segunda-feira, 19 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] THE FLINTSTONES: The Surprise at Dinosaur Peak (NES, 1994) [#528]

 

Essa semana mesmo eu comentei sobre General Chaos e como ele é um jogo raro: nada menos que um RTS para consoles de 16 bits. Pois bem, mal sabia eu que o jogo de hoje é muito, muito mais raro ainda. Quero dizer, literalmente raro: dificilmente você conseguirá comprar esse cartucho por menos do que 2 mil Dolares Trumpenses.

Isso porque em 1993 a rede de videolocadoras Blockbuster se deu conta de uma coisa: o modelo de negócios dele estar vinculo as pessoas precisarem alugar videogames e filmes era muito perigoso. Quer dizer, que diferencial eles tinham realmente para a locadora do Zé das Esquina? Claro, sendo uma grande corporação maligna do mal eles podiam se permitir fazer preços que jogariam qualquer pequeno negócio para fora da competição (spoiler: eles fizeram isso), mas se alguém do tamanho deles quisesse entrar na brincadeira?


Lembra quando sua opção para assistir um filme era esperar passar na TV ou sair de casa e ter que falar com alguém?

E se o Walmart quisesse roubar o dinheiro do lanche deles, ou a Virgin Megastore?  Eles precisavam de um diferencial para não serem engolidos pela concorrencia de peixes maiores e a resposta a isso foi... conteúdo exclusivo!

Se isso parece exatamente o que a Netflix faz hoje... é porque é exatamente isso. Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam iguais.  

Por outro lado, para as publishers não era um negócio de todo ruim. Você tinha alguém pagando para fazer um "teste de mercado" de jogos que já tinham sido lançados em outros lugares, mas você não tinha tanta certeza se emplacariam nos Estados Unidos. Se fosse popular na Blockbuster, você podia fazer um full release para lojas e todos ganhariam muitos dinheiros com bem poucos riscos envolvidos, yay!



Como, por exemplo, esse jogo dois Flintstones que foi lançado na Europa em fevereiro de 94, e trazido para os Estados Unidos pela Blockbuster em agosto daquele ano. Como esse jogo nunca foi colocado a venda nas lojas e a única forma de joga-lo era alugando na Blockbuster, muitas poucas cópias da versão americana desse jogo foram feitas. Bem poucas mesmo, e por isso ele é tão caro.

Também tem que em agosto de 94 ninguém mais se importava com o velho videogame de 8 bits da Nintendo, então não é como se os números da Blockbuster tivessem motivado a Taito a lançado as ganhas na América.

Mas digamos que hoje você decidisse pagar DEZ MIL REAIS por esse jogo, o que você encontraria?


Nossa história começa nos lembrando que a dublagem dos Flintstones é tão boa que você consegue ouvir as vozes iconicas dos personagens na sua cabeça, do inconfundível "hey Fred!" do Barney ao "Hey nanico" do Fred com voz de quem sofre de cancêr de garganta muito antes do Lula transformar esse tom de voz para sempre em algo ruim. Para um desenho que vai caminhando para os seus CINQUENTA anos, é um feito impressionante mesmo.

Enfim, nosso homem das cavernas favorito menciona que sua filha engatinhante (não é estranho que não tenhamos uma palavra para toddler em português?) sumiu e Barney então se mostra o pai do ano, ao dizer "ah é, agora que você mencionou, meu filho faz horas que eu não vejo ele também!".



Uau Barney, apenas uau. Totalmente vejo o que a Betty (a mais hottie do desenho, BTW... não que eu tenha gastado muito tempo criando uma escala sexual dos cartoons dos anos 60... caham... não eu...) viu nesse cara...

Enfim, o instinto paterno bate forte nos dois e eles saem pelo mundo procurando seus respectivos rebentos antes que eles tenham que contratar um advogado para responder ao processinho do conselho Tutelar pré-histórico e depois perder um sabado inteiro tendo que descobrir como é que preenche isso no Imposto de Renda! Oh não, melhor achar essas crianças logo!



Tal qual em Skyblazer (sim, eu sinto que sou muito melhor do que todos vocês por fazer esse tipo de referencia), a primeira fase é parte da introdução da história antes que o jogo ao estilo fases-no-mapa-Mario-3 comece.

Seja como for, esse jogo é uma evolução de - The Flintstones: The Rescue of Dino & Hoppy onde você controla Frederico Pederneira novamente, mas agora pode apertar Select para trocar para seu parsa Barney Entulho. Não muito diferente de outro jogo da Taito dessa época: Little Samson (que, novamente, eu sou muito melhor do que você por ser capaz de referencia-lo).

A grande diferença aqui é que Fred tem o ataque corpo a corpo que é mais forte, enquanto pode se pendurar em beiradas...



... enquanto Barney tem o poder de atacar a distancia (embora o ataque seja compreensívelmente mais fraco), se equilibrar em cima de cordas e ser o melhor personagem de How I Met Your Mother.

Poder alternar entre os dois personagens do desenho é legal, embora eu prefiria que fosse possível jogar cooperativamente com as habilidades de um complementando a do outro como em WORLD OF ILLUSION STARING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK . Bem, é o que a casa oferece, suponho que não valia mais colocar tanto esforço em um jogo de Nintendinho - não em 1994 já, mas não é ruim de qualquer jeito. A este ponto a Taito já entendia pacas de fazer Nintendinho, e esse jogo dos Flintstones não é ruim por nenhuma métrica que se conheça.



Os controles são responsivos, especialmente a capacidade de escalada do Fred da Massa. No último jogo, tinha um segundo estranho entre agarrar uma borda e subir. Aqui, Fred é um escalador suave. Os níveis são razoavelmente padrão, embora o jogo pareça um pouco mais difícil desta vez.

A única grande variação do gameplay vem na forma de uma fase bonus de hóquei e uma de basquete onde você enfrenta o chefe do Fred, que são satisfatoriamente bons se compararmos com jogos de esporte do console. Considerando que é só uma fase de bonus e não um jogo inteiro sobre isso, não tenho muito do que reclamar realmente.

Minigame à parte, Surprise at Dinosaur's Peak é mais um jogo de plataforma sólido para o NES e um bastante satisfatório de se jogar. Não espetacular, mas solidamente bom.



Bom, e agora que demos uma geral no jogo, vamos ao final da fase introdutória onde a verdadeira história do jogo acontece! Oh, veja, aqui estão Pedrita e Bam-Bam, recupera-los não ser tão dificil e...



Ok, a montanha na verdade é um vulcão e entrou em erupção. Melhor pegar essas crianças e sair daí antes que...


Antes que...



Eu disse para agir antes que...



Godfuckingdammit Fred! Sem mentira, você teve quase um minuto inteiro para pegar essas crianças e sair daí, mas não, você ficou parado vendo a lava se aproximar como um idiota!

Agora tem um rio de lava entre você e essas crianças idiotas respirando enxofre puro - ou seja, vão ficar mais idiotas ainda!

Parece que os gases tóxicos já estão levando a melhor sobre Bam Bam

Ah, ótimo, era só o que faltava mesmo! Surge ninguém menos que Gazoo, o amigo alienigina de Fred e Barney. E se você está se perguntando porque cargas daguas da Santa Aleatoriedade nossos heróis tem um amigo alienígena em primeiro lugar, saiba que nos anos 60 as pessoas pensaram exatamente a mesma coisa quando os roteiristas do desenho ficaram tão sem ideias de como recuperar a audiciencia caindo (algo natural na sexta temporada, afinal) que decidiram enfiar um alien no meio da coisa toda pré-histórica.

O pequeno alien condescendente que foi banido de seu planeta natal por construir uma bomba destruidora de universos, pode usar sua "ciência" para praticamente qualquer coisa (graças a outro caso de "Ciência é Mágica") e é forçado a servir Fred e Barney porque foram as pessoas que o resgataram quando a nave dele caiu na pré-história. Juro que não estou inventando nada disso.



A introdução de Gazoo levou a uma série de episódios estúpidos, mesmo para os padrões de um cartoon dos anos 60, incluindo ele transportando os personagens principais para o século 21, e construindo robôs Fred e Barney para que eles pudessem jogar boliche em vez de passar tempo com suas esposas.

Como qualquer um que viu sabe, o realismo nunca foi uma prioridade para os Flintstones, mas este foi talvez um dos maiores casos de pular o tubarão da história da televisão. Gazoo era incrivelmente irritante e ele era um personagem recorrente, acrescentando elementos de ficção científica a um show em que eles não eram necessários e não encaixavam. Previsivelmente, a maioria dos telespectadores achou essa ideia totalmente estúpida e audiencia afundou mais rapido ainda, levando o programa a não ser renovado para a sétima temporada.

Mas bem, pelo menos aqui você pode ser util sua pequena DST espacial verde! Atravesse a lava voando e traga essas crianças pra cá, aí podemos ir todos embora rindo e talvez eu te empreste alguma pornografia de silurians ou algo assim.



Não, eu não preciso que você faça nada com um vulcão, apenas traga duas crianças pra esse lado sem derrubar elas na lava, não é dificil, você levita coisas o tempo todo! Diabos, você está levitando nesse exato momento!



... ou isso. É, pode ser também. Gazoo diz que um "dinossauro de fogo" vive dentro do vulcão, então Fred e Barney vão ter que dar a volta no continente para falar com os pterodactilos, convence-los a te ajudar a entrar no vulcão, falar com o dinossauro e pedir para ele parar a lava para que eles possam resgatar seus rebentos.



EXATAMENTE O MEU PONTO, BARNEY!

Mas enfim, essa é a história do jogo... por menos sentido que isso faça e não fazer sentido em um jogo de homens das cavernas é algo que você tem que se esforçar muito para conseguir. Gazoo tem um dom por onde ele passa, tenho que te dizer.



De qualquer jeito, Fred e Barney não tem um momento a perder! Nem um sequer, a vida de seus filhos por uma morte de lava e gases tóxicos depende disso!



Ok, talvez eles tenham alguns momentos a perder, afinal...



Enfim, esse é o mapa do jogo e todas as fases que você terá que fazer antes de chegar ao pterodactilo para entrar no vulcão para falar com o dinossauro e parar a lava para salvar as crianças. Sabe, de todas as coisas que me incomodariam em um jogo dos Flintstones, eu jamais achei que essa seria uma das maiores.



Mas acaba sendo, porque de outra forma esse é um jogo bem redondinho e apreciável. O que faz sentido, já que os jogos dos Flintstones (todos os muitos, muitos deles) realmente tendem a ser bastante apreciaveis. Não é impressionante que eles nunca tenham feito um jogo decente sequer com o Exterminador do Futuro, mas os Flintstones nunca tiveram grandes problemas em acertar a mão?

TEM CERTEZA DISSO, CHAPOLIN COLORADO?


NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 046
Edição 052