O que pode ser mais legal do que um ninja? Ora, é claro que é um ninja com um cachorro que salva escravas loiras em um jogo de plataforma tático! Mas oi?
Nada entrega mais a idade de um jogo que colocar o World Trade Center na tela de título |
E ainda assim, não há absolutamente nenhum slowdown mesmo com dez ou mais inimigos na tela (mas você provavelmente vai morrer se chegar a esse número). Eu achei o som menos impressionante, com a música sintetizada limitada do Mega Drive como sempre.
O que realmente diferencia Shadow Dancer dos jogos mais antigos de 16 bits é a jogabilidade bastante original. Enquanto o jogo ainda é um jogo de plataformas no sentido amplo da palavra - afinal, a ação ocasionalmente ocorre em duas camadas de plataformas que o jogador pode alternar livremente - o jogo não se baseia em exigir os reflexos do jogador e/ou a coordenação olho-a-mão ao limite.
Em vez disso, a jogabilidade é comparativamente lenta e metódica, quase contemplativa, exigindo muita escolha dos movimentos priorizando o metodo sobre a loucura. Você tem que respirar e saber quando avançar, quando atacar e quando mandar o cachorro. O diferencial aqui neste jogo de plataforma é que você pode mandar o cachorro avançar nos inimigos e se não for um inimigo que lute corpo-a-corpo o cachorro o imobiliza abrindo uma brecha para você se ataca-lo (se for o cachorro é atingido, vira um filhotinho e fica inutilizavel por algum tempo). Essa combinação de ataque com cachorro em um jogo de plataforma o torna surpreendentemente tático.
Por "lento" eu não quero dizer "arrastado" - os controles são precisos e a deteção da colisão não deixa nada a desejar. Além disso, há pouco espaço para o erro: o fato de que a maioria dos inimigos são lentos ou mesmo imoveis é compensado por mortes com um hit e o design de nível é muito apertado. O jogo é absurdamente dificil, mas não é injusto - a exceção do último chefe. Você vai morrer muito, mas dificilmente será culpa de filhadaputagem do jogo e não culpa sua e esse é um nível de dificuldade com o qual eu posso viver.
Mas ainda sim é muito dificil mesmo. E se você achar que não está dificil o bastante, existe um modo de jogo para jogar sem shuriken - só dá pra matar os inimigos no corpo-a-corpo. Porque né?
Uma vez por nível, Joe também é permitido usar Ninjitsu para acabar com todos os inimigos na tela ou lidar com alguns pontos de dano ao chefe.
Não, larga a perna do homem Shikamaru! |
EDIÇÃO 008