domingo, 7 de fevereiro de 2021

[SNES/MD/MS] THE LION KING (Outubro de 1994) [#631]



AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH KENYAAAAAAAAAAAAAAAAAA ALIBABIIIIII ALIBABAAAAAAAAAAAA!!!


E então chegamos ao Rei Leão, a animação (e filme) mais popular dos anos 90 e, honestamente, de todos os tempos. O Rei Leão é tão conhecido, tão popular, tão intrinseco na cultura ocidental que é realmente dificil falar sobre ele. Quer dizer, o que possivelmente eu poderia falar sobre esse filme que já não foi dito e analisado a exaustão centenas, milhares de vezes ao longo dos anos?

É tipo querer debochar das tosquices do episódio I de Star Wars, já foi feito tanto e as vezes com tanta competencia que não resta muito o que dizer realmente. Todo mundo sabe das excelentes músicas, a animação espetacular, a história com elementos shakespearianos (embora, verdade seja dita, Hamlet não inventou o plot do tio assassinando o rei para ficar com o trono e o principe fugindo para o exílio, essa jornada do herói é tão antiga quanto a própria civilização), os personagens carismáticos, enfim tudo que podia ser dito sobre esse filme já foi dito.

Suponho que eu poderia então falar sobre o remake em animação 3D fotorrealista (que não é a mesma coisa que um live action), mas então qual o ponto? Meio que também tudo que precisava ser dito sobre isso já foi, e quanto menos for dito sobre esse caça-níquel safado melhor. 


Não é como se animação tivesse envelhecido mal e doesse aos olhos de ser vista hoje, animação 2D geralmente não envelhece tanto quanto 3D, e na apenas foi refeito com uma animação bem menos bonita de se ver - também não é como se o filme se propusesse a corrigir problemas de roteiro ou nada do tipo. É apenas a Disney decidindo "a gente quer ganhar um bilhão sem correr riscos, bora?" e isso é isso. O que também já é algo que foi dito a exaustão, então meio que é um rant sem muito propósito aqui.

Então eu serei um amorzinho com vocês, como eu geralmente sou, e vou dar uma dica realmente útil que muito provavelmente deixou passar: "O Rei Leão 3: Hakuna Matata". Sim, sim, eu sei o que você está pensando: uau, uma continuação direto pra DVD da Disney e eu aqui reclamando do remake em animação 3D, huh?


Mas me ouça nesse aqui porque eu sei o que eu estou falando. "O Rei Leão 3" tem o título original de "The Lion King 1 1/2" e ao invés de ser uma continuação caça-níquel com a qual ninguém se importa, tem um take diferente: ele reconta a história do Rei Leão mas pelo ponto de vista do Timão e do Pumba.

E, acredite ou não, no que ele se propõe a fazer é um filme redondinho e feito com carinho. Timão tem um arco de personagem completo, de ser o pior suricate ever que não quer nada com nada a aceitar ter responsabilidades, a coisa da sensação de família dele e o Pumba terem criado o Simba que é meio rushada no filme original é plenamente desenvolvida aqui, as piadas são boas (especialmente as que se passam nos bastidores de cenas famosas do filme original) e as músicas não devem nada ao que se espera do padrão Disney de qualidade.


Não apenas ele é um bom filme por si próprio, como ele melhora o filme original corrigindo furos de roteiro. Por exemplo, quando o Simba está lutando com o Scar ele está cercado por hienas. Algumas cenas depois, as hienas desapareceram completamente e Simba luta sozinho com Scar. Onde foram parar as hienas? Nesse filme que mostra "os bastidores" mostra como Timão e Pumba ajudaram na luta, resolvendo esse furo do roteiro.

O Rei Leão 3 é um daqueles filmes que se chama "melhor do que tem o direito de ser" e eu realmente não esperava nada dele, mas é um filme redondinho, inteligente e até emocionante porque, como eu disse, a coisa do Timão e do Pumba serem a família que criou o Simba não é underplayed.


Se pode com justiça argumentar que esse filme não se sustenta tanto quanto filme próprio e é mais um conteúdo extra de DVD do Rei Leão, mas suponho que a intenção nunca foi diferente disso realmente - então não se pode culpar realmente um filme por não ser algo que ele não tenta ser.

Mas okay, chega de falar de filmes e vamos falar do que viemos falar aqui: VIDJAGUEIMES!


E quando se fala de jogos da Disney realizados na quarta geração de consoles, muitas boas memórias vem a mente: CHIP'N DALE RESCUE RANGERSGOOF TROOPWORLD OF ILLUSION STARRING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCKQUACKSHOTDISNEY'S ALADDIN e por aí vai. Essa lista é polpuda porque a Disney sempre foi muito cuidadosa com as produtos tercerizados que faziam com a sua imagem, já que queimar o filme do Mickey ou o Pato Donald refletiria mal não apenas nas vendas do cartucho, mas na própria empresa. Claro que existem jogos tenebrosos da Disney para consoles (abominações como GOOFY'S HYSTERICAL HISTORY TOUR ou FANTASIA), mas felizmente eles são mais exceção do que a regra.

É por isso mesmo que quando eu vejo as pessoas juntando O Rei Leão na lista dos grandes jogos da Disney lançados para consoles eu não posso parar o que estou fazendo e admirar o quanto de MERDA uma pessoa consegue falar em dado espaço de tempo, devia até ser um esporte olímpico, sabe?

Pessoalmente eu acho a capa europeia do jogo bem mais elegante

Pq não, sério, ouvir alguém dizer isso realmente me faz pensar quantas dessas pessoas realmente se lembram do jogo, e caso lembrem se jogaram além do primeiro nível. Versão curta da história: Rei Leão para SNES/Mega Drive é o Battletoads dos 16 bits, aquele jogo que todo mundo elogia, diz que é incrível... e nunca passou da terceira fase. No caso de Rei Leão, a maioria das pessoas nunca passou da segunda fase - sim, a parte dos macacos é o Turbo Tunnel da quarta geração.

Então, como fazemos neste blog habitualmente, vamos tirar os óculos de nostalgia e ver como O Rei Leão o quão hakuna matata dá pra ser com esse joguetim.

Vamos começar abordando o leão branco na sala: esse jogo é dificil. Se você está esperando 30 minutos divertidos como Aladdin, você veio ao lugar errado. Eu colocaria o Rei Leão no mesmo nível de BATTLETOADS de dificuldade. E isso não é uma coisa boa.

Alias esqueça isso, em Battletoads ao menos você chega a terceira fase, aqui o jogo termina na segunda. 

O que torna esse jogo tão particularmente irritante é que o nível de precisão necessário para pular nas plataformas é desumanamente injusto. O que rola é que muitos dos saltos são feitos para Simba se agarrar nas plataformas e as plataformas nesse jogo tem uma detecção de colisão CATASTRÓFICA. Se um pulo vai dar certo ou não é inteiramente questão de sorte do jogo estar com vontade.


Sim, eu estou falando sério, é um jogo em que acertar os pulos não é nada senão SORTE. Tem como compreender o quão estúpido é isso em um FUCKING JOGO DE PLATAFORMA?! A imensa maioria das mortes nesse jogo se deve a você morrendo desnecessariamente quando a saliência/corda/pedra para a qual você pula decidiu não registrar o seu pulo. Como o jogo é basicamente uma imensa sequencia de pular e precisar se agarrar em coisas, eu não posso quantificar o quão frustrante é esse jogo.

A imagem abaixo mostra onde você precisa encostar para agarrar uma borda. É frustrante não apenas porque o hitbox não corresponde a imagem na tela, mas o local "certo" não é constante então você precisa "acertar" um lugar aleatório da imagem e torcer pelo melhor.

A area amarela é o ponto "agarravel" da plataforma, o resto é apenas decorativo

O jogo inteiro é assim dependendo de acertar esses pulos quebrados, e só isso já faria esse jogo um pedaço flamejante de sofrimento e dor. Só que então, apenas então, na segunda fase eles decidiram... colocar uma sessão de motinhos do Battletoad! Oh sim, eu juro que sim, um jogo que apanha severamente em apenas ser jogado decide ir full Battletoads! É CLARO QUE ELE VAI!


GODFUCKINGDAMMIT!


Não, sério, quem foi o demente, doente, sacripantas. pestilentos, gatos polares que pensou "hmm, acho que vamos colocar a fase das motinhos de Battletoads, isso vai fazer esse jogo ficar bom pra caralho"?!

Bem, ao contrário do que acontece com o jogo dos sapos é que neste caso temos uma resposta. Quem seria tamanho antro de maldade e desconsideração pela raça humana? Ora, ninguém menos que a futura dona de 94% do planeta Terra, Walt Fucking Disney


O Rei Leão saiu em 1994, era de ouro das videolocadoras. Ou seja, era liquido e certo que todas as crianças alugariam o jogo do maior lançamento da Disney na decada e, discutivelmente, em todos os tempos. E, bem, nosso maligno império do mal não iria conseguir comprar o Canadá se as crianças alugassem o jogo ao invés de comprar. 

Mais especificamente ainda, a Disney encomendou uma pesquisa para analisar isso, e determinou que se as crianças passassem da metade do jogo alugando em um final de semana, a chance de comprar esse jogo diminuia bastante. Então a Disney mandou os desenvolvedores do jogo sentarem o pau na dificuldade a partir da segunda fase, porque a pesquisa também indicava que a primeira fase tinha que ser amigável e funcional.

Os desenvolvedores da Westwood não ficaram particularmente felizes com essa decisão, mas então não é como você pudesse dizer "NÃO" para a Disney e ainda esperar ter um emprego ou uma família para a qual voltar. É por essa razão que na segunda fase foi introduzida uma fase ao estilo Battletoads, e porque o hit detection das plataformas foi artificialmente sacaneado.


Em 2015 a Double Fine (uma das publishers indies mais legais, a politica deles é quanto mais estranho melhor) no seu canal do You Tube fez uma série de videos "Let's Play" chamando os desenvolvedores para jogar os próprios jogos. O primeiro episódio o convidado foi Louis Castle, produtor de DISNEY'S ALADDIN e esse The Lion King, que contou que a decisão veio da Disney depois que o jogo já estava mais ou menos pronto.

O que é a mesma coisa que a Sega costumava fazer, tanto que fez com STREETS OF RAGE 3 e DYNAMITE HEADDY... jogos realmente bons que ninguém no ocidente consegue lembrar mesmo que sua vida dependesse disso. E, para surpresa de absolutamente ninguém, esse jogo também é um caso desses.

He doesn't grab!

Mano do céu, quem é o mentecapto que vê o que a SEGA tá fazendo e decide "hmm, vou copiar esses caras! Deve dar bom!". Porra cara, você tá copiando os caras do Activator e do 32X! Qual é a porra do problema de vocês?!

E isso é realmente foda porque se você tirar a coisa da dificuldade, esse jogo é realmente bonito para sua época. Tal como em Aladdin, a animação foi feita por animadores Disney é incrivelmente fluída e bonita. Mais impressionante que isso, a trilha sonora do filme é muito bem adaptada, tão bem quanto se pode imaginar com o hardware da época. 

Mesmo na versão de Mega Drive, cujo chip de som é composto por dois dodôs empalhados e um barbeador elétrico, você consegue reconhecer com um grande nível de qualidade  - o que é bastante coisa quando estamos falando do filme com melhor trilha sonora da Disney até hoje, na minha opinião. (e pela qual o tiozinho favorito de todos, Elton John, ganhou seu merecido carecão dourado). Mas o que dói mesmo é que, tal qual em Battletoads, quando você começa a jogar o jogo parece muito divertido. 

GODAMMIT, JAN!

Começamos com Simba saltitando pacificamente através das pridelands, tendo insetos e lagartos como inimigos. Ele é bastante rápido e ágil, tem uma boa variedade de movimentos e muita manobrabilidade. Os inimigos são faceis de derrotar pulando neles ou você pode rugir para atordoá-los. Pular parece natural e não demora muito para que você acabe com os insetos com facilidade. O level design é sólido, com muitos saltos horizontais e verticais mas sempre é óbvio para onde ir (com para powerups e e outras coisas uteis se você desviar do caminho) com plataformas bem posicionadas. Andar com Simba é divertido, tudo parece dar certo. O único problema que você pode encontrar é que os controles do Simba parecem um sensíveis, pois o menor toque do D-Pad faz o filhote sair correndo. Mas é difícil negar que tivemos um excelente começo.

Se ao menos pudesse continuar assim... Ao final deste nível, você enfrentará sua primeira hiena. Esses caras são invencíveis, exceto por alguns breves momentos então você tem que desviar até então. Na primeira fase isso já é um problema, porque a hiena é um chefe e você tem espaço limitado para manobrar, o que com os controles duvidosos é algo mais dificil de fazer do que deveria ser. A questão não tanto é se você pode matá-la sem ser atingido, mas se você tem energia suficiente para sobreviver porque você vai ser atingido. 

Mas okay, é uma luta de chefe, é suposto ser desafiador, certo? Heh, espere até quando esses caras se tornam inimigos regulares do jogo e você começar a ver dois desses caras ao mesmo tempo com menos espaço ainda para manobrar. 

COME FUCKING ON!!


Caso de alguma forma você tenha passado da fase Battletoadas, a terceira fase é o cemitério de elefantes com suas hordas de hienas e nenhum espaço para manobrar e é aqui que o jogo definitivamente termina. Vê? Eu não consigo sequer falar das coisas boas desse jogo sem acabar caindo no quaõ dificil e frustrante essa coisa é! Mas merda, que jogo desgraçado da porra1

Imagine ter que pular de tronco em tronco para escalar uma cachoeira, mas as toras também estão caindo, e todas em velocidades diferentes. E, é claro, seu salto precisa ser pixel-exato, ou você atravessa o tronco e cai. E você tem que subir umas quatro ou cinco telas disso. E já que estamos nisso, por que não considerar o estilo Indiana Jones correndo de uma rocha gigante, exceto que se ela tocar um pixel em você sua vida acabou... e você está em um corredor apertado em que precisa pular sobree ela na única passagem apertada que existe? Ou que tal balançar em galhos minúsculos sobre um penhasco onde, mais uma vez, controles difíceis e detecção de colisão desgraçada tornam muito fácil perder seu objetivo e cair. Ou morcegos que investem contra você e ficam bem em cima de você, de modo que você seja atingido várias vezes antes de matá-los? Que tal coisas vulcânicas em erupção, onde você deve se esquivar das pedras que caem (apesar do fato de que você não tem absolutamente nenhum tempo para reagir)? 

AGARRA NA BERADA SEU DISINFILIZ!!!


Tal como Battletoads, The Lion King podia ser um jogo realmente bom se não estivesse tão ocupado em tirar o couro do jogador usando uma cuticula de unha o tempo inteiro. Ele é bonito e as fases tem variedade, a trilha sonora é excelente... mas a dificuldade faz dele ser apenas uma experiencia de sofrimento e dor. SOFRIMENTO. E DOR.

Se é pra isso que você joga videogame, tudo bem. Mas se o seu objetivo é coisas loucas como "se divertir", então seu leão está rugindo "aaahhh kenyaaa alibabi alibabaaaa" para a savana errada.

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