sexta-feira, 22 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] BAZOOKA BLITZKRIEG (SNES, 1993) [#377]

 


Então, você adquiriu uma Super Scope. Vulgo, a bazuca do Super Nintendo. Parafraseando o dramaturgo britânico do século XIX Oscar Wilde, a Super Scope foi uma ideia incrível. Mesmo que ele nunca tenha dito isso, ele deveria ter. Porque isso foi. Qualquer console de meia pataca furada tinha uma arminha para você dar pew pews na tela, mas quantos tinham uma fodenda BAZOOKA?

Pois é, foi o que eu pensei.


Does this look the face of mercy?

Então, você tem um pedaço de plástico que é uma bazuca, 12 anos e uma vida inteira de fracassos e decepções pela frente que ainda não aconteceram. O que poderia dar errado?

Bem, a Nintendo pensou nisso... em  primeiro lugar, essa belezinha usava nada senão SEIS pilhas médias, e comia pilhas como se estivesse sendo paga para isso. Em segundo lugar, ela aparece no filme do Mario e qualquer coisa envolvida com aquele filme está eternamente condenada a infamia eterna.


Porem a maior e mais lame cagada que jogou o Super Scope no hall dos fisascos foi lançando de um estonteante total de 11 jogos para a Super Scope. ONZE. E nenhum deles era bom, alguns eram ruins, mas dificilmente algum será mais genérico e esquecível do que Bazooka Blitzkrieg.

Agora, você pode se perguntar o quão esquecível esse jogo é.

... 

Eu disse que você pode perguntar o quão esquecível esse jogo é!

...

PORRA JORGE, ACORDA AE!

AH, QUE FOI, HÃ... ENTÃO, QUÃO ESQUECÍVEL ESSE JOGO É?



Vou te contar, é dificil arranjar boas vozes na cabeça hoje em dia... mas então eu dizia que o jogo tão lame que ele saiu no Japão com o pouco inspirado nome de "Destructive". Sério, é esse o nome do jogo e deu pros coco, magrão. Você sabe que realmente não pode esperar grandes coisas daí.

 Bazooka Blitzkrieg joga incrivelmente seguro desde o início. Sua história é a típica "robôs saem do controle e começam a matar todo mundo" e, como tal, é irremediavelmente genérica. Se não fosse o briefing ocasional da missão entre os níveis, você nem saberia que houve uma tentativa de uma história aqui. Mesmo os robos tendo um nome awesome como Sylons, isso geralmente dá certo.



Não tem quase nada que este jogo faça melhor que Battle Clash. E estou dizendo "quase nada" para ser generoso. Bazooka Blitzkrieg não tem um único motivo para jogá-lo. Aqui os inimigos pulam na tela e você atira neles, é isso. Sério, é só isso, todo o jogo é isso.

Sabe aquela coisa dos light gun shooters que os inimigos atiram misseis, ou arremessam facas ou algo assim e você tem que atirar nele para não tomar dano? BB não faz isso. Se você não atirar no inimigo onde ele spawneia você toma dano. É mais um jogo de memorização do que de reflexos. Pra adicionar ofensa a injuria, você não tem nenhum tipo de munição para gerenciar nem nada.



Cara, jogos desse genero já não são lá grandes coisa, mas se voce tira a única ferramenta que pode dar alguma interatividade ao jogo... aí fica dificil. Então o jogo é isso, vinte minutos de robos sem graça pulando na tela e voce atirando neles... pensa num jogo chato qie sequer TENTA fazer alguma coisa diferente. E puta merda, é claro que nesse jogo a tela tem que se mover a meio quilometro por horaesse jogo nem é ruim no sentido tecnico - ele faz decentemente tudo que tenta fazer - só que ele ABSURDAMENTE EITA JOGO CHATO DA PORRA!

Mas caralho esse jogo é muito chato mesmo! Os piores jogos para escrever são aqueles que não tentam nada - e esse nem coop tenta, é daqueles de só passar o controle depois que você perde uma vida. Eu seria muito mais positivo com Bazooka Blitzkrieg se pudesse apontar para qualquer aspecto do jogo como acima da média. Mas não é o caso, ele pode ser descrito apenas como desnecessário e sem graça, chato, feio e bobo.

Um jogo cara de mamão.