sexta-feira, 12 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 051] MORTAL KOMBAT 2 (Arcade, 1994) [#398]



Você pode gostar ou não, mas é um fato que não existe gamer no mundo e a mãe dele que nunca tenha ouvido falar de Mortal Kombat. Um projeto maroto nascido enquanto dois funcionários da Midway fumavam maconha e jogavam Pit Fighter assistindo o Ultimo Dragão Branco até inevitavelmente Ed Boon fazer a pergunta: “cara, e se a gente fizesse um desses jogos de imagens digitalizadas só que tipo com o filme do torneio de luta do Van Damme”, e John Tobias responder “muito bom, mas tijolo não revida”. Bem, eles estavam chapados, o que você esperava?


Mortal Kombat é muitas coisas para os videogames. É um jogo revolucionário pelo seu conceito, por mudar a forma que videogames eram vistos devido a sua violencia excessiva (sendo, junto com Night Trap e Lethal Enforcers, os jogos que levaram a criação da classificação etária nos games), e provavelmente o maior sucesso de um jogo ocidental para consoles nos anos 90. Mortal Kombat era todas essas coisas, mas o que MK nunca foi exatamente é ser um jogo muito bom.

Ed Boon e John Tobias não tinham o orçamento e nem a expertize tecnica para fazer um grande jogo de luta, até porque nessa época ninguém tinha tal conhecimento especialmente fora do Japão. O resultado é que MK é um jogo travado que não rola muito gostoso de ser controlado. Só que, como dito antes, tanto pela violencia quanto pela novidade, Mortal Kombat foi um sucesso interpandemico global (exceto no Japão, onde ninguém nunca ligou muito para MK) com direito a ter todos os produtos licenciados conhecidos pelo homem e até mesmo ganharia um filme em 1995 que por muitos anos foi considerado como “o menos pior filme adaptado de um jogo”, algo bastante raro antes de uma época como hoje em que temos definitivamente bons baseados em jogos como Detetive Pikachu ou Sonic (ainda não acredito que isso deu certo, pra vc ver)


Ok, essa foi uma propaganda muito boa

O ponto é, se apenas sendo dois maconheiros pé-rapados e sem experiencia nenhuma eles criaram um dos maiores sucessos da história dos videogames, o que Ed Boon e John Tobias fariam agora que tinham tempo, dinheiro, recursos tecnicos e experiencia de programação? Por exemplo, as imagens do primeiro Mortal Kombat foram gravadas com filmadoras comuns compradas em lojas, para Mortal Kombat 2 agora eles puderam usar cameras profissionais de 20 mil dolares.

Mortal Kombat 2 não é apenas uma versão maior e mais ambiciosa do primeiro jogo, segundo as palavras dos seus próprios desenvolvedores eram o jogo que eles queriam fazer desde o inicio mas não tinham recursos ou conhecimento tecnico para faze-lo. Você realmente consegue sentir isso bastante no jogo, ele é repleto de coisinhas, de detalhezinhos, de pequenos esforços individuais de quem realmente tava muito afim de fazer aquele jogo.




No primeiro jogo, cada um dos sete personagens tinha um tipo de finalização, agora cada um dos DOZE personagens tem 5. Cada personagem agora tem dois fatalities, um stage fatality (uma execução que só pode ser realizada em determinadas fases) e ainda duas finalizações de zoeira: o friendship e o babality, criados pelos desenvolvedores como piada em relação as reclamações que o jogo era muito violento.

 No primeiro jogo havia um personagem secreto (Reptile), agora existem três (Jade, Noob Saibot e Smoke). E por aí vai. Talvez a maior prova do quão maior e mais ambicioso o jogo se tornou seja a própria história do jogo. A história do primeiro Mortal Kombat era basicamente uma reedição do filme “O Jogo da Morte” do Bruce Lee, lutadores são convidados a participar de um torneio de artes marciais numa ilha ruleado por um cara muito mau e era isso.




Agora a canetada do retcon comeu solta, e Mortal Kombat se tornou uma enorme viagem de fantasia com kung fu. Então senta, que lá vem a história.

Existem no multiverso diversos reinos onde cada mundo vive sua própria vida cuidando das suas próprias coisas - a Terra, por exemplo, existe no Earthrealm. Entretanto alguns desses reinos descobriram magias para invadir outros e tocar terror nos coleguinhas. Cientes de que essa putaria era possível, os Deuses Anciões estabeleceram regras para que a coisa não virasse bagunça. Tipo, pode invadir o coleguinha, só não pode ser de qualquer jeito porque também aí já é zona, né? E também ele são Deuses Anciões, eles fazem as regras que eles quiserem e se não gostou vai fazer o que?

Enfim, os Deuses Anciões estabeleceram que uma vez a cada geração (aproximadamente 50 anos no lore do jogo), um reino pode desafiar outro em um torneio de luta no qual envia seus melhores campeões - esse torneio é o Mortal Kombat. Se um reino vencer dez Mortal Kombats seguidos, então ele pode fazer o que quiser com o derrotado.




Foi assim que o Imperador do mal que odeia o bem, Shao Khan, espalhou seu reinado de terror pelo multiverso através de vencer Mortal Kombats em toda parte, até que decidiu colocar suas patinhas na Terra. Assim, ele escolheu um feiticeiro amaldiçoado pelos deuses da Terra (devido ao seu alto nivel de aprontação, menino safadinho) chamado Shang Tsung (o chefe do primeiro jogo) como seu campeão e mandou ele tomar essa joça em seu nome.

Com ajuda do principe shokatan (um dos reinos conquistados por Shao Khan) Goro, Shang Tsung venceu 9 Mortal Kombats seguidos e teria conquistado a Terra vencendo o décimo não fosse que o décimo é o jogo Mortal Kombat 1 e os heróis da Terra vencem dessa vez, levando a contagem de volta ao zero. Pouco surpreendentemente, Shao Khan pistolou loucamente ao perder o Mortal Kombat e decidiu se vingar. Através de vários pequenos estratagemas malignos, ele atraiu os guerreiros da Terra para os seus dominios, o reino de Outworld, e organizou um torneio lá.


Caso você, como eu, sempre quis saber oque Katalin Zamiar (a Milena/Kitana/Jade) faz hoje em dia, taí a resposta...
Não que esse torneio oficialmente fosse contar como um Mortal Kombat, ele só tava putonildo da silva e queria mostrar o bom e velho “olha só como eu ganhei de vocês, super ganhei caras!”. Muito maduro, Shao Khan. Na verdade, esse “torneio falso” também serviria a outros propósitos que se desenrolariam em Mortal Kombat 3, mas por hora a história é essa.

Assim sendo, vamos conhecer essa galerinha muito louca que faz o segundo torneio mortal, da onde eles vem e do que eles se alimentam!

LIU KANG


No canon da série, Liu Kang venceu o primeiro Mortal Kombat derrotando Goro e Shang Tsung. Como retaliação, Shao Khan mandou alguns guerreiros seus para a Terra e eles massacraram o monastério do nosso menino Kang magia. Ou seja, agora é uma jornada de vingaaaaaaaançaaaaaaa

FRIENDSHIP:


BABALITY:



FATALITY 1:



FATALITY 2:


FINAL:



KUNG LAO


A 500 anos atrás, Shang Tsung estava muito próximo de vencer seu décimo Mortal Kombat e teria conseguido tomar a Terra para seu chefe Shao Khan, não fosse um monge shaolin chamado Kung Lao te-lo derrotado e reiniciado a contagem.

No torneio seguinte então Shao Khan mandou Goro, que fez patê de Kung Lao e venceu os próximos 9 Mortal Kombate até o torneio do jogo anterior, que foi vencido por Liu Kang. Este Kung Lao é o último descendente daquele Kung Lao original, e que também é um monge Shaolin que foi para Outworld junto com Liu Kang acabar com essas putarias todas e vingar seus brother monges.

FRIENDSHIP:




BABALITY:



FATALITY 1:



FATALITY 2:



FINAL:



JOHNNY CAGE


Johnny Cage não é exatamente a bolachinha mais esperta do pacote, é? Um ator de Hollywood que entrou no primeiro Mortal Kombat para provar que ele manjava dos kung fu de verdade e sobreviveu Rayden sabe como, então qual a próxima coisa que ele faz? Vê uma galera partindo pistola pra Outworld e decide ir junto porque isso vai dar um baita filme.

O que possivelmente poderia dar errado?

FRIENDSHIP:


BABALITY:


FATALITY 1:


FATALITY 2:



FINAL:


REPTILE


Se você acha que o plano de Shao Khan para conquistar a Terra era apenas ficar sentado e torcer que Shang Tsung vencesse 10 Mortal Kombats, então eu saúdo a sua inocencia. Obvio que ele iria trapacear, e para isso entra na história este cidadão membro de uma raça quase extinta capaz de se mocosear nas sombras e assassinar furtivamente os competidores. Por isso Reptile era um personagem secreto no primeiro Mortal Kombat, agora promovido a personagem jogavel.

Shao Khan prometeu a Reptile que traria sua raça de povo lagarto volta da extinção (que ele mesmo causou, Madara feelings) caso a Terra fosse conquistada, o que basicamente é o plot de Jurassic Park. Mas como fotografar um homem lagarto daria muito trabalho, Ed Boom e John Tobias apenas disseram que ele pode assumir uma forma humana e é só o mesmo ninja de sempre só com outra paleta de cores.


FRIENDSHIP:


BABALITY:


FATALITY 1:


FATALITY 2:


FINAL:




SCORPION


Scorpion foi um ninja assassinado por Sub-Zero, mas graças ao poder da sua pistolice escalou de volta do inferno para ter sua vingança. No que ele conseguiu, assassinando Sub-Zero em retribuição. Então qual não sua surpresa ao ver outro Sub-Zero hangeando por aí e indo para Outworld atrás do Shang Tsung, como se ele não tivesse acabado de ser estrupiado pelas mãos do próprio Scorpion?

... suponho que Scorpion nunca considerou a possibilidade que ninjas vestem um uniforme e mascaras, e que todos no clã dele são "Sub-Zero". Heh, foi uma grande perda para a humanidade a primeira morte desse aí, foi?


FRIENDSHIP:



BABALITY:



FATALITY 1:



FATALITY 2:



FINAL:





SUB-ZERO


No primeiro Mortal Kombat, inimigos de Shang Tsung (basicamente qualquer um na Terra) contrataram os ninjas Lin Kuei para dar um sumiço no véio. Eles então mandaram um assassino para fazer o serviço, Sub-Zero. O que deu menos certo do que o esperado, já que no torneio um antigo desafeto de Sub-Zero, Scorpion, literalmente voltou do inferno para se vingar por ter sido assassinado pelo ninja geladinho. O que funcionou.

Com Sub-Zero tendo batido as botas antes de completar o serviço, o Lin Kuei mandou outro ninja para terminar o serviço e que por isso seguiu Shang Tsung até Outerworld quando ele fugiu.


FRIENDSHIP:


BABALITY:


FATALITY 1:


FATALITY 2:



FINAL:


SHANG TSUNG



Após perder o Mortal Kombat para Liu Kang, Shang Tsung fugiu com as calças na mão para Outworld, onde não foi muito bem recebido por Shao Khan devido ao seu fracasso. Ele então implorou ao seu chefe uma chance de viver, e ele tinha uma carta na manga muito boa para isso: a antiga regente de Outworld (quando o lugar ainda não era um deserto desolado) era a rainha-feiticeira Sindel, que dizem as lendas conhecer uma forma de abrir os portais entre os mundos sem precisar do Mortal Kombat para isso.

Quando Shao Khan conquistou Outworld, ele se casou a força com ela para que ela revelasse esse segredo (porque nos anos 90 essas coisas estavam relacionadas... de alguma forma?). Sindel então optou por se suicidar, levando esse segredo com ela para o tumulo. Shang Tsung, menino das feitiçarias e artimanhas, ofereceu a Shao Khan uma forma de ressucitar sua antiga esposa e com isso ele ganhou uma nova chance, além de um corpo mais novinho também porque né?

FRIENDSHIP:


BABALITY:



FATALITY 1:



FATALITY 2:


FINAL:




KITANA


Kitana e Milena são a Gamora e a Nebula do Mortal Kombat: Shao Khan as criou como filhas dele, elas são as melhores generais do seu exército, mas é só uma questão de tempo até ela descobrir a verdade, que toda sua vida é uma mentira e que na verdade ela é a legitima princesa de Outworld: seu pai foi assassinado quando Shao Khan invadiu o reino e sua mãe era a rainha Sindel citada anteriormente.

No meio do torneio ela acaba descobrindo a verdade e se junta aos heróis que lutam pelo bem e usa com sabedoria sua forçaaaaaa JIBAN JIBAN VAI NOS DEFENDER DO MAAALLLLL ... caham, me empolguei...

FRIENDSHIP:


BABALITY:


FATALITY 1:


FATALITY 2:


FINAL:



MILENA


Todos em Outer World (incluindo Kitana) acreditavam que Milena era sua irmã gemea. Na verdade, Milena é um clone de Kitana criado por Shao Khan para manter a princesa na linha caso um dia ela descobrisse a verdade. E um clone não muito bom, porque debaixo da máscara ela é um trubufu.

No dia que Kitana descobriu a verdade, Milena finalmente... não fez nada, ela não gostava de Shao Khan mais do que gostava de Kitana realmente. Então fodam-se aí, ela traiu todo mundo e foi viver a sua própria vida.

FRIENDSHIP:


BABALITY:


FATALITY 1:


FATALITY 2:


FINAL:



BARAKA


Se Milena parece mais feia que prostituta de 2 reais, isso é porque o clone de Kitana foi feito usando partes de Tarkata, uma tribo nomade mutante que habita os desertos de Outworld. A ideia era que ela fosse mais guerreira, o resultado, bem...

Falando em Tarkatas, um dia Shao Khan decidiu chegar no lider deles e dizer "e aí vagabundo, quer ganhar vintão fácil?". O que terminou tão bem para todos os envolvidos quanto a ideia sugere.

FRIENDSHIP:

BABALITY:



FATALITY 1:


FATALITY 2:


FINAL:



JAX


Devido a restrições de tempo, os criadores tiveram que escolher entre adicionar personagens novos ou manter todos os antigos. Assim sendo, eles escolheram tirar do jogo os dois personagens menos populares entre os jogadores: Sonya Blade e Kano. Isso não quer dizer que o arco de história das operações especiais americanas caçando a organização criminosa Black Dragon ficou sem um representante em MK2. Curiosamente, Jax era pra ter sido um personagem em MK1 e também foi cortado por falta de recursos, então rolou uma dança das cadeiras aqui.

No final do jogo anterior, a ilha de Shang Tsung desmorona com a sua derrota (você é realmente um vilão do mal que odeia o bem se o seu lair não desmorona com a sua derrota?) e Sony e Kano foram pegos com as calças na mão no meio da sua luta. Sabe-se lá como eles foram parar em Outworld, onde foram capturados por Shao Khan. Sendo o segundo em comando das operações especiais, Jax vai para Outworld afim de salvar a sua chefe de um destino horrível. O que é um ato com o qual bem poucas pessoas conseguem realmente se identificar...

FRIENDSHIP:



BABALITY:


FATALITY 1:


FATALITY 2:


FINAL:



RAYDEN


Rayden é um dos deuses anciões, mais especificamente o responsável pelo Earthrealm. Quando Goro Shang Tsung venceu o 9o Mortal Kombat para Shang Tsung, e provavelmente venceria o 10o, Rayden decidiu subir nas tamancas e gritar "ueeeeeppppaaa, segura a Sapucaia aí!". Você pode argumentar que mesmo sendo mortal, um deus do trovão competir contra um ator de hollywood e um mercenário não é a coisa mais equilibrada do mundo, mas enfim...

Ele abriu mão temporariamente da sua imortalidade, e assumindo uma forma mortal participou do torneio ele mesmo. Depois que o torneio foi vencido e o Earthrealm tava seguro, ele então pensou "cara, já que eu estou liberado para interferir nessa forma, bora terminar logo o serviço?".

Assim ele foi para Outworld encher Shao Khan de piaba na orelha enquanto ele ainda podia. Taí um deus proativo.



FRIENDSHIP:


BABALITY:



FATALITY 1:


FATALITY 2:


FINAL:



PERSONAGENS SECRETOS

JADE 


Jade é amiga de infancia de Kitana, que Shao Khan mandou ficar de olho na princesa de Outworld. Porque sua medida de segurança contra alguém te trair é mandar o melhor amigo de infancia dela fazer o serviço prova que a ideia de usar o Mortal Kombat para invadir dimensões não é uma formula que premia a inteligencia, definitivamente.

Para enfrentar Jade, uma das lutas vai ser marcada com "?" na tela de progressão. Se você vencer a luta antes do "?" usando apenas chute baixo (ou seja, apenas o botão A no SNES), então a próxima luta será contra Jadinha.

NOOB SAIBOT


Noob Saibot é o fantasma do primeiro Sub-Zero, que morreu no MK1 pelas mãos do Scorpion. Também é o sobrenome ao contrário dos criadores do jogo, Ed Boon e John Tobias.

Para enfrenta-lo, você tem que vencer 50 lutas seguidas - algo que os donos de fliperama devem ter amado que qualquer um tentasse. E o que quer dizer que se você vencesse a partir da 45 luta, brotariam pessoas de todos os lugares do multiverso para colocar ficha na máquina e te desafiar para tentar avacalhar o seu dia. Ao menos no Brasil era assim, provavelmente isso nunca aconteceu no Canada.

SMOKE


Smoke é outro ninja do clã Lin Kuei, e BFF do Sub-Zero. Quando seu parça não voltou do primeiro Mortal Kombat, ele foi dar uma checada no que diabos estava acontecendo.


Durante o jogo, você vai ver algumas vezes o editor de som do jogo, Dan Forden, aparecer na parte de baixo da tela e gritar "TOASTY!". Quando ele fizer isso, aperte e segure Start que você vai ser transportado para lutar contra Smoke.

CHEFES

KINTARO 


Quando o principe Shokan, Goro, pereceu no Mortal Kombat anterior, seu primeiro general Kintaro tomou as dores de ajudar Shao Khan a destruir a Terra como vingança. Você poderia se perguntar se ele não deveria estar puto com o cara que meteu seu principe nessa briga em primeiro lugar, mas então eu não acho realmente estranho que uma raça conhecida por ter quatro braços de Braun Strowman não tenha desenvolvido uma cultura baseada em fazer perguntas... 

SHAO KHAN


E, por fim, o grande vilão do jogo... sendo que a este ponto eu já disse tudo que queria dizer sobre ele através das histórias dos outros personagens. Algumas curiosidades interessantes sobre ele, entretanto: nesse jogo descobrimos que ele é a voz que narra o jogo, dizendo o "fight" e o famoso "FINISH HIM!"... o que torna Shao Khan bem estranho, quando você pensa sobre isso:


Outra coisa interessante é que no segundo filme de Mortal Kombat, que é pavoroso de ruim, Shao Khan aparece... e eu sempre achei que ele realmente não passa muito a imagem de overlord do mal dominador de dimensões.


Um tanto desapontador. Mais precisamente, ele é o cara que o Stalonne Cobra chama (no melhor momento da dublagem mundial) "você é um cocô!". Realmente, esse Shao Khan é um cocô.

Então, esse foi Mortal Kombat 2, um jogo que muitos fãs ainda consideram a melhor parte da série MK inicial. E eu consigo entender da onde vem isso, porque esse jogo não tem cara de continuação e sim é o jogo que eles realmente queriam fazer da primeira vez, a equipe de MK da Midway melhorou em quase todos os aspectos o título original




Quase todos os personagens originais de volta, personagens novos, Shang Tsung agora é um personagem jogavel, dois chefes novos, três personagens secretos, vários códigos, novos fatalities,  além de fatalities de cenário, além adição de babalities e friendships.

A jogabilidade do MK2 parece com o original, mas bem mais acessível e mais divertido de jogar ... no multiplayer. No single player, bem, não se "joga" singleplayer em MK2. Permita-me explicar: veja, a IA do computador é tão barata e abusiva (principalmente na versão arcade) que nem sequer é um "jogo" de luta que pode ser jogado.

A AI da CPU foi escrita com um código maligno que "espelha" e prevê os movimentos do jogador assim que eles inserem seu comando, seja andando, pulando ou atacando. O computador sabe o que você faz tão logo você coloca o comando e já reage de acordo, antes mesmo que o seu personagem na tela execute o que você comandou!




É um pouco complicado de explicar apenas com palavras, mas, basicamente, lutar contra a CPU é mais como procurar maneiras de explorar táticas baratas. Você não vence a máquina em MK2, você explora glitches na programação: essa é a sua única chance.

Enfim, foi a continuação mais rápida, sangrenta, gorier, barulhenta e bonita que todo mundo estava esperando. O gameplay melhorou, mas não o suficiente e nunca fui um grande fã de MK justamente porque acho a jogabilidade lenta e travada, nunca me acostumei a ter que defender com um botão ao invés de apenas segurar para trás.



Ainda sim, reconheço que MK2 fez um barulho muito grande na época, se não maior do que o original quando lançado nos fliperamas (uma coisa bastante difícil de fazer em qualquer jogo de luta). Eu tinha 10 anos quando MK2 saiu, e quase todo mundo que eu conhecia estava jogando ou pelo menos falando sobre isso. Com efeito, MK2 certamente deu aos jogadores o suficiente para falar! Oponentes secretos, fatalidades secretas, babalidades, friendships, easter eggs... até onde alguém pode esperar de uma continuação, Mortal Kombat 2 definitivamente fez tudo que dava para fazer em 1993.

É um daqueles raríssimos casos que ninguém discute que a continuação é muito melhor que o original. Não é o meu copo de chá, mas novamente eu entendo da onde os elogios vem.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES

VERSÃO PARA ARCADE
Edição 051


Edição 053







Edição 055




Edição 057




VERSÃO PARA SNES/MEGA DRIVE
Edição 063


Edição 067





Edição 080


Edição 085



MATÉRIA NA GAMERS

VERSÃO PARA ARCADE
Edição 000



Edição 001









MATÉRIA NA SUPER GAME POWER

VERSÃO PARA ARCADE
Edição 002







VERSÃO PARA SNES/MEGA DRIVE
Edição 005





Edição 006





Edição 007








Edição 008



Edição 013


Edição 025