segunda-feira, 3 de julho de 2017

[AÇÃO GAMES 008] SUPER VOLLEYBALL (Mega Drive) [#067]



Quer saber se um jogo vai ser uma bomba em menos de 5 segundos? Eis aqui uma dica: esse jogo foi produzido pela Video Systems (mais conhecida por Sonic Wings), e logo na primeira tela do jogo é apresentado nome da empresa ERRADO! 



Pelas bolas do dragão de Kami-sama, como você erra o nome da sua própria empresa?

Mas aí você pode dizer que eu estou sendo desnecessariamente chato e que é só a forma de ler o logo, é claro que eles não iriam errar o nome da empresa na primeira tela do jogo. Ok, pode ser. Então me explica aí, sabichão, como é que eles erraram em seguida o NOME DO JOGO!!!

Mas puta que me pariu em chamas holisticas! Em seguida eles vão lançar o que? O Super Fute Bol? E se esse ainda fosse o nome do jogo (Volley Ball) por alguma decisão artistica ou comercial, vá lá. Mas não, é Volleyball mesmo, eles só erraram o nome!

Nem comecei a jogar e já estou ficando puto da cara, esse vai ser um dia daqueles, né?


Então, na tela de título você pode jogar um ou dois jogadores, criar uma equipe (mas é chamado de editar uma equipe! Você não precisa criar uma equipe para editá-la?), e a sempre popular opção de "assistir". Isso é o que eu quero fazer quando jogo um videogame, assistir o computador jogar sozinho!

No modo de jogador único, você pode jogar um único jogo ou um modo de torneio, embora eu recomendaria abrir um Jack Daniels de  1981 se você quiser se submeter a tal terror (somente se você tiver idade, por favor). 


O jogo dispõe das principais seleções da época, incluindo o Brasil-sil-sil! Ah, o Brasil de 1991... quem não vibrou com os saques de Buero, as levantadas do Dalia ou as cortadas do Samba... espera, o que? 

Valha-me Deus, porque diabos tem a opção de substituir jogadores... SE NÃO TEM NENUHM RESERVA NO JOGO? Mas o que diabos está acontecendo aqui?

Alem disso o jogo tem jogadores com nome mas nenhuma diferença entre eles ou entre as seleções. 

O jogo seria mais legal se fosse narrado pelo Galvão Bueno...
Mas ok, chegamos a quadra agora e as coisas só pioram daqui pra frente. Por que há três caras agrupados ao lado da rede? Se minha memória das "aulas" de educação fisica me servem direito, deveria haver seis jogadores de cada lado. Eu só encontrei quatro. E por que eles estão agrupados na rede lado-a-lado? Por que o ângulo de visão é tão baixo? Não tinha que existir um sistema de rotação retangular ? Por que eu nunca posso devolver de manchete? Eu tomei café demais? Você trancou a porta quando chegou? Tantas perguntas!

Então, agora temos um jogo que se parece levemente com voleibol (ou volei bol, segundo o titulo do jogo), como ele funciona? Embora os erros BLATANTES até aqui agora sejam impressionantes, a jogabilidade é interessante. 

Então, basicamente, um botão defende, o levantador levanta automaticamente e você tem que cortar quando a bola estiver vermelha.  Você pode usar o direcional para levemente influenciar em que lugar da quadra a bola vai cair, o ideal é jogar onde o defensor adversário não estiver. Na defesa, o bloqueio é a chave para para marcar pontos - acerte o timing e o jogo será seu. 

 ... pensando bem, tudo fica mais legal narrado pelo Galvão Bueno.

O que eu não entendo é que você tem que pressionar um botão para sacar, defender e cortar, mas não para levantar. Como isso funciona? E por que só posso mover o líbero (que nem existia no volei bol nessa época, que jogo visionário), mas não os caras na frente? Defender cortadas é oficialmente possível, mas bastante difícil. 

O que eu acho engraçado, é que o seu jogador fica louco quando você ganha o ponto com bloqueio ou cortada. O seu cara corre freneticamente para longe da rede, como se ela estivesse em chamas ou algo assim.

O que me leva ao meu próximo ponto: as animações dos jogadores são bastante boas. Os jogadores se movem através da "quadra" com suavidade e eles pululam bem lentamente, dando tempo de você acertar a bola corretamente. 

Ok, a jogabilidade não é tão ruim, e eles fizeram o que puderam para colocar todos os "truques" do volei no jogo (vários tipos de saque, cortada para trás da linha dos três metros, etc).  O problema é que o seu repertório de truques é curto e antes do fim do primeiro tempo você já fez tudo que itnha para fazer nesse jogo... e olha que as partidas já começam no 10-10 (vai até 15). Alias como o sistema de volei bol de antigamente era chato, com aquele esquema de vantagem, puta merda, mas isso já não é culpa do jogo




De qualquer forma, a jogabilidade não é de toda mal feita... só é profundamente chata depois de alguns minutos. Por incrível que pareça, o texto da Ação Games dá uma boa ideia da coisa. É, eu sei, assusta eles acertarem em algo mas algum dia ia ter que acontecer...

MATÉRIA NA EDIÇÃO 018 (em homenagem a conquista da medalha na Olímpiada de 1992)