domingo, 13 de dezembro de 2020

[MEGA DRIVE] BUBBLE AND SQUEAK (Março de 1994) [#583]




 Olá amiguinhos, como vocês estão hoje? Bem, a verdade é que eu realmente não me importo com a sua resposta, eu só achei que seria legal perguntar e não foi. Quanto a mim, que é o que realmente importa aqui, bem, não posso dizer que eu esteja tendo realmente um grande dia.

Porque veja, eu acabei de voltar do dentista e mesmo tomando uma combinação de pilulas que eu não faço a menor ideia do que são feitas mas certamente matariam um bezerro berrante, ainda estou dor. Aí eu pensei: "vou jogar um videojogo para esquecer o sofrimento eterno que a minha existencia implica" e eu vejo na minha listinha e qual é o próximo jogo a ser jogado?

MAHVAHAPUTAQUEOPAREOPORCAMISERIA! Mas é tudo, mas tudo que eu precisava mesmo! Claro, é óbvio, é ululante que ia ser um jogo de Amiga - a ruína dos videogames encarnada - portado para o Mega Drive! Óbvio que ia ser, como eu podia esperar ser qualquer coisa diferente disso!

Mas eu só me fodo nessa merda mesmo, devem ter sido lançados uns 5 jogos para Amiga em 1994 porque esse encosto de Belzebu já tava morrendo, e claro que é hoje de todos os dias que eu vou ter que jogar essa ABOMINAÇÃO tinha que ser hoje. Porque é um jogo de Amiga, eu não preciso jogar para saber que é ruim!

Ah, mas ok, vamos logo com isso então...


Esses são o Bolha e Guinchado, pela posição dos personagens na tela vou assumir que o Bolha é o menino com chifres saindo da cabeça (suponho que deveria ser o cabelo dele, mas esqueceram de colorir diferente e ficou com chifres) e o Guinchado é o... o... hã, o que quer que seja essa coisa. O que quer que eles sejam, eu diria que não estou pegando uma boa vibe desses caras que totalmente parecem estar pensando "isso, vai rindo otário que eu vou te esfaquear na bunda assim que tu der mole".

Bubble mal consegue esconder um estado de pânico, suor escorrendo por sua cabeça e Squeak gostaria que você soubesse que ninguém jamais verá essa criança viva novamente, e que não há nada que se possa fazer a respeito.

O que ainda parece muito melhor do que a capa da versão de Mega Drive (no começo do texto), ou a abominação de Deus contra os pecados dos homens na Terra que é a capa da versões de Amiga.


Eu diria que essa capa é uma das piores coisas que eu já vi relacionadas a um videogame, mas então esse é um jogo de Amiga e meio que tudo que envolve esse sistema pode ser descrito associado dessa maneira.

Enfim... Era uma vez, Bubble estava tentando dormir quando uma criatura azul de repente se materializou em seu guarda-roupa. Ele se apresentou como Squeak e contou a terrível história de como seu planeta natal foi invadido por caras maus que roubaram todos os rabos do seu povo. Sim, é sério isso. Mais espeficiamente, Kat das Nove Caudas e seus capangas são responsáveis pelo feito maligno - fazendo desse jogo uma prequel muito louca de Naruto.



Squeak foi o único de seu povo que conseguiu recuperar sua cauda e fugiu, seja lá como isso pode fazer algum sentido, foi parar no armário de Bubble e juntos eles decidem viajar para o planeta de Squeak por um buraco em uma das meias de Bubble e consertar as coisas. Eu desconfio que drogas podem estar envolvidas na confecção dessa história, mas não posso provar.

De qualquer forma, como é comum em jogos de Amiga, a história está apenas no manual do jogo sem nenhuma cutscene de abertura porque aqui é Amiga porra!


Bem, como você pode suspeitar, B&S é um jogo de plataforma! Oh, o choque! Mas bem, temos aqui o Bubble e ... onde foi o Squeak? Começamos bem. Primeiro nível, e já perdi metade da dupla. Não consigo trocar de personagem ou apertar um botão para localizá-lo. Espero que ele esteja bem. Bem, ele não está jogando um jogo de AMIGA, então com certeza melhor que eu ele está...


Bubble é um camarada esperto. Ele não se precipitou nessa alhada sem um meio de defesa e aqui ele usa o poder do... de ... algo ... ele pode lançar estrelas mágicas, eu acho, e destruir os inimigos em explosões de satisfatórias.

Verdade seja dita, a jogabilidade desse jogo é... surpreendentemente boa. Verdade que eu joguei o port para Mega Drive feito pela Sunsoft, que é uma desenvolvedora bastante decente, mas ainda sim "decente" não é algo com o que você associa jogos de Amiga. Atacar os inimigos é satisfatório, os pulos tem altura e peso bons, a responsitividade (ou seja qual for a palavra pra isso)... é um jogo jogavel.

Uau, um port de jogo de Amiga que ... joga bem? Hã, tem algo errado aqui, tem que ter... e o fato de eu não ter encontrado o Squeak ainda me deixa preocupado.


Aí está você, Squeak! Oi, cara! Espere, você está ... ENTEDIADO? Você é o maldito protagonista! Você basicamente me sequestrou e está ENTEDIADO?! Espera... por que você está entediado no seu próprio jogo?


Hã, Squeak não parece querer me seguir. Eu presumi que ele começaria a me seguir se eu encostasse nele como em Donkey Kong Country. Espere enquanto eu balanço o joystick até que algo aconteça, só existe um número limitado de controles que este jogo pode ter!

Bem, o que acontece nesse jogo é que o botão C serve para alternar entre os comandos 'COME ON' e 'WAIT HERE' (com voice samples surpreendemente boas para o Mega Drive). E pare de olhar para minha bunda, Squeak.

Sério cara, para de olhar minha bunda, estou ficando desconfortável

ESPERA, PRA QUE TEM UM BOTÃO PARA O NPC TE SEGUIR/PARAR... A MENOS QUE... NÃO, NÃO PODE SER...

Sim, pode ser. Sim, eles fizeram isso. Oh, eles fizeram. Este não é apenas um jogo QUALQUER de Amiga, oh não, claro que não! Veja, esse é um jogo de Amiga em que todo o jogo é baseado na premissa de guiar seu amigo idiota através das fases. Você sabe, porque o que todos querem é um jogo inteiro com nada além de missões de escolta.

Um jogo de Amiga que é uma maldita missão de escolta. É isso. Sério. Aconteceu, eu juro pra vcs que realmente aconteceu porque é claro que aconteceria!


Mas okay, somos profissionais aqui então vamos lidar com isso através de ética no gamejournalism. Squeak tem basicamente dois modos de jogo: andando e parado. Parado ele fica, bem, parado dã e pode performar algumas ações como te arremessar para cima, servir de plataforma ou ser chutado com a fúria de que se ele fosse personagem de um jogo de Amiga. The Good Stuff.




Quando está no modo "andando", bem, ele anda e pode saltar pequenas distancias para vir até você - o desafio real do jogo é abrir um caminho que, combinando chutar ele, faça Squeak conseguir te acompanhar até o final da fase com a sua capacidade limitada de pulo, porque se a distancia for muito grande ele não pula.


Isso cima é uma distancia que ele pula automaticamente quando chega ao fim de uma saliência. A maneira de resolver esse quebra-cabeça é garantir que o Squeak nunca o siga enquanto o elevador estiver em movimento. Somente quando Bubble está colocado em segurança na plataforma onde você quer chegar é seguro chamá-lo em sua direção, quando for uma distancia que Squeak consegue pular.

Já abaixo é uma distancia longe demais para Squeak.




A terceira forma de interação com Squeak é coletar moedas dos inimigos para colocar nas máquinas de goma de mascar, com três moedas ele ganha um chiclete que... o faz agir como o Yoshi, por alguma razão... eu disse que drogas estavam envolvidas na produção desse jogo... mas enfim, você pode andar com ele mais livremente no Yoshi mode por tempo indeterminado até precisar descer para passar por um lugar que vocês não passam juntos, ou porque precisa dele pra te jogar para cima ou subir na cabeça dele para pular mais alto.

Essa é a parte tricky do jogo, porque as moedas são limitadas então se  você desperdiçar o seu "modo Yoshi" não tem mais como terminar a fase. Sim, esse é um daqueles "puzzle platafformers" que facilmente te mete em um beco sem saída se você fizer as coisas na ordem errada e não tem mais como terminar a fase, não realmente diferente de KRUSTY'S FUN HOUSE.


Ah, todos nós adoramos puzzles que não permitem tentativa e erro e sua única chance de vencer o jogo é já saber de antemão o que tem que fazer mesmo que você nunca tenha explorado a fase antes e se errar perde uma vida? Quer dizer KRUSTY'S FUN HOUSE  pelo menos tem a decencia de dar um comando para scanear a fase e ter alguma ideia do caminho, aqui é vai na fé e vê o que é que dá!

Oh, mas tudo bem, ao menos esse jogo não consegue ser pior que KRUSTY'S FUN HOUSE porque pelo menos eles não colocaram um limite de tempo filho da puta (naquele jogo os ratos vão marchando e não tem um stopper como em LEMMINGS. Oh, não, espere, que cabeça a minha, é claro que eles colocaram um limite de tempo aqui! E um bem cuzão, claro que sim, como não?! O QUE É QUE EU ESTAVA PENSANDO AFINAL QUE ELES NÃO COLOCARIAM UM LIMITE DE TEMPO FILHO DA PUTA!!!

E claro que não podia ser um simples limite de tempo, claro não, não para o Amiga! Obvio que não podia ser um limite de tempo comum porque NO AMIGA NÓS NÃO FAZEMOS AS COISAS COMO PESSOAS NORMAIS E DECENTES! NUNCA!


O "tempo" nesse jogo é o nível da água que vai subindo de modo que todos as fases são essencialmente a fase da água do Sonic. Eu disse TODAS AS FASES SÃO FASES DA ÁGUA DO SONIC! Quando a água sobe as partes inferiores da fase ficam inascessíveis, quer dizer, Bubble pode andar dentro da água por alguns segundos assim como Squeak, pena que os dois tem o folego de um obeso mórbido que pegou COVID depois de ser fumante por 35 anos!

Sério, esse é o menor folego que eu já vi um personagem ter na história dos videogames, eu achava que ECCO THE DOLPHIN levava o bolo pra casa por bolar o jogo de um golfinho asmático, mas se alguma forma, de alguma forma misteriosa invocada pelo sangue de Satan Goss que tem o poder enfurecer os seres e transforma-los em feras incontrolaveis esse jogo consegue ser pior! Cacete de agulha, como que eles conseguem empilhar tanta ideia ruim uma em cima da outra nessa desgraça de Amiga? Sério, tem que ser intencional isso, não tem como mero acaso produzir tanta dor e sofrimento para a raça humana!


Oh, você precisava usar essa maquina de chiclete pra entrar no Yoshi Mode mas a água subiu porque você achou que esse jogo era um fucking puzzle e que teria tempo para conhecer suas ferramentas ou sequer pensar? ACHOU ERRADO, OTÁRIO! AQUI É AMIGA, PORRA! NINGUÉM PENSA NESSA JOÇA NÃO, VOCÊ SÓ REPETE AS FASES ATÉ DECORAR O QUE TEM QUE FAZER!

Mas tudo bem, ao menos o jogo te dá passwords, então ter que morrer varias vezes para decorar a fase não é um problema... oh, espere, que cabeça a minha, sim o jogo te dá passwords, claro... A CADA QUATRO OU CINCO FASES!!! PORQUE É CLARO QUE SIM COMO NÃO, AQUI É AMIGA PORRRRAAAA!!!


Talvez usar seu colega como plataforma não seja exatamente ético, mas ele devia ter pensado nisso antes de decidir ser imune a poços de chocolate quente

Vamos então recapitular o que este jogo tem:

- Coisas de plataforma padrão: inimigos, plataformas móveis. Check!
- Todas as coisas detestáveis em jogos de plataforma: saltos cegos através de espaços que dão aliii e apenas se você decorou previamente a fase. Check!
- Adicione elementos de quebra-cabeça, como elevadores que você precisa ativar em uma ordem especifica com tempo limitado para mover-se rapidamente de um lugar para outro. Check!
- Em seguida, faça com que o nível inunde gradualmente à medida que avança, por isso, se cair ligeiramente, terá de se recuperar da queda, bem como repetir quaisquer puzzles ao longo do caminho. Na maioria dos casos, isso significa que você obtém no máximo uma tentativa de nível. Check!
- Agora adicione um personagem que você deve escoltar ao redor do nível e não pode controlar. Faça com que, quando ele morrer, você perca. Claro, ele NÃO É invulnerável a danos do inimigo, de modo que você não pode deixa-lo parado em qualquer lugar, assim como não é invulnerável a afogamento. Check!
- Como cereja do bolo, adicione uma habilidade especial que você só pode obter a partir de pontos predefinidos. Faça com que você precise ganhar essa a habilidade em certos pontos e precise perdê-la novamente para carregar itens e caber em espaços estreitos. Faça com que você tenha que matar inimigos para conseguir moedas para ativar a habilidade. Faça com que as moedas desapareçam se você deixá-las por tempo suficiente, e faça com que os inimigos voadores joguem suas moedas sobre espinhos ou lava onde você não pode alcançá-los. Faça com que os inimigos derrotados não reapareçam quando você sair da tela. Check!
- Ah, e faça com que você possa perder a habilidade especial puxando acidentalmente o joystick para baixo. Check!
- Se ainda não tiver terminado, também coloque um número finito de vidas e passwords apenas a cada quatro ou cinco fases. Check!
- Minimo de decência humana e consideração pelo jogador. Failed!!!

Ah mas esses caras são de fode mesmo, sério. Bubble and Squeak tem bons controles, você vê que foi colocado um esforço criativo no design dos puzzles e o pathing de Bubble não é tão hediondo quanto você poderia esperar, ele te segue decentemente bem até. O jogo é divertido quando você tem tempo para experimentar suas habilidades com segurança e explorar a fase em seu próprio ritmo - o que é meio que o básico do básico que de espera de um Puzzle. Exceto que isso nunca acontece.

Because Amiga. Claro que tinha que ser Amiga. 

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 065


Preview na edição 055


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 006