quarta-feira, 22 de agosto de 2018

[AÇÃO GAMES 012] TOM & JERRY: The ultimate game of cat and mouse (NES, 1991) [#152]



Tom e Jerry para o Nintendinho é... bem... um jogo para Nintendinho. Definitivamente ele é um jogo, e definitivamente foi lançado para NES e... gente, eu vou ser bem honesto com vocês: eu não tenho muito o que tirar desse daqui. Quer dizer, é um dos jogos mais ok que eu já joguei na minha vida.

Ele não é ruim, mas não é bom também. Os controles respondem ok, os gráficos são ok, a música é ok... é um jogo bem mediano em todos os sentidos que essa palavra pode ser imaginada. Então ao invés de perder dez anos de vida tentando expremer um texto desse jogo mais sem gosto que chuchu com açucar demerara, vou fazer algo mais legal: enquanto posto algumas imagens do jogo, vou contar a história real de Tião e Jaime!

Se você acha que o nome oficial do jogo é desnecessariamente longo... saiba que o jogo concorda com você, na tela titulo aparece só "Tom & Jerry (e Tuffy)". Vou supor que Tuffy é aquele ratinho cinza bebe que aparecia as vezes, mas definitivamente não é descolado o bastante para aparecer de óculos escuros na tela titulo

Por volta dos anos 30, nos Estados Unidos, os cinemas usam um modelo de negócios chamado "Double Feature", que era dois filmes pelo preço de um. Você pagava seu ingresso e assistia dois filmes, e tentava assistir 4 se escondendo embaixo da poltrona o que totalmente nunca funcionou porque todo mundo te via ali, Jorge. Francamente, você está ridiculo.

Mas então, normalmente a carta do cinema vinha com um grande blockbuster - ou um filme com nome de peso, pelo menos - e outro... menos prestigiado ... (daí o termo "filme B" que usamos até hoje para produções de segunda mão). Só entre um filme e outro passavam noticias (lembre que isso foi antes da televisão e era época de guerra, as pessoas queriam ver o pipoco comendo!) 


Uh oh, aquele maldito gato está de volta aos seus velhos truques de novo! Desta vez é sequestro e tentativa de homicídio.


Jerry precisa de um jogador prestativo para controlar remotamente seu corpo através de um NES porque ele é muito preguiçoso para salvar o dia sozinho. Eu não estou gostando da ideia de perigos ocultos. Eu gosto que meus perigos sejam claramente visíveis.


Eu acho que o nome dele na dublagem do SBT era Espeto, mas não tenho certeza nem me importo o suficiente para pesquisar no Google.

Tais quais as empresas de games dos anos 90, nessa época todos os grandes estudios investiam em curtas animados de mascotes aprontando altas estripulias para ir passando enquanto as pessoas compravam pipoca, iam dar aquele senhor cagão ou apenas passavam do lado da poltrona da crush para ver se rolava aquela olhadinha esperta no tornozelo a mostra. A Universal tinha o Pica-Pau, a Warner Bros tinha o Pernalonga, a Disney tinha o Mickey Mouse mas a Disney era uma empresa meio bosta naquela época e ninguém dava nada por ela. E a MGM tinha as aventuras de um gato cinza e um rato marrom morando na mesma casa e aprontando altas confusões:

Jasper e Jinx



Lembre-se que estamos falando de animações para coisas para adultos nos anos 30, que passavam no cinema assistirem no cinema a noite, então o humor era bastante fisico e não raramente sádico (com efeito, quando Walt Disney propos fazer um longa de animação, Branca de Neve e os Sete Anões, as pessoas duvidaram que ele teria piadas o suficiente para encher o filme, afinal para o que mais uma animação serviria?). Boa diversão, eu te digo.

Com o sucesso de sua animação "Puss get the boot", Jasper e Jinx acabaram se tornando uma série recorrente nas sessões double feature da MGM - apenas que com um nome melhor: Tom & Jerry.

Como no jogo SNES, Jerry pode atirar bolas de gude (ou o que for) contra inimigos para matá-los em um par de acertos ou menos, e ele tem um suprimento infinito desses. Infelizmente ele arremessa como um rato, então eu tenho que chegar bem perto para acertar qualquer coisa. Tentei pular para conseguir um alcance extra, mas isso também altera o arco de lançamento, então é difícil julgar onde as bolas vão acabar.

Seus criadores, William Hannah e Joseph Barbera, se tornaram grandes nomes da animação e quando a MGM fechou as portas eles fundaram seu próprio estudio e... bem, eu não preciso realmente explicar quem é a Hannah-Barbera, né?

Quanto ao Tom e Jerry, depois de um sucesso estrondoso nos cinemas com mais de 100 episódios, a transição para a televisão não foi exatamente... suave. O desenho passou a ser produzido na Tchecoslováquia com o orçamento de dois cupons de comida e uma semana de férias no Gulag do tio Stalin. O resultado, obviamente, foi menos do que espetacular.


Mesmo quando eu era criança, eu achava esses episódios horríveis. E olha que criança aceita qualquer merda! Bem, mas é claro, eu sou um floquinho de neve especial porque os desenhos da era comunista de Tom e Jerry foram um sucesso estrondoso na época, desbancando os Looney Toones pela primeira vez em dezesseis anos! Deus, o quão entediadas eram as pessoas daquela época?

Um fato curioso: para evitar ser ligado ao comunismo, o desenho ocidentalizou os nomes checos de sua equipe nos créditos de abertura dos curtas (por exemplo, Stêpan Koniček tornou-se "Steven Konichek" e Vaclav Lidl tornou-se "Victor Little")

Todas as fases, a exceção das fases de chefe, são aqueles estágios tipo labirinto onde você tem que achar a saída. Tenho que dizer que o level design é realmente intrincado e as fases são surpreendentemente longas - o que é um problema em um jogo onde absolutamente tudo te causa dano. E eu não lembrava do Jerry ser tão pequeno, ele é menor que um fusível!
Só que mais ou menos nessa época o grande nome da animação da Warner, responsavel por moldar a turma do Pernalonga como conhecemos hoje, havia acabado de ser demitido e todos os estudios de animação mandaram um "oi sumido" quase que imediato para Chuck Jones. Como resultado, a MGM levou o boy magia para casa e assim começou a fase de Tom e Jerry desenhada pelo velho Chuck, e se você pensar bem essa é a fase de Tom e Jerry que mais parece com os desenhos do Papa-léguas e o Coiote Willy.


Por volta dos anos 70, Hannah-Barbera realizaram um sonho de longa data e adquiriram os direitos dos personagens que eles haviam criado trinta anos atrás. Se você lembra, as animações da Hannah-Barbera eram quase animes de tanta economia de gasto que tinha, mas especialmente para Tom e Jerry eles fizeram questão de fazer uma animação redondinha, pq né gente, era muito amor.

Embora Tom e Jerry nunca tenham recuperado o orçamento de quando eram curtas feitos para o cinema, é seguro dizer que a fase na Hannah Barbera foi onde os episódios tiveram mais qualidade depois disso, dava para sentir quanto eles realmente gostavam desses personagens. Na verdade, grande parte do sucesso de Tom e Jerry vem justamente do quão bem cuidada a animação é: quando um personagem é atingido por alguma coisa, você não tem a sensação de que é uma massa amorfa de animação que vai virar uma poça no chão e voltar a sua forma normal em poucos segundos, parece que aquele impacto atingiu alguma coisa de verdade... mas ao mesmo tempo você não fica com a sensação que ele REALMENTE se machuou, então é engraçado. É um equilibrio muito dificil de se atingir.

Parece que eu posso equipar outros itens que encontrei ao longo do caminho, como este poder de bolha que acabei de desperdiçar para subir essa escada mais rápido. E então imediatamente perdi quando uma gota de água me fez cair de novo.

Os animadores de Tom e Jerry sabiam que quanto mais sólido você sentisse que eles fossem, mais você entenderia a dor que eles sentiram, e isso seria mais engraçado. Outro exemplo: nos primeiros episódios de Tom e Jerry, Tom fazia som de gato mesmo (aquele "fsssssssssshhhhhh") e você associava isso com um gato de verdade se machucando, o que não é nem um pouco engraçado.

Eventualmente o grito do Tom foi alterado para isso:


Ah, perfeição.

Viu o que eu disse? O equilibrio entre parecer real, mas não demais para que seja engraçado e não triste. William Hannah pessoalmente dublou cada um dos gritos do Tom, e se isso não é um trabalho de amor eu não sei mais o que seria.

Tom e Jerry não quebrou nenhuma barreira ou inventou nada particularmente novo, apenas faz o que eles fizeram tão bem, Hannah e Barbera colocaram em prática um conhecimento monstruoso de como o humor físico funciona.

A terceira fase de cada mundo é uma luta de chefe contra o Tom, e as bolas de gude dele são maiores! Eu acho que tenho que pular lá naquelas coisas flutuantes, e atirar bolinhas de gude nele, ou algo assim.

E eu perdi outro continue. Espero ter algumas (ou infinitas) dessas coisas. Tom nem sequer reage à morte do seu inimigo. Ele manteve sua raiva e amargura por muito tempo e se tornou uma casca vazia de uma criatura, incapaz de empatia ou alegria.
... mas se é tão bom, então porque não vemos mais desenhos de Tom e Jerry?

Bom, boa sorte com isso nos dias de hoje. Me permita dar um exemplo: nos primeiros episódios de Tom e Jerry, a dona do Tom é uma mulher negra e gorda. Isso porque ela foi inspirada em Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a ganhar um Oscar (como atriz coadjuvante em "E o Vento Levou"). Esses episódios são banidos em muitos países, e fazem choverem textões por toda parte quando eventualmente passam porque em 2018 ter uma personagem negra inspirada em uma figura histórica importante do cinema em uma posição de poder é... racista, eu acho? Enfim, não precisa ir muito longe para imaginar porque Tom e Jerry não funciona com a geração "eu quero que a TV crie meus filhos no meu lugar".

Mas isso não muda o fato que Tom e Jery foi uma obra prima do seu tempo, uma maestria em humor fisico e um dos melhores desenhos animados de todos os tempos. E se alguém te disse o contrário:



A quantidade de baratas nessa fase da cozinha é realmente incomoda, sabe? Bem, quanto ao jogo, como eu disse não parece tão ruim assim. A música fez o seu melhor para destruir minha sanidade, mas a jogabilidade é razoavelmente sólida, os gráficos são decentes para um jogo da NES, e além da dificuldade filhadaputamente alta, o jogo realmente não fez nada para me irritar. Eu não acho que vou querer jogar de novo, mas definitivamente o NES pode fazer bem pior que isso.