Mesmo em 1994, os Flintstones dificilmente poderiam ser considerados uma licença da moda que todas as crianças clamavam para ter um videogame baseado, mas pelo menos provavelmente as crianças sabiam quem os Flintstones eram.
Isso sendo dito, quantos dos jogadores dentre o público-alvo iriam pegar a referência do Tesouro de Sierra Madre do subtítulo? Pessoalmente, eu teria escolhido "Por quem as Rochas Dobram" ou a "The Boulder Identity". Se bem que a Identidade Bourne ainda não existia na época, mas eu ainda mantenho meu trocadilho.
O jogo começa com um vislumbre dos sinistros rituais maçônicos da Loyal Order of Water Buffaloes, rituais que, tenho certeza, giram em torno de beber cerveja e jogar cartas. Tudo o que sei é que sempre que vejo um clube masculino como este, ouço automaticamente a música da Maçonaria dos Simpsons, e sei que não sou o único.
O cenário para este jogo é que o Grande Poobah, o líder dos Water Buffaloes, está se aposentando. Em vez de nomear seu sucessor ou realizar eleições justas e abertas para preencher a posição, o Poobah diz aos Búfalos de Água que quem entre eles encontrar o tesouro da Serra Madrock será o novo Poobah. Se isso faz parte das antigas tradições da Ordem ou apenas se o Poobah que está se aposentando quer seus irmãos lutarem entre si, nunca é explicado.
Também não é explicado porque Fred Flintstone está tão ansioso para ser o próximo Poobah. Ele me parece o tipo de homem que gostaria de evitar esse nível de responsabilidade. Talvez o Grand Poobah ganhe Bronto-búrguers grátis no drive-thru. Quaisquer que sejam seus motivos, Fred sai em busca do tesouro, e Barney Rubble o acompanha, fazendo a maior parte do trabalho, enquanto Fred leva todo o crédito porque, vamos ser honestos, Fred Flintstone é esse tipo de cara.
Se você está pensando que um jogo dos Flintstones no SNES vai ser um jogo de plataforma, você está meio certo. Bem, um terço certo. Definitivamente, há plataforma envolvida como esperado de um jogo de Super Nintendo.
Aqui temos Fred está saltando sobre gado-dinossauro em disparada, e você pode subir nas costas deles como aquela parte da primeira fase de Sunset Riders, só que não tão divertido porque os controles neste jogo são um pouco escorregadios e a trilha sonora não é tão boa - definitivamente a falta de alguém gritando IIIIIIRRRRRRAAAAAAA faz diferença.
Fred e Barney têm o conjunto padrão de comandos em um jogo de plataforma - eles podem correr, podem pular e podem atacar inimigos usando seus porretes. A única coisa um pouco fora do comum em seus movesets é que se você segurar o botão de pulo eles flutuam ar por um tempo, batendo as pernas como o Yoshi faz em Yoshi Island.
As fases são muito curtas, raramente duram mais de um minuto - normalmente duram menos que meio minuto, mas isso porque The Treasure of Sierra Madrock não é apenas um jogo de plataforma ...
É também um jogo de tabuleiro! Você controla Fred e Barney separadamente enquanto eles rolam os dados e fazem seu caminho pelo tabuleiro, com cada casa levando a um resultado diferente. Esses pequenos pontos de pedra são as fases, e eles são os mais comuns do grupo, mas também existem lojas, lugares para jogar minigames, arenas de "chefes" e um estádio esportivo.
Eu me pergunto se os esportes dos Flintstones continuarão a tradição da série de usar trabalho escravo dos dinossauros para recriar aspectos do mundo moderno? Imagino um dinossauro pequeno e gordo sendo usado como bola de futebol americano, coaxando secamente "é uma forma de ganhar a vida!" enquanto o quarterback o atira pelo ar. É uma piada que provavelmente os Flitstones já fizeram em algum ponto, eu suponho
Então, as partes de plataforma. Elas são okay. Eu daria uma nota 6/10, talvez um seria 7/10 não fossem os controles frouxos. O problema não é tanto com a mecânica do jogo, mas sim que não tem um único pingo de inovação no level design, nem uma parte de qualquer fase que não tenha sido feito - e feito melhor - em uma centena de outros jogos de plataforma. Para um jogo da metade de 1994 é um tanto desapontante, a este ponto você meio que já viu tudo isso centenas de vezes.
A melhor coisa a respeito das fases é que elas são bem curtas, então ao menos não é um jogo cansativo. Mas eu dificilmente classificaria "o bom é que acaba rápido" como algo que um jogo deveria se orgulhar.
As casas que tem um crânio de dragão... eu acho... não são fases comuns e sim batalhas contra chefes. Bem, se eu sei alguma coisa sobre videogames lutas contra chefes são dificeis mas devem te recompensar de alguma forma, certo? Infelizmente, The Treasure of Sierra Madrock não funciona assim, e seu tempo gasto aprendendo os padrões dos ataques do chefe e batendo nele várias vezes não possui recompensa alguma. Não existe motivo para lutar contra os chefes, exceto se você achar que está com vidas demais e quer perder algumas, sei lá pq.
Seu objetivo é alcançar o membro do Water Buffaloes que está perambulando pelo tabuleiro. Fred não esqueceu que seus irmãos da ordem também estão procurando o tesouro, e os laços da fraternidade não são uma barreira para o desejo irresistível de Fred de se tornar o próximo Grant Poobah.
Ele não tem escrúpulos em esmagar suas cabeças para promover suas ambições, por exemplo. Esse é o nosso herói, pessoal: um homem primitivo que fica com raiva rápido e propenso à violência, um homem que usará os corpos de seus amigos caídos como degraus no seu caminho para a glória, um homem cuja característica mais marcante é seu egoísmo interminável. A expressão em seu rosto enquanto ele tenta enfiar um galho de árvore no canal auditivo de um homem que uma vez chamou de irmão diz a você tudo o que você precisa saber sobre Fred Flintstone.
Tendo pousado na mesma casa que um Buffalo, Fred e Barney percebem que ele tem um mapa para o tesouro. Desesperado para evitar que seu crânio seja brutalmente traulitado, o irmão Rockhead desafia Fred e Barney para uma corrida, com o vencedor levando o mapa. Então, é para isso que serve o estádio de esportes no tabuleiro.
Onde entramos no terceiro modo de jogo: é o Super Flintstones Kart!
Segure Y para correr na pista de Mode 7, pulando sobre poças de lama e tentando ao máximo não esbarrar no brother Rockhead. A corrida é ganha e perdida nos primeiros segundos: se você conseguir passar por Rockhead na primeira curva, você chegará à vitória, mas se colidir com ele no início ele construirá uma liderança extremamente difícil de recuperar. Ainda assim, não é uma corrida extremamente difícil, sem dúvida graças a todo o tempo que Fred passou empurrando um carro feito de pedras com nada além de sua força nas pernas. Uma corrida normal deve ser uma brisa para ele.
Após ganhar a corrida, a casa do estádio passa a ser uma corrida contra o relógio sozinho no mesmo percurso, uma corrida que frequentemente você falha porque o jogo se esquece de adicionar tempo ao passar no checkpoint.
De qualquer forma a recompensa vale o esforço, pois dá a Fred e Barney a habilidade de pulo duplo. Interessantemente, seus pulos duplos são movidos a dinheiro, e cada vez que você executa um, você perde uma moeda - o que pode ser irritante quando você está com pouco dinheiro, porque pular duas vezes por acidente é bastante comum.
De qualquer forma, uma vez que você venceu a corrida a saída se abre e você pode deixar o primeiro tabuleiro. O restante dos estágios se desenrola da mesma maneira - viaje pelo tabuleiro completando curtos estágios de plataforma enquanto você caça o Búfalo de Água em cada área para que você possa vencê-lo em uma corrida e pegar qualquer item útil que eles tenham para você. Será que todas os tabuleiros são construídas em torno dos temas usuais de videogame?
A resposta é sim. A segunda fase é o tabuleiro de fogo, a terceira de gelo e a quarta é baseado em florestas.
Uma outra coisa que acontece é que Betty e Wilma ficam andando pelo tabuleiro, e na grande tradição do humor boomer esposas são megeras DU MAU que só existem para acabar com a diversão dos pobres maridos - sério, é muito boomer esse tipo de "comédia" - de modo que elas arrastam seu personagem várias casas.
Bem, a piada está em você Wilma, porque frequentemente dá pra usar isso para cortar caminho. Usar os caprichos da sua esposa em acabar com sua diversão por nenhum motivo é o segredo aqui. Tenho certeza que há uma lição a ser aprendida aqui, só não sei apontar qual.
Depois de muitas fases de "ação" que pareceriam obsoletas antes mesmo do SNES ser lançado, Fred e Barney emergem para a luz do sol, suados e exaustos. Fred é tão incrivelmente denso que Barney precisa dizer a ele que o baú é o tesouro que eles estava procurando. Wilma é uma santa por aguentar essa porta ou apenas as outras opções eram muito piores?
Mas o que tem nesse tesouro, afinal?
É a medalha de Poobah. Pronto, Fred, você é o Grande Poobah. Está feliz agora? No próximo episódio dos Flintstones, o poder sobe à cabeça de Fred e ele briga com Barney até que Wilma e Betty os façam cair em si. Na verdade, acho que isso acontece em todos os episódios dos Flintstones.
É claro que o jogo termina com as megeras furiosas porque seus maridos - homens com filhos pequenos, não se esqueça - arriscaram suas vidas apenas para que pudessem ser chefes de um clube de cavalheiros. Esposas, AMIRITE?
Uma salva de palmas para quem decidiu que terminar uma fase significa que você não precisa repeti-la se pousar na casa dela novamente, um recurso sem o qual o jogo teria se tornado muito mais cansativo do que acabou sendo. Ter uma (pequena) escolha de caminhos nos estágios iniciais é bom.
Os elementos de tabuleiro são uma curiosidade interessantes, mas não é realmente muito diferente de qualquer world map que exista. Esse jogo não é um Mario Party dos Flintstones, embora uma primeira impressão possa te fazer esperar isso (bem, não em 1994 porque ainda não havia Mario Party, mas você entendeu)
Mas como posso resumir "Os Flintstones: O tesouro de Sierra Madrock"? Funcional para um jogo de SNES, mas nada muito além disso. Se fosse uma pizza, seria queijo e tomate. A ação é aceitável, mesmo que falte completamente no quesito imaginação. Pensando bem, deixe de lado essa analogia da pizza - pizza é sempre bom. Este jogo é a Liga da Justiça (o filme) dos jogos de plataforma para SNES - competente o suficiente em um nível técnico, mas sem impacto, sem diferencial, nada para elevá-lo acima da mediocridade.
MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 059
Ediçao 002