segunda-feira, 12 de março de 2018

[AÇÃO GAMES 011] HEAVY NOVA (Sega CD, 1991) [#133]



Antes da internet, quando uma empresa pensava em lançar um novo videogame a sua primeira preocupação era responder uma pergunta dos fãs: "ok, fanfarrão, porque eu deveria comprar o seu pedaço de plástico?". Hoje isso não importa, as pessoas compram videogames mesmo que seja para jogar remasters (com 5% de melhora apenas) de jogos que sairam a menos de 5 anos (cof *The Last of Us HD Remaster *cof), mas em 1991 ter um lineup foda pra caralho era algo vital.

Por isso quando a Sega lançou o seu drive de CD para o Mega Drive em 1991 (um acessório que permitiria rodar jogos em CD ao invés de cartucho, o que tinha apenas 200x mais espaço!), eles quiseram mostrar que não estavam pra brincadeira nessa merda e soltaram uma linhagem de jogos para o lançamento do Sega CD de encher os olhos. Entre eles estava este pitoresco título: Heavy Nova, que enchia os olhos da molecada com essa abertura:



Uau, se isso não dá vontade de pegar o seu mecha e salvar o mundo, eu não sei mais o que faria. Quer Exceto talvez J-Pop farofa, Hideaki Anno é um genio mesmo. Quer dizer, eu não sei ainda qual o contexto aqui, mas meu coração já está repleto de esperança e sonhos de alcançar o amanhã (ou qualquer porcaria assim que eles cantam nas letras de anime)

Por melhor que o chip de som do SNES fosse, simplesmente não tem como competir com um fodendo CD rodando músicas. Para deixar rodando na prateleira da loja é lindo, e não é absurdo dizer que muitos Sega CDs foram vendidos por causa dessa abertura.

Na verdade toda trilha sonora desse jogo é espetacular, feita pela banda japonesa Studio River Kids. Mais uma vez, nada que o SNES pudesse sonhar em competir mesmo nos seus sonhos mais loucos.

Bem, então... o que poderia sair errado? Ora, muito simples: a Holocronet (uma empresa criada exclusivamente para fazer esse jogo e dissolvida depois, xiiii...) bolou uma abertura matadora para o jogo e depois pensou: bem, passada a abertura... OS TROUXAS JÁ COMPRARAM O JOGO MESMO, ENTÃO PAU NO CU DELES HUAHUAHAUHAUHAUHAUHA.

E assim  nascia um dos piores jogos da história dos videogames.

Parabéns, Sega! Porque nada diz mais ao que o seu acessório veio do que colocar no lineup dele um golpe deste quilate.





Alias, pensando melhor, mudo de ideia: foi um ato de honestidade impar por parte da Sega vender este jogo no nascimento do Sega CD, porque dava uma ideia perfeita do que o consumidor poderia esperar. Porque só a quantidade de problemas do Sega CD já é estarrecedora em seu próprio design: apesar de ser um acessório para acoplar ao Mega Drive, ele precisa ser ligado na tomada separadamente e sua fonte é um absurdo de grande...

Fonte do Mega Drive...
... e a fonte do Sega CD. Boa sorte tentando ligar as duas na mesma tomada.
 ... mas o principal problema é que o acessório foi lançado a modestos U$ 380 DOLARES! Um acessório! Em 1991! Isso é mais caro do que um PS4 HOJE! Reajustada inflação, o ACESSÓRIO custaria hoje U$ 691 DOLARES e essa merda nem tinha um botão para abrir a bandeja de CD (o que só podia ser feito pelo software do Mega Drive, em uma época que nem Windows existia direito imagina o quão bem isso funcionava...)

SETECENTOS TRUMPS ESTADUNIDENSES E PARA O QUE? PARA JOGAR HEAVY NOVA, É CLARO!

Mas chega de falar do monstrengo que era o Sega CD, é hora de falar do jogo.


SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA

Os recursos naturais da Terra estão acabando e nós não temos para onde correr. Felizmente os aliens do planeta Akirov chegam e oferecem tecnologia para ajudar a limpar o planeta. Assim durante muitos anos a humanidade trabalha duro para transformar a Terra em um lugar habitável novamente... apenas para descobrir que quando o trabalho terminou, os aliens queriam ficar com a Terra para eles. Ora, nós não podemos deixar isso acontecer, podemos?

Assim nosso herói sem nome pega um mecha da série Heavy DOLL (Defensive Offensive Lethal Liberators) e com seu bonecão do posto tá maluco tá doidão parte para mandar os aliens de volta para a dimensão onanística da qual eles vieram. Como, exatamente, a humanidade esta usando os mechas dos aliens para lutar contra eles é algo que a história não se preocupa em explicar... o que é a menor das coisas que a produtora do jogo não se preocupou em fazer, na verdade.

O QUÃO RUIM ISSO PODE SER?

Caso eu não tenha sido claro o bastante até esse ponto, lá vai: Heavy Nova é um jogo horrível. É tão horrível, na verdade, que eu estou na parte da review onde eu deveria descrever sua terríbilidde e não estou certo de por onde começar. Suponho que o level design seja tão bom quanto outro ponto qualquer.

Cada missão no jogo está estruturada da mesma forma: você deve primeiro manobrar o seu robô através de uma seção de "ação" antes de ir para uma batalha de um contra um com outro robô. Esses segmentos de ação geralmente consistem em você caminhando do seu robô da esquerda para a direita e, ocasionalmente, pulando sobre um dos poucos obstáculos. E quando eu digo poucos obstáculos, eu estou sendo bem literal aqui: pedregulhos estacionários que, parecidos com os pedregulhos da vida real, causam danos encostar neles. Não, espera, não é assim que pedras funcionam...

Mas sério, olha isso:



 Essa pedra não faz nada. Ela é só uma pedra mesmo. Um bebê passaria por essa pedra. Um caramujo passaria por ela. Qualquer coisa passaria por ela, exceto o seu robô que tropeça como um patetão se encostar em uma pedra parada. O que é isso, a prequel de Dark Castle? Esse é o nível de excelência com a qual estamos lidando aqui, senhoras e senhores.

Há também alguns inimigos menores (na forma de minúsculos mechas ou algo similar) para lidar, mas um simples chute (um dos dois ataques que você pode executar nessas seções de ação) do seu robô é suficiente para acabar com eles. Não que eles revidem, eles apenas se movem no seu padrão de movimento repetitivo sem se importar muito com você.

Outro inimigo notável no jogo é ... um pedaço de metal balançando em  uma corrente que não tem como te alcançar. Pq? Bem, apenas porque era fisicamente impossível se importar menos. Acredite, a Holocronet tentou.

Vocês poderiam ao menos colocar um obstaculo que consiga me atingir? Seria pedir demais? É, ok, acho que seria...


Como a desgraça nunca vem sozinha, junto com um design de nível extremamente excitante que faz você sentir saudade de Last Battle, Heavy Nova também apresenta o movimento de personagens na tela mais lento e não intuitivo que eu já experimentei em um jogo 2D.

Na verdade, os controles desse jogo são tão ruins que é difícil explicá-los, mas eu tentarei fazer o meu melhor. Para começar, seu personagem se move de uma forma absurdamente lenta que lembra muito Cyber Shinobi do Master System. Só que é pior. PROTIP: ser pior que o pior jogo de um videogame conhecido por seus jogos fracos não é a melhor forma de vender o seu acessório de SETECENTOS DOLARES!

Eu não sei se eles quiseram emular a aventura se passar no espaço e por isso a baixa gravidade ou algo assim, o que eu sei é que o seu personagem se move (e até mesmo cai) com a pressa de um servidor publico as 16h.



A lentidão do seu robo não é o seu único problema, no entanto. Se você apertar para trás o seu personagem não vira como é esperado. Ao invés disso ele dá um lento passo (enfase no lento) de costas e se você continuar segurando o botão por mais um segundo, apenas após realizar o pior Moonwalk de todos os tempos, aí sim ele vira para o outro lado.

Não, apenas imagine por um momento que o Mario só ande para o lado que ele esta virado e se você tentar voltar ele primeiro dá um passo lento e só então vira. Estou impressionado que o jogo não te exija enviar um formulário autenticado em três vias por fax para conseguir apontar seu robô para outra direção.

E então... piora! Porque esse é um daqueles jogos de plataforma que tem comandos de jogo de luta, então seu personagem pula se apertar para cima... mesmo que tenha um botão no controle do Mega Drive que não faz nada. Qualquer um que já foi agredido com um jogo desses (como MK Mythologies ou Batman Forever) sabe o quão horrendo isso é, e aqui não é exceção.

Eu não estou brincando, tem um botão que não faz nada mesmo... porque você tem que pular apertando pra cima? Sério, esse jogo é tão ruim que os desenvolvedores colocaram seleção de fases no menu de opções, pq até eles sabem que ninguém vai jogar essa porra mesmo!
Adicione a isso a física imprecisa do jogo e uma certeza que você terá na vida é que seu robô nunca vai pousar onde você quer que ele pouse quando você pula. Assim, um punhado de pedregulhos estacionários e outros riscos chatos tornam-se de repente grandes obstáculos e você deve refletir sobre como esse sistema de controles quebrado passou no beta-teste do jogo. Oh, que tolice a minha, não que esse jogo tenha tido algum, obviamente...

E então... as coisas pioram. Você pode se perguntar "como? Não tem como piorar um jogo de plataforma mais do que isso!" ao que eu responderei... é verdade. É absolutamente verdade. Então... como?


Bastante simples: a Holocronet decidiu que não iria apenas fazer o pior jogo de plataforma do Mega Drive, como também iria fazer o pior jogo de luta também. Isso porque ao final de cada fase você enfrenta o chefe da fase como em um jogo de luta. Sim, os caras que não sabem fazer sequer plataforma quiseram fazer um jogo de luta onde NENHUMA empresa tinha acertado ainda (ou seja, antes de Street Fighter 2).

Agora pegue todos os problemas de controles e lentidão mencionados até aqui e acrescente a um novo desafiante nessa categoria de maior problema do jogo. Vários, na verdade.

Para começar, a hit detection nesse jogo é a coisa mais inacreditável que eu já na minha vida. Eu entendo que existem jogos onde ela é meio zoada (ou seja, aonde o jogo entende que você atingiu  o alvo não corresponde aos sprites que você está vendo na tela) e jogos onde ela praticamente não existe, mas eu nunca vi nada como Heavy Nova.

Simplesmente não existe nenhuma regra discernível para onde você atinge o seu adversário e não. Sério, eu terminei o jogo e até agora não entendi qual é o critério para saber se um golpe "pegou" ou não. As vezes pega e as vezes não, mas até onde eu posso dizer é absolutamente aleatório. De verdade. Imagine que em Street Figter cada vez que você atinge o oponente o jogo decidisse na moeda se o golpe causa dano ou não, essa é a melhor forma que eu posso descrever a hit detection desse jogo.

Falando então dos golpes da sessão de luta desse jogo... que golpes? O jogo te diz que existem 16 golpes possíveis, como shouryukens e disparar misseis... mas isso ficou só no menu, porque isso não está no jogo. Quer dizer, não apenas não existe nenhuma combinação de botões (e o Mega Drive tem só três botões, por favor!) que faça qualquer coisa além de socar e chutar porcamente, como mesmo os inimigos controlados pelo jogo nunca fazem além disso!

É um jogo de luta onde só existem ataques básicos... e nem isso funciona! Alias, tecnicamente existem agarrões também mas executa-los é tão controlavel quanto tudo mais aqui.

E então... a coisa piora!

Aha, você não achava que isso podia ser verdade, hã? Não pode ser, só que é!

Acontece que o jogo tentou implementar um sistema de danos em partes do seu robo (que seria a barrinha colorida embaixo da energia do seu robô) como em Mechwarrior ou Front Mission e... bem, parou na parte de tentar. As vezes partes do seu robô param de funcionar (ele não dá mais chutes, socos ou para de pular) sem critério nenhum. Como tudo mais nesse jogo, é apenas aleatório, o jogo decide te foder a vida apenas... porque sim, ué! É inacreditável!

Eu digo que aquela barra tem algo haver apenas por puro exercicio de achismo, isso é, porque eu não sei porque ela esvazia ou enche ou o que ela faz exatamente. Apenas posso deduzir que existe algum algoritimo obscuro que controle isso, embora claramente eu estou colocando mais pensamento nesse jogo do que os seus produtores.

O que me leva a próxima questão: mesmo que o sistema fosse bem implementado... PORQUE ISSO ESTÁ EM UM JOGO DE LUTA EM PRIMEIRO LUGAR?!?

Ok, eu entendo a teoria, partes do seu robô quebram, certo. Mas como que você programa um jogo de luta em que se torna impossível atacar seu oponente?! Quem achou que isso era uma boa ideia! E pior ainda, do jeito que foi feito, SEM CRITÉRIO NENHUM!



Isso, é claro, quando o jogo decide que vai deixar você jogar. O que acontece menos frequentemente do que você poderia esperar...

E então... e então... adivinhem só? Aham, isso mesmo, pois é... a coisa piora!

Como? Simples: rodando no Sega CD o jogo tem loadings entre as telas de 30 segundos, não raro um minuto inteiro! UM MINUTO DE LOADING PARA TROCAR DE TELA!

E então... pior ainda mais! MAIS! Porque posteriormente esse jogo foi lançado para o Mega Drive em cartucho... sem a trilha sonora gravada! A ÚNICA coisa boa desse jogo foi tirada! Ele só tinha uma coisa boa, apenas uma qualidade nessa merda toda e isso não tem na versão em cartucho! Que espécie de Deus permitiria uma merda dessas?!?!
Meu Deus, nem The Room consegue errar tanto em tão pouco espaço de tempo!

Eu... eu desisto. Parabéns, vocês conseguiram. Karateka não é mais oficialmente  o pior jogo de todos os tempos. Mas parabéns MESMO, MUITOS PARABÉNS! DEZ HORAS DE PARABAINS A TODOS OS ENVOLVIDOS!

Parabens, parabaixi, parabaish, parabaixo, parabanhos, parabans, parobains, paravans, paraguaios, parabaixo, paroguaios, boa cindy, muitos paraguaios, quack, quack, quack,


Eu me considero um revisor bastante indulgente. Eu gosto de dar aos desenvolvedores o benefício da dúvida quando se trata do que eles estavam tentando realizar ao projetar um videogame. Mais frequentemente que não, mesmo com os piores jogos, se você cavar fundo o suficiente, você pode encontrar algumas pérolas de prazer. Essas pérolas não existem em Nova Pesada. Confie em mim - eu procurei. Com Heavy Nova, não importa o quão profundo você cavar, tudo que existe é uma merda.


Pelo amor das tetas caramelizadas da Jessica Nigri! Este pode ser o pior jogo de Mega Drive de todos os tempos! Heavy Nova é tão completamente revoltante que me fez querer jogar Bubsy 2! Sim, percebo que isso parece exagero, mas Heavy Nova é o equivalente ao videogame de vomitar na sua boca. Eu deveria ter percebido quando vi que a parte de trás da caixa descreve o jogo como "Amazinly Exciting!" 

Heavy Nova abaixa a barra para todos os títulos do Mega Drive, tornando os jogos que eu pensei anteriormente como deploráveis, parecem perfeitamente respeitáveis. E vai saber, talvez tenha sido essa a ideia mesmo, fazer tudo a partir desse ponto parecer nota 10 em comparação.

Porque se foi essa a intenção, conseguiram.