

Infelizmente para o Dick Tracy, as pessoas escolheram o pior título possível pois há um jogo muito, muito melhor baseado na propriedade para o principal concorrente da Nintendo, no Mega Drive. Claro, ser "muito muito melhor" que um dos piores jogos da história da humanidade não é tão lá grande coisa, mas vamos que vamos, né?

sábado, 13 de maio de 2017

[AÇÃO GAMES 007] TOMMY LASORDA BASEBALL (ou Super League Baseball no Japão) [#052]



Seguindo a série de "jogos genéricos de esporte que ganharam nome de uma celebridade para vender melhor nos EUA" temos Super League Baseball, que nos US and A virou o jogo do tiozinho que parece o Bill Clinton fora de forma

É meio estranho ligar o jogo e ser cumprimentado por esse camarada sorridente que eu não faço a menor ideia de quem seja mas sinto como se devesse conhecer, afinal até fizeram um jogo dele, não é?

[AÇÃO GAMES 007] SUPER REAL BASKETBALL (ou Pat Rilley Basketball nos EUA) [#051]

A SEGA tinha uma estratégia curiosa no começo dos anos 90: pegava jogos de esporte lançados no Japão e mudava o título para tacar na capa alguma celebridade do esporte que alavancaria as vendas nos US and A. Mas só na capa, eles não mudavam uma linha na programação do jogo.

Foi assim que Super Monaco GP 2 se tornou o jogo do Ayrton Senna, por exemplo, e assim que o jogo japones Super Real Basketball (lançado na Europa com o mesmo nome) virou Pat Rilley Basketball (Pat Rilley foi treinador do LA Lakers nos anos 80 e trocentas vezes campeão da NBA como técnico).

[AÇÃO GAMES 007] CYBERBALL (Mega Drive) [#050]



Uma das coisas que eu nunca vou entender é porque futebol americano não é popular por aqui. Quer dizer, é um esporte altamente tático onde você pula em cima de pessoas, o que há para não gostar, não é mesmo?

Melhor que isso só se fosse com... robôs gigantes! Fuck yeah!

[AÇÃO GAMES 007] FANTASIA (Mega Drive) [#049]


Quando eu vi Fantasia na lista de piores jogos do Mega Drive, eu sinceramente não entendi. Afinal, Castle of Illusion, que veio antes, é um dos melhores jogos do console, o quão dificil seria fazer outro jogo bom do Mickey?

Mas quando eu vi o Velberan falando mal do jogo - ele nunca fala mal de jogos antigos, por mais que eles mereçam - eu comecei a levar a sério essa crítica. Eu passei a esperar que o jogo fosse um pouquinho ruim, mas nada no mundo me prepararia para o que eu vi aqui.

O horror. Eu vi o horror.

[AÇÃO GAMES 007] PHANTASY STAR (Master System) [#048]



Esse é um dos capítulos mais interessantes da batalha da Sega contra a Nintendo nos 8bits, não porque eu acho que a Sega tenha vencido (eu acho Final Fantasy I melhor que Phantasy Star 1 como jogo), mas porque mesmo assim a tentativa da Sega foi espetacular.

A execução pode não ter sido a mais polida possível, mas o conceito foi estelar. Literalmente.

[AÇÃO GAMES 007] SHADOW DANCER: THE SECRET OF SHINOBI (Mega Drive) [#047]




O que pode ser mais legal do que um ninja? Ora, é claro que é um ninja com um cachorro que salva escravas loiras em um jogo de plataforma tático! Mas oi?