domingo, 3 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] FOOTBALL CHAMP (Arcade, 1990) [#278]



Poucos jogos tem mais cara de infância para mim do que Football Champ. Isso porque quando eu era criança tinha um arcade de futebol na praia onde eu passei o verão. Eu lembro que era um jogo de futebol com personagens grandes, o narrador gritava alto e a bola era tão leve que parecia que estavam jogando com uma bola de praia. Mais importante que isso, você jogava com os times do campeonato italiano.

Bons tempos aqueles... mas então, a coisa é que obviamente eu era criança e não fazia ideia do nome do jogo... nem continuaria fazendo pelos próximos trinta anos. Sabe aquela sensação de ter um filme, desenho animado ou jogo no fundo da sua memória e você apenas não consegue lembrar dele mais do que consegue lembrar de um sonho?

Pois então, esse era o meu jogo.

O que eu jamais encontraria, porque o jogo que eu passei minha vida toda procurando... nunca existiu. Em Football Champ você joga com seleções, meus primos mais velhos mentiram para mim na época. Toda minha infancia foi construída em cima de uma mentira, não sei mais em quem eu posso confiar, nem mesmo em você, Jorge! Se é que esse é mesmo o seu nome!

BOM, TECNICAMENTE EU NÃO TENHO NOME, EU SOU APENAS...

Balela, balela, fogo na guela. E de qualquer forma, Football Champ por si só já seria dificil de encontrar porque a Taito lançou o jogo com um nome diferente em cada parte do mundo. Nos Estados Unidos ele foi lançado como Football Champ, na Europa como Euro Football Champ e no Japão como "Hattrick Hero".

Como quer que seja chamado, é um título do futebol de arcade onde jogadores enormes, coloridos e que se movem em velocidades supersônicas enquanto o pau come solto dentro do campo e o narrador grita frases de efeito em seu estoque limitado de frases gravadas.


Os controles são bem básicos: você tem dois botões, um passe baixo e passa alto, e quando você chegar perto o suficiente para chutar a gol esses botões se tornam tiros chutes baixos e altos. Se você está apontando para um companheiro de equipe e você pressiona o passe a bola vai para eles com algum grau de teleguiado, os jogadores nunca erram um passe nesse jogo.

Quando você está defendendo, um botão dá carrinho enquanto o outro... bem, eu vamos chegar a isso em breve.


 Até onde eu posso dizer, não existem diferenças entre os oito times que tem para escolher quando você joga COM eles. CONTRA eles é um assunto completamente diferente, com as seleções divididas em tiers de dificuldade:

    1. Espanha e França.
    2. Holanda e Brasil.
    3. Inglaterra e Itália.
    4. Argentina e Alemanha.

Os resultados são baseados na copa de 90, em que a Argentina e Alemanha fizeram a final e Inglaterra e Italia chegaram até as semi. Alias só agora que me ocorreu que a Argentina já perdeu duas finais de copa do mundo para a Alemanha, embora nenhuma delas por 7x1. Suck to be you, hermano, pero no mucho.




Mas espere! Antes que você possa continuar jogando, você tem que escolher um capitão!

De acordo com o flyer do arcade, o capitão é capaz de realizar "movimentos especiais" para fugir da marcação, mas pelo que eu percebi isso só que eles são um pouco mais rápidos e você consegue ver o rosto deles no canto superior esquerdo da tela sempre que eles têm bola.

A partir desse grupo de esquisitões estranhamente penteados, eu escolhi o loiro de olhos azuis, em parte porque ele joga como atacante, mas principalmente porque eu esperava que ele desencadeasse uma subtrama em que ele revela que ele é na verdade uma garota que se disfarçou como homem para mostrar que ela é tão boa quanto esses caras, caramba!


 Capitão escolhido, o jogo com uma partida contra a França. Por alguma razão, a Inglaterra está usando as tradicionais cores azuis escuras da França, (possivelmente alguma tentativa de jogos mentais aqui), então os franceses tiveram que pegar emprestadas camisas lilás de um grupo de jóqueis que passavam ali perto.

Isso não deve ser uma surpresa, mas a ação no Football Champ não prima pelo realismo. O campo é minúsculo, portanto, cada pegada na bola rapidamente se torna uma tentativa de gol - o que faz o fluxo dos jogos parece muito mais com basquete do que com futebol.

Como é comum em todos os jogos de arcade, os goleiros são super-humanos, o que significa que você geralmente tem que atraí-los para fora da posição antes de passar a bola para um companheiro de equipe fazer o gol. O que deixa o goleiro muito arrependido das suas escolhas de prioridade.

"Meu deus, Eduardo! É a quinta vez já, para de cair nessa!"

Uma coisa que você vai perceber nesse jogo é que muito da ação se passa com a bola voando, com cada jogada de ataque começando com um passe que soa como uma sacola de plástico sendo disparada de um canhão a vacuo.

O fato de taxa de acerto de passes ser 100% nesse jogo incentiva esse tipo de jogada, e por consequencia você verá mais gols marcados com voadoras aéreas e cabeçadas mergulhando do que em um remake brasileiro de "Shaolin Soccer: Menino Ney does Kung Fu".

Para aqueles de vocês que não são fãs de futebol, é assim que nós, amantes do futebol, vemos o belo esporte bretão - não é tão entediante como só ficar vendo os jogadores rolando trinta metros no chão se um adversário chegar perto da aura dele porque simular faltas é taticamente mais vantajoso do que jogar o jogo. Não, em seu melhor o futebol é um carnaval de classe e habilidade fluindo livremente, onde cada toque é uma obra-prima e todo gol faria Lionel Messi chorar de prazer.

A menos que você seja fã do menino-Ney, aí vc assiste só para ver a coisa das roladas no chão mesmo.

Mas enfim, eu mencionei que existem dois botões para defender: um é para dar carrinhos, enquanto o outro é o que eu só posso descrever como o "botão Saitama" porque seu único objetivo é fazer com que você deixe seus oponentes sem sentidos



Essa não é uma captura de tela convenientemente cronometrada de um momento totalmente inocente: meu jogador realmente está dando um soco na cara do francês. O gosto de Football Champ pela antiga arte da ultra-violência lhe rendeu uma certa dose de notoriedade e sua capacidade de derrotar seus oponentes com movimentos que são melhores do que toda temporada do Punho de Ferro é pelo que Football Champ é mais lembrado.

Eu normalmente diria que é uma pena, porque este é um jogo divertido e frenético, mesmo sem os socos, mas ser capaz de deter os ataques do seu oponente com uma joelhada na coluna é tão divertido que você pode definitivamente entender por que ele se tornou o foco do jogo.

Porque, claro, não são apenas socos. Se você ficar atrás de um oponente, pode agarrar a camisa para impedi-lo de correr, o que não parece muito divertido, mas é acompanhado por uma animação do jogador adversário correndo no mesmo lugar como um personagem de desenho animado. Ah, e você pode usar o Tiger Knee do Sagat de Street Fighter.


Você pode se perguntar, a esta altura, se fazer isso não seria... sei lá, falta? Então, as vezes é, as vezes não é. O que determina não é algum algoritmo misterioso, e sim se o juíz está de pé. Sim, porque o juíz não apenas está dentro do campo mas ele obedece as mesmas regras de física dos outros personagens... o que quer dizer que ele é alvo da ultraviolencia, boladas ou apenas ser atropelado por negros maravilhosos que saem tocando tabelando.

O juíz apanha mais que personagem que foi um inimigo foda no começo do anime shounen mas agora virou aliado que não acompanha mais o nível de poder e continua na série só para encher linguiça apanhando até o protagonista chegar.
Tecnicamente, CASO o juíz esteja na tela, CASO ele esteja de pé, CASO ele te dê cartão amarelo... você pode ter um jogador expulso, mas esse é um resultado improvavel. Eu passei mais tempo batendo do que seria necessário para fazer um remake PG+18 de "Kickboxer: a fúria do dragão de sangue mortal" e só aconteceu uma única vez.

Você sabe do que isso me lembra? A WWE. Pense só: Football Champ é sobre homens grandes e de cores vivas que infligem violência uns aos outros, enquanto um árbitro ineficiente é muito incompetente ou desprovido de consciência para interferir ou impor qualquer respeito pelas regras. Soa como a WWE para mim.

A reação do goleiro quando sai um gol contra é tão "faltava apenas duas prestações para quitar a casa, não pode ser..." que só falta tocar o tema triste de Naruto ao fundo.
Por mais divertida que seja espancar tudo que habita sobre esta terra virtual, não significaria muito se o jogo não fosse agradável de jogar. Felizmente Football Champ se sai muito bem nesse departamento. É um bom exemplo de um jogo em um gênero que deixou de existir, que é o jogo de futebol divertido

Só existe o FIFA e o PES nos dias de hoje, e esses são jogos que primam pelo ultra realismo da física dentro do campo e esquemas táticos. Aquele futebol maroto de pegar a bola e dar uma joelhada no rim do goleiro adversário para deixar o gol livre não existe mais, e quando combinado com o declínio dos fliperamas significa que jogos como o Football Champ simplesmente não são mais feitos. 

Aqui você só tem dois botões à sua disposição e a ação é imediata e divertida. É um jogo divertido de tempos que, assim como ele, só existem agora nas minhas memórias de infancia.