sexta-feira, 29 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 050] MEGA MAN 6 (Nintendinho, 1994) [#385]





E então esse dia chegou, e chegou mais cedo do que eu achava que viria: o último jogo do Mega Man no console da Nintendo.

Mega Man 3 é o jogo de Nintendinho que eu mais aluguei quando criança, e naturalmente o meu favorito. Claro, podia ser que eu odiasse esse jogo e alugasse ele porque meu ódio por Mega Homens é apenas menor que o ódio por mim mesmo, mas garanto que não é esse o caso. Posso garantir também que sou um recuperado de ouvir Radiohead. Mas sim, chegou o fim de uma era.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 033] EX-MUTANTS (Mega Drive, 1993) [#384]




A primeira coisa que me passou pela cabeça quando vi esse jogo foi: "Tudo bem, eu preciso imediatamente jogar no Ex-Mutants no Google e ler sobre quem tomou processinho tentando fazer uma paródia de X-Me" só de zoeira, apenas para descobrir que, de fato, Ex-Mutants é uma paródia de X-Men de verdade. Mais ou menos.

Mais precisamente, esse jogo é baseado em quadrinhos reais que tentaram surfar na onda dos filhos do átomo ao mesmo tempo que fazer piada com a situação. Eu nunca tinha ouvido de Ex-Mutants antes de pegar essa Ação Games, mas definitivamente foi algo que existiu.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 047] GUNSTAR HEROES (Mega Drive, 1993) [#383]




Essa semana mesmo eu joguei Dinosaurs for Hire e comentei que era um run’n gun que pega uma ideia interessante (DINOSSEROS merceários - ou mafioso, para a Ação Games é a mesma coisa) e consegue transformar isso na coisa menos criativa e mais genérica ever. E nem é um genérico decente, é um genérico com uma pilha de problemas. Pois bem, não é que hoje eu vou falar de um jogo que faz justamente o contrário? Pega uma ideia absolutamente genérica e faz o melhor que pode para ser criativa com ela?

Por isso, vamos começar do começo.

terça-feira, 26 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 033] COOL WORLD (SNES, 1993) [#382]

 

Em 1988, a Disney abalou a boca do balão com seu uber sucesso "Uma Cilada para Roger Rabbit". Embora não fosse a primeira vez que um filme de live action contracenasse com personagens de cartoon (a própria Disney já tinha feito isso quarenta anos antes em "A Canção do Sul", um filme que hoje eles tem vergonha e tentam varrer para debaixo do tapete pq... bem, é um filme dos anos 40 sobre negros, eu preciso te pedir pra imaginar como isso pode ter saído errado?), era a primeira vez que alguém colocava um orçamento de peso para fazer um filme assim funcionar.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 047] KAMEN RIDER SD: SHUTSUGEKI!! RIDER MACHINE (SNES, 1993) [#381]



Quando eu jogo um jogo ruim para esse blog, eu sempre acabo me perguntando se ele cabe na tag "The worst of". Eu realmente quero reservar esse espaço a jogos objetivamente ruins, jogos que ativamente te fazem pensar que videogames foram um erro. Esse tipo de jogo. Um critério que eu costumo adotar é que se eu tenho que decidir que o jogo é um TWO, então ele não é.

Jogos ruins, jogos verdadeiramente ruins transcendem analise, eles te esbofeteiam na cara com sua pirocona de ruindade. Eu estou dizendo isso porque o jogo de hoje é um desses, ele é tão ruim, mas tão ruim, mas tão pavorosamente ruim que eu posso te mostrar que ele é ruim com um gif de 10 segundos. Provavelmente menos.

domingo, 24 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 033] THE ADDAMS FAMILY: PUGSLEY'S SCAVENGERS HUNT e LETHAL WEAPON [#379 e #380]



Sim, eu sei o que você está pensando. Eu sei EXATAMENTE o que você está pensando neste exato momento.

UAU, A PREGUIÇA ESTÁ PEGANDO FEIO, HEIM?


Embora, sim, seja um ato terrivelmente preguiçoso da minha parte falar de dois jogos no mesmo post, não é uma preguiça injustificada. Isso porque no ano de nosso Senhor de 1993, a Ocean despirocou de vez e abocanhou mais do que conseguia morder.

Ela conseguiu a licença para fazer o jogo de dois produtos licenciados, e mais precisamente, para serem lançados ao mesmo tempo. Mas... como você consegue lançar dois jogos ao mesmo tempo? Bastante simples, na verdade: faça o mesmo jogo duas vezes, só mude os gráficos. Quais as chances de alguém perceber?

Nenhuma, eu te digo.

sábado, 23 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 046] TOM MASON'S DINOSAURS FOR HIRE (Mega Drive, 1993) [#378]





Eu vou contar aqui uma história que todo mundo acha que sabe, mas na verdade sabe só uma parte dela. Todo mundo sabe que a Marvel teve que vender os direitos dos seus principais personagens para estúdios de cinema para evitar a falência: os X-Men e o Quarteto Fantástico foram para a Fox, o Homem-Aranha para a Sony, o Motoqueiro Fantasma (que não é tão famoso, mas é um dos visuais mais cools de heróis da Marvel e por isso tem um potencial de mercado enorme) foi para a Universal e quanto menos for dito sobre o filme do Demolidor, melhor. A Marvel ficou apenas com o restolho que ninguém ligava a minima para fazer filme, como Homem de Ferro e os Vingadores. Todo mundo sabe disso.

Em 1996, a Marvel tinha 600 milhões de dolares em dividas e valor de suas ações despencou de 34 dolares em 93 para 2,99 no final de 96. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é porque isso aconteceu. Por qual causa, motivo, razão ou circunstancia a Marvel entrou em processo de falência em 27 de dezembro de 1996 e precisou sair distribuindo personagens a torto e a direito para sobreviver? Acredite ou não, tem haver com dinossauros de aluguel.




sexta-feira, 22 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] BAZOOKA BLITZKRIEG (SNES, 1993) [#377]

 


Então, você adquiriu uma Super Scope. Vulgo, a bazuca do Super Nintendo. Parafraseando o dramaturgo britânico do século XIX Oscar Wilde, a Super Scope foi uma ideia incrível. Mesmo que ele nunca tenha dito isso, ele deveria ter. Porque isso foi. Qualquer console de meia pataca furada tinha uma arminha para você dar pew pews na tela, mas quantos tinham uma fodenda BAZOOKA?

Pois é, foi o que eu pensei.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 032] NAKAJIMA SATORU SUPER F-1 HERO (SNES, 1993) [#376]



O Paraguai é conhecido como um lugar mágico onde sonhos quase se realizam por 1/3 do preço. Não quer gastar 100 talkeys com um cavalinho de plástico da Hasbro só para completar sua coleção de My Little Poney? Fear not, Paraguai got your back!

Não é My Little Pony, mas grandes são as chances que sua criança é imbecil demais para perceber que recebeu um "Colorful Horse". Sim, eu já vi esse nome em um brinquedo piratex de MLP, por um momento fiquei pensando se não era uma linha de brinquedos em homenagem a um tempo em que era totalmente ok ser tão racista em publico quanto sua criatividade permitisse (chamados pelas pessoas de "bons tempos").

Agora, a coisa é que o Paraguai não é um lugar real. Quer dizer, existe um lugar fisico chamado Paraguai, mas não é disso que eu estou falando, e sim desse estado de espirito de aproveitar demandas das pessoas para empurrar tralhas de baixa qualidade, que eu também chamei de Paraguai então suponho que isso está realmente confuso e...

Olha, deixa pra lá, o que eu quero dizer é que no Japão também se faz gambiarras! Tan dan daaaaaaaan!

Nada mais é sagrado, eu sei.

terça-feira, 19 de maio de 2020

[AÇÃO GAMES 046] SENGOKU DENSHOU (Arcade, 1991) [#375]




Nos anos 90, havia uma guerra declara pelo controle dos arcades. Considerando que eram locais de pura zona de bocada insalubre a vida humana, não seria exagero imaginar que era uma guerra literal com pipoco de bala e corpos cobrindo o chão.

Felizmente era uma guerra apenas simbólica, e os participantes desta disputa eram os titãs dos arcades Capcom e SNK. A SNK foi a única verdadeira competição da Capcom no gênero de jogos de luta (com exceção de Mortal Kombat, porém este só era popular no ocidente).