terça-feira, 24 de novembro de 2020

[NINTENDINHO] CHIP'N DALE: RESCUE RANGERS 2 (Dezembro de 1993) [#564]



Então, Tico e Teco. Não apenas quaisquer Tico e Teco, e sim mais precisamente ainda ESSEs Tico e Teco:


Eu realmente gostaria de tirar um momento para refletir que alguém, de verdade, olhou esses personagens e pensou "como a gente torna esses personagens relevantes para os anos 90?". E a resposta foi, obviamente,  "Tico e Teco: Defensores da Lei". Sim, Tico e Teco. Defensores da Lei.

Como isso foi feito? Bem, deram um visual de Indiana Jones ao Tico e do Magnum ao Teco (referencia que totalmente vai passar pelo publico alvo, nenhuma criança dos anos 90 vai saber quem é o Magnum), tasca uma ganguezinha muito louca e tá feito o trabalho.


Não, sério, como, em que realidade isso deu certo? quer dizer, Chip'n Dale Rescue Rangers teve três temporada, 65 episódios... como? Apenas, COMO?


Espera, o que? Perae, deixa eu ver uma coisa aqui rapidão...


Hã, ok, retiro o que eu disse! Esse desenho é genial! Não apenas genial, é necessário, imprescindível a cultura ocidental! Vida longa a Tico e Teco e os Defensores da Lei!

MALDITOS FURRIES DO CARALHO, VOU TE CONTAR...

Você provavelmente se lembra de alguns anos atrás todo mundo estava delirando sobre CHIP'N DALE RESCUE RANGERS . É, de fato, um dos melhores jogos de plataforma do Nintendinho, um modo cooperativo que funciona muito bem (algo que é quase não ouvido falar no NES), enfim  um jogo com o selo Capcom de qualidade. 


Então, é claro que você pode imaginar que todo mundo estaria esperando ansioso para jogar o segundo jogo de Tico e Teco. Exceto que isso não aconteceu. Eu nunca joguei esse jogo quando era criança, e muita gente sequer soube que esse jogo existia e isso por dois motivos basicamente: 

A) No começo de 1994 a molecada já tinha passado para o SNES, então a maior parte do dinheiro ou "pedidos de presentes" eram para jogos desse sistema.

B) O baixo interesse dos gamers em jogos de Nintendinho tornava o jogo dificil de ser encontrado, porque as locadoras não investiam muito mais em jogos novos pra esse sistema - era uma espiral da morte onde o baixo interesse tornava os jogos dificeis de encontrar, e os jogos dificeis de encontrar tornam o interesse cada vez menor. 


Eu nunca vi esse jogo em uma locadora na época, nem conheci alguém que tivesse jogado. De qualquer forma, é uma continuação praticamente o primeiro jogo com novas fases - porque a Capcom não ia se dedicar a sério a criar um jogo exclusivo para Nintendinho em 1994, mas existem algumas coisas que fazem esse jogo levemente melhor que o antecessor. Bem poucas coisas, verdade, porque esse jogo é basicamente novas fases para o jogo antigo, mas definitivamente são algumas coisas.


Chip N Dale 2 acontece logo após o segundo jogo, começando com Don Gaton escapando da prisão. Como sabemos disso? Bem, eu diria que ter um dirigivel com o seu nome estampado costuma ser uma boa dica. Além disso, porque um gato está preso em um presídio comum?

Quer dizer, no desenho tem todo aquele universo que os animais tem uma máfia dos gatos e os esquilos tem uma agencia de serviços, mas os humanos não sabem de nada disso. Para os humanos do desenho os gatos são apenas gatos e os esquilos são apenas esquilos animais comuns, então não faz sentido o Gatão  estar em um presídio normal. 


Paralelamente a isso, os Rescue Rangers estão assistindo TV e veem nas noticias que um terrorista plantou uma bomba em restaurante. Eles decidem que de alguma forma precisam resolver o problema e eu definitivamente acho que isso é waaaaaaay above esquilos e ratos resolverem. 

Por exemplo, um episódio clássico do cartoon é onde uma menina está procurando seu gatinho e os Rescue Rangers entram no caso. A trilha leva a um laboratório onde o professor está sequestrando gatos e os usando para gerar eletricidade, acumulando eletricidade estática em seus pelos. Esse é o tipo de coisa com o que eles lidam, salvar gatinhos sequestrados por cientistas bobocas... não terrorismo do mundo real, com bombas reais e pessoas morrendo em explosões reais!

Não  tenho certeza se eles realmente entendem sobre o que esse cartoon é, sequer se assistiram.

VOCÊ ESTÁ FALANDO ISSO PORQUE NÃO TEM IMAGENS SUFICIENTES DA RATA NO JOGO, NÉ?


Hã... não, quero dizer, claro que não!

Mas enfim, aparentemente, a bomba foi uma distração causada por algum capanga do Don Gatão  porque ele queria distrair a policia enquanto roubava a urna de um faraó egípcio nas docas. Mais uma vez eu insisto que isso é muito mais assunto para a Homeland Security, para o FBI do que para esquilos e ratos antropomorficamente atraentes e sem muita autoestima apesar de ser uma genia e que precisa ser protegida de todo o mal

Now that's more like it!

Enfim, a urna é capaz de liberar um monte de espíritos malignos... que de alguma forma pode fazer Don Gaton dominar o mundo. Eu não tenho certeza de como essas coisas são relacionadas, porque a urna não permite você CONTROLAR os espiritos, você apenas solta eles pra fazerem bagunças. Quem tiver respostas, cartas para a redação.

A jogabilidade permanece exatamente igual à do primeiro jogo, o que não é algo que eu posso reclamar. Os pulos funcionam na medida certa, não tem saltos de fé, tudo responde como deveria. Capcom classic stuff, ya know. 



Além de pular, pegue caixotes, maçãs e tudo o mais que puder encontrar e simplesmente jogue-os nos inimigos. Simples e satisfatório. Mas Chip N Dale 2 adiciona algo novo à mistura se você estiver jogando com 2 jogadores. Isso mesmo, agora: você tem uma arma adicional à sua disposição. VOCÊ PODE LANÇAR SEU COLEGUINHA EM SEUS INIMIGOS!

HA!! Você sabe como é glorioso erguer seu amigo e jogá-lo na tela? Claro, é mais satisfatório se você estiver jogando com Teco e seu amigo for o Tico, dado meu inexplicável ódio por aquele aspirante a Indiana Jones!

NOSSA, REALMENTE ME PERGUNTO O MISTERIOSO PORQUE DISSO...


Imagino que jamais saberemos a razão do meu desprezo para com este insensível ladrão de waifus, mas voltando ao jogo ele tem uma boa jogabilidade sólida da Capcom, a duração é okay, o modo para dois jogadores funciona surpreendentemente bem quando mesmo muitos jogos da próxima geração falham miseravelmente nisso e visualmente, este jogo é um pouco mais atraente do que o primeiro. Tudo parece muito mais limpo, e alguns dos gráficos poderiam passar por gráficos próximos de 16 bits. .

A trilha sonora, assim como os efeitos sonoros, também são motivo de orgulho para um jogo de nintendinho de 1994. E aqui está o real problema com este jogo, como eu disse isso antes.



Ele foi lançado em 1994. Em 1994, ninguém estava mais se importando com o NES. Todo mundo mudou para o SNES e outros sistemas de 16 bits neste ponto. A única razão pela qual você escolheria este jogo nos anos 90 era porque não tinha tido condições de atualizar seu console e por isso este jogo não recebeu a atenção real que merecia e foi lançado em uma época em que esses jogos de plataforma tradicionais do NES não tinham o "vigor" que costumavam ter.

Independentemente disso, 9/10 no meu livro.

ME PERGUNTO PORQUE SERÁ QUE NÃO É 10/10...

Jamais saberemos, Jorge. Jamais saberemos.

7.8/10 - not enough Gadget Hackwrench

Mas falando sério, é um bom jogo. Não leva um "The Best of" porque é apenas o mesmo jogo anterior com novas fases. Queria eu que esse fosse o maior dos meus problemas jogando esses jogos...


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 057