quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

[3DO] STAR CONTROL 2: The Ur-Quan Masters (Setembro de 1994)[#633]



Nossa história de hoje começa numa manhã de terça-feira de novembro de 1994, no quartel general da Ação Games essa cena aconteceu:

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] PITFALL: The Mayan Adventure (Novembro de 1994)[#632]



O jogo de hoje é outro que eu vi inúmeras vezes na locadora quando criança e nunca aluguei porque, sério, Pitfall? Sério mesmo? Embora eu nunca tive um Atari, eu joguei alguns minutos de Pitfall na casa de primos e coisas assim e se você jogou um jogo de Atari alguns minutos você já jogou todo ele, de modo que ver um novo, super, master, mega, blaster pitfall não realmente fazia muita coisa mim.

Quer dizer, uau, uma nova versão de um clássico do Atari... who da fuck cares? 

Bem, o que eu não sabia na época, em minha pueril ignorancia da juventude, é que eu devia sim me importar porque Pitfall é um jogo tremendamente importante para a história dos VIDJAGUEIMS!

domingo, 7 de fevereiro de 2021

[SNES/MD/MS] THE LION KING (Outubro de 1994) [#631]



AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH KENYAAAAAAAAAAAAAAAAAA ALIBABIIIIII ALIBABAAAAAAAAAAAA!!!


E então chegamos ao Rei Leão, a animação (e filme) mais popular dos anos 90 e, honestamente, de todos os tempos. O Rei Leão é tão conhecido, tão popular, tão intrinseco na cultura ocidental que é realmente dificil falar sobre ele. Quer dizer, o que possivelmente eu poderia falar sobre esse filme que já não foi dito e analisado a exaustão centenas, milhares de vezes ao longo dos anos?

sábado, 6 de fevereiro de 2021

[SNES] AN AMERICAN TAIL: Fievel Goes West (Agosto de 1994)[#629]



Quando nós pensamos na Europa hoje, provavelmente pensamos em um lugar com tradições culturais fortemente estabelecidas porém com leis justas e governos eficientes. Bem, claro que seus habitantes tem reclamações das ações dos seus próprios governantes, mas honestamente o que eles acham "inaceitavel" é algo que aqui a gente chama de "terça-feira".

Porém esse pensamento esta especificamente pensando em uma parte da Europa e para uma parcela da população, o que nós pensamos menos frequentemente é na Europa "menos boa". Também conhecido como o "Leste Europeu". E se hoje esse é cenário dominado por mafias, ditadores e conflitos etnicos completamente absurdos - como por exemplo a Iugoslavia teve uma guerra civil puta sangrenta para se desmanchar em SETE países... um lugar menor que o estado de São Paulo e com a mesma população, porém se dividiu em SETE porque os caras se achavam tão diferentes uns dos outros que não aguentavam conviver.

Se você olhar as estatísticas. a Russia é o país que mais consome dash cams no mundo (aquelas cameras que ficam no painel do carro) porque a corrupção da policia é tão grande e existe tanto golpe (literalmente gente se jogando na frente do seu carro pra te processar e ganhar uma grana) que ter uma camera filmando o tempo todo é OBRIGATÓRIO. ESSE é o leste europeu, senhoras e senhores.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

[SNES/MD] THE SMURFS (Novembro de 1994)[#628]


Esse jogo nunca foi lançado fora da Europa, por isso só tem a capa dos Schtroumpfs

Sabe, a esse ponto da minha vida eu já vi todo tipo de adaptação para videojogo. Brinquedos, comerciais de segurança, séries de TV, cartoons, filmes e o diabo mascando mariola. E de todas as adaptações que eu já vi em minha longa carreira de  617 jogos, posso dizer sem o menor medo de errar que nenhuma adaptação mais fiel e precisa do que esse "The Smurfs" para o Super Nintendo/Mega Drive.

Nunca um jogo entendeu tão bem o seu material fonte quando esse jogo de 16 bits entende sobre o que Smurfs realmente é. Vamos discorrer um pouco sobre isso, não?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

[SNES] DEMON'S CREST (ou "Demon's Blazon" no Japão) [Novembro de 1994][#627]

 


Hmm, eis aí um jogo que eu tinha alguma curiosidade em jogar a algum tempo já. Demon's Crest é um jogo que eu vi na locadora para alugar alguns bazilhões de vezes, mas nunca cogitei seriamente a ideia porque... cara, sério, olha que capa feia da porra! 

Eu nunca realmente tive uma fazer trevosa dumauuu anos 90, de modo que o jogo ter "Demon's" na capa não realmente significava nada pra mim, e essa ilustração é realmente broxante, sempre achei melhor deixar pra lá e alugar um Sim City que eu ganhava mais. 


Claro que se estivessemos falando da capa japonesa a história seria outra, porque essa é bem mais legal. Mas como esse nunca foi o caso e só tinha a capa americana na locadora que eu ia, então pra mim Demon's Crest sempre foi um jogo com a capa feia.

Pois bem, imaginem então vocês minha surpresa ao chegarmos na época da internet e eu vejo que o consenso sobre esse jogo é que ele é uma perolas escondidas do SNES. Bem, eu entendo a parte do hidden porque parece que mais gente é como eu e nunca passou por essa capa horrível, mas será que ele realmente merece o título de "gem"? É o que veremos a seguir.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

[SNES] BLACKTHORNE (Blackhawk na Europa) [Setembro de 1994][#626]



Pode uma coisa inexoravelmente maligna ser transformada em algo bom? Seria possível um descendente da família Hitler ser uma pessoa decente e colaborativa de uma forma positiva na sociedade? Seria um comunista capaz de atos de altruísmo como trabalho voluntário ou se sacrificar pelos outros?

SIM, SERIA PERFEITAMENTE NORMAL. SERES HUMANOS SÃO ANIMAIS PSICOLOGICAMENTE COMPLEXOS E CAPAZES DE FUNCIONAR MUITO ALÉM DE UMA SUPOSTA HERANÇA TRADICIONAL OU UM CONJUNTO EXTREMAMENTE LIMITADO DE CRENÇ...

Esse é um mistério insondável para o qual jamais teremos realmente resposta. Porém este é o desafio de hoje que a famosa Blizzard impos para si mesma: transformar algo inexoravelmente maligno e tenebroso em algo bom e decente. Teriam eles tido sucesso em sua ambiciosa empreitada?

domingo, 31 de janeiro de 2021

[PC] METAL & LACE: The Battle of Robo Babes (Agosto de 1992)[#625]


Um fato pouco conhecido é que antes de estrelar Frozen, Anna ganhava a vida sendo uma robo babe

Em um mundo ideal, os jogos seriam feitos de uma forma realmente simples: alguém tem uma ideia, tem a equipe pra realizar essa ideia e faz. Como você pode imaginar, a realidade frequentemente não é ... ideal. A realidade mais comum é que os estúdios pequenos não tem o dinheiro para bancar a produção de um jogo (especialmente uma que dura meses ou até anos), não tem a equipe jurídica, os contatos de logística e enfim o know-how todo de como fazer um lançamento em escala nacional do produto (o que não é nada simples), muito menos então em escala mundial simultanea.

Capa do original japonês

Por isso o mais comum é acontecer dos pequenos estúdios venderem um pitch da sua ideia para uma publisher que vai bancar a coisa toda e cuidar dos aspectos técnicos práticos que nenhum bando de caras numa garagem possivelmente poderia fazer. Como quem paga a banda escolhe a música, normalmente a publisher tem poder para interferir na produção do jogo e talhar aos gostos do seu entendimento - sendo o caso mais iconico sobre como a Atlus não vai a certos lugares com Persona que o roteiro claramente queria ir porque é a Sega que está pagando a coisa toda. Não é o ideal, mas esse é o mundo que temos e as coisas são assim hoje, e já eram assim em 1994.

Normalmente é assim que os jogos são feitos. Porém o jogo de hoje não é um jogo “normal”, como exatamente ele foi parar nas páginas da Ação Games é nada senão uma das histórias de desenvolvimento mais bizarras que eu já vi para um jogo. Não, corrijo, essa É a história mais bizarra de um videojogo em todos os tempos até onde me consta.

Porque é assim que as Robo Babes rolam, baby!

sábado, 30 de janeiro de 2021

[MD/SNES] THE GREAT CIRCUS MYSTERY STARRING MICKEY & MINNIE (ou Mickey to Minnie: Magical Adventure 2, no Japão) [Junho de 1994][#624]


Uma coisa que eu digo aqui frequentemente é, além de "uma coisa que eu digo aqui frequentemente", é que muitas reviews já estão escritas apenas de mencionar o conceito delas. "Jogo de plataforma no Amiga", bam, você já sabe o que esperar. Adaptação de alguma coisa feita pela Ocean, tá explicado todo o jogo. ECCO THE DOLPHIN, cataplau, direitos humanos básicos foram violados.

Agora, o interessante a respeito disso é que essa regra também funciona para o outro lado, se aplica para as coisas boas também. Jogo first party da Nintendo e RPG da Squaresoft, por exemplo, são definições que nos anos 90 você podia parar sua analise aí. Pronto, o jogo é awesome, obrigado de nada. O que é meio que verdade até hoje, alias, com certeza para a Big N e embora a Square dê uns tropicões feios de vez em quando, quando menos você espera eles tiram um Final Fantasy XIV - A Realm Reborn da bunda.