terça-feira, 20 de outubro de 2020

[GAMERS 002] THE KING OF DRAGONS (Arcade 1991, SNES 1994) [#529]


Em 1991, a Capcom estava numa pira inexplicavel de D&D ao ponto que lançou dois beat‘em ups de fantasia medieval um seguido do outro. Um era chamado de Knights of the Round, que era mais baseado em fantasia medieval raíz com cavaleiros do Rei Arthur, e o outro foi esse Rei dos Dragões que é Advanced Dungeons and Dragons. 

Na verdade esse jogo é tão AD&D que eu me surpreendo que não rolou um processinho, poruqe o jogo usa as mesmas classes (sim, "elfo" era classe -  a ideia de raça não era algo que existia no RPG daquela época) e monstros do jogo na cara dura.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] THE FLINTSTONES: The Surprise at Dinosaur Peak (NES, 1994) [#528]

 

Essa semana mesmo eu comentei sobre General Chaos e como ele é um jogo raro: nada menos que um RTS para consoles de 16 bits. Pois bem, mal sabia eu que o jogo de hoje é muito, muito mais raro ainda. Quero dizer, literalmente raro: dificilmente você conseguirá comprar esse cartucho por menos do que 2 mil Dolares Trumpenses.

Isso porque em 1993 a rede de videolocadoras Blockbuster se deu conta de uma coisa: o modelo de negócios dele estar vinculo as pessoas precisarem alugar videogames e filmes era muito perigoso. Quer dizer, que diferencial eles tinham realmente para a locadora do Zé das Esquina? Claro, sendo uma grande corporação maligna do mal eles podiam se permitir fazer preços que jogariam qualquer pequeno negócio para fora da competição (spoiler: eles fizeram isso), mas se alguém do tamanho deles quisesse entrar na brincadeira?

domingo, 18 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 060] ROCKO'S MODERN LIFE: Spunky's Dangerous Day (SNES, 1994)[#527]


Uma coisa que eu sempre digo aqui (com razão) é que os anos 90 não foram fáceis. Mas (usando o "mas" depois do ponto em homenagem a Ação Games) sabe uma coisa eu não tinha pensado até então? Se não era fácil para o público naquela época, igualmente não era exatamente mais fácil para os executivos da televisão. Eu nunca achei que um dia defenderia os executivos da Nicklodeon, mas se tem algo pelo que eu sou conhecido é sempre colocar a verdade e a justiça das minhas convicções pessoais.

ESSE VAI SER MAIS UM DAQUELES TEXTOS FALANDO MAL DA SEGA, NÉ?

sábado, 17 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] GENERAL CHAOS (Mega Drive, 1993) [#526]





O que temos aqui hoje é algo raro. Genuinamente raro. Eu quero dizer "eu não consigo nomear nem 5 jogos como esse, diabos, não estou conseguindo pensar nem em 2!" raro! Ou seja, estou falando de um RTS para consoles de 16 bits.

Não é todo dia que se vê um desses, na verdade grandes são as chances que jamais veremos outro!

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] HAUNTING STARRING POLTERGUY (Mega Drive, 1993) [#524]




Se tem algo pelo qual eu tenho um enorme fraco, se tem algo pelo qual eu sou realmente mais leniente do que eu deveria ser, quando se trata sobre videojogos... são jogos que tentam algo diferente. Seu jogo pode ser quebrado ou mesmo ter um conceito falho em si mesmo, mas hey, se você está tentando algo que raramente foi tentado ou mesmo nunca, então eu estou do seu lado. For real.

O jogo de hoje, por exemplo, em condições normais de temperatura e pressão muito provavelmente tomaria um "The Worst Of" sem choro nem vela, porque o que ele entrega não é muito bom. Mas damn, a Eletronic Arts realmente tentou pensar fora da caixa aqui - de todas as empresas, a campeã mundial de continuações anuais e jogos sem alma feitos em linhas de montagem, a Eletronic Arts!

Então o jogo de hoje pode não ser uma maravilha... ou mesmo muito bom, mas hey, i've got your back buddy!

Mas então... que jogo é esse?

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

[SUPER GAME POWER 002] BASTARD: Ankoku no Hakai-Shin (SNES, 1994) [#523]




 Bem, taí um que eu definitivamente não esperava encontrar por aqui. Bastard!! é um anime que é um velho conhecido de quem frequentava eventos de anime no começo dos anos 2000 e é bem fácil de entender o porque: é curto (são apenas 6 episódios), tem toneladas de violência e fan service a galão. Mesmo as revistas de anime da época quando queriam dar uma turbinada nas vendas colocavam umas imagens de Bastard!! porque é um anime visualmente muito chamativo já que é basicamente a versão anime de capas de discos de Metal.

Muito capa do Manowar isso

terça-feira, 13 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046 e 048] DISNEY'S ALADDIN (SNES e Mega Drive, 1993)[#521 e #522]




Em 1993 viviamos uma guerra de trincheiras muito bem delimitadas. Super Nintendo x Mega Drive, você tinha que estar de um lado ou do outro, não havia terceira opção. Bem, quer dizer, tecnicamente você podia ter um Neo Geo mas nesse caso não valeria a pena discutir com você porque qualquer coisa você entraria no seu helicoptero que o levaria ao seu jatinho particular que te levaria para casa - apenas esse tipo de pessoa teria um Neo Geo em 93, afinal.

Para todos os demais pobres mortais pobres, restava tomar um lado. Viviamos dias de guerras de gangue como em um clipe do Michael Jackson, só que ao invés de combater com coreografias sexys discutiamos se o Mario ou Sonic era melhor.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 058] SUPER ALFRED CHICKEN (Super Nintendo, 1994)[#520]



O jogo de hoje é um jogo bem estranho. Não ruim, não incompreensível, apenas... estranho. Quer dizer, eu entendo que um jogo como o SUPER GALO ALFREDO exista, é um joguinho de plataforma ok com um galo que se chama Alfredo. Eu entendo isso.

O que eu não entendo (e sequer sabia) é que existe UMA FRANQUIA INTEIRA de jogos do Galo Alfredo! Tipo... pq? Pra que?

domingo, 11 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] SUPER WIDGET (SNES, 1993) [#519]



Eu pensei bastante sobre se eu escreveria sobre esse jogo, afinal eu já falei o que eu gostaria de falar sobre WIDGET quando falei do jogo de Nintendinho. Alguns meses depois disso a Atlus lançou a versão para Super Nintendo, pouco surpreendentemente chamado de "Super Widget". Porém tem uma coisa sim que eu gostaria de falar sobre esse jogo da casa da Mona-chan.

Enfim, o jogo de Nintendinho é um jogo padrão de plataforma, enquanto o jogo para Super Nintendo... também é um jogo padrão de plataforma, porque é assim que os anos 90 rolavam.