domingo, 24 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] DARKWING DUCK (NES, 1992) [#284]



A Capcom é uma empresa interessante. Eles criaram muitas franquias que duram até os dias de hoje e inovaram os jogos de várias maneiras, mas ao mesmo tempo eles também não têm nem um pouco de vergonha de sugar seus sucessos até a última gota.

Quando a Capcom acerta um grande sucesso, eles acertam realmente grande. E então eles ordenham essa coisa grande enquanto tentam encontrar a próxima grande coisa. Na era de 8 bits, essa coisa era Mega Man. Na era de 16 bits, Street Fighter 2. Na era de 32 bits, Resident Evil e Devil May Cry. Hoje é Monster Hunter. É como eles rolam.

E é exatamente aqui, no auge de sugar até a ultima gota de Mega Man que podia, o Pato AsaNegra entra.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

domingo, 17 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] MARIO PAINT (SNES, 1992) [#282]



Como eu posso ou não ter mencionado a essa altura, eu não cresci com um computador. Como tal, fora de algumas raras interações na casa de parentes, eu não tive a oportunidade de experimentar as maravilhas do MS Paint por um bom tempo.

Eu sei que vai soar absurdo para as crianças de hoje, mas antes da internet ser - bem, a internet como a conhecemos hoje - a maior diversão que tinhamos era brincar com o Paint no computador. Você ficaria surpreso o quanto uma criança consegue se entreter com absolutamente qualquer coisa, e aqueles PC da Positivo com cheirão forte de plástico eram o lugar onde a magia acontecia. Eu lembro que eu praticamente aprendi a digitar quando eu datilografei toda Gamers Book do Final Fantasy 7 no Word, usando o melhor do meu word-fu para imitar a diagramação da revista.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] ROBOCOP 3 (SNES, 1992) [#281]



O grande segredo para fazer um bom jogo licenciado de um filme não é tentar reproduzir o filme cena por cena. Isso é idiota e só tratá dor a todos os envolvidos. Não, não faça isso. O que você tem que fazer é entender quais as características que torna dada franquia marcante e usar esses elementos para constituir do seu gameplay.

Pegue Robocop. O que é Robocop, afinal? Ora, é um ciborgue policial que pesa um milhão de toneladas (sério, capa passo dele tem o efeito sonoro de um "thump" pesadão) que tem uma arma características que dispara em rajadas, mata gente pra caralho e que, porque estamos nos anos 90 e nessa era tudo vale, em Robocop 3 ele tem um jetpack e sai dando rolê por aí enquanto protege uma criancinha enquanto enfrenta ninjas robos.

domingo, 10 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] JORDAN VS BIRD: ONE ON ONE (NES, 1988) [#280]



Em 14 de novembro de 1986 aconteceu aquela que seria um dos maiores confrontos do basquetebol de todos os tempos. Isso porque o Chicago Bull enfrentou o Boston Celtics pelos playoffs elinatórios da NBA daquele ano e o que tinha de tão especial nessa partida era a estrela de cada time.

Pelo lado do Boston Celtics, Larry Bird. O maior arremessador da história do basquete, capaz de acertar cestas de fora da area com os olhos fechados e fazer mais de 40 pontos sozinho em um jogo apenas porque sim. Não houve um único ano da sua carreira profissional de DOZE ANOS em que ele não tenha figurado na seleção do campeonato.

Pelo lado do Chicago Bulls, Michael Jordan. Michael "Air" Jordan, imparavel dentro do garrafão. Apenas o maior de todos os tempos ao ponto que ele tem um filme com o Pernalonga. O Pelé tem um filme com o Pernalonga? Pois é, foi o que eu pens...

Não, mas ele tem um filme com o Stallone em um estádio nazista.
Ok, eu não posso argumentar contra isso...

... mas continuando, então, Bird vs Jordan foi um dos maiores acontecimentos esportivos de 86. O que significa, é claro, que era a oportunidade perfeita para um joguetezinho maroto de U$60 (quase U$140 corrigido para os valores de hoje) porque é isso que os jogos custavam.

E como fazer isso, como capitalizar todo talento e carisma do melhor de todos os tempos contra um dos TOP 5 em apenas um jogo de 1988?

Fazendo ele uma sequencia de minigames que você já vai ter jogado todos e enjoado em menos de 5 minutos, é claro!

QUE? Apenas... o que?!

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] NHL HOCKEY (Mega Drive, 1992) [#279]



NHL Hockey é, sinceramente, o melhor e mais realista que era tecnicamente possível fazer um jogo de Hockey em 1991. O que é um problema, porque Hockey no gelo acontece de ser o esporte mais chato que eu já assisti na minha vida.

Então eu vou aproveitar o realismo aqui em transmitir meus pensamentos sobre o esporte número um do Canada... e torcer para que meu pedido de visa nunca dependa desse texto.

domingo, 3 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] FOOTBALL CHAMP (Arcade, 1990) [#278]



Poucos jogos tem mais cara de infância para mim do que Football Champ. Isso porque quando eu era criança tinha um arcade de futebol na praia onde eu passei o verão. Eu lembro que era um jogo de futebol com personagens grandes, o narrador gritava alto e a bola era tão leve que parecia que estavam jogando com uma bola de praia. Mais importante que isso, você jogava com os times do campeonato italiano.

Bons tempos aqueles... mas então, a coisa é que obviamente eu era criança e não fazia ideia do nome do jogo... nem continuaria fazendo pelos próximos trinta anos. Sabe aquela sensação de ter um filme, desenho animado ou jogo no fundo da sua memória e você apenas não consegue lembrar dele mais do que consegue lembrar de um sonho?

Pois então, esse era o meu jogo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

[AÇÃO GAMES 031] LINUS SPACEHEAD'S COSMIC CRUSADE (Nintendinho, 1992) [#277]



Quando eu falei sobre DIZZY THE ADVENTURER e o Aladdin Deck Enhancer, eu comentei sobre o ambicioso plano da Camerica em fazer os jogadores pré-instalarem os componentes basicos de um cartucho-mestre e eles venderem só a programação em um cartucho obviamente muito mais barato.

Pois bem, junto com o Aladdin sete jogos foram lançados para esse formato - todos eles já lançados antes como jogos normais de Nintendinho, e um deles é justamente Linus Spacehead's Cosmic Crusade. Mas será que essa foi uma boa escolha para ser o ponta pé inicial do seu novo sistema de jogos?

PIOR QUE HEAVY NOVA E EARNEST EVANS NÃO TEM COMO SER!

Verdade, bastante verdade. Porra Sega, tu também não se ajuda né...mas enfim, que tipo de jogo é Linus Cabeça Espacial e sua Cruzada Cósmica é algo que veremos a seguir.

Eu tenho que começar dando os parabens a Codemasters pela sacada do jogo. Veja, esse é o segundo jogo do Linus, sendo que no primeiro jogo (chamado apenas de Linus Spacehead) ele é um alien que caiu na Terra e precisa recuperar os pedaços da sua nave para voltar para casa. Obviamente que ele consegue isso, volta para a casa e fim.

O segundo jogo, este, é surpreendemente uma continuação do primeiro. 

PARECE QUE TEMOS UM XEROX ROLMES AQUI

Sim,, eu sei, mas não é isso que eu estou dizendo. O jogo, narrativamente é uma continuação do primeiro jogo porque agora está no seu planeta e lá ninguém acredita que ele esteve na Terra - que é apenas uma lenda entre o povo do planeta Linen. Então seu objetivo neste jogo é conseguir uma máquina fotográfica, uma nave espacial, voltar para a Terra e tirar umas todos pra provar prazinimiga que ele esteve sim na Terra e quem duvida dele é um cara de mamão!

Ok, eu definitivamente poso respeitar isso..

domingo, 27 de outubro de 2019

[AÇÃO GAMES 018] BEE 52 (NES, 1992) [#276]



Bee 52 é um shmup. O que significa que, pelas regras que eu mesmo estabeleci e sou a única entidade fiscalizadora, isso é um loophole legal para que eu não precisasse jogar esse jogo.

Mas que tipo de mestre supremo dos games eu seria se não jogasse o ABELHA SIMULATOR? Hm, um bem mais feliz, eu suponho...

Bem, em primeiro lugar Bee 52 é um jogo da Codemasters publicado pela Camerica. Então eu poderia te entediar com os detalhes de como o licenciamento de jogos do NES funcionava e como a Camerica fez uma carreira explorando as vulnerabilidades de hardware do NES para lançar jogos sem a aprovação da Nintendo, mas no fim tudo se resume a uma única questão:


Então temos aqui um jogo de navezinha que é um trocadilho com o bombardeiro B-52. O mesmo  utilizado para jogar as bombas nucleares no Japão, então eu diria que é um bem adequado. De qualquer forma, você controla nossa abelhuda amiga e tem que coletar mel nas flores. Depois de coletar quatro melzis, você retorna a colmeia e descarrega. Repita até encher o pote de mel e passou de fase.

O que, achou que eu estava brincando quando disse que isso era um ABELHA SIMULATOR?

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

[AÇÃO GAMES 018] SPACE ACE (Arcade, 1984) [#275]



Salvando a galáxia como um herói masculo e musculoso, lutando contra invasores alienígenas, destruindo robôs malignos, abatendo combatentes do espaço e resgatando a garota dos seus sonhos. Soa como algo que todo adolescente sonha, não é? Bem, nos anos 80, o animador/diretor Don Bluth e sua equipe pensavam da mesma forma.

Depois do bem-sucedido jogo de disco-laser, Dragon's Lair, eles decidiram seguir com uma aventura de ficção científica na mesma linha. O resultado foi Space Ace, um épico de herói espacial com um twist