domingo, 24 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] DARKWING DUCK (NES, 1992) [#284]



A Capcom é uma empresa interessante. Eles criaram muitas franquias que duram até os dias de hoje e inovaram os jogos de várias maneiras, mas ao mesmo tempo eles também não têm nem um pouco de vergonha de sugar seus sucessos até a última gota.

Quando a Capcom acerta um grande sucesso, eles acertam realmente grande. E então eles ordenham essa coisa grande enquanto tentam encontrar a próxima grande coisa. Na era de 8 bits, essa coisa era Mega Man. Na era de 16 bits, Street Fighter 2. Na era de 32 bits, Resident Evil e Devil May Cry. Hoje é Monster Hunter. É como eles rolam.

E é exatamente aqui, no auge de sugar até a ultima gota de Mega Man que podia, o Pato AsaNegra entra.


Na época em que o Darkwing Duck foi lançado, em meados de 1992, o Super NES estava dando passos largos. A Capcom estava lucrando as pampas com isso, com o lançamento de Street Fighter 2 no SNES nesse mesmo ano. Então, talvez seja compreensível que eles não estivessem exatamente empregando muitos recursos em seus projetos de NES - como o caso desse jogo.

Além disso, o lançamento dos consoles de 16 bits significava que os gamers hardcore já tinham migrado para os videogames modernos e logo a porcentagem maior de usuários ativos no NES eram crianças menores, que seriam menos propensas a ver os jogos com olhar crítico que os jogadores mais velhos teriam.

Então, sabendo de todas essas coisas, o que a Capcom fez quando a Disney lhe encomendou um jogo do seu desenho do momento, Darkwing Duck?

Ela simplesmente pegou a programação que eles estavam trabalhando para Mega Man 5, mudou os sprites, desenhou novos layouts de fase no corridão e pronto. Temos aí um novo jogo.

Veja, eu não estou dizendo que Darkwing Duck é "inspirado" em Mega Man, o jogo literalmente tem a programação do jogo do bombardeiro azul - tanto que na época chegou a vazar uma versão do jogo com o robo azul no lugar do pato vigilante. Eu sei disso porque a primeira vez que eu ouvi falar desse jogo foi na segunda revista de videogames que eu tive, a Game Power 08


Na época a revista chamou de "copia pirata", mas a verdade é que o jogo vinha com a etiqueta com o nome em japones de Mega Man 5 (no Japão os jogos do Mega Man tem subtitulos)  Rockman 5: Blues no Wana?! ロックマン5 ブルースの罠!?(Megaman 5: Protoman's Trap?!)

Então, ou nós temos os piratas mais dedicados do mundo que praticaram espionagem industrial para descobrir dois meses antes o titulo do jogo para dar autenticidade a sua pirataria, ou esse é um prototipo vazado. Acredite no que quiser.

Além disso, os jogos do Mega Man no NES tem uma característica de programação bastante peculiar que não existe em nenhum outro jogo: se você segurar o botão do controle turbo, o Mega Homem vai dar tiros de três pelotas.



O que é exatamente o que acontece aqui.

DW é literalmente uma versão beta de Mega Man 5. Mas isso é uma coisa ruim? Quer dizer, se você copiar uma coisa boa... você vai ter uma coisa boa só que diferente, certo? Então... mais ou menos.

O principal problema aqui é que Mega Man 5 foi projetado levando em consideração que o personagem titulo tem um ataque de tiro concentrado. Você sabe, segurar o botão para fazer bzuiiiiiimmmmm ptowwwww (na minha cabeça o som foi igualzinho, tá?). Darkwing Duck não tem esse movimento, então inimigos que foram desenhados para serem eliminados em um unico tiro concentrado só podem ser derrotados com seis a nove pelotinhas de disparo.


Isso quebra todo design do jogo, porque os inimigos não morrem quando os projetistas estimaram que eles morreriam, eles vem pra cima de você e o inferno está solto na Terra. Metade do jogo você vai ou parar quase um minuto inteiro para dar suas pelotadinhas entre as rajadas do inimigo, ou lidar com o fato que você não vai mata-los a tempo.

Isso torna o jogo lazarentamente mais dificil do que ele foi suposto ser, na pratica voce joga causando 1/3 do dano que deveria causar em um jogo que já é bem dificil por si só!


Outra coisa que torna o jogo mais dificil do que ele precisa ser é a mecanica nova de se pendurar nas plataformas - e que claramente foi colocara as pressas em cima do código do Mega Man, porque ela é uma bagunça!

Quando você pula e  toca uma plataforma, DW se pendura nela. Para subir na plataforma você tem que que apertar o salto duas vezes, mas para descer tem que segurar para baixo e apertar salto... o que vai fazer você ficar pendurado. Sua lógica seria apertar salto de novo segurando para baixo, certo? Pula duas vezes sobe na plataforma, pula segurando para baixo duas vezes desce. Simples, né? Bem, não.

Você tem que apertar para baixo sem apertar o botão de com o salto + para baixo, se você apertar para baixo com pulo enquanto está pendurado ele sobe, mas se apertar para baixo com pulo enquanto esta sobre a plataforma ele se pendura.

Mas a questão que realmente importa é: e aí, entendeu alguma coisa do que eu acabei de explicar? Pois é. Agora tente aplicar essa coisa absurdamente contraintuitiva em uma fração minuscula de tempo antes que os inimigos te acertem ou você bata nos espinhos, como é o caso dessa luta de chefe:



O calhorda só fica um ou dois segundos no mesmo nível que você está, depois disso ele troca e você tem que subir ou descer... enquanto o cara ali em cima fica atirando cascas de banana, então não pode ficar pendurado muito tempo. Argh!

Sério, esse jogo tem boas mecanicas (é basicamente Mega Man com o gimmick de poder se pendurar no cenário), mas ele é tão absurdamente dificil que jogar não é nada senão um exercício de frustração. Ou porque a coisa de se pendurar exige comandos que te levam a insanidade, ou porque o design do jogo é bizarramente dificil.

Não, sério, veja essa cena, por exemplo:


Você, obviamente, não pode tocar nos espinhos. Para atravessar isso você tem que pular em cima do pneu... que começa a andar sozinho a partir do momento que você toca nele, então você tem que ir andando em cima dele porque senão ele vai embora sem você. Aí você tem que pular nesse outro pneu, só que o cara aí atira em você e te derruba nos espinhos ou no buraco (meio overkill, né?). Seu tiro não é forte o bastante para matar ele rapidamente.

O que você tem que fazer é pular no pneu e ir saltando sobre o pneu em movimento e atirando nele e desviando dos tiros dele sem deixar de cair em cima do pneu rolando de volta... nesse espacinho minimo que vocês estão vendo aí. ARGH!


Olha esses caras! Olha só esses caras! Eles são imunes aos seus tiros, eles só são vulneraveis quando arremessam facas em você... o que é durante um ou dois frames de animação no máximo. Você leva uma eternidade para matar um porque você precisa de uns 12 tiros... e enquanto isso está chovendo ovos-bomba do teto! E tem três deles! 

E tomar dano e passar correndo não é uma opção porque você só tem quatro energias, e mesmo assim sua invencibilidade pós-hit é tão curta que você não consegue passar correndo por um único inimigo sem tomar dois hits de dano! AH MAS VAI A MERDA PORRA!

E toda santa tela do jogo é isso, quando não é pior! 



FODA-SE ESSE JOGO! FODA-SE VOCÊ! FODA-SE  O DARKWING DUCK! FODA-SE A TIA DO BÁTIMA E TODO MUNDO! MAS VÃO SE FODEREM HEPATICAMENTE TODOS VOCÊS!