domingo, 30 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] JURASSIC PARK (Nintendinho e Super Nintendo, 1993)[#476][#477]

Economica capa, não?

O que é o contrário do que pode ser dito da contracapa. Usar imagens do filme para as crianças acharem que esses serão os gráficos do jogo foi um bom toque, though


Eis aqui um jogo que eu absolutamente odiava quando era criança. Eu sempre fui bem de boas com jogos, e odiava odeio bem poucos jogos realmente... provavelmente porque eu não conhecia muitos ports de Amiga na época, isso é... mas de qualquer forma, esse jogo em especial eu tinha problemas com ele.

Por que? Bem, porque como qualquer criança dos anos 90 eu adorava Jurassic Park como eu já falei a respeito no jogo do Jurassic Park para Mega Drive. E por isso a versão de Mega Drive desse jogo parecia o sonho molhado de qualquer garoto da época: jogar como um velociraptor e comer pessoas, because DINOSSEROS.
A capa europeia do jogo tem um pouco mais de estilo
Como eu aprendi jogando aquele jogo anos depois, a coisa do velociraptor é uma gambiarra mal programada e mesmo que a parte do humano seja ok, é uma decepção que não pode ser medida em palavras. Porém na época eu não sabia disso, e achava que jogar com o DINOSSERO seria tudo que sempre sonhamos ser.

E é justamente esse o motivo que eu detestava o jogo de Nintendinho, não porque ele fosse intrinsecamente ruim mas porque nele você só joga como um humano com uma bazuca que atira bolinhas de paintball como um idiota. Foi uma decepção que eu jamais consegui superar em meus tenros anos, mas teria este trauma sido superado tantos anos depois? É o que permanece a ser visto hoje.


Opa, firme seu DINOSSERO, qual a boa?


Ok, é uma forma bacana de apresentar o seu menu - eu tenho que dar isso a eles. O que mais esse jogo tem para mim?


Como eu disse antes, você joga com... bem, eu não sei quem é esse cara. O manual diz que é o Dr. Grant, mas eu acho que lembraria se tivesse visto ele atirando em dinossauros com uma BAZUCA. É o tipo de coisa dificil de esquecer, sabe?

Seja como for, Jurassic Park para o Nintendinho é a versão 8 bits de ZOMBIES ATE MY NEIGHBOR utilizando o mesmo sistema de jogo. Só que ao invés de salvar pessoas que estão fazendo churrasco as 3 da manhã durante um apocalipse zumbi, você tem que coletar ovos de dinossauro enquanto DINOSSEROS spawnam infinitamente no mapa. 

Visão de cima, pouca munição, inimigos spawnam infinitamente. Same old, same old.

Se isso é um ovo, não me admira que os dinossauros estejam extintos
Enfim, assim que você coleta todos os ovos do mapa, você ganha um ID Card porque... bem, eu naõ faço ideia realmente. Quer dizer, os ovos se reunem e unindo seus poderes evocam o Capitão Planeta dos ovos que por acaso é um cartão de acesso? Ou tem um Golpe Baixo invisivel te seguindo que troca 12 ovos de dinossauro por um cartão? Provavelmente jamais saberemos. Não é menos nonsense que uma porta mágica surgir do nada em ZAMN, de qualquer jeito.

Se a porta estava trancada, como é que tem DINOSSERO dentro desse prédio?


Seja como for, de posse da chave que você ganha reunindo os ovos dá pra abrir a porta de algum dos prédios que tem no mapa, entrar no prédio, pegar todos os ovos dele, ganhar outra chave e assim por diante até que os prédios a serem explorados acabam e a fase termina.

As vezes o jogo te pede para fazer alguma coisa especifica dentro do prédio - como ativar computadores ou desativar computadores ou ativar computadores em uma ordem especifica... ok, parece que o botão de power dos computadores é muito importante aqui, por alguma razão


Algumas fases tem chefes, e em alguns desses chefes você tem que proteger as crianças mocorongas do filme porque os netos do tiozinho Hammond são retardados e todo movimento que eles conseguem fazer durante uma luta entre um cara com uma bazuca de paintball e um tiranossauro é ir até onde você está. Então você tem que se posicionar com cuidado porque é para onde as crianças vão ir, e se uma delas for comida pelo DINOSSERO você perde uma vida.

Doutor Grant não pode viver após ver uma criança ser dilacerada por um reptil-ave de 65 milhões de anos, que molóide!

"O jovem tem que acabar" - Rex, T.
Falando em atirar, o jogo tem uma criatividade inenarravel para as armas que você dispõe em sua empreitada em desdinozinar o mundo again. Veja, você tem a incrível seleção de tiros da bola amarela, a bola verde, a bola azul, a bola roxa...


E não adianta usar como desculpa que é um jogo de Nintendo, porque jogos de NES anos mais velhos que esse não se furtam em ser mais criativos que isso com suas armas. Bolinhas de cores diferentes só com força diferente é de um nível de preguiça inenarrável.

Mas por pior que seja essa ideia, eu não diria que é o pior item desse jogo. Esses certamente são as caixas de interrogação. Porque nossos meninos genios magia da programação acharam que seria uma boa ter como único item de recuperar vida um ponto de interrogação que tem 45% de chance de recuperar seu HP, 45% de tirar a mesma quantia de vida numa explosão e 10% de dar invencibilidade.

Ou seja, não existe nenhuma situação que valha a pena pegar esse item. NENHUMA. Se sua vida está cheia, você não precisa. Se você precisar, não vale a pena o MESMO RISCO de perder mais energia e por consequencia uma vida. Essa é a pior ideia de uso de itens que eu já vi na minha vida, parabéns aos envolvidos!

Isso é o que os itens nesse jogo fazem, parabens
Enfim, apesar dessa ideia monumentalmente imbecil dos itens, o jogo de Nintendinho não é realmente um jogo ruim. Tem os mesmos problemas que Zombies Ate My Neightbors, especialmente em relação a velocidade dos dinossauros te seguindo - parar de fugir e virar para atirar sem tomar dano é frequentemente impossível - mas no geral não é um jogo terrivel

DINOSSEROS ENCOXADORES ARE NO JOKE

VERSÃO DO SUPER NINTENDO


Gostei da cara de "You don't say" do DINOSSERO
 



Lançada alguns meses depois no mesmo ano, a versão de SNES é essencialmente o mesmo jogo só com algumas diferenças bastante significativas. Nenhuma delas é jogar com um velociraptor e comer pessoas, infelizmente.

A primeira e mais obvia sendo os gráficos, claro, são os gráficos.


Agora seu personagem parece mais com o Dr. Grant e menos com uma batata de chapéu, o que é um toque que adiciona fidelidade ao filme a menos que você goste de fingir que está jogando a versão Toy Story de Jurassic Park - o que é uma demanda muito especifica, eu diria.

Isso de lado, outra coisa que você notará é que sua bazuca agora dispara diferentes tipos de tiros para trazer dor e sofrimento aos seus inimigos - como Deus queria que fosse quando criou os videogames. Sua arma inicial, por exemplo, é o que o jogo chama de "Cattle Rod".

Coma laser, DINOSSERO SAFADO!

Puta merda, se é isso que eles usam nas vaquinhas então os veganos estão certos!

Suas armas agora incluem dardo tranquilizante, lança-misseis, boleadeiras, granada de gás, escopeta e várias outras que tem alcances, poder e efeitos diferentes. Ok, bom saber que posso massacrar animais altamente inteligentes de diversas formas diferentes e dolorosas, isso é um upgrade.

Você pode carregar sempre duas armas consigo, além do Cattle Rod que sempre está disponível apertando Select.

Ok, provavelmente eu mereci isso
O sistema de jogo é basicamente o mesmo do Nintendinho: colete ovos que viram chaves, entre no prédio para coletar mais coisas para abrir mais prédios e assim por diante. A grande diferença é que, ao contrário do NES, aqui não existem várias fases. Há apenas um único grande mapa com todos os prédios  a serem explorados - o que passa um feeling de Legend of Zelda.


A sensação de Legend of Zelda é aumentada porque cada prédio foi transformado em uma dungeon, só que nesse caso você joga as dungeons em primeira pessoa como Doom ou Wolfenstein 3-D. É uma ideia realmente interessante, porém que se torna mais dificil do que precisa ser porque não existem mapas nessas dungeons, então se perder até você ficar sem munição para lidar com os dinossauros que spawnam infinitamente é apenas uma questão de tempo.

Opa, firme seu DINOSSERO?
Tal qual a versão do Nintendinho, aqui também mexer em computadores é uma grande parte do jogo. Porém aqui é um pouco mais complicado existem vários consoles em diferentes locais internos que são usados ​​para destrancar portas e portões, além de se comunicar com o continente para pedir ajuda, mas certos comandos em certos consoles exigem um cartão-chave pertencente a um personagem do filme. 

Então prepare-se para fazer muito backtraching para mexer no computador para abrir um portão em algum lugar da ilha, ir até lá e pegar um cartão e voltar para a dungeon e usar no cartão no que você realmente foi fazer ali. Sério, é um monte de backtracking com dinossauros spawnando ad infinitum e munição limitada, o que faz desse jogo muito, muito dificil.

Nas sessões de FPS dá para jogar com o mouse do SNES, um toque legal

Mais difícil ainda pelo fato do jogo ser muito longo e não ter password ou save, então você tem que virar pelo menos uma meia duzia de horas com o console sem desligar (embora o jogo possa ser terminado em uma hora quando você sabe o que fazer ou está seguindo um walkthrough).

Existem várias espécies de dinossauros tentando arruinar seu dia neste jogo, mas a maior parte das espécies só é encontrada ao ar livre, pois as áreas de FPS tem apenas Velociraptors e Dilophosaurus. E claro que você também encontra um T-Rex no jogo. Ele fica em duas áreas, é invencível e lembra que você deve ser uma delicinha, se você der de cara com ele é melhor você correr para o outro lado, caso contrário... 


Eu comentei o que o jogo faz de melhor que a versão de NES, mas existem coisas que ela faz de muito pior também. Esse HUD na tela é hediondo, por exemplo. Certo, Ocean, eu sei que você acha muito importante que o jogador acompanhe sua pontuação, por algum motivo, mas era necessário que a pontuação fosse exibida em números tão grandes amarelos o tempo todo? 

Além disso, o contador de munição pode sugerir que você tem quatro abelhas e doze bolas, mas não é assim. Não existe uma correlação 1:1 entre a quantidade de munição que você pode disparar e a quantidade mostrada. Se houvesse ao menos uma forma de representar quantidade através de um sinal gráfico ... você sabe, talvez uma coisa louca como usar números?

Ah c'mon!
O radar no meio da tela supostamente mostra dinossauros se aproximando, mas eu nunca vi isso funcionar. Então ter a tela repleta de porcaria é uma constante nesse jogo, porém nada supera o fato que cada vez que você pega um ovo aparece isso na tela:

É um pouco tarde para isso, Timmy. Além disso, sou um especialista em dinossauros de renome mundial e você é apenas um garoto cujo avô me meteu nessa bagunça, então sugiro que fique calado.
Considerando que frequentemente você pega ovos em situação de perigo, acho muito adequado que você fique sem ver absolutamente nada. Espera, o que? 

A tela de pause pelo menos é educativa, esse foi um toque legal... PARA NEEEEEEEERRRDDDZZZZZZZ
O jogo de SNES é certamente bem mais ambicioso que o de Nintendinho, mas sem save, sem mapas e sem maneira de verificar qual exatamente é o seu objetivo atual, o jogo é um tanto dificil de se gostar. Precisava apenas de pequenos ajustes para...

CALA BOCA MALCOLM E DEIXA EU VER O JOGO!
Godfuckingdammit!



VERSÃO PARA SNES
EDIÇÃO 046