domingo, 30 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] JURASSIC PARK (Nintendinho e Super Nintendo, 1993)[#476][#477]

Economica capa, não?

O que é o contrário do que pode ser dito da contracapa. Usar imagens do filme para as crianças acharem que esses serão os gráficos do jogo foi um bom toque, though


Eis aqui um jogo que eu absolutamente odiava quando era criança. Eu sempre fui bem de boas com jogos, e odiava odeio bem poucos jogos realmente... provavelmente porque eu não conhecia muitos ports de Amiga na época, isso é... mas de qualquer forma, esse jogo em especial eu tinha problemas com ele.

Por que? Bem, porque como qualquer criança dos anos 90 eu adorava Jurassic Park como eu já falei a respeito no jogo do Jurassic Park para Mega Drive. E por isso a versão de Mega Drive desse jogo parecia o sonho molhado de qualquer garoto da época: jogar como um velociraptor e comer pessoas, because DINOSSEROS.

sábado, 29 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 053] MARIO'S TIME MACHINE (SNES, 1993) [#475]


Uma coisa que eu digo vez e novamente aqui é que um jogo deve ser julgado não pelo que você gostaria que ele fosse, mas pelo que ele é. Por exemplo, eu não gosto de jogos de navezinha, eu não consigo me divertir com shmups. Então seria apenas idiota eu analisar um shmup negativamente por ele ser o que ele é. Não, isso é retardado.

 Assim, eu não tenho um problema real com jogos educativos per se. É o que me diverte? Não. Eu compraria? Não. Mas eu tenho que analisar o jogo pelo que ele se propõe a fazer, que é ser um jogo educativo. Por isso é tipo um esporte olímpico na internet descer a lenha em jogos como MARIO IS MISSING, mas eu disse na época que ao que se propõe a fazer ele é um jogo realmente bem realizado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] EX-RANZA (nome japones) ou RANGER-X (nome americano do jogo) [Mega Drive, 1993][#474]



Existe uma expressão em ingles que eu gosto bastante, que é "masterclass". Ela é utilizada quando um expert de uma area vem dar uma aula em determinado ramo. Imagine por exemplo em sua faculdade de letras ter uma aula com o Neil Gainman, ou no seu curso de astronomia ter uma aula com o Neil deGrasse Tyson. Naturalmente que isso acabou virando adjetivo e é utilizado bastante quando alguém dá uma puta de uma aula sobre como se faz alguma coisa. 

O jogo de hoje é uma masterclass da imensamente desconhecida Nex Enterteinment. Essa é uma empresa tremendamente desconhecida porque ela é um estúdio-assistente - ou seja, é um estúdio que pertence a um estúdio maior (no caso, a Sega) e não faz jogos inteiros, mas sim pequenas tarefas para completar jogos que o estúdio principal desenvolvendo o jogo não tem pessoal ou tempo para fazer.

O que realmente é uma pena, porque como visto em Ex-Ranza, quando eles tiveram a chance de fazer um jogo deles mesmo, eles putamente entendem do riscado - e mais obviamente ainda que a Sega não percebeu isso, because Sega.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] SIM CITY 2000 (PC, 1993) [#473]


Um dos personagens mais antigo desse blog é meu primeiro inimigo, e inimigo declarado de qualquer um que se importe com videogames, Jordan Mechner. Mais conhecido como o responsavel por atrocidades como KARATEKA e... argh... PRINCE OF PERSIA.

Só que uma regra que raramente falha em acontecer, é que o universo tende a permanecer em balanço. Para cada ação, há uma reação. Para cada partícula que nasce, existe uma partícula de carga igual e contrária. E para uma força incomensuravelmente maligna como Jordan Mechner, existe uma força igualmente positiva. E é aqui que entra a história de Will Wright.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 038] RENEGADE (ou Nekketsu Kōha Kunio-kun no Japão) [#472]



Eu andei jogando alguns beat'm ups de 1993 recentemente (como FINAL FIGHT 2 e Great Battle 3) e acabei comentando sobre a evolução do genero e como certos níveis de simplicidade nos beat'm ups não eram mais aceitaveis em 1993. Depiois de alguns anos, os jogos são obrigados a fazer mais do que apenas andar e socar.

Ironicamente, o próximo jogo da Ação Games é justamente sobre isso dado que não tem como ficar mais primitivo do que Renegade, jogo da Tecmo lançado para Arcade em 1986. Isso porque Renegade foi o primeiro beat'm up a ser produzido.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 052] TOEJAM & EARL in Panic on Funkotron (Mega Drive, 1994) [#471]

 


Seres humanos tem um poucas características realmente únicas, poucas coisas realmente são únicas na nossa espécie que não são encontradas em qualquer outro animal. Uma dessas características é a sempre presente habilidade humana de foder severamente com qualquer coisa boa. Talvez por coincidencia, talvez como forma de protesto, esse jogo reflete esse tema não apenas na história dentro do game, mas também na história de desenvolvimento do próprio jogo.

No episódio anterior de ToeJam e Earl, nossos aliens malacos caíram na Terra e precisam recuperar os pedaços da sua nave para voltar para seu lar funkástico lar. O que eles não contavam é que centenas de humanos em barcaram de clandestinos na sua nave e infestaram Funkotron quando TJ e Earl voltaram para casa.

Essas pedras estão muito altas, e eu não estou falando da plataforma aqui
 

Como o poder dos humanos é foder a porra toda, a presença desenfreada de humanos fez Funkotron fez o planeta perder sua funkicidade, ao ponto que o Grande Funkopotamus, o funkador de toda funkicidade, se retirou deste plano de existencia onde o funk não é mais funkadélico.

Assim, cabe aos aliens descolados resolverem a porra toda capturando os humanos espalhados por Funkotron - felizmente para isso eles dispõem de um suprimento infinito de potes de geleia. Então é hora de empotar os humanos e manda-los para bem longe de funkotron, afim de restaurar a funkicidade do seu lar.

Porque é o que humanos fazem, desfunkeiam tudo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] ASTERIX (SNES, 1993) [#470]




Asterix do Master System é um dos melhores jogos de plataforma que eu já joguei na vida. Apesar de não fazer nada particularmente incrível, o level design das fases é espetacular e está constantemente se esforçando para te fazer completar as fases de uma forma criativa. O mesmo pode ser dito a respeito dos inimigos, gastando os limitados recursos do Master System com inimigos únicos para cada fase, uma quantidade de quadros de animação impressionantes para cada inimigo e por aí vai. 

É um jogo no qual realmente foi colocado esforço para lidar contra todas as adversidades de se fazer um jogo para o Master System, sendo a maior delas que você está fazendo um jogo para o fucking Master System.

Por isso é apenas natural esperar que a versão de Asterix em um console dimensões inteiras superior como o Super Nintendo seja galaticamente bom, certo?

domingo, 23 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] SUB-TERRANIA (Mega Drive, 1993) [#469]


No ano de 2364 as atividades de mineração no asteróide P3XD foram subitamente interrompidas e não foi devido a uma greve sindical ou porque finalmente saiu Cyberpunk 2077, foi por algo menos mundano do que isso: as escavações encontraram nos túneis subterraneos encontraram aliens que não estão nada felizes em verem humanos indo lá e levando suas pedras, eles gostam muito das suas pedras. Se bem que esse é o mundo deles, então tecnicamente os humanos é que são os aliens aqui. #REFLITÃO

Eu sei que a capa e o manual do jogo dizem que eles são aliens invasores, mas essas criaturas claramente são monstros nativos que não dominam tecnologia espacial. Boa tentativa em tentar mascarar seu massacre colonialista, mas vocês não podem calar a verdade! Aqui é denúncia!

De qualquer forma as opções seriam ir embora ou iniciar uma guerra intergalactica contra os aliens nativos (eu realmente desconfio que essa expressão está errada), nenhuma de ambas é financialmente interessante. Existe uma terceira opção, entretanto: há uma nave experimental capaz de adentrar nos túneis e passar fogo nos nepomucenos, e é exatamente essa atitude beligerante que tomaremos. Exatamente como Jesus gostaria que fosse.

Por essa descrição, você já pode imaginar que estamos falando de um famigerado ... jogo de navinha! TAN-DAN-DAAAAAAAAN!!!

sábado, 22 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 040] BLASTER MASTER 2 (Mega Drive, 1993) [#468]


Eu só tinha visto tanto verde-limão assim até hoje em embalagem de detergente

Blaster Master é um jogo de Nintendinho de 1988, e como foi antes da época da Ação Games eu nunca joguei ele - embora já tenha ouvido falar. Este texto é sobre a continuação, Blaster Master 2, lançada para Mega Drive em 1993 porém como ele é uma continuação da história do primeiro, suponho que seja relevante contar a história do primeiro jogo.

Nah, eu só vou contar porque é uma coisa completamente biruta mesmo, vocês me conhecem.