Eu vi coisas... que eu não sei explicar.
Por anos, eu venho operando quase exclusivamente nos domínios do anormal. Coisas que passam despercebidas pelas pessoas, e que deveriam passar mesmo. Eu vi horrores ... eu vi o tipo de coisa que você só vê quando se aprofunda nas entranhas viscosas dos anos 90 tão profundamente que você começa a perder a definição de onde a mediocridade termina e você começa.
Eu vi coisas imundas que gamemaníaco nenhum jamais deveria ver... não, que criatura alguma deveria tomar conhecimento, quiça jogar. Eu vi HEAVY NOVA, eu vi THE BLUES BROTHERS, eu vi ZOOL:Ninja of the Nth Dimension. Eu vi todas essas coisas, e outras muito piores. Coisas tão terríveis que se eu descreve-las, elas soariam apenas como histórias de terror para se contar no escuro em uma noite chuvosa nas quais as almas dos gamers caídos se movem irriquietas no plastico de cartuchos ruins, o que sobrou de seus espíritos assombrando eternamente aqueles jogos tão pavorosos, tão ruins.
Mas te garanto que tais jogos não são lendas, não são histórias. Esses jogos são bem reais. Ou pelo menos é o que eu digo a mim mesmo já eu próprio não quero acreditar, parte de mim se recusa a aceitar que o ser humano seria capaz de desenvolver algo tão terrível, tão vil... e, no entanto, eu não tenho outra opção a não ser aceitar que tais jogos são reais.
Eu me tornei figura chave na grande farsa da indústria, um complô para esconder a verdade sobre videogames ruins. Eu contei a eles a verdade sobre ECCO THE DOLPHIN, eu lhes alertei que SONIC nunca foi bom. E, claro, ninguém acredita em mim.
Às vezes, nem eu acredito em mim mesmo. Como pode ninguém mais ver a verdade quando ela é tão clara? Como ninguém mais vê o que apenas eu vejo, a verdade óbvia? Talvez eu tenha perdido a minha sanidade nesta jornada, meu eu consumido por vozes digitalizadas de "what possibly could go wrong?". ou "where did you learn to fly?". Ainda sim, eu devo continuar em minha jornada pela verdade dos videogames porque se não eu, quem mais o fará?
Porém cada vez que penso que estou perto da verdade, algum novo horror me faz questionar tudo que eu já conheci, tudo que eu achava que sabia sobre jogos ruins. Instruments of Chaos é esse tipo de horror.
Você sabe, se a verdade está lá fora ... Eu sinto que eu nunca estive mais longe da verdade do que agora. Esse jogo me abalou profundamente, me fez questionar tudo que eu achava que sabia sobre jogos ruins. Quer dizer, eu joguei alguns dos piores jogos que já existiram ... mas não estava preparado para isso.
Eu não estou brincando, isso é ruim em uma escala que eu não imaginava ser possível. Bem, não sem ajuda de produtos químicos ou pesadelos, pelo menos. Eu nunca tive paralisia do sono, mas pelo que as pessoas descrevem, não parece ser muito diferente da experiência de jogar esse jogo. Está além da imaginação, da explicação ... além da salvação.
Minha tese mais plausível sobre a origem desse jogo é que um dia os portões do inferno se abriram no sob o sol escaldante de Pasadena e regurgitaram esse jogo, que ficou cozinhando sob o sol do deserto e cadaveres de abutres mortos antes de ser encontrado pela Lucas Arts.
Você não pode fazer uma fase do gelo se o jogo inteiro se comporta como uma fase do gelo |
Mas vamos lá... Obviamente, este é um jogo de Indiana Jones. O jovem Indiana Jones, especificamente, a série de TV que durou alguns episódios e não foi a lugar nenhum como eu já tinha comentado no YOUNG INDIANA JONES. Que alias o jogo de Nintendinho sobre essa série é realmente bom... um jogo bom, nossa parece que foi em outra vida agora, não parece?
Enfim, o jogo se passa durante a Segunda Guerra Mundial e basicamente seu trabalho é matar espiões e interceptar inteligência alemã em cinco lugares diferentes, antes de um confronto final na Alemanha. Então você não pode ir para a Alemanha antes de vencer os outros níveis, mas a fase da Alemanha ainda é selecionável em seu mapa.
Que jogo feio, puta merda é dificil até entender o que são essas merdas na tela |
Se você for pra fase da Alemanha antes de vencer as outras, não tem como avançar nela. Mas também não tem como voltar, então você tem que apenas começar o jogo de novo. Você fica preso em um limbo que não pode ser derrotado, porque é assim que esse jogo rola. E claro que não tem nenhum aviso disso, é provável que você fique preso a ponto de escrever uma carta para uma revista na esperança de descobrir porque a fase não pode ser vencida.
Se isso parece estúpido, não se preocupe: nós apenas começamos.
Agora, a única coisa legal sobre este jogo ... é que você pode jogar as fases em qualquer ordem. Isso é literalmente a única coisa legal.
TA, MAS JOGAR AS FASES EM QUALQUER ORDEM NÃO É TÃO GRANDE COISA ASSIM, NA VERDADE EU SEQUER CLASSIFICARIA COMO UM PONTO POSITIVO... É SÓ UMA FORMA DE FAZER O JOGO, NÃO É PIOR NEM MELHOR
Agora você entendeu o meu ponto. E mesmo isso realmente não importa, porque esses níveis são catastroficamente ruins. Poucas vezes na minha vida eu vi um jogo com level design pior. É como... sabe quando as crianças pintam algo, e não é bom, mas os pais colocam na porta da geladeira?
Eu sinto que todo o jogo é uma enorme porta de geladeira e os filhos dos desenvolvedores tentaram desenhar algumas fases de videogame, então eles colocaram nesse jogo. Mas ei, adivinha - só é fofo quando é o SEU filho. Pra todo mundo mais é apenas um desenho ruim.
Quero dizer, olha só isso!
Esta é a última fase na parte do Tibete. Literalmente, a coisa toda ... é apenas uma torre. Monte de andares, quase todos vazios, você apenas sobe e sobe e... chega ao topo. E é isso a fase. Sério. Isso é TODA a fase.
E quando você chega ao topo, tem um chefe lá que te empurra para baixo... então você tem que subir de novo. Então você apenas sobe, sobe, sobe... e o chefe te empurra... honestamente, jogando essa fase eu tive uma séria convicção que eu tinha morrido e esse era o inferno particular desenhado pelo capiroto para me torturar pela eternidade. Eu juro que essa insanidade é a fase toda.
Quer dizer, eu gostaria de poder explicar isso, mas ... como? Que tipo de mente bola algo assim? COMO esse jogo aconteceu?
E não é um incidente isolado, a incompetência no level design está em todas as fases do jogo.
E a jogabilidade não é melhor que isso. Na verdade, ela é ainda pior.
Como que o chicote não acertou o macaco?!? |
Indy tem uma arma e um chicote, a arma certamente funciona... tem poucas balas então você usa ela bem raramente, mas ao menos você pode usar ela. O que é mais do que pode ser dito do chicote de indy, que é a arma mais aleatória que já vi em um videogame. Quer dizer, eu terminei o jogo e não entendi como o hit detection dela funciona. Eu não sei que parte do chicote efetivamente causa dano, que parte é apenas ilustração, não tem como saber porque esse jogo é completamente inconstante nisso.
As vezes você causa dano pegando só na pontinha, as vezes tem que ser com o talo, as vezes só pega no meio... e algumas vezes apenas o chicote não faz nada de jeito nenhum - você apenas não tem como saber de antemão.
Esse jogo tem o pior combate que eu já vi em um jogo de plataforma, a sensação é que você está sacudindo um lençol e esperando a boa vontade do jogo de que isso cause dano nos inimigos. Mas vai além da detecção de colisão terrível.
Quero dizer, tudo é frustrante neste jogo. Tem controles frouxos, e tem também toda infinidade de escorpiões, morcegos e cobras da criação contra você. MESMO que a detecção de colisão funcionasse (o que não funciona), eles sempre estão em lugares que seu ataque não alcança e então dão rasantes contra vc, constantemente te para trás e causando dano.
Sabe, uma coisa é o nível design ser o pior ... mas então, o jogo tem aplicar truques baratos pra te espancar em cima disso?
Isso é só ... cara, este jogo devia apenas ser considerado crime inafiançavel e as pessoas por trás disso devem ser enforcadas em uma cadeira elétrica, porque isso é simplesmente nefasto. Quero dizer, não tem nada neste jogo que possa ser considerado vagamente... não diabólico.
Os gráficos parecem quadros de sala de espera em 16 bits e a música é simplesmente incrível. Quer dizer, a trilha sonora desse jogo é como a apatia em forma áudio. O som é tão genérico e feito de qualquer jeito que se pudesse, o som faria a si próprio cair no sono.
Sono, que conceito distante. Meus nervos, que uma vez pensei estarem suficientemente endurecidos para lidar com quaisquer horrores que eu descobrisse em minha busca ... provaram ser instáveis. Que algo tão vil pudesse existir ... essa ideia me deixou sem sono. Quase sem esperança.
E talvez o maior medo nascido da minha experiência com este jogo, nem mesmo é esse jogo per se, e sim a ideia de que esse não é o fundo do poço. Se um jogo de alguma forma conseguir ser pior que esse jogo, por mais inconcebível que esse conceito seja a mim agora, mas se tal atrocidade for fisicamente possível... eu temo por minha sanidade, não por minha vida.
Rogo eu ao grande Miyamoto que esse jogo seja realmente o fundo do poço, a última linha da ruindade videogamistica. Mas a quem eu quero enganar? No fundo no fundo eu sei que em algum lugar existe um jogo pior que esse, e no dia que eu encontrar tamanha atrocidade, este dia selará minha ruina.
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 002
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 060
Preview na Edição 024