quarta-feira, 26 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 038] RENEGADE (ou Nekketsu Kōha Kunio-kun no Japão) [#472]



Eu andei jogando alguns beat'm ups de 1993 recentemente (como FINAL FIGHT 2 e Great Battle 3) e acabei comentando sobre a evolução do genero e como certos níveis de simplicidade nos beat'm ups não eram mais aceitaveis em 1993. Depiois de alguns anos, os jogos são obrigados a fazer mais do que apenas andar e socar.

Ironicamente, o próximo jogo da Ação Games é justamente sobre isso dado que não tem como ficar mais primitivo do que Renegade, jogo da Tecmo lançado para Arcade em 1986. Isso porque Renegade foi o primeiro beat'm up a ser produzido.



Pode ser fácil hoje classificar o gênero de beat-em-up como superficial e repetitivo, especialmente quando se leva em conta como os videogames evoluiram e amadureceram nas últimas duas décadas, mas isso não seria justo com o contexto da época que esses jogos foram feitos. 

E, mais importante que isso, os beat'm ups nos ensinaram algumas coisas interessantes e valiosas, como como abrir um tonel de metal pode potencialmente revelar um delicioso frango assado inteiro ou algum alimento semelhante escondido dentro, e como comer tal comida oculta (bem, mais "absorver" do que comer) pode curá-lo instantaneamente, não importa o quanto você tenha sido espancado, esfaqueado, queimado e espancado de novo.




Ou como, se você fosse uma jovem mulher em meados dos anos 80 e início dos anos 90 e tivesse namorado, pai ou algum outro amigo ou parente que era proficiente em combate corpo a corpo, havia 93,7% de chance de você ser sequestrada por uma gangue de punks

Ou ainda como essas gangues eram geralmente compostas por centenas de membros (muitos dos quais pareciam idênticos, mas pelo menos tinham a cortesia de usar uma roupas de uma cor que identificasse seu nível de maldade), mas na maioria dos casos o orçamento da gangue nunca era suficiente para fornecer a estes criminosos armas de fogo.

Kung Fu Master, 1984


O jogo que moldou os parametros do genero foi Spartan X, que foi desenvolvido e publicado pela Irem e lançado nos fliperamas do Japão em 1984. O jogo recebeu um lançamento ocidental para arcade no ano seguinte, sob o novo título de Kung-Fu Master e vários ports para computadores domésticos, como o Commodore 64 e o Amstrad CPC, e consoles como o Ninteindinho e o SG-1000  da Sega.(a primeira versão do Master System no Japão) 

O jogo foi inspirado no filme de comédia/artes marciais de 1984, "Detonando em Barcelona" (como Wheels on Meals virou "detonando em Barcelona" é algo que somente o Brasil pode responder) com Jackie Chan - tanto que ele aparece nos posteres promocionais do jogo.



Kung-Fu Master tem as bases para o gênero de beat'em-up como um todo, com vários tipos de golpes disponíveis (e por vários eu quero dizer dois ou três, o que é muito para a época), hordas de inimigos apareciam, uma luta de chefes no final de cada nível e o objetivo do protagonista é resgatar sua namorada sequestrada.

Entretanto, Kung Fu Master não é exatamente um beat'm up por alguns motivos. Entre eles que o jogo funciona como um jogo de plataforma tradicional, o jogo não condiciona o seu avanço a derrotar os inimigos e se você quiser apenas correr para o fim da fase, você pode tanto conseguir faze-lo - como em qualquer jogo de plataforma. 

Mas a diferença mais significativa é que o jogo é apenas em duas dimensões - você pode ir apenas para frente e para trás. Com efeito, a sensação é estar jogando muito mais um jogo de plataforma rústico do que um beat'm up no sentido que viriamos a conhecer a palavra. 

Foi apenas dois anos depois (as coisas aconteciam mais lentamente naquela época) que alguém fez as modificações que dariam origem ao genero beat'm up: esse seria Nekketsu Kōha Kunio-kun (algo que se traduz livremente como "Hot-Blooded Tough Guy Kunio").

Versão americana do jogo

Mesma cena na versão japonesa

Só que ao invés de um mestre de artes marciais, temos um tipico delinquente rockabilly japones

TEM O QUE?

Quando o Rock'n Roll tomou o mundo de assalto como simbolo de rebeldia e juventude em 1955 com "Rock Around the Clock", o Japão não foi exceção. Os jovens viam naquela nova música uma forma de se expressar contra os coroas quadradados, só que é claro que as pessoas não podiam simplesmente abrir o spotfy e ouvir as músicas do momento ou procurar o artista original na Wikipedia. 

Portanto, como um adolescente no Japão do pós-guerra, suas únicas opções eram ouvir suas músicas favoritas no rádio, comprar a gravação ou encontrar um artista tocando covers. A imitação do estilo e da maneira do rockabilly americano tornou-se uma cultura popular graças às gravadoras japonesas viram uma oportunidade a ser explorada com suas bandas cover. 


Como na época rock'n roll era coisa de marginal (provavelmente sua vó ainda fala isso), ficou associado que esse estilo era coisa de gente que não presta. Tanto que hoje ainda é utilizado na cultura japonesa que quando um adolescente é boca braba, ele tem um penteado nesse estilo.




Então aqui temos nosso menino de sangue-quente Kunio, metendo o loco para manter o cenário das gangues estudantis japonesas na linha. Esse foi o primeiro beat'm up no sentido que entendemos a palavra: derrotar inimigos para avançar a tela, e a habilidade de andar para cima e para baixo na tela.


O problema é que toda essa cultura de adolescentes badass de briguentos topetudos não faz nenhum sentido para a cultura americana, e um jogo sobre brigas de gangues adolescentes significaria apenas drogas e pipoco rolando - o que, se você já assistiu algum cartoon americano dos anos 80 sabe que não existe a menor possibildiade desse tipo de associação ser permitida em 1987.

Assim sendo, Nekketsu Kōha Kunio-kun sofreu severas modificações para seu lançamento ocidental: virou Renegade, onde um pacato cidadão é cercado por uma gangue e resolve sair dessa situação através do único idioma que punks entendem: o murro na boca.


Renegade é um beat'm up tão simples quanto o simples pode ser: um botão ataca para a direita, um botão ataca para a esquerda e um de pulo. Após derrotar todos os inimigos de um cenário, você vai para o próximo, enxague e repita. Não existem armas, modo cooperativo, ataques especiais ou nenhuma tecnologia moderna que damos por garantida nos beat'm ups atuais. 

É um jogo primitivo quanto primitivo pode ser, mas então, tudo tem que começar em algum lugar