segunda-feira, 25 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 047] KAMEN RIDER SD: SHUTSUGEKI!! RIDER MACHINE (SNES, 1993) [#381]



Quando eu jogo um jogo ruim para esse blog, eu sempre acabo me perguntando se ele cabe na tag "The worst of". Eu realmente quero reservar esse espaço a jogos objetivamente ruins, jogos que ativamente te fazem pensar que videogames foram um erro. Esse tipo de jogo. Um critério que eu costumo adotar é que se eu tenho que decidir que o jogo é um TWO, então ele não é.

Jogos ruins, jogos verdadeiramente ruins transcendem analise, eles te esbofeteiam na cara com sua pirocona de ruindade. Eu estou dizendo isso porque o jogo de hoje é um desses, ele é tão ruim, mas tão ruim, mas tão pavorosamente ruim que eu posso te mostrar que ele é ruim com um gif de 10 segundos. Provavelmente menos.

domingo, 24 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 033] THE ADDAMS FAMILY: PUGSLEY'S SCAVENGERS HUNT e LETHAL WEAPON [#379 e #380]



Sim, eu sei o que você está pensando. Eu sei EXATAMENTE o que você está pensando neste exato momento.

UAU, A PREGUIÇA ESTÁ PEGANDO FEIO, HEIM?


Embora, sim, seja um ato terrivelmente preguiçoso da minha parte falar de dois jogos no mesmo post, não é uma preguiça injustificada. Isso porque no ano de nosso Senhor de 1993, a Ocean despirocou de vez e abocanhou mais do que conseguia morder.

Ela conseguiu a licença para fazer o jogo de dois produtos licenciados, e mais precisamente, para serem lançados ao mesmo tempo. Mas... como você consegue lançar dois jogos ao mesmo tempo? Bastante simples, na verdade: faça o mesmo jogo duas vezes, só mude os gráficos. Quais as chances de alguém perceber?

Nenhuma, eu te digo.

sábado, 23 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 046] TOM MASON'S DINOSAURS FOR HIRE (Mega Drive, 1993) [#378]





Eu vou contar aqui uma história que todo mundo acha que sabe, mas na verdade sabe só uma parte dela. Todo mundo sabe que a Marvel teve que vender os direitos dos seus principais personagens para estúdios de cinema para evitar a falência: os X-Men e o Quarteto Fantástico foram para a Fox, o Homem-Aranha para a Sony, o Motoqueiro Fantasma (que não é tão famoso, mas é um dos visuais mais cools de heróis da Marvel e por isso tem um potencial de mercado enorme) foi para a Universal e quanto menos for dito sobre o filme do Demolidor, melhor. A Marvel ficou apenas com o restolho que ninguém ligava a minima para fazer filme, como Homem de Ferro e os Vingadores. Todo mundo sabe disso.

Em 1996, a Marvel tinha 600 milhões de dolares em dividas e valor de suas ações despencou de 34 dolares em 93 para 2,99 no final de 96. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é porque isso aconteceu. Por qual causa, motivo, razão ou circunstancia a Marvel entrou em processo de falência em 27 de dezembro de 1996 e precisou sair distribuindo personagens a torto e a direito para sobreviver? Acredite ou não, tem haver com dinossauros de aluguel.




sexta-feira, 22 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] BAZOOKA BLITZKRIEG (SNES, 1993) [#377]

 


Então, você adquiriu uma Super Scope. Vulgo, a bazuca do Super Nintendo. Parafraseando o dramaturgo britânico do século XIX Oscar Wilde, a Super Scope foi uma ideia incrível. Mesmo que ele nunca tenha dito isso, ele deveria ter. Porque isso foi. Qualquer console de meia pataca furada tinha uma arminha para você dar pew pews na tela, mas quantos tinham uma fodenda BAZOOKA?

Pois é, foi o que eu pensei.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] NAKAJIMA SATORU SUPER F-1 HERO (SNES, 1993) [#376]



O Paraguai é conhecido como um lugar mágico onde sonhos quase se realizam por 1/3 do preço. Não quer gastar 100 talkeys com um cavalinho de plástico da Hasbro só para completar sua coleção de My Little Poney? Fear not, Paraguai got your back!

Não é My Little Pony, mas grandes são as chances que sua criança é imbecil demais para perceber que recebeu um "Colorful Horse". Sim, eu já vi esse nome em um brinquedo piratex de MLP, por um momento fiquei pensando se não era uma linha de brinquedos em homenagem a um tempo em que era totalmente ok ser tão racista em publico quanto sua criatividade permitisse (chamados pelas pessoas de "bons tempos").

Agora, a coisa é que o Paraguai não é um lugar real. Quer dizer, existe um lugar fisico chamado Paraguai, mas não é disso que eu estou falando, e sim desse estado de espirito de aproveitar demandas das pessoas para empurrar tralhas de baixa qualidade, que eu também chamei de Paraguai então suponho que isso está realmente confuso e...

Olha, deixa pra lá, o que eu quero dizer é que no Japão também se faz gambiarras! Tan dan daaaaaaaan!

Nada mais é sagrado, eu sei.

terça-feira, 19 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 046] SENGOKU DENSHOU (Arcade, 1991) [#375]




Nos anos 90, havia uma guerra declara pelo controle dos arcades. Considerando que eram locais de pura zona de bocada insalubre a vida humana, não seria exagero imaginar que era uma guerra literal com pipoco de bala e corpos cobrindo o chão.

Felizmente era uma guerra apenas simbólica, e os participantes desta disputa eram os titãs dos arcades Capcom e SNK. A SNK foi a única verdadeira competição da Capcom no gênero de jogos de luta (com exceção de Mortal Kombat, porém este só era popular no ocidente).

segunda-feira, 18 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] LAND OF ILLUSION STARRING MICKEY MOUSE (Master System, 1993) [#374]

 


Eu gostaria de dedicar o post de hoje a um sábio não-cantado de nossos tempos. Um homem com visão, sabedoria e poder. Um homem que diz o que todos estamos pensando, um Cave Johnson da vida real se você quiser. De quem estou falando? Ora, é claro que estou falando de Alex de Souza, de Jacareí - SP. 

QUEM?

domingo, 17 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 050] ACTRAISER 2 (SNES, 1993) [#373]




Desde os primordios da sua incepção, os videojogos sofrem de uma grande divisão cultural no amago da sua criação: ocidente vs oriente. Isso porque existe uma divisão muito grande entre o que os jogadores esperam e acham divertido em um jogo. No Japão são muito populares os RPGs, jogos de estratégia, jogos que envolvem grindind ou comem uma quantidade enorme de tempo. De modo geral, os japoneses dos anos 80/90 acreditavm que os videogames deveriam ser jogados com a cabeça.

Já nos US and A, os americanos tem uma visão diferente do que faz um jogo divertido. Para esses lados, é tiro, porrada e bomba. Jogos de esporte e jogos de ação são a regra para esses lados, a ideia é que jogos devem ser jogados com os dedos. Por isso mesmo, jogos de estratégia e RPGs eram e ainda são até hoje uma coisa bem de nicho no ocidente. Por melhor que seja um RPG (como Persona 5, por exemplo), ele nunca vai ter os numeros de venda do FIFA do ano, ou do Call of Duty genérico lançado esse ano.



sábado, 16 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] ROAD AVENGER (Sega CD, 1993) [#372]




Como eu mencionei no post sobre NIGHT TRAP a Sega decidiu que iria dar um jeito na reputação do Sega CD para tentar explicar as pessoas porque elas deveriam gastar o preço de dois Mega Drives para um acessório leitor de CDs. Considerando que a primeira impressão foi causada por bombas termonucleares de ruindade como Heavy Nova e Earnest Evans, o trabalho seria longo pela frente.

E por isso eu quero dizer que a Sega tentou fazer a única coisa que eles sabiam fazer: lançar os jogos mais anos 90 que podiam por seus dedinhos seguisticos. O mais famoso destes jogos é Night Trap, famoso por suas beldades de camisola, mas outro membro tão popular quanto desta trupe é Road Avenger. Ao menos era na época.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] PAPERBOY 2 (SNES e Mega Drive, 1993)[#371]

 
 

Ok, Hollywood, preste atenção e preste bem: nos próximos instantes eu vou te dar um bilhão de dolares absolutamente de graça. Interessada? Bem, deveria. E como eu vou fazer isso? Bastante simples, vou lhes dizer qual é o videogame perfeito para ser adaptado como filme e, melhor ainda, uma que vai sair quase de graça pois ninguém hoje dá a minima para este jogo hoje.

Ou seja, vocês querem um novo Guardiões da Galaxia, fazendo um sucesso estrondoso com uma marca que as pessoas não parariam para mijar em cima se estivesse pegando fogo? Então façam um filme de Paperboy. Não, sério, eu não estou brincando.