terça-feira, 30 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 052/ANTIGA GAMERS 001] GROUND ZERO TEXAS (Sega CD, 1994) [#419]



Matéria na AÇÃO GAMES
Matéria na GAMERS

Quando eu escrevi sobre Sonic CD, eu comentei sobre a estratégia bizarra da Sega de demorar quase um ano para começar a lançar jogos exclusivos para o Sega CD que justificassem a compra do acessório - sendo Sonic CD um desses jogos de peso que deveriam trazer jogadores ao sistema... e todo mundo viu no que deu isso. Mas essa não foi a primeira tentativa da Sega em chamar atenção ao seu periférico de CD, essa graça de ser o primeiro jogo de Sega CD cabe a Night Trap - que efetivamente é um jogo que precisa ser em CD para existir.

O resultado, embora nada do tipo MELDEWZZZZZ GAME FORMADOR DE CURRICULO GAMER EVAHHHH acabou sendo melhor do se poderia esperar, se mais nada um jogo que vale a pena ser conferido pela sua originalidade: controlar várias cameras na casa para ativar armadilhas contra ladrões que são vampiros, e tem uma festa do pijama rolando na casa enquanto isso because. É bem ruim, mas é o tipo de ruim que acaba sendo bom.

Vendo que Night Trap acabou dando mais certo que o esperado, obviamente que a Sega tratou de encomendar outro jogo nesse sentido só que com mais ação e mais gameplay. O que, afinal de contas, não é uma ideia ruim realmente - ainda mais dando o orçamento impensavel para um jogo desse tipo: dois milhões de dolares. A descrição da Gamers acaba sendo bem fiel ao que o jogo é: um jogo de tiro com elementos de Night Trap. Ok, isso pode dar certo.

Mas deu?


segunda-feira, 29 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 036] BRAM STOKER'S DRACULA (SNES, 1993) [#418]




Os anos 90 definitivamente estavam foram de controle. Claro, o fato de terem feito um jogo de uma coisa como O Vingador Tóxico jamais será superado, mas isso não quer dizer que eles não tenham tentado. Oh, não, como eles tentaram!

Por exemplo, em 1992 Francis Ford Coppola fez um filme sobre a lenda do tiozinho Vladimir Tepes fiel ao livro de Bram Stoker, e para isso utilizou o melhor elenco que o dinheiro poderia pagar em 1992 (Gary Oldman como o personagem título, Winona Rider, Keanu Reeves, Anthony Hopkins). O problema é que os filmes do Copolla não são exatamente ... material para crianças. Não por causa de violencia e sexo, mas mais porque são filmes longos, com ritmo beeeem lento, que se focam em construir sutilmente coisas que você não está minimente interessado apenas em sangue e peitos. Quer dizer, é o fucking diretor do Poderoso Chefão, eu preciso realmente dizer o quanto isso não é algo pelo qual a demografia dos videogames dos anos 90 se interessaria?

domingo, 28 de junho de 2020

[ESPECIAL] JOGOS DE REN & STIMPY [#414 a #417]



Texto e matéria sobre THE REN & STIMPY SHOW: VEEDIOTS

Existem seis jogos de Ren & Stimpy ao total, e honestamente a grande maioria deles é esquecível na melhor das hipoteses, sendo que um outro são acidentes termonucleares de amendoas. Então eu pensei muito a respeito do que fazer sobre esses jogos, já que meu desejo de apenas pular eles era bastante grande.

Por outro lado, a história de Ren & Stimpy (eu digo do desenvolvimento do desenho, não do conteúdo do show em si) é bastante interessante e eu realmente gostaria de falar sobre esse cartoon uma hora. Então eu decidi fazer o seguinte: juntar todos os jogos nesse único post sobre o tema, fazendo reviews pequenas que sozinhas não dariam um texto por si só.

Isso sendo dito, vamos falar sobre esse cartoon que definitivamente precisa ser falado a respeito.

sábado, 27 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 036] TAZ-MANIA (SNES, 1993)[#413]




Sabe, eu sempre sou a favor de criatividade nos jogos. Você tem uma ideia que nunca foi feita antes? Uau, cool, vá em frente, faça seu jogo, go crazy! Bem, você não pode ter um conceito muito mais original do que esse Taz Mania para o Super Nintendo, eu te digo!

Embora o conceito seja facilmente compreensível jogando, explicando eu achei a tarefa um pouco mais complicada do que isso. Farei o meu melhor aqui.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 052] JIM POWER: THE LOST DIMENSION IN 3-D (SNES, 1994) [#412]




Videogames são impressionantes. Quer dizer, realmente impressionantes. Exemplo de caso: nesse blog eu já estou com 473 jogos resenhados, indo feliz e contente a marca do quinhentésimo jogo. Então a esse ponto você poderia achar que eu já vi tudo que há para ser visto em um videojogo de plataforma. Eu, de fato, achava isso. Até a grande magia dos videojogos me ensinar uma lição de humildade e que os videogames sempre, para sempre, serão capazes de me surpreender.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 021] SONIC BLAST MAN (SNES, 1992) [#411]

 

Antes de começar, eu preciso dizer uma coisa para não gerar falsas expectativas: Sonic Blast Man não tem nenhum ataque sonico ou "blast" especificamente alguma coisa. Sinta-se de livre para parar por aqui se quiser. Se serve de algum consolo, ele soca bastante bem - provavelmente os produtores pensaram no nome "Hard Punch Man" mas vetaram por acharem idiota.

Alguns muitos anos depois, quando One Punch Man se tornou um dos maiores sucessos dos animes eles devem estar se sentindo bastante estúpidos.

Como muitos jogos de Super Nintendo, SBM é uma adaptação de um arcade de alguns anos antes, mas um bem diferente. Sonic Blast Man era um fliperama japonês daquelas máquinas tipo "teste sua força" em que você dava um socão e o jogo dizia o quão forte você era.

 Uau, essas luvas em um fliperama devem ganhar o premio de peça de vestuario mais insalubre do mundo

 A Taito então pensou "carambolas humildes, deveriamos lançar este jogo para o Super Nintendo!", o que foi uma ideia bastante estupida a menos que eles inventassem um acessório ainda mais estúpido. Era melhor só inventar um jogo do zero mesmo, e assim foi feito.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 048] MS. PAC-MAN (Arcade, 1982) [#410]




Não é engraçado como o jogo que você imediatamente associa com videogames diz muito a respeito da sua idade? Para mim, por exemplo, videogame é sinonimo de Super Mario Bros. Não tem como algo ser MAIS videogame que isso. Porém os mais jovens tem uma associação diferente: Minecraft, ou Fortnite... ou seja lá o que for relevante entre os jovens hoje em dia, por mim o jovem tinha que acabar mesmo.

Mas então existe uma geração inteira que associa videogames com uma coisa amarela fazendo waka waka, e eu não estou falando da Shakira. Por vários anos, videogames foram sinonimo de Pac Man. Tanto que eu não preciso realmente explicar o jogo de hoje, todo e a mãe deles conhecem Pac Man. Um uso mais interessante desse espaço seria falar sobre a história do “come-come”, e como ele chegou a sua popular continuação Ms. Pac Man - que em 1993 a Williams Eletronics decidiu lançar um port para o Nintendinho porque... bem, alguém tinha que faze-lo, eu acho? Se bem que o port de SNES tem um modo cooperativo, e eu consigo ver crianças convencendo seus pais a jogar uma partida com eles - o que é algo tão raro quanto legal. Então, é, eu diria que esse port foi uma coisa legal no fim das contas. Cool, cool.

Mas então, vamos a história!

terça-feira, 23 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 035] WIDGET (Nintendinho, 1993) [#409]




Em junho de 1992, no Rio de Janeiro aconteceu talvez o evento mais importante dos anos 90: a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como Eco-92. Não apenas porque foi a primeira conferencia sobre meio ambiente em mais de vinte anos, mas nunca a preocupação com o futuro do planeta recebeu tanta cobertura e atenção.

Até a Eco 92, as pessoas tinham como proteção ao meio ambiente apenas salvar uns bichinhos fofinhos que você via no zoológico mas na real não mudaria nada sua vida. Dessa vez não, foi a primeira vez que as massas tomaram noção de uma coisa muito importante: foda-se os pandinhas cute cute, a gente está tornando a Terra inabitável pra gente! E não é daqui a 5 mil anos, é até o final desse século! 


Isso é realmente importante, e é realmente importante que esse assunto faça parte do senso comum do cidadão mediano. Uma consequencia até certo ponto previsivel é que isso spawnou uma leva de desenhos animados de concientização ambiental nos anos 90 como o famoso Capitão Planeta, Free Willy e Widget, the World Watcher.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 048] SONIC THE HEDGEHOG CD (Sega CD, 1993)[#408]




Sabe, eu tenho uma tese. É um fato sabido que a Sony entrou no ramo dos videogames depois de começar uma parceria com a Nintendo para fazer o drive de CD do SNES, a coisa não deu certo e a Sony decidiu "hmm, quer saber? Acho que esse negócio dá dinheiro, eu vou fazer o meu próprio videogame". Vinte e cinco anos e 5 Playstations depois, o resto é história.

Essa é a história que todo mundo sabe. Mas sabe o que eu acho que realmente aconteceu? Não foi a Nintendo que trouxe a Sony para o mundo dos videogames, foi a Sega. Porque veja, nos anos 90 a Sony era uma das maiores empresas em dois dos ramos mais competitivos e profissionais que existem: música e tecnologia. A industria da música não é para principiantes, e você tem que matar um kraken por dia para continuar vivo porque só tem peixe grande brincando nisso. Nos anos 90 a Sony Records tinhas os contratos de Michael Jackson, Shakira, Bakcstreet Boys, Will Smith, só criança desse tamanho.

domingo, 21 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 035] GALAHAD (Mega Drive, 1993) [#407]




Jogar Bubsy realmente muda sua perspectiva de vida, sabe? Quer dizer, eis aqui um jogo que de qualquer outra forma eu tomaria como o cramuião encarnado dançando ragatanga. Ou seja, um port de jogo do Amiga para Mega Drive.

Depois de flagelar o mundo com jogos como Shadow of the Beast e SHADOW OF THE BEAST II, apenas a mera menção de um port de um jogo da Psygonosis para o Mega Drive deveria trazer pranto e ranger de dentes. Porém, após ter jogado Bubsy, eu apenas posso dizer "meh, já vi piores".