domingo, 27 de outubro de 2019

[AÇÃO GAMES 018] BEE 52 (NES, 1992) [#276]



Bee 52 é um shmup. O que significa que, pelas regras que eu mesmo estabeleci e sou a única entidade fiscalizadora, isso é um loophole legal para que eu não precisasse jogar esse jogo.

Mas que tipo de mestre supremo dos games eu seria se não jogasse o ABELHA SIMULATOR? Hm, um bem mais feliz, eu suponho...

Bem, em primeiro lugar Bee 52 é um jogo da Codemasters publicado pela Camerica. Então eu poderia te entediar com os detalhes de como o licenciamento de jogos do NES funcionava e como a Camerica fez uma carreira explorando as vulnerabilidades de hardware do NES para lançar jogos sem a aprovação da Nintendo, mas no fim tudo se resume a uma única questão:


Então temos aqui um jogo de navezinha que é um trocadilho com o bombardeiro B-52. O mesmo  utilizado para jogar as bombas nucleares no Japão, então eu diria que é um bem adequado. De qualquer forma, você controla nossa abelhuda amiga e tem que coletar mel nas flores. Depois de coletar quatro melzis, você retorna a colmeia e descarrega. Repita até encher o pote de mel e passou de fase.

O que, achou que eu estava brincando quando disse que isso era um ABELHA SIMULATOR?



Ok, é uma ideia original, vá lá. O problema é a execução.

Bee 52 possui dois tipos de ataques para enfrentar todo e qualquer inseto malfeitoso que tente impedir seu nobre trabalho de coletar mel para alimentar o capitalismo (já que a colmeia claramente é de um apicultor, não uma natural). O que seriam todos os insetos da face da Terra, nesse caso.

O primeiro é uma ferroada que, embora biologicamente imprecisa (as abelhas morrem depois de ferroar já que elas deixam o ferrão cravado junto com pedaço do estomago junto), é bastante útil. O segundo é um tiro normal de jogo de navezinha que pode ser upgradeado pegando power ups que podem ser obtidos abatendo besouros bombardeiros - o que é comum no genero (a coisa do power up, não o besouro)


Embora eu, claramente, não seja muito fã de shmups, entendo que o problema do jogo não é esse. Até aí tudo bem, MAGRÃO. O problema real é que a sua abelha é feita de borracha.

MAS OI?

Sim, é a única forma com que eu consigo descrever, já que o seu personagem é a coisa mais quicante da história dos videogames. Encostar em qualquer coisa te faz quicar como um pinball que tomou toda cocaína da Russia.

O que é tão divertido quanto soa quando seu objetivo nesse jogo é "estacionar" nas flores.


MAS ESPERA, ESSES JOGOS DE NAVINHA NÃO SÃO CONHECIDOS POR SEREM 1-HIT KILL?

Sim, você morre se encostar em qualquer inimigo.

ENTÃO SER JOGADO POR AÍ COM O O PIÃO DA CASA PRÓPRIA DOIDO DE DORGAS NÃO É UM PROBLEMA?!

Agora você está entendendo o que é Bee 52!

Com efeito, seu pior inimigo nesse jogo são os sprinklers. Não que eles causem dano nem nada, apenas cada gota que eles jorram te faz rebater aloucadamente por aí.


 Cada gota faz você quicar.  Cada. Fucking. Gota. 

Agora considere que cada fase tem várias dessas coisas. Agora considere que sua abelha enche com quatro flores e você vai ter que ir e voltar dezenas de vezes e você consegue ter uma boa ideia de como uma visão do inferno parece.

Adicione a isso que o jogo tem 24 fases arrastado em quase duas horas de gameplay e você terá uma boa ideia de não só como o inferno parece, mas como é fazer um puxadinho lá e tomar cerveja quente com o Lu.