quarta-feira, 25 de novembro de 2020

[MEGA DRIVE] TOM & JERRY: Frantic Antics (Dezembro de 1993) [#565]


Então, Tom e Jerry. Figuras amadas por crianças, adultos e idosos de todas as idades, credos e povos. A raça humana unida por um ideal simples, porém nobre: violência gratuita gratificante.


Quando eu falei de TOM & JERRY: THE ULTIMATE GAME OF CAT AND MOUSE eu me alonguei mais sobre o que eu achava que fazia Tom e Jerry funcionar tão bem, de modo que eu não farei isso novamente. O que eu vou fazer, é claro, é reproduzir aqui um dos elementos que mais simboliza o que faz esse cartoonn funcionar:


Então, no malfadado ano de 1992 a Turner Entertainment (hoje parte da Warner) pensou com seus botões: as pessoas gostam de Tom e Jerry depois de (na época) 50 anos, então certamente que elas pagariam para ver um filme no cinema, certo?

Problema: como você faz um filme de uma hora e meia de um desenho que é basicamente cinco minutos de comédia pastelão sem muita causa ou razão? Bem, obviamente que não dá pra fazer uma hora e meia disso, então o que dá pra fazer é pegar alguns conceitos de Tom e Jerry e colocar em um filme.

Vamos ver, sobre o que É Tom e Jerry? Bem, a) eles não falam, b) eles são inimigos. Isso é o básico do básico, é a essencia fundamental da coisa toda. Então o que é eles fazem para o filme? É claro, um musical que eles falam como lavadeiras na beira do rio e se tornam melhores amigos ever depois uma música mocoronga.


Sabe, eu entendo "Tom e Jerry: O Filme" ser um filme ruim. Filmes ruins existem aos borbotões, especialmente filmes ruins para crianças. Eu entendo as músicas preguiçosas, o plot piegas safado de "ajudar uma órfã", os personagens nonsense porque foda-se é pra crianças então quem liga. Eu entendo tudo isso, como eu disse não foi a primeira vez que aconteceu e definitivamente não foi a última.

O que eu não entendo, de verdade, é porque eles saíram do seu caminho para fazer o filme se especificamente contra o que Tom e Jerry é. Não é nem mal representado nem nada, é intencionalmente o oposto da premissa básica do cartoon!

Mas que caralhas é essa capa japonesa do jogo?

Claro que você pode argumentar que não tem como realmente fazer um filme disso (embora tenha um filme prometido para 2021 que vai tentar fazer isso funcionar, eles dizem), mas então talvez, apenas TALVEZ, a resposta seja que não dá pra fazer o filme então! Porra, não é complicado! Não é como se faltassem desculpas pra socar crianças numa sala de cinema, não precisa forçar a barra com algo que não tem como funcionar, simples assim!

Bem feito aos envolvidos por terem tomado prejuízo fazendo uma bosta dessas, na moral.


Porém, por mais que eu me sinta revigorado por ver executivos idiotas quebrando a cara, isso não vem sem um preço pessoal. Estou falando, é claro, de ter que jogar a versão para consoles dessa bomba lançado sob a forma deste jogo para Mega Drive. Why, Sega, why do you hate me so much? Just... why?

Ah, well... continuando nossa vida de sofrimento e dor, a primeira coisa que você vai notar a respeito de T&JFF! é que, bem, você não tem um ataque realmente. Os três botões do Mega Drive servem para correr, pular e usar itens, nenhum realmente é uma forma de eliminar inimigos. Quer dizer, tecnicamente você pode usar os itens como arma mas eles nem de perto são o suficiente para navegar no jogo e mesmo os jogos que fazem isso normalmente te dão um ataque básico.

Mais tecnicamente ainda, você pode pular nos inimigos e isso definitivamente elimina eles mas ao custo de você tomar dano. Mas que porra é essa?! Como assim você toma dano para pular nos inimigos?! Uau, eu acha que o gemido de sofrimento de SPACE ACE toda vez que você pulava era ruim, mas aqui você literalmente toma dano ao pular nos inimigos?!



MAS QUE PORRA É ESSA?!?

Então... acredite se quiser é pior que isso. BEM pior. Vamos ver o que o manual do jogo diz sobre os comandos, sim?


Como é que é, amizade?



Não. Não, não, não. Não pode ser, apenas não. Eu não sei se você compreende o verdadeiro horror dessas palavras, mas a sua forma de ataque em Tom & Jerry: Frantic Antics! é correr, apertar para baixo enquanto corre e isso, apenas isso, vai causar dano nos inimigos! Vocês tão de sacanagem comigo! Não pode ser sério uma merda dessas!



MAS ESPERA, E A COISA DE PULAR NOS INIMIGOS TOMANDO DANO?

Isso... isso é um erro de programação do jogo.


Eu poderia parar aqui, e por "aqui" eu quero dizer em explicar os movimentos básicos do jogo, e dizer que esse é um dos piores jogos jamais produzidos na história dos videogames. Isso não é pouca monta, a maioria dos jogos precisa ao menos que você jogue o jogo para perceber que ele é um pedaço de esterco flamejante. Esse Tom e Jerry precisa apenas que você entenda como são os controles. Estamos atingido niveis de bostosidade que eu não julgava serem fisicamente possíveis, mas são. Os bastardos conseguiram, por deus, eles conseguiram...

SEJE como for, prosseguiindo... vamos falar da movimentação nesse jogo que consegue ser tão ruim quanto os ataques. Isso porque seu personagem tem um pulo bem floaty, o que acaba sendo útil, mas por um preço: seu personagem não pula muito longe horizontalmente. Sim, esse é um daqueles jogos que tem momentum e você precisa pegar velocidade para pular.

"E nesse dia a humanidade lembrou do horror que é ser controlada por eles, lembrou do horror de viver como gado sob o jugo de gatos esbarrando levemente em senhoras no parque"


OH, OK, ENTENDI, PRA ISSO O JOGO TEM UM BOTÃO DE CORRIDA, CERTO?

Então... é mais um botão de "transformar o chão em gelo", porque uma vez apertado este botão o seu personagem sai deslizando mais aloucadamente do se esse jogo fosse "Initial D - Jogos Merda Baseados em Filmes que Nunca Deveriam Ter Existido Drift!".

Pular todo e cada buraco, cada simples buraco, cada platforma, cada simples inimigo parado é nada senão que um exercicio de sofrimento e dor. CADA. PULO.

Outro motivo pelo qual você não deve nunca, jamais, em hipotese alguma usar o botão de corrida é que esse jogo tem um dos level design mais cuzões jamais concebidos pela mente humana. Não existe uma única reta, plataforma ou curva nesse jogo que não esteja atulhada de lixo para te causar dano da forma mais babaca possível.

Um exemplo, apenas um exemplo: esse cara


Ok, tem esse inimigo na beira de várias plataformas da quarta fase. Você não pode fazer o pulo sem pegar distancia então você precisa matar ele para abrir caminho para conseguir embalar e pular. Ok, compreensível, certo? Então... *suspiro longo* ao ser derrotado ele larga esse livro no chão e você não pode se livrar do livro.

O livro não apenas te causa dano, como interrompe o seu momentum, então o que você TEM QUE FAZER (e não há nenhuma outra alternativa aqui) é ir até ele, tomar dano e embalar e pular nesse mínusculo espaço que sobrou.

Uau, apenas uau. Agora imagine, apenas imagine por um momento de horror e sofrimento que seja, que esse level design filho da puta canceroso é aplicado a cada pixel desse jogo maldito. Eu frequentemente reclamo de desenvolvedores que gostam de brincar de "AHÁ! TE PEGUEI" jogando CONTRA o jogador, mas nesse caso não é verdade porque não existe um momento de "AHÁ! TE PEGUEI!". O jogo inteiro é assim, sem mentira.

E esse livro vai estar lá te esperando quando vc voltar 

São as pequenas coisinhas sabe? Tipo colocar uma fase labirintica repleta de pegadinhas do tipo "se você pisar aqui você volta para o começo da fase" em que você tem que coletar dois pedaços de um telegrama e precisa ser em ordem (primeiro o pedaço do TELE e depois o do GRAM) porque se você achar o segundo primeiro (o que é até o mais fácil pela forma que a fase é construída) o seu personagem mocorongo não pega. Because AHÁ! TE PEGUEI!

Pelo amor do barrigão caído de cerveja do Thor... apenas... por que...

Ah mano, olha como é apenas andar em linha reta nesse jogo, olha essa desgraça!

E aí, quando você pensa que a coisa não pode, apenas não tem como ficar pior... esse jogo tem um modo cooperativo. Porque é claro que tem, como não teria né? Eu sei, você pode estar pensando que não é tão ruim assim, modo cooperativo nesse jogo pode ser algo que se salve, né?

NÃO. DEFINITIVA E POSITIVAMENTE EU POSSO TE GARANTIR QUE ESSE PENSAMENTO SEQUER PASSOU PERTO DE ME OCORRER

Que bom, porque não é. Somado a tudo que o jogo já atentou contra você a esse ponto, todos esses problemas homéricos e indesculpaveis... de alguma forma eles conseguiram deixar o coop pior ainda. Eu não sei como alguém consegue ser tão criativo assim  para fazer um jogo ruim, mas eles conseguiram. 

O que acontece aqui é que jogos de plataforma cooperativos tem um sério problema a resolver, e muitos poucos jogos sabem como (ou tinham como, naquela época) resolver isso: o que acontece quando um dos jogadores sai da tela?


A solução ideal, e a que é amplamente adotada hoje em dia em jogos cooperativos, é que simplesmente a tela dá um zoom out para caber todo mundo. Entretanto isso é complicadinho de fazer com jogos 2D (jogos 3D é mais tranquilo), e definitivamente não com o hardware do Mega Drive. O que a maioria dos jogos daquela época fazia era escolher um dos players como o "jogador principal" e a camera acompanha ele (Sonic é o  jogo mais famoso a fazer isso), gerando o que eu chamo de "cooperativo da o controle pro irmão mais novo parar de encher o saco".

Assim um dos players sempre está na tela, e o outro perde uma vida se "cair" pra fora da tela. É uma forma de fazer a coisa, especialmente se você usar algum algoritimo para identificar qual é o player principal tipo "o que está mais na frente da fase" ou algo assim. Não é o ideal, mas era o que era feito.

GOD FUCKING DAMMIT!

Já Tom e Jerry consegue, pouco surpreendentemente, encontrar a solução mais irritante, mais obnoxiosa, mais oximorônica possível! Isso porque quando um dos jogadores "cai pra fora da tela", ele não perde uma vida nem nada do tipo. Ele apenas fica lá, paralisado como o Chaves tendo um piripaque até o "jogador principal" voltar e buscar ele.

Agora imagine o seguinte: você e seu coleguinha estão escalando uma fase com o sistema horrendo, criminoso, morfológico de pulos que o jogo dá. Então um de vocês apenas segue as probabilidades e cai, voltando para a começa da subida. O que vocês dois gostariam que acontecesse era simplesmente ele tomar dano, ou até perder uma vida e respawnar do lado de quem ficou, certo?

ACHOU ERRADO, OTÁRIO!

O que você tem que fazer é descer a porra toda pra buscar o colega... e subir tudo de novo... e aí alguém cai de novo... então tem que descer de novo... e aí alguém... uau, isso é o inferno, não é? Quer dizer, é literalmente o inferno, eu estou preso nessa dimensão de sofrimento e dor fazendo as mesmas coisas de novo e de novo eternamente, não estou?

Agora imagine isso a vários metros de altura, após uma sequencia de saltos complicados. Bem vindo ao inferno.

Mesmo quando a fase rola horizontalmente (que por algum motivo as revistas adoram chamar de "sidescrolling", como se fosse uma coisa chique) e um dos jogadores cai em um buraco, ele não respawna do seu lado. Não, você tem que voltar, passar pelos inimigos que spawnaram de novo, por todos as 1587 porcarias que tem no chão tomando dano para finalmente pegar o colega.

Se o seu fetiche é ouvir alguém dizer com a voz derrotada "volta pra me buscar", então definitivamente esse é o jogo da sua vida porque ela compõe 90% da experiencia cooperativa.

Alias, falando em dano, sabia com o que esse jogo é abundante? Itens de cura! Olha só que generoso da parte dos desenvolvedores! Quer dizer, você não consegue ficar um segundo sem tomar dano de absolutamente tudo no jogo, mas itens de cura (na forma de queijo para o Jerry e peixe para o Tom) são plentamente abundantes! Yay! Pelo menos isso, certo?



Hã... guys? Gente, eu definitivamente não estou me sentindo curado aqui, mas o manual diz que... não, espera um pouco... deixa eu ver uma coisa com bastante cuidado...



que?

Apenas... O que?

Mas... O QUE?


AVAPAPUTAQUEOPAREO ENFIM ESSA CURA NA RABA E SAI VESTIDO DE CARMEN MIRANDA NA SAPUCAÍ! DESGRAÇA DE JOGO QUE NÃO FAZ UMA MERDA DIREITO MAS NÃO É POSSÍVEL QUE NEM ISSO ELES ACERTEM

... mas ok. Certo, certo, é preciso ter calma, compostura e finesse. Bem, agora se me dão licença, jogar esse jogo me lembrou que eu tenho algumas tarefas para fazer, e esse parece um bom momento para executa-las. Sim, definitivamente é o momento correto. Com a licença de vocês:


Bem melhor agora. Tenham um bom resto de dia!

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES

Edição 057


Preview na edição 038


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 001