quinta-feira, 15 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] HAUNTING STARRING POLTERGUY (Mega Drive, 1993) [#524]




Se tem algo pelo qual eu tenho um enorme fraco, se tem algo pelo qual eu sou realmente mais leniente do que eu deveria ser, quando se trata sobre videojogos... são jogos que tentam algo diferente. Seu jogo pode ser quebrado ou mesmo ter um conceito falho em si mesmo, mas hey, se você está tentando algo que raramente foi tentado ou mesmo nunca, então eu estou do seu lado. For real.

O jogo de hoje, por exemplo, em condições normais de temperatura e pressão muito provavelmente tomaria um "The Worst Of" sem choro nem vela, porque o que ele entrega não é muito bom. Mas damn, a Eletronic Arts realmente tentou pensar fora da caixa aqui - de todas as empresas, a campeã mundial de continuações anuais e jogos sem alma feitos em linhas de montagem, a Eletronic Arts!

Então o jogo de hoje pode não ser uma maravilha... ou mesmo muito bom, mas hey, i've got your back buddy!

Mas então... que jogo é esse?

Capa europeia do jogo, onde eles se vangloriam de uma nota 86/100 e de ser comparado com o acidente geográfico que é ECCO THE DOLPHIN. Uau, fale-me sobre ter padrões bem baixos, huh?

Vito Sardini é um calhorda. Pior que um calhorda, ele é um sacripantas e um fariseu! Mas porque odiamos tanto Vito Sardini, além dele ser um cara de mamão, você pergunta? Bem, Vito Boy é dono e dirige uma empresa de skate onde ele compra as peças mais baratas para reduzir custos e obter o máximo de lucros. O consumidor desavisado (spoiler: o herói da nossa história) compra um dos skates mal feitos do Sardini e é apenas uma questão de tempo até a tragédia acontecer: seu skate quebra e você morre no acidente.

A noticia ruim é que, bem, você morreu. Uau, você morreu no background - e depois as pessoas dizem que Dark Souls que é dificil... A noticia boa é que se isso parece aquelas intro onde alguém morre e que logo você vai ver o logo de Supernatural, bem, você está parcialmente certo.



Como o nome do jogo sugere, você volta como um fantasma e cabe a você poltergeistear sua vingança contra o maligno clã sardinha. Yay, payback time seus nepomucenos!

... claro, outra forma de nossa história é ler o manual do jogo e descobrir que nosso falecido amigo fala como um californiano dos anos 90:




Talvez Vito Sardine não tenha feito nada errado, afinal...

Mas como você vai vingar sua própria morte? Assustando a merda para fora de cada membro da família (quatro no total), é claro! Após expulsar cada um dos membros da família Sardini, eles se mudam para uma nova mansão e você deve recomeçar o processo na nova casa até... eles desistirem e cometerem suicidio coletivo ou os Winchester virem chutar sua bunda, o que vier primeiro.

Mas... como você faz isso? Bem, é aqui que está a coisa.



O jogo inteiro você nunca interage diretamente com os Sardinis. Na verdade, eles nem conseguem te ver - já que você é, afinal, um fantasma. A jogabilidade é baseada em assustá-los um por um, então a única maneira que você pode fazer isso é assombrar seus móveis e objetos pessoais. 

A maioria dos objetos da casa pode ser manipulada, na qual você move seu personagem para perto do objeto e uma luz pisca no objeto. Dependendo da cor, determinará em que estilo o objeto será assombrado. 



A luz azul significa que, quando você interagir o objeto, ele tremerá violentamente e chamará a atenção do Sardini que está na sala. Eles examinarão o objeto, para o qual uma boa animação do objeto ganhando vida e a reação da pessoa igualmente boa vai acontecer. 


A luz amarela significa que você precisa permanecer nesse objeto até que um membro da família Sardini apareça para tomar o susto.


Enquanto aluz verde permite controlar o objeto para assustar os Sardinis como um avião de controle remoto ou uma cadeira que voa pela sala.


Cada objeto em cada um dos comodos das quatro casas ao longo do jogo tem uma animação diferente, e o principal atrativo do jogo é justamente ver os efeitos de cada objeto que você pode possuir. 

Um exemplo seria possuir a TV e assistir ao membro da família Sardini investigá-la, apenas para que a pessoa na tela saia da TV e assuste eles. Ou ter uma estátua de cupido ganhando vida e realmente atirando flechas na família inocente. Ou assombrando uma guitarra e o braço se transformar em uma cobra que cospe fogo. Ou pular em um carro e um corpo desmembrado aparece no porta-malas. Ou habitando uma serra elétrica e ... bem, você entendeu. As animações das reações dos Sardinis são bem legai stambém. Assustar a mãe muitas vezes faz com que ela desmaie, enquanto a maioria das outras apenas agita ou cai a calça. Meu favorito é quando eles mijam no local, deixando uma poça de urina no chão.



Entretanto, por mais legais que sejam as animações, o problema é que isso é tudo que você faz no jogo. Vá até o comodo onde está o membro da familia, use os objetos daquele cenário, repita até ele fugir para outro quarto, o siga, repita. Repita até ele fugir da casa, passe o próximo membro da familia. Repita o procedimento.

Repararam em quanta repetição temos aqui sobre um jogo que é basicamente Night Trap com visão isométrica? Pois é, isso é um grande problema - o jogo se torna cansativo antes de você terminar a segunda casa. Talvez antes.



Para adicionar ofensa a injuria, o jogo não se resume a assustar. Para permanecer na terra dos vivos, você deve manter sua barra de ectoplasma. Você perde o ectoplasma para cada susto que realiza, mas pode recuperar algum quando assusta um membro da família Sardini fora de casa, pois, de alguma forma, eles deixam um pouco. 

Se você ficar sem ectoplasma, você será enviado de volta para o inferno onde precisa recuperar a barra de ectoplasma e evitar obstáculos os capirotos te capirotando. Você também pode adquirir feitiços nesse modo, como o Boo-Doo (que permite atirar um objeto explosivo nas pessoas) e o Ecto-Xtra (que dobra a quantidade de ectoplasma que ganha após assustar alguém). Você só pode fazer um feitiço uma vez por casa e, infelizmente, eles não são muito úteis.



A fase do inferno é onde você pode morrer... de novo... onde você pode tomar game over. Para piorar, mais pra frente a casa se enche de outros fantasmas que drenam seu ectoplasma se encostarem em você, então você tem que desviar dos outros encostos para ativar as traps. O que significa que você vai passar muito tempo indo e voltando do inferno e...

... bem, é isso o jogo. Quero dizer, TODO ele é só isso. É incrivelmente repitivo e a coisa de ficar indo e voltando do inferno acaba com sua paciencia antes cedo do que tarde.

Apertando Start abre um mapa de onde estão os membros da família na mansão

Eu realmente gosto da ideia de jogar como o "vilão" da história atacando as vitimas. Como eu disse, é um conceito bem original que nunca foi tentado antes e poucas vezes depois. Na verdade acho que eu consigo lembrar de Trapt do PS2 e esse é um jogo tão obscuro que eu devo ter uma das 11 pessoas no mundo que conhecem ele (sendo que 7 são a equipe que fez o jogo).

Porém não tem como ignorar o fato que por mais legais que sejam as animações, o jogo foi feito pela mesma equipe de desenvolvedores de PAPERBOY e isso é algo que dá muito na vista: esse é um jogo que cansa suas boas vindas mais cedo do que tarde. Valeu a tentativa, eu suponho...

Terror é essa fonte verde

PREVIEW NA EDIÇÃO 038