quarta-feira, 25 de abril de 2018

[AÇÃO GAMES 011] JOE & MAC (Super Nintendo, 1991) [#141]


Se você nunca alugou esse jogo por causa dessa capa... eu totalmente te entendo

Houve um tempo em que os homens eram homens de verdade, as mulheres eram mulheres de verdade e os protozoarios tinham flagelos de verdade. Bons tempos em que a alimentação era pura, a água limpa e o ser humano vivia em harmonia com a natureza (ou seja, sendo parte da cadeia alimentar e uma parte bem embaixo). Bons e velhos tempos que os hipsters hoje tentam resgatar, aqueles tempos mágicos em que a expectativa de vida era 18 anos e todo mundo andava com a bunda cagada o dia todo. Bons tempo, eu te digo. Bons tempos.

E direto desses tempos aureos em que ter uma refeição implicava em caçar sua presa para então porretea-la na cabeça, vem as incriveis aventuras de João e Marcelo!

Jão e Mac são dois homens das cavernas que são muito bons no que os homens são bons até hoje: resmungar, bater em coisas desconhecidas com um porrete e ficar ridiculamente furiosos com coisas que eles não entendem! Mas mesmo homens das cavenas não podem ficar satisfeitos com apenas sua pura masculinidade, afinal não existe proposito em ser tão másculo se não tiver ninguém para impressionar! E é aqui que entram as gatas das cavernas!


Aprecie a meia arrastão historicamente precisa
Sem gatas das cavernas, nossos antepassados não teriam razões para serem tão audaciosos e tenases. Você sempre achou que a roda foi redonda? Que nada, os homens das cavernas fizeram ela quadrada e deixaram ela largada desse jeito pra continuar jogando FIFAssauro. Não foi até que eles descobrirem que rodas redondas eram uma forma mais rápida de pegar seu contatinho das cavernas e conseguir um rango que a roda ficou redonda. Pq se você não você não for rápido, outro cara das cavernas vai ser, e aí ele vai ter uma gata das cavernas e costelas de mamute, e tudo que você vai ter um travesseiro de waifu de pedra. Quem iria querer isso?


Como o fogo não ajuda a pegar ninguém, essa foi uma invenção bem posterior na história da humanidade e por muito tempo as costelas de mamute eram comidas cruas.




É fácil perceber que, embora a macheza dos homens das cavernas tenha sido vital a sua sobrevivencia, toda macheza do  mundo não significaria nada sem moçoilas para quem impressionar - fato que permanece verdadeiro até hoje, afinal qual a graça de fazer bullying nos nerds losers se isso não vai te dar um basilhão de pontos de pegação com todas as meninas da sala? Claro, é discutivel que o fato que você usar expressões como "pontos de pegação" torne totalmente justificavel qualquer surra que você venha a levar.

De fato, toda sociedade moderna é moldada ainda hoje por esse conceito de qualquer coisa é feita basiamente porque alguém queria encaçapar a chimboquinha. Se os homens das cavernas não estivessem tentando impressionar o sexo oposto, nós provavelmente estaríamos todos extintos agora.



É este conceito sociológico profundo que a Data East vem nos apresentar em Joe & Mac, como um brilhante simulador de história. Assim como qualquer história importante sobre a existencia humana, Joe & Mac mostra o quão importante é não levar desaforo pra casa e sempre recuperar nossas gatas! 

Originalmente Jão e Marcelo foi lançado no Japão para arcades com o nome de Caveman Ninja, e apenas posteriormente portado para o Super Nintendo. Os dois jogos são bem parecidos, a grande diferença sendo que Caveman Ninja tinha um mapa com opção de escolher as fases (como em Super Mario 3), mais armas, armas que podiam ter um ataque concentrado e um nome muito mais maneiro!

Mas chega de conversa, é hora da história do jogo! Esta nos é apresentada através de trocadilhos horríveis, mas que não se furta a nos mostrar a nossa verdadeira motivação para jogar: recuperar nossas gatas das cavernas sequestradas!


Se você precisa de mais motivação que isso para matar seus inimigos, esmagar seus crânios e ouvir suas viúvas chorarem, então você está além de qualquer ajuda que eu possa oferecer.

E como você faz isso, você me pergunta? Ora, como se resolvia todas as coisas nos anos 90: pulando, atirando coisas nas outras coisas e enfrentando chefes. Você tem um pulo normal, um pulo alto, e um acorridinha com rolada que eu nunca entendi muito bem como se faz, mas não parece importante de ualquer jeito.

A barracuda azul carnivora contra o macaco verde rolado, esta noite no RAW!
 As coisas que você atira nas outras coisas são ossos, bumerangues, rodas de pedra e fogo. Cada item seu proprio alcance, velocidade e dano, mas eu normalmente fico com o bumerangue porque se isso fez os australianos sobreviverem então quem sou eu para questionar?

Os chefes tem uma barra de vida bem grossa, embora eu não sei exatamente como ela funciona. Não tem um padrão muito claro de quantos hits precisa para diminuir a vida do chefe, suponho que dependa da arma que você está e do humor do jogo. Parece aleatório, sei lá. Felizmente, os chefes aqui cumprem as normas dos bosses de videogame e vão mudando de cor conforme vão morrendo, e mostram pelo menos um frame de animação para indicar que receberam dano.

Abaixo podemos ver um chefe sendo atingido, ou lembrando da vez que ele jogou Katawa Shoujo. É dificil dizer.




Os chefes desse jogo são bastante criativos, se você sempre quis ver quantas cabeça diferentes de dinossauro se pode colocar no fim de um monte de bolas, esse é o seu jogo. Exceto por aquele chefe dinossauro-esqueleto idiota, ele se desmonta depois de atingido e leva uns 20 anos para se remontar. Bem feito por estar extinto.

Mas se você não é tão fã assim de bater em dinossauros, o jogo oferece outras variaçãos de chefes como um Malboro saído da Pequena Loja dos Horrores ou Satã. Bem, isso escalonou rápido...

Ah, e como esquecer do chefe mamute que você vai mutilando ao longo da batalha? Se arrancar a tromba de um mamute ainda vivo e ver ele sofrendo em agonia é o seu tipo de diversão, não procure mais do que esse jogo super colorido e família!




Pesado, heim?

Você pode até mesmo se perguntar se tal desenfreado nível de violencia realmente vale a pena, ao qual eu te responderei prontamente que... PPKs DE PEDRA, DUDE!

Hã, acho que nessa época as mulheres não tinham... quer dizer, sequer faz sentido...

PPKs DE PREDAAAAAAAAAAAAAAAA



A única coisa melhor que pegar as gatas das cavernas... é jogar de dois jogadores, porque aí você pega a gata e seu amigo não! O jogo contabiliza quem causou mais dano no chefe, e tal qual na vida real, o mais brucutu leva as minas! Naturalmente que isso só tem valor se você esfregar sua pegosidade na cara do seu amigo para lembra-lo o quão beta loser que fica se preocupando com coisas como respeito e sentimentos ele é e você não. Mais uma vez, tal qual na vida real.


A única exceção é na última fase, quando a mina na verdade é apenas Satã fingindo que é uma mina pra te dar uns pegas. O que seria uma forma totalmente válida de terminar o jogo, se quer saber a minha opinião

Mas não, o jogo tem uma batalha final transfóbica porque Jão e Marcelo não aguentam dar uns malhos numa menina com pirocão, esses trouxas, e você tem que enfrentar Satã mais uma vez (que alias estava dentro dos dinossauros usando seu poder de enfurecer os seres e os transformando em monstros incontrolaveis).

Após vencer Satã, Jão e Marcelo libertam todas as gatas das cavernas sequestradas (todas as três que a Data East soube desenhar, isso é), mas saem correndo sem pegar ninguém porque isso implicaria em pegar a gordona beijoqueira. Because fat chicks, am i right?


Apesar de alguns momentos de humor que envelheceram pior que qualquer tirinha do Dr. Pepper... espera, como é produção? Essas tirinhas ainda são feitas hoje, não são dos anos 80? Oh boy... mas enfim, apesar de qualquer coisa, Jão e Marcelo é um jogo bastante agradavel se considerarmos que é um dos primeiros jogos do Super Nintendo.

Alguns chefes tem uma quantidade absurda de vida e os pulos não são tão responsivos quanto você poderia querer, mas fora isso tem seu charme, é coloriso e bater nas coisas é satisfatório. É um jogo bem curtinho, mas divertido de se jogar - principalmente com um amigo, onde você tem a opção de não apenas atingi-lo como subir na cabeça dele para coletar itens inatingiveis sozinho. Boa zoeira, bom jogo.

VERSÃO PARA SNES
Edição 011


VERSÃO PARA NINTENDINHO 
Edição 014



VERSÃO PARA MEGA DRIVE
Edição 058


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER

Edição 004