quarta-feira, 16 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO (ou Super Street Fighter 2 X, no Japão)[#493]



Bem amigos da Rede Globo, chegamos hoje a uma marca histórica na história desse blog! Isso porque vamos falar hoje do fim de uma era, de nada menos que o último dos "updates" de Street Fighter 2!

Sim, isso porque depois do jogo original a Capcom relançou o arcade com pequenos patches (e as vezes novos lutadores) inúmeras vezes, de forma que além do STREET FIGHTER 2 original tivemos STREET FIGHTER 2: SPECIAL CHAMPION EDITIONSTREET FIGHTER 2 TURBO: Hyper Fighting e SUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers, fechando agora com esse SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO.

Essa não é a última versão de Street Fighter 2 ever, entretanto, porque em 2003 a Capcom ainda lançaria HYPER STREET FIGHTER 2: Anniversary Edition, em 2008 foi lançado SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO: HD Remix e em 2017 teriamos ULTRA STREET FIGHTER 2: The Final Challengers... então suponho que esse não seja realmente o fim de uma era, apenas um longo intervalo antes da ordena continuar. Uau, Capcom, quantas vezes vocês conseguirão vender o mesmo pelo preço de um lançamento novo?



Super Street Fighter II Turbo trás algumas atualizações para a série que podem passar desapercebidas pelos jogadores casuais, mas são ajustes de jogabilidade estenderiam a vida do cenário competitivo Street Fighter 2 por muitos anos, já que esse título foi e ainda é usado em muitos torneios importantes ao redor do mundo.

Os personagens ganharam novos quadros de animação, mudando o timing dos combos, e foram feitoss novos balanceamentos na velocidade e força dos personagens. Porém a mudança mais obvia do jogo, a pela qual ele é mais conhecido, é que foram introduzidos golpes especiais: agora os personagens tem uma barra que vai enchendo conforme você defende, e ao estar cheia você pode executar um comando que dá um super golpe que tira boa parte da vida do adversário e até mesmo termina a luta com um efeito especial se você vencer com ele.

A outra grande mudança digna de nota é que SSF2T trás pela primeira vez na série um personagem secreto. Para jogar com Akuma ("Gouki" na versão japonesa), os jogadores tinham que, na tela de seleção de personagem, deixar o quadradinho sobre o Ryu por três segundos. Em seguida, colocar sobre T. Hawk, Guile, Cammy e Ryu de novo, esperando três segundos entre cada seleção. Aí aperte todos os três botões de soco simultaneamente.

Não era muito comum arcades terem códigos secretos desse jeito, de modo que jogar com o Akuma certamente te faria popular com todos cracudos e traficantes de órgãos que habitavam os fliperamas na época. Não faço ideia do porque você iria querer fazer isso, entretanto.

Uma dessas mudanças para o propraiers e que poderia não ser percebida por jogadores casuais é que certos golpes usados em certos frames de animação permitem você "passar" por ataques especiais, como nesse caso o hadouken que é ignorado pela Chun Li

Também é possível enfrentar o Akuma como último chefe no lugar do Bison, e para isso são necessários alguns truques: é preciso vencer todas as lutas até o último chefe sem usar continues, e bater o recorde de pontuação da máquina ou chegar até o fim em menos de 25 minutos.

Como dá para imaginar, o Akuma como chefe é MUITO mais roubado e forte do que quando você controla ele como personagem, e olha que o Bison já era um último chefe bastante dificil.

Assim sendo, vamos ver mais sobre Akuma (ou Gouki), o último personagem a ser introduzido em Street Fighter 2... por um tempo.

Akuma tem uma história interessante, tanto no mundo real quanto dentro do jogo. Então, da onde saiu esse tal de Akuma?

Em Street Fighter 2 original, a frase de vitória de Ryu é "Você deve primeiro derrotar o Sheng Long para ter uma chance", o que fez muita gente durante muitos anos achar que Sheng Long é o nome do mestre do Ryu ou algo do tipo. Faz sentido, certo?

No manual do jogo de SNES é dito que ele é um "estudante do mestre Sheng Long" até.




Só que na verdade, "Sheng Long" é um erro de tradução do ataque especial do Ryu, o Shoryuken (que se traduz em algo como "Soco do Dragão Ascendente"). Os dois primeiros termos “sho ryu” (Rising Dragon, ou Dragão Ascendente) são os mesmos ideogramas que “sheng lóng” (Espírito de Dragão) em chinês. 

A tradução então poderia ter sido "você deve derrotar o meu espírito de dragão para ter uma chance", o que teria um sentido simbolico até. E teria sido isso, se o tradutor não estivesse ligadão aqui, tá pensando o que? Ninguém da mole nessa porra não!

Por que motivo essa expressão em particular estava em chinês e não em japonês como todo o resto do jogo? Obviamente que isso só podia significar que "Sheng Long" era um nome próprio, dã!

Os Capitão Samurai pira na linguinha da Cammy na intro do jogo

Assim nasce a frase que acabou no jogo, a frase que era pra ser “If you cannot overcome the Rising Dragon Punch (se referindo ao golpe do Ryu), you cannot win!” acabou sendo traduzida como “You must defeat Sheng Long to stand a chance.”. 

O que a Capcom não esperava, entretanto, foi a repecursão que isso gerou. Isso porque como Street Fighter se tornou um dos maiores sucessos de todos os tempos, cada canto do jogo foi esmiuçado e debatido em pátios de colégio na hora do recreio do mundo todo.

A capa japonesa do jogo para 3DO é um tanto mais Romerobriteneana


E um assunto muito comum era "quem era esse Sheng Long" que o Ryu falava e que não estava no jogo, sendo ele ser um personagem secreto a explicação mais comum. Todo mundo conhecia alguém que dizia ter um primo de um amigo que viu ele.

A coisa cresceu tanto que em abri de 1992 a EGM - uma das maiores revistas de games dos Estados Unidos fez uma brincadeira de primeiro de abril: publicou uma dica dizendo que era possível enfrentar o Sheng Long se você fizesse uma sequencia absurda de exigências.

Na "dica" eles dizem que você precisa chegar até o último chefe com o Ryu sem tomar nenhum dano, então empatar dez rounds sem tomar dano (só esperando o limite de tempo acabar), e se você fizer isso então o "Sheng Long" vai aparecer, acabar com o Bison (ou Vega, se você é o chato da Gamers lendo isso) e será seu adversário. Eles até fizeram um photoshop (ou o equivalente disso na época) maneiro disso pra matar qualquer Tadeu C. Pereira de inveja!

A dica foi "enviada" por W.A Stokins, cuja pronuncia fonética é praticamente "Waste Tokens" (desperdiçando fichas), da cidade de Fuldigen, HA - que soa como "Fooled Again, ha!", o que deveria dar a dica que era uma piada. Deveria, mas superestimar o bom senso humano é algo que nunca deu certo e assim correu o mundo a noticia de que havia sido descoberta uma forma de lutar contra o lendário Sheng Long.

Muitas e muitas fichas foram gastas nos fliperamas tentando fazer isso, eu te garanto.

Se você sempre se perguntou o que o "Turbo" significava...

A lenda urbana se solidificou mais ainda com outras revistas republicando a "dica" sem testa-la (porque não tem como fazer esses pré-requisitos, mas eles tambem não iam dizer que não eram bons o bastante para fazer isso). 

A edição de dezembro da EGM daquele ano explicou que tudo era uma piada, mas uma vez plantado na imaginação das pessoas, boatos não podem ser detidos. E não ajudou que, quando Street Fighter II foi portado para o SNES no verão de 92, seu manual de instruções citou incorretamente Sheng Long como o mestre de Ryu e Ken. Versões posteriores eliminaram essa referência, mas o estrago já estava feito.

Posteriormente, nas versões seguintes de Street Fighter 2, a frase do Ryu foi alterada para o sentido original - mas aí já era tarde.

O que nos leva ao momento atual. Quando lançou Super Street Fighter 2 Turbo com novas mecânicas de jogos, a Capcom decidiu sweet the deal com algo que Street Fighter não tinha mas os outros jogos de luta já: um chefe secreto.

Mais especificamente, um chefe secreto que toma o lugar do M. Bison (ou Vega, para agradar a Gamers) se você atingir certos pré-requisitos.

Sim, dois anos após a piada de primeiro de abril da EGM, a Capcom ouviu o clamor popular e transformou o meme em realidade. E essa é a lição aqui crianças, acreditem em seus memes, eles podem ser reais um dia. 

Mas então, quem é esse tal de Akuma? Ao contrário da lenda urbana, entretanto, ele não é o mestre do Ryu e do Ken. É O IRMÃO DELE!

TAN-DAN-DAAAAAAN

SSF2T trazia novos gráficos detalhados aos arcades, como a bundinha em Full HD da Chun-Li!

Gouki, o nome real do nosso meliante (dessa vez o nome japonês é o verdadeiro, as Gamers pira) é irmão de Gouken. Sim, os irmãos se chamam Gouki e Gouken, o que me faz pensar que essa história se passa no interior de Goias e essa é uma tradicional família de duplas sertanejas. 

Bem, a família sertaneja aqui não sabe cantar Fio de Cabelo, mas detém o segredo da milenar técnica do Hadou. O Hadou é uma forma marcial de canalizar a energia, tipo chi mas sem pagar direitos autorais para Naruto.

Se canalizado corretamente, o Hadou pode ser usado como a tecnica suprema de equilibrio entre corpo e mente, praticamente o avatar só que usando seus poderes para dar magiazinha - donde se origina o lendário Hadouken. Chupa essa Aang.

O Hadou também é conhecido como "Poder do Vazio", porque ele deve nascer do desapego ao mundano e da paz interior. Entretanto, tal como a Força, você pode utilizar o Hado sem abrir mão do seu ego, raiva e desejo. Só que manipular energias nascida de chacras negativos é extremamente perigoso e você eventualmente será dominado esse chi nascida da raiva e da negatividade.

O budismo é responsável por pelo menos metade da cultura pop atual, eu te digo.

Esse é o único golpe que eu conheço que tem sua própria música tema. E que atire a primeira pedra quem nunca tentou fazer o Hadouken no chuveiro!

Mas voltando a nossa história, os dois irmãos Gouken e Gouki foram ensinados sobre o Hadou... e como você já deve estar imaginando a essa altura, tiveram uma assimilação diferente da tecnica. Gouken abraçou o aspecto pacífico e espiritual da arte, a usando como ferramenta de autodefesa e equilibrio espiritual. Já Gouki... não. 

Gouki foi engolido completamente pelo aspecto mortal e sombrio da arte, a ponto de se tornar um demonio assassino que existe apenas pela raiva e o ódio - perdendo até mesmo a capacidade de falar, tanto que o único som que ele emite são grunhidos e resmungos. Assim ele passou a ser conhecido como "Akuma", que é literalmente "demônio" em japonês.

Gouken, o mestre de Ryu e Ken, contra seu irmão Gouki, o "Akuma", em Street Fighter IV

Anos depois Gouken ensinou o Hadou a dois meninos: um órfão que foi abandonado perto do seu dojo, chamado Ryu, e posteriormente o filho de um antigo amigo seu que foi deixado no dojo para aprender dishiprin porque o moleque era da pá virada: Ken Masters.

Quando Akuma soube que seu irmão ensinou o Hadou a dois pupilos, fez sua melhor cara de "AH, CACHORRO SAFADO SEM VERGONHA" e foi diretamente ao torneio acabar com essa putaria. Só haverá um Hadoukeiro no mundo, e esse alguém será ele!

Quando Akuma chega no torneio ele já está na luta final, e assim ele mata cangaceiro safado que está ali para que ele possa lutar contra Ryu ou Ken (embora seja possível enfrentar Akuma com qualquer personagem por questões de gameplay, mas canonicamente é só Ryu e Ken). Sim, é assim que o lendário vilão de Street Fighter morre: foi atropelado por um Akuma full pistola e você faz a luta toda contra Akuma com o cadaver do M. Bison (ou Veg... AH VAI TOMAR NO CU GAMERS!! BANDO DE CHATO DA PORRA!) largado ali.

A história de Akuma, Gouken, Ryu e Ken é contada na webserie "Assassin's Fist", uma produção de fã de 2014 que foi chancelada pela Capcom e que apesar do baixo orçamento até hoje é a melhor coisa já feita com a marca Street Fighter em live action.

Enfim, essa era a ideia da Capcom para encerrar Street Fighter 2, com a inesperada morte do seu maior vilão, e originalmente esse deveria ser o último "update" de SF. A partir desse ponto a Capcom começou a trabalhar na sequencia de Street Fighter - que não se chamaria Street Fighter 3, mas sim se passaria antes do primeiro Street Fighter: o próximo jogo da série será Street Fighter Zero (ou Street Fighter Alpha, no Japão) mostrando as aventuras de Ryu, Ken e Chun Li adolescentes. Os Capitão Ninja pira!

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 001


Edição 002





Edição 003



Edição 004


Edição 006


Edição 007


Edição 009




MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 062




Edição 067


Edição 074



Edição 092




MATÉRIA NA GAMERS
Edição 002