sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

[MEGA DRIVE/SEGA CD] ECCO: The Tides of Times (Agosto de 1994)[#623]

 

Então, Ecco the Dolphin... dois. Oh boy, por onde eu começo?

Sabe, apesar de tudo o que aconteceu, muita gente ainda lembra da Sega com carinho eu consigo entender da onde isso vem, de verdade. Muitas crianças não tiveram a sorte que eu tive e foram punidas com o Amiga 2.0 da Sega, seja porque suas famílias eram pobres e só podiam comprar o videogame mais barato, seja porque elas nunca foram amadas desde o começo. Qualquer que seja o triste motivo, eu consigo entender a sindrome de Estocolmo de quem não teve escolha senão crescer com o flamejante pedaço de bosta da Sega. 

Contracapa da versão para Master System

E até mesmo conseguiria respeitar o que esse acidente da evolução significou para gamers que não tinham culpa da mão ruim de cartas que a vida lhes deu... não fosse o fato que a Sega voluntariamente, sem que ninguém lhe apontasse uma arma na cabeça nem nada, apenas um dia decidiu "hey pessoal, lembram da fase da água do Sonic? Aquela que absolutamente ninguém em todos os multiversos gosta e que mesmo os fãs mais hardcores fingem que não existe? Então, vamos fazer um jogo só disso!"

Desculpe, mas apenas não há criatividade suficiente no mundo para justificar uma ATROCIDADE dessas. Ninguém, e eu digo absolutamente ninguém, pode cometer um crime como ECCO THE DOLPHIN e sair impune com isso. Como diria o grande mentor intelectual de uma geração:


Então... Ecco, o golfinho 2: Marés do Tempo. Oh god.

Ah bem, no jogo anterior eu fiquei tão chocado, tão empalidecido pelo combo de desgraça e dor que é a mera existencia desse jogo que eu não comentei sobre a história dele. E isso realmente me deixa triste, porque em um jogo minimamente decente eu totalmente iria amar a ideia que eles tiveram aqui: 

Uma antiga civilização alienígena chamada Vortex vem à Terra a cada cinco séculos para ir pescar, coletando a vida marinha dos oceanos da Terra para se alimentar pelos próximos 500 anos. Eles vem e fazem o rancho do mês mesmo e foda-se. 


O que, no primeiro jogo, incluiu os amigos e familia do golfinho Ecco que parte em uma jornada para impedir que seus entes queridos se tornem o almoço dos japoneses espaciais - ao que teve sucesso, depois de viajar no tempo, ganhar a ajuda da criatura viva mais antiga da Terra e derrotou a sinistra Vortex Queen. Como eu disse, a ideia é realmente legal - um golfinho que viaja no tempo para enfrentar aliens, dorgas mil manolo. Só a execução é... sofrimento e dor.

Tides of Time começa assim que a Vortex Queen é derrotada, enquanto Ecco comemora com sua família - até que as coisas ficam malucas novamente e mais uma vez ele precisa salvar sua galera das forças do resto dos Vortex que vieram ver que porra aconteceu com o entregador do ifood que eles pediram. A busca de Ecco continua enquanto ele viaja para o futuro, encontra seus descendentes evoluídos de golfinhos e luta contra as forças dos Vortex pela segunda vez.

Então golfinhos viajantes no tempo, assemble!

Voe Willy, voe!

... até você lembrar que isso envolve jogar esse jogo.

Okay, eu sei que parece implicancia minha com o jogo e uma certa má vontade... porque alguém teria má vontade com um jogo que é uma imensa fase da água e você controla um golfinho asmático que consegue segurar o folego menos que eu, nunca vi uma desgraça precisar tanto de ar assim caralho... mas cara, sério, eu tentei. Eu juro que eu tentei.

A primeira fase do jogo é essa laguna que tem um golfinho que te pede pra vc seguir ele. Você segue e ele te leva a um cristal. Tá, e daí? Daí nada, te vira aí pra descobrir o que fazer. 


Não tem outra saída da fase e enquanto você pode falar com o outro golfinho que está nessa tela, o que ele te diz é... menos do que útil, vamos dizer assim.



... escuta, cê não tem um lote de terra pra carpir não? Embaixo dagua, de preferencia?

Mas enfim, o que você tem que fazer nessa fase é TIRAR DA BUNDA uma solução completamente aleatória, porque isso é Ecco the Dolphin e foda-se você e toda sua família por estar jogando esse jogo. Mas não, sério, o que você tem que fazer é que nessa fase tem três cristais além daquele que o seu colega "do it" mostrou. Segundo o walkthrough do jogo você deve ir até eles e por razão nenhuma senão ódio por si mesmo, imaginar que você tem que fazer isso:


Hã, deixa eu ver se eu entendi... tem um cristal no oceano que balança quando você usa o  sonar nele. Okay, então o que você tem que deduzir fazer é... balançar ele até ele cair do "encaixe" dele que não realmente existe? Uau, realmente um puzzle totalmente acessível, mas "do it", né seu marsuíno filho da puta...

E se isso fosse o pior ainda, vá lá. Mas não é. Porque eis aqui uma gravação do meu gameplay tentando resolver esse "puzzle":


Esse video tem trinta segundos, mas eu posso te mostrar mais quinze minutos fazendo isso. Ou trinta. Sério, não é figura de linguagem, eu realmente passei meia hora tentando fazer isso e não consegui. Meia hora, bicho, sem mentira. MEIA HORA. MEIA. HORA.


Cara, sério... quem é que faz um negócio desses? Nem Lovecraft escreveu sobre um horror cósmico assim?!?

 Então vai tomar no cu você e o filho da puta do "Do It". Because Ecco The Dolphin. E é isso. Sério, é realmente isso. Eu não consegui passar do primeiro "puzzle" desse jogo e quer saber? Ótimo. Excelente, não poderia ser melhor.

Se você quer se torturar jogando um jogo inteiro que é a fase da água do Sonic, vá em frente. Eu não vou te impedir, pelo contrário, vou até dar uma música adequada para você contemplar o que a sua vida se tornou por ser o cara que escolheu jogar Ecco the Dolphin: Tides of Time.


Faça isso com a sua vida se você quiser, apenas não conte comigo pra isso. Espero que esse golfinho do caralho morra de cirrose.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 070



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 005


Edição 006


Edição 007



Edição 008





Edição 012