quarta-feira, 28 de agosto de 2019

[AÇÃO GAMES 025] SONIC 2 (Mega Drive, 1992) [#264]

 

Cavalheiros, doguinhos, imitadores do Espiridião Amin. Vocês podem estar se perguntando porque eu os reuni aqui hoje, e se não estiverem agora estão porque é assim que a mente funciona. Bem, a verdade é que hoje é um dia muito triste a todos nós, e consequentemente a vocês produtos da minha imaginação oriundos da profunda falta de contato humano.

Por anos, a Sega e eu dançamos uma dança bela e macabra na qual nos degladiamos através da história dos videojogos. As vezes ela levava a melhor, como quando da surpreendente de minhas origens videogamisticas, as vezes eu levava a melhor - como quando eu precisei falar de qualquer coisa relacionada ao Sega CD, Deus, você não se ajuda Sega...

Em minha inocencia pueril, eu julguei que lutariamos esta luta até o fim dos tempos, ela e eu, unidos em uma camaradagem abstecida pelo desprezo um pelo outro. Oh, minha doce criança do verão, como eu fui tolo. Como pude eu acreditar que estes dias durariam para sempre?

Bem, eles não duram. Digo isso porque eu, finalmente, derrotei a Sega de uma vez por todas. E simplesmente não sei o que fazer com a minha vida agora.

Porque eu digo isso? Bem, em grande parte por causa do jogo de hoje. Sim, eu joguei Sonic 2 e posso te dizer que contra todas as minhas espectativas, Sonic 2 é um jogo bem bosta. Tipo muito bosta. Uau, chocante, não?


Oh, temo que eu tenha.


Entretanto como eu disse na época, eu não odeio o primeiro jogo do Sonic. Ele foi feito para uma coisa e uma coisa apenas: explodir o Nintendinho fora da água. Sim, Nintendinho, o de 8 bits. Que já tinha 6 anos de idade quando Sonic foi lançado.  Though job, huh?


Ainda sim, no que se propunha a fazer, Sonic 1 tem sucesso. É um jogo muito bonito, a trilha sonora é marcante (em um console conhecido por ter um chip de som que soa como um gato sendo virado do avesso), muitas coisas na tela ao mesmo tempo e a primeira fase passa uma boa sensação de velocidade. Se o que você queria era algo para fazer comerciais radicais para o seu console, Sonic 1 é exatamente o que você precisava.


Wait, what?

Me permita refrescar o que eu disse sobre o primeiro jogo do Sonic:

É quase como se fossem dois jogos completamente diferentes, sério, da Green Hill Zone para a Marble Zone não parece sequer que estamos jogando o mesmo jogo. Ou da Scatter Brain Zone 2 para a Scatter Brain Zone 3. Isso é um ponto comum entre os gamers, mas porque o jogo tem essa sensação de que NO MEIO DA PRODUÇÃO eles mudaram de ideia a respeito do que o jogo deveria ser?
Bem, talvez porque foi exatamente o que aconteceu.
"Cê vai joga ou tá dificil, pedubó?"
Embora Yuji Naka, diretor do projeto, quisesse fazer um jogo "radical e rápido", SÓ NO MEIO DA PRODUÇÃO DO JOGO é que as ideias chaves que hoje são reconhecidas como "um jogo do Sonic" tomaram corpo na forma de gameplay . Na verdade, segundo o "Sonic Jam Japanese strategy guide" - que inclui notas de produção da equipe do jogo, levou seis meses para eles finalmente acertarem a mão na fase mais iconica do jogo, a Green Hill Zone.
Quando eles finalmente acertaram e disseram "é isso, é isso que a gente quer fazer!", mais da metade do jogo já estava feita. Isso explica porque Sonic é um jogo muito bipolar em termos de velocidade, misturando o que as pessoas entendem como "Sonic" com um jogo de plataforma tradicional muito lento.
 Como quase tudo que a Sega fez na vida, a produção de Sonic foi um acaso atabalhoado e desconjuntado, com os produtores descobrindo que jogo eles queriam fazer quando metade dele já estava pronto. Ao mesmo tem que tenta ser um jogo rápido, Sonic se move tão lentamente como se ele estivesse embaixo o d'água o tempo todo (exceto quando ele ESTA embaixo dagua, aí o jogo se torna injogavel) e o level design é todo descumcumbelado para sua proposta de "Gotta go fast!"
.
Mas, hey, isso é fácil de resolver em uma continuação, não? Quer dizer, você já sabe que jogo você deveria fazer DESDE O COMEÇO (é muito a cara da Sega eu ter que ressaltar algo básico assim como uma vantagem), então apenas faça, certo?
É, certo... ou então a Sega pode não fazer nada disso e entregar um jogo mais frustrante e mais travado ainda que o original!
 .
QUE?
 .
APENAS QUE?!?
 .
Sonic 2 é cheio de momentos em que é fácil perguntar: "o que diabos eles estavam pensando?" e não de uma forma "uau, isso foi criativo" e sim no bom e velho "QUEM DIABO ACHOU QUE ISSO ERA UMA BOA IDEIA E AINDA FOI PAGO POR ISSO?!?!"
 .
Sonic 2 é marcado por numerosas sequencias de tentativa e erro. Apesar de muitos jogos terem subsistido por tentativa e erro (a premissa inteira do Mega Man se baseia nisso, devido ao sistema de armas e à ordem dos chefes, por exemplo), nenhum deles opera como o Sonic. Em outros jogos, geralmente há uma lógica consistente, mas em Sonic tudo que você tem para trabalhar são más escolhas de design.
 .
Sério, quem foi o miserável, pestilento, sarnento arruaceiro gato polar que achou que era uma boa ideia colocar logo na terceira fase (ou seja, com pouco mais de dez minutos de jogo) uma fase da água?! Pelas tetas molhadinhas do Batman, vocês não aprenderam nada com o jogo anterior?
.
A quarta fase, Casino Zone, consegue ser pior ainda! Essa porra tem tantos bumbers e blippers e sua mãe no cio aquela vadia que eu sei lá como é o nome disso que EM MAIS DA METADE DO TEMPO VOCÊ NÃO FAZ IDEIA DE PARA ONDE SEU PERSOGEM ESTÁ INDO.
.
Aqui, vem cá, chega mais, deixa eu te mostrar o que as pessoas ESPERAM de um jogo do Sonic:




Olha o que Sonic 2 me dá:



GODDAM FUCKING DAMMIT SEGA!

Qual é o diabo do problema de vocês?! Porque vocês não conseguem fazer UMA fase do jogo que apenas me deixe - HEY, OLHA QUE IDEIA LOUCA - JOGAR A PORCARIA DO JOGO! UMA!
GOD FUCKING DAMMIT!
E eu nem vou começar com a Metropolis Zone...


Eu só queria uma fase que o jogo não fique me interrompendo a cada cinco segundos com a fisica pavorosamente ruim de como é controlar o Sonic em baixa velocidde. Eu só queria mais do que cinco fucking segundos de bom level design, é pedir demais, Sega?! É pedir demais?!

... parece que é.

Verdade seja dita que em Sonic Mania a Sega finalmente conseguiu acertar a sensação de velocidade com um level design agradavel, pena para mim que neste momento eu estou em 1992 e Sonic Mania só será lançado daqui a QUINZE ANOS, e tudo que eu tenho essa TROLHA que dedica cada mísero microsegundo a me odiar com a fúria de mil sóis amarelos.


Sonic sempre foi uma série sobre ir rápido e então punir o jogador por fazer O QUE A PROPOSTA DO JOGO SUGERE QUE ELE FAÇA, e obviamente isso não dá certo. Porém Sonic 2 resolve esse problema mal deixando que você faça isso! Poucas vezes eu encontrei um jogo tão frustrante, seja pelo level design que fica te travando toda hora, seja pelo posicionamento dos inimigos que foram são estratégicamente colocados para gerar um efeito de "AHA, TE PEGUEI" no jogador. Porque apenas deixar o jogador se divertir quando você pode totalmente não fazer, né Sega?



Adicionalmente, outra coisa que me incomoda nesse jogo é o quão inútil o Tails é. A partir de Sonic 3 lhe é dada a funcionalidade de voar e carregar o Sonic, mas aqui nos poucos momentos que Tails está n a tela ele não tem quase nada o que fazer. Eu sempre sou a favor de jogos de plataforma cooperativos, mas honestamente esse daqui foi criado apenas para deixar seu irmãozinho menor segurar o controle e achar que está jogando o jogo. Bullcockshit, é o que eu digo.

Honestamente, eu esperava mais de Sonic 2. E por "mais", eu quero dizer resolver os problemas do primeiro jogo. A Sega sendo a Sega, claro que eles não fizeram isso e, se alguma coisa, Sonic 2 é apenas uma versão 1.5 do primeiro jogo feita as pressas para tentar estancar o sucesso do Super Nintendo.

Considerando que esse é amplamente laureado como o melhor jogo da série, se isso é o melhor que vocês caras tem a oferecer, suponho que a Sega só vai ladeira abaixo daqui pra frente...


Eu finalmente e definitivamente venci a Sega. E eu não me sinto feliz por isso.






EDIÇÃO 021



EDIÇÃO 026




EDIÇÃO 029




EDIÇÃO 031


VERSÃO PARA MASTER SYSTEM
EDIÇÃO 025



EDIÇÃO 026


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 041