O jogo de hoje é um jogo bem estranho. Não ruim, não incompreensível, apenas... estranho. Quer dizer, eu entendo que um jogo como o SUPER GALO ALFREDO exista, é um joguinho de plataforma ok com um galo que se chama Alfredo. Eu entendo isso.
O que eu não entendo (e sequer sabia) é que existe UMA FRANQUIA INTEIRA de jogos do Galo Alfredo! Tipo... pq? Pra que?
A capa europeia do jogo não possui o letreiro de Monthy Python. Curiosamente essa é uma rara capa europeia que tem texto apenas em ingles, normalmente tem nas 58 linguas que se fala na Europa |
O Galo Alfredo foi lançado como um jogo de plataforma para o Amiga em 1993, e a partir disso recebeu versões para Nintendinho, Super Nintendo, Game Boy, Amiga CD, Game Boy Color e o último jogo da série foi lançado para Playstation 1 em 2002. Nove anos, nove anos de Galo Alfredo. Mais uma vez... pq?
Bem, ao menos isso tem uma resposta... só que a resposta é mais bizarra ainda do que uma franquia de jogos do Galo Alfredo, acredite se quiser.
Pois saiba Super Alfred Chicken teve uma das campanhas de marketing mais bizarras da história dos videogames. Você pode achar que as propagandas da Sega são bem bizarras (eu realmente preciso lembrar da dominatrix alemã que vira uma poltrona?), mas nada se compara a lenda do lendário Super Galo Alfredo! Como? Bastante simples: em 1992 o governador de Christchurch na Inglaterra faleceu restando ainda dois anos de mandato. Logo, foram organizadas eleições para um novo governador.
Tá, mas e daí? Bem, daí que o diretor de marketing da Mindscape, Karl Fitzhugh, viu uma oportunidade: pagando a taxa de 500 libras, ele fundou o ALFRED CHICKEN PARTY. Sim, o Galo Alfredo disputou uma eleição para governador.
Usando o espaço politico para divulgar o jogo, com direito a mascotes vestidos de galinha e tudo, o resultado é que o Galo Alfredo não apenas tornou o jogo popular no Reino Unido, como conseguiu 18 votos na eleição. E sabe o que é pior? Ele não foi o último colocado, teve um partido DE VERDADE (a Rainbow Aliance teve 16 votos no total).
Amigo, sério, se você perdeu na eleição para o GALO ALFREDO, está na hora de você rever suas escolhas de vida. A coisa foi tão bizarra que o parlamento britanico promoveu mudanças nas eleições e nos registros de partidos para... bem, para que uma coisa dessas nunca mais acontecesse.
Dito isso, vamos olhar de perto esse sucesso das urnas... O SUPER GALO ALFREDO!
Sabe, o visual do jogo precisa ser antes de tudo porque ele ilustra muito bem toda a coisa sobre esse jogo. Os gráficos não são feios nem nada, apenas eles meio que ... não encaixam. Veja o galo Alfredo, por exemplo, de todos os mascotes dos anos 90 ele é um dos mais esquecíveis. E sequer parece com um galo, ele parece mais o Pica-Pau Alfredo do que o Galo Alfredo, e enquanto você não quer socar a cara dele com um paralelepípedo como é o caso do Bubsy, mas não tem nada dele que não pareça que você está apenas olhando um anúncio genérico de tele-frango.
E essa é a coisa sobre Alfred Chicken. Nada se destaca e, infelizmente, não são apenas os gráficos já que isso não passa de um jogo de plataforma em termos de jogabilidade - pule, mate inimigos, colete itens, alcance o fim e assim por diante.
Claro, o objetivo em quase todos os jogos de plataforma é exatamente esse: chegar ao fim, coletar coisas, etc. No entanto, o galo Alfredo não faz nada para apimentar as coisas. Não há uma mecânica única que se destaque, o que é uma pena, porque, em termos estritamente técnicos, é um título decentemente feito, com controles responsivos e tudo mais ... mas simplesmente não vai a lugar nenhum com isso, a única coisa entre nosso protagonista avícola e a porta de saída (ou balão) nada mais são do que algumas criaturas fáceis de lidar, armadilhas simples e puzzles simplistas.
E isso não é apenas simplista, mas também é insanamente fácil. Ou seria, se o jogo não tivesse equilibrado essa "facilidade" de uma forma preguiçosa e artificial: Alfredo morre com um hit - o que torna a segunda metade do jogo insanamente desafiadora - e, como dito, de forma artificial. Uma dificuldade alta seria ... gerenciavel... em um jogo divertido. Mas Galo Alfredo nem de perto é esse jogo.
É um joguinho de plataforma apenas ok - ainda que funciona - na sua primeira metade, e então passa a ser injogavel a partir da segunda.
Existe uma razão pela qual muitas pessoas se lembram de alguns jogos realmente atrozes, assistem a vídeos engraçados feitos sobre eles e assim por diante, mas quase ninguém lembra de Alfred Chicken. As vezes é melhor ser ruim, mas lembravel, ao invés de ser majoritariamente decente ... e ser tão insignificante quanto um jogo pode ser.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 058
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 002
VERSÃO PARA NINTENDINHO
Edição 002