quarta-feira, 6 de novembro de 2019

[AÇÃO GAMES 019] NHL HOCKEY (Mega Drive, 1992) [#279]



NHL Hockey é, sinceramente, o melhor e mais realista que era tecnicamente possível fazer um jogo de Hockey em 1991. O que é um problema, porque Hockey no gelo acontece de ser o esporte mais chato que eu já assisti na minha vida.

Então eu vou aproveitar o realismo aqui em transmitir meus pensamentos sobre o esporte número um do Canada... e torcer para que meu pedido de visa nunca dependa desse texto.


Eu vou ser bem sincero com vocês: eu assisti UMA partida de NHL na vida. Apenas uma. E foi horrível, foi o esporte coletivo mais chato que eu já vi na minha vida e olha que eu até nem achei curling tão ruim assim! (oh Canada, me dá uma chance!)

Basicamente, Hockey é um monte de caras se batendo uns contra os outros em direção ao disco e meio que nada acontece daí. Sabe futebol de criança que 180 moleques correm atrás da bola e meio que é só isso? Agora imagine isso no gelo e você está assistindo hockei no gelo.

Metade das crianças estão correndo atrás da bola, metade só estão correndo porque as outras correram. A vida em uma imagem

Tá, mas se eu vi tão pouco de hoquei, como eu posso falar sobre ele? Muito simples: porque estruturalmente ele é bem parecido com um esporte que eu conheço muito bem e tão chato de se assistir quanto: futebol. Eu não tenho problema nenhum em admitir que, se não tivesse sido criado nesta cultura, minha primeira reação ao ser sugerido assistir tal esporte seria bater nessa pessoa com uma vara de marmelo.

Não, sério, o compacto com os "melhores momentos" do jogo tem o que? 3 minutos? 5, no máximo? Hmm, se de uma partida de 90 minutos em 87 não acontece absolutamente nada... cara, puta merda que esporte chato, não?

A menos que você esteja especificamente torcendo para um time, é humanamente impossível assistir uma partida de futebol ou de hóquei e isso que, enquanto para nós brasileiro parece normal, é algo aberrante de se ter em um esporte. Eu posso assistir uma corrida de F1 sem torcer para ninguém devido ao desafio do esporte e a beleza da estratégia, um jogo de futebol americano é taticamente interessante o tempo todo, basquete cada ataque vale porque errar uma cesta conta muito.



Isso se aplica particularmente aos jogos de pontos corridos (como o campeonato brasileiro). Torneios eliminatórios são um pouco diferentes porque a intensidade é muitas vezes aumentada, e porque o nível de jogo é muitas vezes melhor. Há mais pressão sobre os jogadores, e é interessante ver se e como eles sobem a essa pressão. Há mais fatores psicológicos envolvidos em jogos eliminatórios do que o típico jogo da temporada regular, qualquer que seja o esporte.

Mas eu quero falar da estrutura intrínseca do esporte, não de fatores externos ao modelo de disputa. Esta é uma tentativa de explicar o que é que me incomoda tanto nesse esportes que os torna menos interessantes de se assistir.

O maior problema do futebol e do hóquei no gelo é que, em sua própria essência, eles recompensam a mediocridade e punem a tentativa. Se um time atacar muito e o outro só colocar todos os seus jogadores para defender, grandes são as chances de que o time que está ali tentando não jogar ganhe um contra-ataque e vença o jogo.



E o principal culpado desse comportamento é que o ponto é muito difícil de conseguir e vale muito. Esportes como futebol e hóquei no gelo são muito difíceis de marcar pontos por inúmeras razões, tal que durante a partida existem poucas chances de gol mesmo que a defesa não precise ser espetacular para impedi-la, porque a natureza do jogo em si torna a pontuação tão difícil.

Não é que a defesa deva ser especialmente tática, talentosa ou esforçada. Basta só você colocar uns brutamontes grossos e grandes ali para esculhambar o jogo e não deixar ninguém brincar. O ataque, por outro lado, tem que ser espetacular (e, muitas vezes, sortudo) no hóquei no gelo e no futebol para marcar pontos. E por causa disso, se um time chegar à frente no início do jogo com mais de um gol, fica tão difícil para o outro time vencer (exceto em um caso que eu discutirei abaixo) que ele tende a matar disputa e o resto da partida é só encheção de linguiça.

Em qualquer esporte possível, se considerarmos dois oponentes do mesmo nível, existe algum equilibrio entre ataque e defesa e é esperado que jogadores do mesmo nível tanto no ataque quanto na defesa tenham resultados similares. Exceto no futebol e no hóquei de gelo onde, para ter os mesmos resultados, o ataque tem que ser brilhante e a defesa ter sofrido um AVC, pq com jogadores do mesmo nível a defesa vence em 99% das vezes ao ponto que nem chances de gol acontecem.



Em esportes em geral ou partidas especificas em que a defesa é quase totalmente dominante, as pontuações são quase sempre baixas, e normalmente são esportes entediantes de se assistir.

O que torna um esporte empolgante de se assistir é que durante qualquer momento algo significativo pode acontecer, seja uma pontuação ou a prevenção de uma pontuação, e que o resultado fique em dúvida durante a competição. No futebol e no hóquei de gelo, defender é tão fácil que as jogadas de ataque são mortas quase antes de começarem.

Não é nem que o goleiro tenha que fazer uma defesa milagrosa a cada ataque, é que em 95% do tempo o chute a gol nem vai acontecer em primeiro lugar.



Além disso, embora ocasionalmente no hóquei e no futebol uma pontuação seja resultado de estratégia superior, trabalho em equipe ou habilidade individual, a diferença entre marcar um gol e perder um ou ter um defendido é mais uma questão de sorte do que de habilidade. 

No hóquei no gelo em particular, nem os especialistas analisando os movimentos dos jogadores sabem dizer por que alguns disparos vão a gol e outros para fora senão que é questão de sorte. No futebol, mesma coisa. E como os gols são tão escassos no hóquei, um chute de sorte pode determinar o resultado do jogo e pode ditar o ritmo da partida. Além disso, uma vez que uma equipe que não for imensamente poderosa no ataque esteja atrás por um ou dois gols, o resultado do jogo esta praticamente determinado porque não há oportunidades de pontuação realistas suficientes em um jogo. 

Pense o seguinte: se um time está perdendo por dois a zero aos 15 do segundo tempo, mesmo que TODOS OS CHUTES A GOL QUE ELE DER DALI PARA FRENTE MIRACULOSAMENTE ENTRAREM, provavelmente ele ainda terá perdido o jogo porque não existem chances o suficiente nesses esportes. 

O jogo tem essa coisa de que você só pode substituir o goleiro... e ainda sim, não tem estatísticas. E nem jogadores licenciados... então você trocaria porque... quer um nome mais bonito, eu acho?


Outros esportes podem mudar algumas regras para evitar que isso aconteça. No tenis, por exemplo, a nova tecnologia de raquetes dava tanto controle aos jogadores profissionais que a maioria das jogadas nunca passava do saque. Era saque e ponto, saque e ponto. Nesse caso o problema era que o ataque era fácil demais, mas a essência do problema é o mesmo. Então a federação internacional de tenis baniu essa tecnologia e está tudo certo.

No futebol e no hoquei não tem como resolver isso através de regras porque a propria natureza do esporte já é dificil. Colocar um disco dentro de um gol que é pouco maior que o goleiro enquanto patina, ou  controlar uma bola com os membros menos precisos do corpo (existe um motivo pelo qual neurocirurgiões usam as mãos, sabe?) já é desafio suficiente, tudo que a defesa precisa fazer é ter um bom preparo fisico para estar na frente e acabou a brincadeira. E não tem como banir o preparo fisico.

Eu joguei 5 partidas desse jogo, adivinhe o resultado em todas elas? Pois é, 5 sonoros e redondos 0x0


É claro que existe uma situação onde essa mecânica quebrada desses esportes acaba se tornando benefica a eles que é quando o time mais fraco consegue sair na frente por um lance de sorte e então o time mais forte tem que se empenhar de verdade no ataque arriscando tomar um contra ataque e ir a pique a coisa toda. Será que o time mais fraco aguenta a pressão? Será que eles conseguirão emendar um contra-ataque? NESSE caso a partida fica com todo lance emocionante, e isso aconteceu algumas vezes na última copa do mundo.

Porém é uma situação bastante especifica, e quando o seu esporte precisa de uma situação bastante especifica para dar certo... bem, provavelmente seu tempo seria melhor investido assistindo alguma outra coisa.