quarta-feira, 30 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] THE FLINTSTONES: The Treasure of Sierra Madrock (SNES, 1994) [#508]



Mesmo em 1994, os Flintstones dificilmente poderiam ser considerados uma licença da moda que todas as crianças clamavam para ter um videogame baseado, mas pelo menos provavelmente as crianças sabiam quem os Flintstones eram. 

Isso sendo dito, quantos dos jogadores dentre o público-alvo iriam pegar a referência do Tesouro de Sierra Madre do subtítulo? Pessoalmente, eu teria escolhido "Por quem as Rochas Dobram" ou a "The Boulder Identity". Se bem que a Identidade Bourne ainda não existia na época, mas eu ainda mantenho meu trocadilho.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] AWESOME POSSUM... Kicks Dr. Machino's Butt (Mega Drive, 1993)[#507]




Sabe, um dos conceitos ocidentais que eu acho mais fascinantes é o inferno. Quer dizer, um lugar especialmente criado para te torturar, sofrer e desejar sua própria morte - que jamais virá - até o fim da eternidade? Uau, você tem que ser um tipo particularmente cruel de doente para adorar uma entidade que criou um lugar assim, mas esse não é o ponto aqui.

O ponto aqui é que as possibilidades criativas que isso abre são realmente impressionantes. Pensa só, de quantas formas você pode realmente destruir a sanidade e a essencia de uma pessoa tendo toda eternidade para isso? Muitas, eu te digo. Infinitas, na verdade.

Entretanto as pessoas só se focam na coisa básica da chama, enxofre e tal tal tal. Quer dizer, não me entendam errado, eu já me queimei algumas vezes e entendo como isso é horrível, claro, mas é que dá pra ir além. O inferno pode ser muito, muito pior do que isso.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 054] SONIC 3 (Mega Drive, 1994)[#506]

 Nossa história de hoje começa em uma tarde tempestuosa, em que os céus escuros pranteiam lágrimas prateadas. Os céus choram por um inimigo caído. Produção, música adequeda por favor:


Como todos sabemos, hoje a Sega dos anos 90 está morta. Ela sobrevive ainda como desenvolvedora/produtora de jogos, porque enquanto houver crueldade no coração dos seres humanos a Ark Sega continuará existindo - como por exemplo impedir que a gente namore o Kanji ou o Yusuke em Persona, eles vivem destas pequenas maldades nos dias de hoje. Mas de modo geral hoje a Sega é uma nota de rodapé no cenário de videogames, nada perto do que ela já foi um dia de grande player do cenário.

Mas como essa queda da graça aconteceu? Como a Sega passou de segunda opção dos videogames a "hmm, esses caras existem ainda, né?"? Pois essa é a história de hoje.

domingo, 27 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] CHUCK ROCK II: Son of Chuck (Mega Drive e Sega CD, 1993) [#505]




Com poucas exceções, as continuações de filmes são conhecidas por serem inferiores aos originais. Músicos famosos costumam falar sobre a luta para alcançar uma boa recepção com seu segundo álbum depois do sucesso do primeiro. No entanto, videogames parecem ser a exceção a regra. 

sábado, 26 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 054] GANBARE GOEMON 2: Kiteretsu Shōgun Magginesu (SNES, 1993) [#504]





Muitos jogos japoneses não foram lançados no ocidente, e os motivos são os mais variados possíveis. Frequentemente é o genero, na primeira metade dos anos 90 RPGs e jogos de estratégia (praticamente board games no videogame) eram os jogos favoritos dos japoneses, enquanto no ocidente havia pouco amor por qualquer coisa que não fosse RADICAL IRADA TOTALMENTE AWESOME DUDE, é bastante uma questão cultural realmente.

Pelo mesmo motivo alguns jogos não foram portados para o ocidente justamente por serem "fofinhos" demais, e as famílias tradicionais americanas não aceitariam para seus lares heteros tradicionais de bons costumes nada menos do que machões sarados de tanguinha besuntados em oleo mostrando seus abs másculos. Você sabe, hetero normie stuff. Jogos como SUPER BACK TO THE FUTURE 2 e TETRIS BATTLE GAIDEN nunca viram a luz do sol ocidental mesmo sendo pelo menos melhores que suas contrapartes lançadas aqui.


Tem também, é claro, os jogos que não foram lançados porque eram jogos de produtos licenciados que só existiam ou eram transmitidos no Japão, como o jogo de Gekisou Sentai Carrangers para Super Nintendo, ou a série THE GREAT BATTLE já que Kamen Rider, Gundam e Ultraman se não eram completamente desconhecidos no ocidente na época, eram bem pouco populares. Essa eu meio que entendo, de um ponto de vista comercial.

Agora existe um outro tipo de jogo que nunca foi trazido ao ocidente por um motivo bastante peculiar: ele é japonês demais para ser adaptado. E, nesse sentido, a série Ganbare Goemon é a franquia de jogos mais japonesa de todos os tempos.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 044] SKYBLAZER (SNES, 1994)[#503]


Esse jogo foi lançado em janeiro de 1994, mas graças a magia da piratagem de embalar betas vazados o jogo está na Ação Games de 1993
Em 1993 a Sony já estava secretamente trabalhando no videogame que viria a dominar o mundo pelos próximos... bem, até hoje na verdade. Porém isso não é o suficiente, você não pode realmente ser o rei dos videojogos se entender apenas de hardware, você precisa lançar alguns jogos também para pegar a manha do negócio.

Por isso volta e meia ela lançava um jogo outro, sendo o mais conhecido deles Hook, baseado no filme do Robin Willians sobre o Pedro Pão. Bem, dois anos depois a Sony decidiu fazer outro jogo de Hook porque toda engine do jogo já estava pronta e era só fazer novos desenhos, empurrar para a area e sair para o abraço.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 054] TETRIS BATTLE GAIDEN (SNES, Dezembro de 1993)[#502]



 Um dos principais motivos de eu fazer esse blog nem é pela nostalgia e o sentimento de “antigamente que era bom”, porque eu não tenho isso - pelo contrário, acho que nós vivemos na melhor época videogamística possível. O que eu realmente gosto é aprender sobre a história dos videogames, entender de onde viemos e curiosidades que eu sequer fazia ideia que aconteceram. Como, por exemplo, a Bullet Proof Software.

Mas quem é a BPS? Bem, é um bando de caras que um dia decidiu “Sabe o que mais? A gente devia se focar em fazer puzzles”. Até aí nada demais, é só pegar os jogos de puzzles mais famosos - como Tetris, por exemplo - e lançar com uma roupagem safada qualquer, certo? Seria o mais fácil a se fazer... mas não foi o que eles decidiram fazer.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 043] ROCKET KNIGHT ADVENTURES (Mega Drive, 1993)[#501]




Hoje, meninos e meninas do meu Brasil baronil, eu vos ensinarei um segredo que todo mundo sabe, mas ninguém diz: o mundo não precisa de mais jogos de plataforma. Todos os jogos sobre andar da direita para a esquerda, pular e ocasionalmente ter um botão de ataque que precisavam ser feitos já foram feitos.

Isso é verdade hoje, em 2020, mas também era verdade em 1993. Tá bom de jogos de plataforma já.

Mas ok, digamos que você quer muito, muito, muito, muito MESMO fazer um jogo de plataforma just because. Se esse é o seu caso e você sente que PRECISA fazer um jogo desse genero (não precisa, mas digamos que você se sinta dessa maneira), eis algumas dicas do tio C sobre como faze-lo sem ser apenas mais um.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 058] X-KALIBER 2097 (ou Sword Maniac, no Japão)[#499]



 O ano é 2097 e a civilização como a conhecemos não existe mais. Não existem mais empregos, não existe mais comércio, não existe mais entretenimento, tudo que existe são ruas de medo controladas por forças milicianas. Ou seja, esse jogo se passa no Rio de Janeiro em 2020.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 043] SUPER BACK TO THE FUTURE: Part II (SNES, 1993)[#498]




Sabe uma coisa que é fácil de fazer? Quer dizer, realmente fácil? É fazer um jogo licenciado de um filme de sucesso dos anos 90. Quer dizer, as crianças já estão emocionalmente apegadas aos seus personagens, tudo que você precisa fazer é pegar a premissa básica e jogar algumas referencias aos filmes aqui e acolá. 

Quer dizer, pegue Exterminador do Futuro, por exemplo. Robo indestrutível viaja no tempo para matar uma pessoa e você precisa dete-lo. Ou usa-lo para deter outro robo mais indestrutível e mais foda ainda, na continuação. Porra, o jogo praticamente está pronto, é só você não cagar as mecanicas do jogo,

Apenas não faça o jogo ser injogavel, só isso. E ainda sim, por mais fácil que fosse, nós tivemos: