sábado, 19 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] FINAL FANTASY 6 (Abril de 1994) [#589]



Em 1937 já existiam desenhos animados, mas eles eram eram exibições curtas entre as sessões duplas de cinema (desenhos de 5 minutos como Tom e Jerry, Pernalonga, Mickey Mouse, etc). Por isso quando Walt Disney anunciou que pretendia fazer um longa metragem animado, ninguém realmente entendeu do que ele estava falando. Nem mesmo no seu staff.

Quer dizer, ele ia fazer um filme de uma hora e meia só de piadinhas e comédia pastelão? Onde que ele ia arranjar tantas piadinhas visuais e como que isso não ia ficar cansativo? Só tem até determinado ponto que você consegue ver alguém levando uma paulada cartunesca antes de ficar cansativo e cinco minutos eram tudo um desenho animado servia, afinal.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

[ARCADE] VIRTUA FIGHTER (Outubro de 1993) [#588]


O capitulo de hoje não é apenas um jogo muito importante na história dos videogames, é discutivelmente um dos mais importantes de todos os tempos e que influenciou a forma com que videogames são pensados pelos próximos... bem, até hoje na verdade, e possivelmente até o fim dos tempos (ou até alguém ter outra ideia, o que vier primeiro). Também é outra daquelas histórias incríveis de como a Sega visualizou o futuro, esteve com ele nas suas mãos para dominar o mundo... e disse "nah". Então outra pessoa viu o que eles tinham começado, foi adiante e colocou o mundo dos videogames no bolso. Essa é uma história daquelas.

Antes de começar, entretanto, é necessário explicar a mudança de conceito monstruosa que é um jogo em 2D e um jogo em 3D, porque é algo muito importante que pode passar batido pela maioria das pessoas. Quando você vê uma animação em desenho animado e uma em 3D, por exemplo, a única real diferença pro público é que os gráficos são diferentes, mas é apenas estética (para os desenvolvedores é uma coisa inteiramente diferente, claro).

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

[3DO] GRIDDERS (Maio de 1994) [#587]


Eu sei que a este ponto vocês meio que já entenderam isso, mas a grande verdade é que não se pode falar do 3DO em 1994 mencionar que ele foi lançado a U$699 dolares (preço da época, sem correção para os dias de hoje) e sem nenhum grande jogo exclusivo que justificasse a sua compra. Por mais que as revistas de videogame babassem por suas especificações técnicas (e de fato, no papel o 3DO era pau a pau com o Playstation da Sony), a verdade é que nada disso adiantaria porra nenhuma se você não tivesse o que jogar com ele. Para o consumidor, pura e simplesmente, era uma puta fria.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

[PC] XCOM: UFO Defense (Março de 1994) [#586]

DISCLAIMER: Eu vou ser sincero com vocês: eu não sou exatamente um PC gamer. Na verdade eu não realmente me divirto muito jogando com mouse e teclado e se houver uma opção minimamente aceitável de sentar e jogar com um joystick, é o que eu farei. Além disso, jogos antigos de computador são bem chatinhos de fazer funcionar e quando a Good Old Games ou a Steam não faz uma versão que rode nos sistemas operacionais atuais, fodeu de vez então.

Somando essas duas coisas, então mais sim do que não volta e meia minha escolha para pular o "jogo da edição" é um de computador por pura incoveniencia de fazer funcionar. Para grande alegria de vocês, não apenas esse é um jogo de 1994 para o qual foi feito um remake em 2012.

A notícia menos boa para vocês é que eu já havia escrito sobre o remake em 2016, e honestamente meus textos dessa época são pavorosos. Não que hoje seja alguma coisa que se diga "minha noooossa que analista é esse menino", mesmo que eu seja o mais sincero e qualificado analista de videogames do Brasil isso não quer dizer tanta coisa assim realmente, mas em 2016 minha escrita era pior ainda. O que significa que é claro que eu vou repostar ela aqui, porque fodam-se vocês, apenas por isso.

Hmm, então é assim que a Sega se sentia nos anos 90? É uma sensação curiosa, realmente.



terça-feira, 15 de dezembro de 2020

[ARCADE] DARKSTALKERS: The Night Warriors (Junho de 1994) [#585]


E então, aconteceu. Após cinco versões do mesmo jogo lançadas em um intervalo de menos de quatro anos, uma bela terça-feira de manhã em que os passaros gorjeavam na janela e os vermifugos vermifugavam nos puppies, aconteceu. Ao chegarem no escritório para trabalhar (as 4:30 da manhã, como é a etiqueta profissional japonesa), isso aqueles que já não dormiam embaixo das suas mesas, os funcionarios da Capcom ligaram seus computadores apenas para perceber que ... havia uma meia sobre a tela.

Muitos não entenderiam esse ato, mas para aqueles homens e duas mulheres sofridos pela vida de um profissional japonês a mensagem foi clara, seus olhos se encheram de brilho e até mesmo lágrimas quando eles disseram: "o mestre-sama deu meias a Dobby-chan. Dobby-chan é livre agora!".

E essa é a minha versão de como após STREET FIGHTER 2STREET FIGHTER 2: SPECIAL CHAMPION EDITIONSTREET FIGHTER 2 TURBO: Hyper FightingSUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers  e SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO (todos lançados entre a metade de 1991 ao começo de 1994)... a Capcom decidiu que já estava bom de fazer patches de Street Fighter 2 e deveriam move on para alguma outra coisa.

Tenho que dizer que o anime japonês faz uma adaptação mais aprazível de Darkstalkers do que o cartoon americano, embora eu não saiba exatamente apontar o por quê...

Claro, a versão da vida real não é nem de perto tão interessante ou flamboiante quanto a minha. A verdade é que a Capcom já estava sim trabalhando em uma nova versão de Street Fighter 2 (provavelmente chamada Street Fighter 2: Super Series ST X porque devia ter algum futuro funcionário da Microsoft trabalhando lá), porém o último "update" do jogo não vendeu tão bem quantos eles esperavam. Para surpresa de bem pouca gente na verdade, após três anos e cinco versões do mesmo jogo... as pessoas estavam meio que cansadas de Street Fighter 2 já. 

Não que não seja um feito enorme a popularidade desse jogo aguentar tanto tempo, mas vamos ser francos que o suficiente é o suficiente, né?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

[SEGA CD] VAY (Outubro de 1993) [#584]


Em uma sequencia bastante inesperada de fatos, DESSA VEZ a arte da capa americana do jogo é a mesma da capa japonesa. Uau, levou "apenas" três anos mas finalmente aconteceu! Na verdade, esquece isso, estou mais surpreso é que no meio de todo horrorshow que foram os anos 90 eles realmente lançaram um jogo que soa quase como "gay" no meio de uma cultura abertamente homofóbica!

Um fato que é bem conhecido hoje, mas que era meio que ignorado nos anos 90 e tentaram fazer uma grana com isso. E esse fato era que RPGs eram insanamente populares no Japão, e meio que completamente ignorados os Estados Unidos. 

E por populares eu quero dizer puta merda como isso fazia sucesso, dia de lançamento de Dragon Quest novo era (e ainda é, na verdade) meio feriado nacional no Japão e você pode ir pra fila da loja garantir o seu porque o seu chefe não vai brigar com você - porque ele vai estar na fila também.

domingo, 13 de dezembro de 2020

[MEGA DRIVE] BUBBLE AND SQUEAK (Março de 1994) [#583]




 Olá amiguinhos, como vocês estão hoje? Bem, a verdade é que eu realmente não me importo com a sua resposta, eu só achei que seria legal perguntar e não foi. Quanto a mim, que é o que realmente importa aqui, bem, não posso dizer que eu esteja tendo realmente um grande dia.

Porque veja, eu acabei de voltar do dentista e mesmo tomando uma combinação de pilulas que eu não faço a menor ideia do que são feitas mas certamente matariam um bezerro berrante, ainda estou dor. Aí eu pensei: "vou jogar um videojogo para esquecer o sofrimento eterno que a minha existencia implica" e eu vejo na minha listinha e qual é o próximo jogo a ser jogado?

MAHVAHAPUTAQUEOPAREOPORCAMISERIA! Mas é tudo, mas tudo que eu precisava mesmo! Claro, é óbvio, é ululante que ia ser um jogo de Amiga - a ruína dos videogames encarnada - portado para o Mega Drive! Óbvio que ia ser, como eu podia esperar ser qualquer coisa diferente disso!

Mas eu só me fodo nessa merda mesmo, devem ter sido lançados uns 5 jogos para Amiga em 1994 porque esse encosto de Belzebu já tava morrendo, e claro que é hoje de todos os dias que eu vou ter que jogar essa ABOMINAÇÃO tinha que ser hoje. Porque é um jogo de Amiga, eu não preciso jogar para saber que é ruim!

Ah, mas ok, vamos logo com isso então...

sábado, 12 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] SD HIRYU NO KEN (Junho de 1994) [#582]



Ser o "Mestre Supremo dos Videogames" as vezes é, tal qual a vida de Joseph Climbert, uma caixinha de surpresas da onde surgem coisas que você não poderia realmente esperar. E as vezes algumas dessas coisas são realmente, inacreditavelmente grandes, saiba você.

Quando eu joguei ULTIMATE FIGHTER (cujo nome original do jogo no Japão é HIRYŪ NO KEN S: GOLDEN FIGHTER) na agora já antiga Ação Games 020 (uau, estamos realmente progredindo, não?) eu fiz uma analise de como o jogo era (uma experiencia estranha da Culture Brain de misturar Beat'm up, Luta e... RPG... no mesmo jogo, conseguindo falhar miseravelmente nos três) mas não prestei muita atenção no contexto maior do jogo.

E que contexto é esse, você pergunta? Ora, o que eu não tinha me ligado na época é que "Hiryu no Ken" não é apenas "uma experiencia estranha", é toda uma franquia e uma puta franquia ENORME com QUINZE jogos lançados entre 1985 até o último jogo lançado em dezembro de 2000. Quinze jogos em quinze anos, é o sonho molhado da Ubisoft com Assassin's Creed tornado em realidade!

Mas... o que é a franquia do "Punho do Dragão Voador"?

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] THE BEAUTY AND THE BEAST (Julho de 1994) [#581]

 "A Bela e a Fera" é um daqueles filmes feitos em uma época estranha, uma época que a Disney não era dona de metade da cultura pop e sim apenas um estúdio. Na verdade mal conseguia era isso, já que após mais de três decadas sem um grande sucesso o estúdio não ia muito bem das pernas. Tudo mudou em 1989 quando a Disney decidiu voltar as raízes: adaptação de um conto de fadas, muita música, visual impressionantemente bonito para a época... o pacote completo. 

Esse foi "A Pequena Sereia" de 1989 , que foi um sucesso pandecapolicademico e hoje é conhecido como o primeiro filme da "Renascença Disney" (ou, mais modernamente, a "primeira renascença" da Disney, sendo Frozen conhecido como a segunda). "A Pequena Sereia" foi tudo isso, mas o que ele fez também foi é... um filme bastante problemático, para dizer o mínino. O curioso é que na época "A Pequena Sereia" foi visto como um filme feminista e de empoderamento feminino. For realz.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

[SUPER NINTENDO] POP'N TWINBEE RAINBOW BELL ADVENTURES (Janeiro de 1994) [#580]



 Eis um dado interessante para vocês: esse texto está sendo publicado dia 10 de dezembro, e nessa data faz exatamente um mês desde a última vez que eu postei um jogo com o meu selo "The Best Of", que foi Goof Troop postado em 09/11. De lá para cá foram trinta dias, trinta jogos, e nenhum realmente incrível. Pior que isso, na verdade, porque dessa sequencia de trinta jogos, nove são abominações contra a humanidade marcados como "The worst of". Jogos ruins em que diversão sequer chega perto de acontecer. 

E, para piorar, desses nove jogos terríveis, quatro deles foram jogados na última semana. Estamos numa época de vagas não apenas magras, mas pustulentas e comunistas (ou cawmunistas). Então, sob qualquer prisma eu não deveria estar otimista para o jogo de hoje, cabisbaixo, quem sabe até mesmo desanimado.

Mas a verdade é que eu não estou. Pelo contrário, estou bastante otimista e sabe porque? Pq esse é um jogo da Konami, então é bastante seguro que não será um jogo pavoroso. Eu entendo que para as crianças de hoje é realmente imaginar a Konami como um bastião de qualidade e competencia, mas eu juro para vocês que esse era o caso. Em 1994, se é Konami, é bom.