sábado, 20 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 052] MEGA MAN X (SNES, 1994) [#406]




Matéria na AÇÃO GAMES
Matéria na GAMERS

1994 foi um ano muito importante para os videogames. Um dos mais importantes, na verdade: não só foi o ano que o mundo veio a conhecer o Playstation - que pauta a industria de consoles até hoje - como foi o ano de ouro do Super Nintendo. O ano em que o console de 16 bits da Nintendo colocou a pá de cal na guerra dos 16 bits e esmerilhou com a cara da Sega. No mesmo ano tivemos Final Fantasy VI, Earthbound, Donkey Kong Country, Mortal Kombat 2 foi lançado no SNES sem nenhum tipo de censura e, só de zoeira, a Nintendo lançou aquele que eu considero até hoje o melhor jogo da sua geração, uma obra prima em todos os sentidos: Super Metroid. 1994 foi um ano do caralho pra Nintendo, a season finale perfeita onde ela foi rainha absoluta do mundo.

Claro, na temporada seguinte ela seria atropelada por uma força que ela sequer conseguiria conceber, mas por hora foi pura glória e vitória. E pra abrir esse ano de triunfo, nada como um jogo exclusivo para SNES que eu considero não apenas o melhor jogo de ação 2D jamais produzido nos anos 90 (e um dos melhores até hoje, embora The Messenger seja pica das galaxias), mas um jogo que mudou o rumo da história dos videogames.

Estou falando, é claro, da Magnum Opus da Capom em se tratando do bombardeiro azul: Mega Man X.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 035] SPLATTERHOUSE 3 (Mega Drive, 1993) [#405]




Splatterhouse 2 foi uma das grandes surpresas que eu tive jogando os jogos da Ação Games. Sendo um exclusivo do Mega Drive, eu nunca joguei na minha infancia e nunca fui muito preocupado em estar perdendo grandes coisas com o jogo do Djeizu genérico maromba.

De fato, A Casa do Massacre 2 não faz nada particularmente incrível, exceto talvez uma coisa: ser divertido.



Puta merda, que jogo gostosinho. O que você faz basicamente é andar em linha reta e socar demonios, não tem muito além disso no jogo. Sabendo disso, a Namco não poupou esforços em fazer com que socar demonios fosse o mais satisfatório possível. E é! Eis o que eu disse na época:

Isso é por dar enxaqueca na Josislaine caixa das Lojas Americanas, seu encosto!

Os demonios que você arrebenta na porrada são, literalmente, ARREBENTADOS na porrada e é um festival de mutilação demoniaca que deixaria Doom orgulhoso. Na verdade, a sensação de jogar esse jogo é praticamente uma versão anos 90 do Doom de 2016 e poucas coisas são mais satisfatórias do que ver um demonio fugindo de medo de você apenas para ter seus interiores liquefeitos na base da porrada.
É algo tão bonito que me emociona.
Splatterhouse 2 é arte. Mas também é um grande desafio para a própria Namco, conseguirão eles superar a barra da diversão de massacre de capirotos que eles mesmos criaram? É o que permanece a ser visto agora. Mas antes, uma recapitulação da história até aqui.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 052] T2: TERMINATOR'S 2 JUDGEMENT DAY (SNES, 1994) [#404]


Não confundir com T2: TERMINATOR'S 2 THE ARCADE GAME... porque tem tanto de Terminator assim, meu deus?!
Seres humanos são criaturas de fé, por natureza. O mundo é um lugar terrível, complexo, caótico e incompreensível, e é apenas natural que a única forma de cooptar com tamanha realidade atroz seja apelar para uma solução mágica que pode explicar todos os seus problemas de uma forma simples. Deuses, astrologia, homeopatia, O Segredo, não importa o quão idiota seja o bullshit, o ser humano precisa acreditar em alguma coisa.

Eu, por exemplo, acredito em 1994. Depois de jogar o maravilhindo, espetaculoso, chocolatante Mega Man X, tenho minha fé irresoluta de que 1994 é o ano que as coisas mudarão. Agora a indústria dos videogames vai que vai quicando, e tudo vai dar certo. 1994, o ano do tetra, nos salvará. Para proteger minha própria sanidade, eu preciso acreditar nisso.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 020] GOLD MEDAL CHALLENGE '92 (NES, 1992) [#403]

 

Estamos em 1992, sabe o que isso significa? Que foi o ano das Olímpiadas de 1992 em Barcelona, evento esportivo que nos trouxe dois grandes legados. O primeiro foi a apresentação do Queen na anunciação de Barcelona como cidade sede das Olímpiadas... o que na verdade aconteceu em 1988, então foda-se 92 inútil.


A outra coisa é que, como todo grande evento esportivo, mais jogos caça-níquel feitos em menos de 2 minutos foram criados para arrancar dinheiro das crianças. E mesmo para estes padrões, Gold Medal Challenge '92 foi um dos BEM preguiçosos. Mas bota preguiça nisso...

Isso porque o jogo conta com apenas 4 atividades!

segunda-feira, 15 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 035] KING ARTHUR'S WORLD (SNES, 1993) [#402]




Hoje, a Argonaut Games é mais conhecida como a empresa que desenvolveu o chip Super FX para o Super Nintendo, sendo seu jogo mais famoso aquele joguinho que animou furries do mundo todo ao mostrar que era possível usar animais antropomorficos para rodar 3D no Super Nintendo a uma velocidade decente


Eu não gosto de jogos de navezinhas, então suponho que não seja justo julgar a Argonaut por esse jogo. Felizmente os deuses da Ação Games me deram outra oportunidade de tentar minha sorte com esta tão criativa empresa, tenho certeza que... que vai ser uma merda, né?

Pois bem, vamos então ao MUNDO DO REI ARTHUR.


Não ESSE Rei Arthur, saiba você.

domingo, 14 de junho de 2020

[ANTIGA GAMERS 000] INSPECTOR GADGET (SNES, 1993) [#401]


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Já adianto pra vocês que o jogo de hoje é mais importante pelo contexto que cerca esse texto do que o jogo em si, que realmente não tem muita coisa de especial realmente. Mas já chegamos lá. Nossa históra começa, diferente de quase todos os outros jogos desse blog, não nos anos 90 mas mês passado.

sábado, 13 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 020] STREET FIGHTER 2 (versão pirata para Nintendinho) [#399]



O ano era 1992. Todos os jovens dinâmicos da nação respiravam Street Fighter 2, transpiravam Street Figher 2 (no caso dos fliperamas, dava para sentir de longe). Saporra estava em toda parte: chaveiros, camisetas, revistas em quadrinhos, desenhos animados e até mesmo um filme com Van Damme.

Os meninos se dividiam em dois grupos: os que tinha um Super Nintendo e jogavam isso dia e noite, e os que ainda estavam no já ultrapassado Nintendinho e tinham que torcer para conseguir uma chance de filar Street Fighter já que o jogo nunca foi lançado para o console passado da Nintendo. 

Não oficialmente, pelo menos.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 051] MORTAL KOMBAT 2 (Arcade, 1994) [#398]



Você pode gostar ou não, mas é um fato que não existe gamer no mundo e a mãe dele que nunca tenha ouvido falar de Mortal Kombat. Um projeto maroto nascido enquanto dois funcionários da Midway fumavam maconha e jogavam Pit Fighter assistindo o Ultimo Dragão Branco até inevitavelmente Ed Boon fazer a pergunta: “cara, e se a gente fizesse um desses jogos de imagens digitalizadas só que tipo com o filme do torneio de luta do Van Damme”, e John Tobias responder “muito bom, mas tijolo não revida”. Bem, eles estavam chapados, o que você esperava?

quinta-feira, 11 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 034] CYBORG JUSTICE (Mega Drive, 1993) [#397]



Em 1993 a Sega teve a ideia que resultaria no mais legal beat'm up de todos os tempos. Quer dizer, uma ideia melhor que usar uma fonte no nome do jogo que lembra muito a de Streets of Rage, achou que eu não perceber isso?