sábado, 17 de setembro de 2022

[#976][Jul/96] TIME COMMANDO


Abrirei este texto com uma revelação bombástica e chocolática, uma que não acontece todo dia: eu admito que errei. Sim, é inacreditavelmente raro, mas eu erro também.

NÃO É TÃO RARO ASS...

Este evento único em uma geração se deu quando eu falei ontem ainda de ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Iron & Blood: Warriors of Ravenloft que era uma boa ideia fazer um survival horror de Ravenloft, só mais focado no melee. Então, sobre isso...

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

[#975][Out/96] ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS: Iron & Blood: Warriors of Ravenloft

O jogo tem dois ":" e "&" no título, não vejo o que possivelmente pode dar errado aqui


A vigília noturna é um trabalho solitário. Ao seu redor, seus companheiros estão aconchegados em seus sacos de dormir ao redor de uma lareira crepitante. Você, por outro lado, está totalmente acordado e pronto para se proteger contra os perigos da noite. Ou assim você pensa. Sua armadura é pesada e incômoda, e o vento tem um jeito de encontrar as costuras de sua armadura, lançando o frio direto em seus ossos. O fogo que seus companheiros desfrutam não oferece conforto; poderia muito bem estar do outro lado da terra. A fadiga e o frio ameaçam arrastá-lo para baixo, mas os sons o mantêm acordado. O pio de uma coruja distante. Ou é um urso-coruja? Esse lobo está uivando para a lua ou sinalizando para sua matilha a presa fácil em seu acampamento? Seus olhos se esforçam, tentando se concentrar. É difícil ver qualquer coisa através da névoa espessa que se instalou. Ao seu redor há uma sensação de malícia, como duas mãos gigantes apertando você entre elas.

Você corre de volta para o fogo para acordar seus companheiros. Mas não há fogo. Não há mais companheiros. Há apenas você, a noite e o nevoeiro.

Quando você pensa em Dungeons and Dragons, qual é a primeira coisa que te vem a mente? Muito provavelmente um grupo de aventureiros bem armadurados metendo o pé na porta, matando e pilhando masmorras... e dragões. Bem, esse é o nome do jogo, afinal.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

[#974][Out/96] MORTAL KOMBAT TRILOGY

Se você é um grande fã dos três primeiros jogos de Mortal Kombat, mas sempre teve problemas para qual jogar... você tem problemas EXTREMAMENTE especificos na sua vida... mas de qualquer forma então você está com sorte porque a Midway resolveu o seu problema: você não precisa escolher pq eles lançaram todos os Mortal Kombat em um só.

Para os outros que não tinham esse problema, ou seja toda raça humana, esse jogo aqui é apenas um DLC de ULTIMATE MORTAL KOMBAT 3

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

[#973][Set/96] 9: The Last Resort



Quando eu escrevi sobre MYST, eu não fiz exatamente questão de ser criptico sobre o quanto o jogo falhou em me impressionar (o que é uma forma gentil de dizer que achei tenebrosamente ruim). Mas por mais que eu não tenha gostado do jogo em si, eu não tenho como negar o seu impacto cultural na época. Quer dizer, até tenho, mas estaria errado.

MYST passou a ser distribuído como um "jogo para quem não joga videogames", meio que um tataravô da ideia do Wii se preferir, e de fato muita gente que nunca tinha prestado atenção em videogames passou a faze-lo. Como Robert de Niro.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

[#972][Mar/96] KIRBY SUPER STAR


Nossa história de hoje começa com um dos nomes mais proeminentes e relevantes da industria dos videogames: Masahiro Sakurai.

O FAMOSO... QUEM?

domingo, 11 de setembro de 2022

[#971][Set/96] VIRTUA FIGHTER 3


Sega, Sega, Sega... o que eu faço com você? Sabe, não é segredo que um dia nessa retrospectiva a Sega vai oficialmente chutar o balde e deixar o ramo dos consoles porque todo mundo sabe que hoje ela não existe mais como criadora de hardware. E esse será um dia muito triste nesse blog, pq eu amo contar as histórias da pataquadas da Sega - como deu pra notar, né?

E Lutadors Virtuais 3 é um caso particularmente interessante nessa história.

sábado, 10 de setembro de 2022

[#970][Dez/95] FAR EAST OF EDEN: Tengai Makyou Zero


Uma coisa que eu me pergunto de vez é como seriam os jogos de Super Nintendo hoje se houvesse sido continuado o desenvolvimento de jogos para o console. Você sabe, a tecnologia de hoje mas usando o mesmo hardware de 1990, que tipo de jogos teriamos?

Bem, a resposta mais realista que eu consigo imaginar é que simplesmente seria instalado um computador no próprio cartucho - tipo um raspberry pi - e ele faria o pesado do processamento por si só. Sim, as vezes eu penso isso, eu sou divertido em festas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

[#969][Set/96] KIZUNA ENCOUNTER: Super Tag Battle


E seguindo nossa sanha de jogos que ninguém absolutamente lembrava mas que mesmo assim ganharam uma continuação, o que aparentemente é uma coisa agora por alguma razão, anteriormente eu falei de DARK SAVIOUR a continuação inesperada de LANDSTALKER para Saturn e hoje eu vou falar de nada menos do que a continuação de SAVAGE REIGN.

E sim, eu sei que você não lembra nem remotamente que pachorras é um SAVAGE REIGN ou pq ele ganhou uma continuação, mas a verdade é que... bem, nem eu sei realmente. Quer dizer, o melhor que eu pude especular na época é SAVAGE REIGN foi criado exclusivamente para preencher o espaço dos anos 2000 nos jogos da SNK pq eles tinham ART OF FIGHTING ambientado nos anos 80 e FATAL FURY: The King of Fighters nos anos 90. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

[#968][Ago/96] DARK SAVIOUR


Vocês lembram de LANDSTALKER? Bem, provavelmente não e nenhum juri do mundo o condenaria por isso. Com efeito, acho que apenas eu e mais quatro pessoas no mundo lembram desse jogo, todas acometidas por traumas encefálicos que gravaram para sempre imagens aleatórias em seus cerebros.

Para aqueles mais afortunados que eu, ou seja os que não lembram desse jogo, LANDSTALKER foi a tentativa da Sega de fazer um Action RPG onde você joga com um protagonista de pés avantajados e enquanto o jogo não é terrível per se, terrivel foi a ideia de tentar diferenciar o jogo de THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST. Como diferenciar este Action RPG do mais influente Action RPG jamais produzido, vc pergunta? Quem sabe não colocar seu protagonista como um elfinho-like? Nah, vamos tentar... usar camera isométrica em um jogo de plataforma onde medir a distancia e profundidade dos saltos é fundamental. Uau, genial Sega, o que possivelmente poderia dar errado?
 

Porra Sega, aí é dificil te defender, né amiga? Bem, seja como for, um fato menos conhecido ainda é que esse jogo teve uma continuação lançada apenas no Japão com uma protagonista feminina e por isso mesmo chamada - e eu não to de sacanagem com vocês aqui - LADY STALKER e absolutamente ninguém viu nada de errado com isso!


Caceta, Sega... bem, de qualquer forma, pq eu estou falando disso? Ora, pq um fato menos MENOS conhecido ainda sobre esse jogo é que ele teve um sucessor espiritual para o Sega Saturn. Embora não se chame "stalker" de maneira alguma, dá pra dizer que esse é o terceiro jogo da série. Uma série que tinha uma ideia bem ruim... executado em um hardware desgraçado que absolutamente ninguém sabia programar direito. 

O que POSSIVELMENTE poderia dar errado, não é mesmo? É o que veremos a seguir.