sexta-feira, 20 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 028] SHADOW OF THE BEAST II (Mega Drive, 1993) [#336]




Jogos de Amiga são, como bem se sabe, a 8a praga de Deus disparada contra o Egito porque Deus é um cara com muito poder, não presta contas a ninguém e é mais pistola que o Pato Donald em um jardim de pecinhas de Lego - o que sempre é uma combinação fadada a dar merda.

Talvez a única coisa pior que jogos de Amiga são o meu texto sobre Shadow of the Beast 1, mas pelo menos eu posso argumentar que eu melhorei como escritor - algo do qual meu eu do futuro ri sonoramente neste momento.

Enfim, em 1993 o mundo foi cruelmente punido com Shadow of the Beast II e a única pergunta que podemos fazer é... o quão ruim pode ficar realmente?

Muito. Quero dizer, realmente muito mesmo. Pacas. Demais.



Enfim, o primeiro Shadow of the Beast era um jogo terrível em que as fases eram labirinticas, mas ao menos eram fases - o sofrimento tinha um espaço confinado antes de você poder seguir em frente. Em Shadow of the Beast II eles tiveram a genial ideia de tentar fazer um metroidvania, e agora você é castigado com um único mapão tendo que ir para cima e para baixo coletar itens para utiliza-los de forma absolutamente nada intuitiva.

E por nada intuitiva eu quero dizer MESMO, se você não estiver seguindo um detonado nem se precoupe com a possibilidade de terminar esse jogo. Não vai rolar, acredite. Por exemplo: você precisa pegar uma chave serve para soltar uma besta presa na jaula, que vai se soltar e esmagar algumas alavancas que não funcionavam. Essas alavancas soltam um elevador em um ponto do mapa sem relação nenhuma com essa cena para pegar uma corneta e com isso usa-la na beira de um lago para summonar um monstro que vai te dar carona.

Boa sorte tentando figurar isso por conta própria. Boa sorte MESMO. Agora, acredite ou não, pegar itens aleatórios para ativar coisas em pontos randomicos do mapa não é o pior dos seus problemas. Mas nem de perto!



Isso porque os doentes da Reflections decidiram que o primeiro Shadow of the Beast já não era dificil o suficiente, então acarcaram a dificuldade no level CORRE BERG. SotB 2 entra fácil na lista de top 10 jogos mais dificeis de todos os tempos. Jogar SotB 2 é dificil como correr em chão repleto de tachinhas e cacos de vidro vestindo nada senão pesos de 500 kg sobre os pés.

Existem basicamente duas vertentes de inimigos nesse jogo: os que voam de enxame para cima de você drenando sua vida antes que você consiga dizer "Ikarigaoka"...


... e os inimigos gigantes que tem alcance de um caralhossauro e conseguem te atingir antes que você possa fazer qualquer coisa a respeito.


VÃO SE FODEREM COM MOSTARDA AMERICANA, como isso pode ser remotamente justo?! Adicione a isso que os inimigos aguentam um bazilhão de hits, isso quando não são simplemente imortais e o unico jeito de passar por eles é bater neles até eles cairem em um buraco!

Esse gif foi acelerado. Considere que leva o dobro de tempo disso.
Shadow of the Beast 2 é um verdadeiro fenomeno. Eles conseguiram pegar um dos piores jogos da história dos videogames e piora-lo em todo e cada aspecto possível e imaginável. É incrível isso. Pelo menos o primeiro jogo era bonito, tinha uma atmosfera de heavy metal e muito uso de efeito de paralaxe. Esse aqui não tem nada disso, é apenas ruim e feio mesmo.

Santa puta merda, Batman.




PREVIEWS
VERSÃO PARA SEGA CD
Edição 063