domingo, 19 de agosto de 2018

[AÇÃO GAMES 012] CAPTAIN AMERICA AND THE AVENGERS (NES, 1991) [#151]



Muito antes dos heróis da Marvel serem tão populares que até sua crush sabe o nome deles, os Vingadores eram apenas coisas restritas a circulos nerds e sua mãe totalmente reagiria dizendo algo como "bem, eles não devem ter dinheiro para chamar a Liga da Justiça". Isso não impedia a Marvel de tentar emplacar sua grande equipe B (anos luz de popularidade atrás dos X-Men) onde podia, e é claro que isso significava um bom e velho arcade Beat'n up.

Assim nascia "Captain America and the Avengers", em que o Estevão Rogers, o Gavião Arqueiro, Homem de Ferro e o Visão juntavam forças para derrotar hordas de minions e alguns vilões da Marvel com os mesmos ataques só usando sprites diferentes.

É o que eu me pergunto todo dia antes de ir trabalhar, Capitão Rogers. Todo dia...
Mas bem, um arcade de sucesso não está realmente completo sem um port para consoles domésticos, para alegria de todas as crianças que usaram o truque "é como jogar um fliperama em casa sem gastar com fichas!" em seus pais para ganhar um Nintendinho. Ou um Master System, caso você fosse adotado.

Quando se tratava de trazer jogos de arcade para o NES, os desenvolvedores normalmente tinham uma de duas opções: criar um port graficamente inferior e uma experiencia de jogabilidade rebaixada em comparação com o arcade (ou seja, Ghosts N 'Goblins da Capcom, TMNT II da Konami)m ou simplesmente pegue o nome do jogo e fazer algo completamente diferente (por exemplo, o Bionic Command da Capcom.) Ao trazer Capitão América e Os Vingadores para o NES, a Data East escolheu a segunda opção.

Mas seria essa a opção correta?


Bem, para começar o jogo apresenta um grande corte de elenco aqui: de todos os Vingadores disponíveis, você pode jogar apenas com dois - e mais a Vespa dando backup, mas você não joga com ela realmente. Então se você pudesse escolher entre todos os Vingadores, quais seriam suas duas primeiras escolhas?

Certo, Capitão America está no nome do jogo, então você meio que espera jogar com ele, mas e qual a outra vaga? Se você pensou na super força do Hulk, na versatilidade do Homem de Ferro, em todos os poderes do Visão (sejam eles quais forem), na habilidade de sobreviver enquanto todos seus entes próximos morrem diante dos seus olhos do Thor ou apenas ser a Scarlett Johansson, bem, pense novamente! Porque aqui jogaremos com o queridinho do publico, o Gavião Arqueiro!

O que? Vai dizer que o Gavião Arqueiro não é a sua primeira escolha?


... eu tenho um mal pressentimento sobre isso. Seja como for, o Mandarim sequestrou dois dos Vingadores mais poderosos - o Homem de Ferro e o Visão - e agora cabe a dois dos mais Zé Orelha resgata-los. Eu não tenho muita certeza de como isso aconteceu, mas acho que esse plano parece bastante sólido, tenho que te dizer.

Mas, apenas para redobrar o seu prazer, eu preciso te lembrar que estamos em 1992 e por isso nossos heróis salvarão o dia...


 ... usando o uniforme dos quadrinhos! Sabe, eu começo a entender da onde o bullying com nerds vinha, eu faria bullying em mim se eu me visse lendo uma revista sobre esses caras.


Enquanto isso, a Vespa tem um sério problema em piscar e te dá informações uteis sobre o jogo. Claro, considerando que Janet van Dyne é uma Vingadora muito mais poderosa que os dois juntos, não seria minha escolha deixa-la sentada na sala de TV sendo o cara da cadeira. Por outro lado, os poderes dela não são facilmente adaptaveis para um jogo de Nintendinho, e tem a coisa dela ser uma mulherzinha, né? Qualé, vocês já tem um jogo da Barbie, deixem alguns videogames para nós meninos!


O mapa do jogo funciona como um tabuleiro, não tão diferente de Mario 3 afinal, e nossos heróis começam separados. Cada passo os joga em uma nova fase, porém diferente de Mario 3 você é obrigado a jogar cada "casa" do tabuleiro, você não tem a opção de apenas não repetir as fases que você já terminou. Então, escolha seu caminho cuidadosamente.

Adicionalmente, entendi porque eles escolheram o Gavião Arqueiro e o Capitão América para esse jogo, são os tem uma letra na testa e isso os torna facilmente identificaveis na tela do mapa. O que significa que na improvavel chance de fazerem um remake desse jogo em 2018, posso contar com a possibilidade de ter um DLC do Gaara


Surpreendentemente, o jogo é bastante bom de se jogar. Acertar coisas com o escudo-bumerangue do Capitão América é satisfatoriamente divertido, e a variedade de movimentos do Cap é bastante boa para um jogo de Nintendinho também. Ele não apenas pode jogar o escudo mas pode pular em cima dos inimigos e usar o escudo para esmaga-los (a moda Mario) apertando para baixo, e quando ele está parado...


... o escudo reflete tiros também! E quando o escudo está viajando, o Capitão é mais do que proficiente em socar os inimigos com os punhos da justiça! Sua única fraqueza é que ele só pode atirar o escudo para frente, não para cima ou para as diagonais, e ele não arremessa o escudo pulando. Tudo bem, cap, ninguém é perfeito (a menos que esse fosse o jogo "Wonder Woman and Black Widow vs the Ooze Ring",  aí seria perfeito).


De qualquer jeito, seu objetivo na fase é achar essas bolas brilhantes, ao pega-la aparece a mensagem "Exit" e você pode sair da fase. Se chegar ao final da fase sem ter pego esse item, simplesmente nada acontece e você tem que voltar para encontra-lo.


Adicionalmente, o Capitão ainda pode rodopiar como se fosse o Sonic. Eu não tenho certeza se isso realmente faz alguma coisa - certamente eu tomei dano atacando inimigos com isso - mas é sempre uma habilidade legal de se ter, de qualquer maneira. Aposto que o Gavião Arqueiro não faz isso.


Oh merda, a plataforma se moveu no último segundo! Quem coloca plataformas flutuantes a jato em uma floresta de qualquer maneira? Por que eles não poderiam ter uma ponte antiquada, normal e sensata que fica parada e não sai do caminho quando eu pulo nela?


Bem, agora estou na água. A boa notícia é que, ao contrário do que poderia se esperar de um jogo de NES, estou totalmente ileso! Acontece que eu posso apenas andar pela água sem problemas. Eu nem sequer fui levado para o começo do nível ou o que quer que seja. Uau, seria possivel que a Data East apenas queria que a gente... se divertisse jogando esse jogo? Estou impressionado de uma forma positiva.


Bem, terminada a fase do Steve Rogers, é hora de por o Barton Clint pra jogo. Hm, isso totalmente parece um tipo de inuendo sexual, né? Mas enfim, para surpresa de absolutamente ninguém, o Gavião Arqueiro é mais fraco que o Cap (ele precisa de mais hits para matar os inimigos), e o pulo dele é mais baixo também. Sua principal vantagem é que ele atira mais rápido - dá pra disparar umas duas flechas no tempo que o escudo do Capitão vai e volta - e também ele não apenas atira nas diagonais e para cima, como pode atirar pulando...

... não, espera, isso é impressionante sim!

São dois personagens bastante diferentes que acabam gerando modos de gameplay bastante diferentes. Uau, a Data East realmente colocou algum esforço nesse jogo para gerar uma experiencia interessante. Em um jogo que era pra ser só um port safado do arcade que ia vender de qualquer jeito apenas pelo "yay, vou jogar um fliperama na minha casa!". É um jogo bem pensado até, olha só...

E sabe, o uniforme do Hawkeye é BEM idiota, mesmo para os padrões da época, mas ele até que funciona nos sprites de 8 bits do NES.


Oh não, parece que para chegar até o próximo nível eu terei que passar pelo terrível Homem-shuriken. Ou será que meu inimigo será o grande nemesis do Gavião Arqueiro, o temível...


... TORNADO TEXANO!

...

...

... meu deus, nós nerds totalmente merecemos sofrer bullying mesmo...


A boa notícia é que não, você não enfrenta o Tornado Texano. A notícia ruim é... onde diabos eu estou, a dimensão do xadrez? Porra, esse tela de fundo está fodendo com meus olhos. E robô Donkey Kong do universo negativo está chutando minha bunda com esses barris, então eu preciso colocar minha cabeça de volta no jogo, e rápido.

O problema é que o único jeito de causar dano nele é acertar o barril para que ele exploda na cabeça do DK-neg, e o barril está muito alto para o escudo do Capitão América. Até da para dar voadoras, mas não é muito prático. Eu nunca achei que diria isso, mas o Gavião Arqueiro com sua habilidade de pular e atirar seria mais util aqui...

... não, espera, o Gavião Arqueiro sendo mais util que qualquer outro membro dos Avengers? Deus, eu estou mesmo na dimensão negativa!


Depois de fracassar com o Capitão, o Gavião salva o dia! Nada mais é sagrado! De qualquer forma, após derrotar o cara do barril mais esses dois caras surgem, e um deles é praticamente impossível atingir sem as flechas, então esse é um trabalho para o cara que se veste como ninja do Mortal Kombat!

Quando um dos seus personagens é derrotado ele é capturado e spawna em um ponto aleatório do mapa. Para impedir o Game Over, você tem que ir com o que sobrou até onde ele está (fazendo uma fase a cada pontinho no mapa) e então terminar aquela fase para resgata-lo. O que é uma bosta, honestamente. Porém eu aprendi algo interessante com isso: se os dois personagens estiverem no mesmo lugar do mapa eles passam a andar juntos e você pode alternar entre eles nas fases!

Das coisas ruins nasce algo bom, é o que eu nunca digo!


Capitão América  e Hawkeye se provam uma dupla muito eficiente, afinal. O capitão é forte o bastante para despachar inimigos que correm para cima de você antes que eles te causem dano, e o Gavião consegue atingir inimigos e abrir itens (essas caixinhas com S) que o escudo do Capitão jamais alcançaria.

Você quer especialmente acertar essas caixas de "S" porque elas podem dropar esse itens 5 que não tem função nenhuma alem de dar pontos, ou podem dropar corações que enchem sua vida... ou fragmentos da joia do infinito do poder. Coletando 100 deles você aumenta a força do personagem até um total de 4 aumentos de poder - o que significa um total de 800 framentos para maximizar os dois personagens. Isso acarreta em uma evolução notavel de personagem - já que precisam menos hits para matar os inimigos - e é bastante satisfatório sentir que seu personagem evoluiu para conseguir derrotar inimigos com um só hit.

Boa diversão, progressão de personagem, controles responsivos, chefes que são de fato vilões da Marvel e não personagens genéricos criados em cima da hora (né, jogo do Batman?). Os chefes incluem, alem do proprio Mandarim, figuras como Ultron, Ossos Cruzados (mais conhecido como "o cara que explodiu a bomba e deu toda a merda em Civil War aaaaaah esse cara") e a versão mais homoerótica jamais concebida do Caveira Vermelha que você jamais verá em sua vida:

Sério, quem desenhou esse caveira vermelha? O 4chan?

Sem dúvida Captain America and the Avengers é um jogo muito sólido para o NES, e só tem uma coisa que o impede de galgar patamares ainda mais altos na escala da biblioteca do Nintendinho:
os níveis não são variados e interessantes, eles vêm em apenas alguns tipos que se repetem com outra paleta de cores: floresta, canteiro de obras, armazém e ruas da cidade. A única mudança sendo, digamos, para um armazém em Nova York e um na Califórnia é que tem paredes cor de laranja outro tem verde. Tecnicamente os mapas são diferentes, mas os mesmos elementos gráficos são usados então você tem a sensação que está jogando a mesma fase várias vezes ... 

... isso quando não ESTÁ jogando a mesma fase várias vezes, já que você é obrigado a terminar todas as fases por onde seu bonequinho anda no mapa. Adicionalmente, as vezes você tem que rejogar as fases iniciais para farmar fragmentos de gema do infinito para upar seus personagens, pq os minions vão ficando progressivamente mais fortes conforme você avança no mapa e se você não acompanhar é hail hydra, motherfucker!

Essa repetição acaba tornando o jogo mais cansativo do que ele precisava ser

Tenho que dizer, essa é a animação de voadora nas fuças mais satisfatória que eu consigo lembrar no Nintendinho


Eu aprecio o esforço que Data East colocou em fazer o Capitão América e Os Vingadores no NES, já que eles poderiam ter apenas feito um port porco do arcade e irem para casa beber tequila com saque. Em vez disso, obtemos um jogo de NES bastante decente que faz mais do que justiça para os Capitão América e o Gavião Arqueiro. Se os níveis e a música tivessem um pouco mais de variedade, esse jogo provavelmente seria um dos grandes nomes dos 8 bits, mas ainda não é algo que não deve ser evitado se você tiver a chance.