domingo, 29 de novembro de 2020

[MASTER SYSTEM] WOLFCHILD (originalmente lançado em 1992)[#569]



Abrirei o texto de hoje com as celebras palavras do grande filofoso moderno:

"Oh, boy!" - Mouse, M.

Isso porque após uma longa primavera... bem, nem tão longa assim quanto eu gostaria... eis que temos aqui mais um representante daquela que é a nata da escória videogamística. Sim, isso mesmo, o jogo de hoje é nada mais, nada menos do que... UM PORT DE JOGO DE PLATAFORMA DO AMIGA!

O que significa que só existe uma coisa a ser feita!

sábado, 28 de novembro de 2020

[SEGA CD] RISE OF THE DRAGON (Novembro de 1993) [#568]



Tentar explicar o que é um "Film Noir" é uma tarefa bem difícil, mas curiosamente todo mundo meio que sabe estamos falando. O protagonista é um detetive durão, cínico, misantropo e sem esperança na humanidade (que invariavelmente fuma ou bebe pra caralho). A paisagem Noir padrão é uma cidade grande e opressora (filmada em ambientes escuros e sombrios para criar uma atmosfera). Cenários comuns a esse tipo de narrativa incluem bares mal iluminados, boates cheias de clientela questionável, antros de jogos, becos úmidos e o onipresente armazém decadente à beira-mar. À noite, na cidade grande, você pode apostar que as ruas estão molhadas de chuva, refletindo as luzes estereis da rua como uma pintura. É um mundo cão, onde a vida vale muito pouco. 

E se você estiver se sentindo ambicioso, ainda é uma história de detetive em que uma investigação criminal simples traz à tona a corrupção política, encobrimentos e conspiração nos níveis mais altos em uma cidade devastada pela tensão corrupção enquanto explora os impulsos odiosos e selvagens que sustentam o verniz da vida civilizada . 

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

[NINTENDINHO] ZODA'S REVENGE: StarTropics 2 (Março de 1994) [#567]



Via de regra, a Nintendo tende a tratar bem suas franquias. Não é muito típico da Big N apenas abandonar uma marca, eles continuam capitalizando em cima de tudo que eles criam até os dias de hoje - se não com novos jogos, com participações em jogos como Mario Kart ou Smash Bros. Quer dizer, se a Nintendo continua relançando Ice Climbers remasterizado para o Switch ainda hoje isso mostra o quanto eles apenas não abandonam coisas.

... com uma exceção. Existe uma franquia (bem, são dois jogos apenas, mas ainda sim) criada pela própria Nintendo que foi total e completamente abandonada pela Nintendo e em quase trinta anos não se falou mais nela - nem um personagem no Smash Bros. nem nada e essa franquia é Star Tropics, o menos famoso título produzido pela Nintendo.

Mas... pq?

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

[SNES/MEGA DRIVE] DISNEY'S THE JUNGLE BOOK (Julho de 1994) [#566]



A vida antes da internet era bastante estranha, quando pensada sobre o prisma de hoje. Hoje, toda informação básica já produzida pelo homem está facilmente acessível e não existe “você não saber” o básico de alguma coisa, ou uma lista de quase qualquer coisa. Você deliberadamente escolhe não saber, o que é muito diferente de não ter outra opção.

Por exemplo, quando eu era criança todos os filmes lançados pela Disney eram os filmes que tinham na locadora do meu bairro. Se não estivesse naquela prateleira, simplesmente não existia. Simples assim.

Foi assim que eu conheci até mesmo filmes bem antigos da Disney, como Bela Adormecida, Robin Hood e “Você já foi a Bahia?”, porque esses filmes estavam na prateleira da locadora e logo existiam. Isso quer dizer que existem alguns filmes que eu nunca sequer havia ouvido falar que existiam alguns filmes da Disney até muitos anos depois, quando eu tive acesso a internet e essa informação passou a ser parte da minha vida.

E um desses filmes é Jungle Book, eu nunca tinha sequer ouvido falar desse filme até minha adolescencia e só fui saber alguma coisa mais profunda a respeito dele quando do remake de 2016 - o primeiro filme que a Disney usou como prova de conceito para transformar animações em Live Action e faturar bilhões correndo risco zero (e oferecendo zero em troca).

Como os jogos de hoje são baseados nesse filme (não faço ideia do porque a Disney achou que era um bom timing lançar em 1994 um jogo baseado num filme de 1967), achei que era por bem assistir para ver o que era esse tal de “menino lobo”.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

[MEGA DRIVE] TOM & JERRY: Frantic Antics (Dezembro de 1993) [#565]


Então, Tom e Jerry. Figuras amadas por crianças, adultos e idosos de todas as idades, credos e povos. A raça humana unida por um ideal simples, porém nobre: violência gratuita gratificante.


Quando eu falei de TOM & JERRY: THE ULTIMATE GAME OF CAT AND MOUSE eu me alonguei mais sobre o que eu achava que fazia Tom e Jerry funcionar tão bem, de modo que eu não farei isso novamente. O que eu vou fazer, é claro, é reproduzir aqui um dos elementos que mais simboliza o que faz esse cartoonn funcionar:

terça-feira, 24 de novembro de 2020

[NINTENDINHO] CHIP'N DALE: RESCUE RANGERS 2 (Dezembro de 1993) [#564]



Então, Tico e Teco. Não apenas quaisquer Tico e Teco, e sim mais precisamente ainda ESSEs Tico e Teco:


Eu realmente gostaria de tirar um momento para refletir que alguém, de verdade, olhou esses personagens e pensou "como a gente torna esses personagens relevantes para os anos 90?". E a resposta foi, obviamente,  "Tico e Teco: Defensores da Lei". Sim, Tico e Teco. Defensores da Lei.

Como isso foi feito? Bem, deram um visual de Indiana Jones ao Tico e do Magnum ao Teco (referencia que totalmente vai passar pelo publico alvo, nenhuma criança dos anos 90 vai saber quem é o Magnum), tasca uma ganguezinha muito louca e tá feito o trabalho.


Não, sério, como, em que realidade isso deu certo? quer dizer, Chip'n Dale Rescue Rangers teve três temporada, 65 episódios... como? Apenas, COMO?

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

[SNES] JOE & MAC 2: Lost in the Tropics (Abril de 1994) [#563]


Volta e meia, especialmente naquela época, os videogames nos levam a um outro tempo. Um tempo onde a vida era mais simples, o ser humano se alimentava apenas de coisas naturais, se exercitava mais, o ar era mais limpo, a água era mais pura... e a expectativa de vida era 18 anos. Estou falando da época das cavernas, obviamente.

domingo, 22 de novembro de 2020

[SUPER NINTENDO] ALCAHEST (Dezembro de 1993) [#562]

 

No finzinho de 1993, a então Squaresoft lançou um dos jogos com histórico de desenvolvimento mais complicado até então, SECRET OF MANA. Originalmente criado para ser um jogo incrivelmente ambicioso do SNES CD, o projeto foi limitado para caber em um cartucho e ainda sim seus melhores assets (multiplos finais, arte, trilha sonora, etc) foram reservados para um jogo feito com calma e redondinho: Chrono Trigger.

Infelizmente o que sobrou de Secret of Mana é repleto de boas intenções, execução... err... Quer dizer, a arte do jogo ainda é lindissima - mantenho que é um dos jogos mais bonitos do Super Nintendo - mas o sistema de combate misturando ação com RPG é pavoroso (ter um atributo "hit" com porcentagem de acerto não é algo que funciona em um jogo de ação) e o uso de menus para selecionar a magias não é nada melhor realmente. A ideia de ter sua party andando com você na tela também é legal, mas a IA é muito ruim e metade do tempo você pistola por causa da sua party enroscando no cenário e coisas assim.


Ok, mas porque eu estou falando de Secret of Mana? Bem, porque paralelamente a isso a HAL Laboratory (mais conhecida pelos jogos do Kirby) lançou que é a versão "bonitinha" de Secret of Mana - e esse é este Alcahest. E, como todo mundo sabe, "bonitinho" quer dizer que é o "feio arrumadinho".

sábado, 21 de novembro de 2020

[MEGA DRIVE] JAMES POND 3: Operation Starfish (Novembro de 1993) [#561]



Eu aprecio um bom trocadilho. Ou mesmo um ruim. Preferencialmente o ruim. Se você é uma das três pessoas já falou comigo pessoalmente, está ciente que trocadilhos infames são um dos meus super poderes. Minha mente funciona de formas misteriosas:


Mas estou divagando.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

[PC] THE LEGEND OF KYRANDIA: BOOK TWO - Hand of Fate (Maio de 1994) [#560]


Eu sempre acho impressionante quando eles fazem o personagem na capa ser mais feio do que com as limitações com gráficos do jogo

Sequências tendem a ter uma má reputação. Talvez não seja justo, mas vamos aos fatos: Em Busca do Vale Encantado MCXIV simplesmente não tem a mesma faísca que a primeira instalação da série. E eu não vou entrar no mérito que existe um livro chamado "Hamlet II: Ophelia's Revenge". Em videogames isso tende a ser menos problemático porque a grande maioria dos jogos é sobre a experiencia do gameplay do que um conceito artistico - especialmente nessa época. Então sempre se tem espaço para melhorar... especialmente quando o que você está tentando melhorar é um dos piores Point'n Click de todos os tempos. Quer dizer, THE LEGEND OF KYRANDIA: BOOK ONE - FABLE AND FIENDS é muito, muito ruim, eu acho que nunca dei um "The Worst Of" pra um jogo desse genero mas o primeiro jogo de Kyrandia é muito ruim.

Então, é, se tem um jogo que pode ser melhorado em uma continuação definitivamente é esse. E graças a Deus, The Legend of Kyrandia: Hand of Fate não deixou passar a oportunidade de ser melhor que o original... o que também não é tão dificil assim. Mas isso quer dizer que o jogo é bom? É o que veremos a seguir.