terça-feira, 23 de janeiro de 2018

[AÇÃO GAMES 001] GONZZALEZZ (MSX, 1989) [#099]



Esse é um jogo que encontra-lo foi uma experiencia mais interessante do que joga-lo, saiba você. Nossa prosopopéica aventura começa numa quarta-feira quando eu procurava o próximo jogo da Ação Games a ser jogado e eis que me deparo com essa "matéria":


Hm, ok.

Gonzales 2 para MSX, não deve ser tão dificil encontrar, certo? Bem, foi.

Eu virei a internet de cima a baixo e não achava uma menção sequer a porcaria do Gonzales 2. Quer dizer, existia em alguns sites roms de um jogo chamado Gonzalez, mas Gonzales 2? Ninguem nunca ouviu falar.

O MSX foi um computador para games que nunca foi lá tãaaao popular assim fora do Japão, mas nada justifica que exista um jogo do qual a internet não faz menção alguma em lugar nenhum! Sério, o quão dificil pode ser...

...

... espera um momento...

... deixa eu ver uma coisa real rapidão aqui...






... O JOGO NÃO SE CHAMA GONZALES 2! É GONZZALEZZ SEUS FILHOS DE UMA LAVADEIRA MANCA!

Mas puta merda Ação Games, vocês são retardados além da compreensão humana, além das sete esferas do dragão, além do poder do prisma lunar! Claro que eu estar xingando uma revista extinta de VINTE E OITO anos atrás não diz boas coisas sobre mim, mas vocês conseguem ser piores do que eu! PUTA MERDA!

O jogo é sobre um mexicano tirando uma ciesta, o ZZZ do nome dele é uma piadinha com o cochilo! Mesmo em 1990 as pessoas conseguiriam entender isso! (quer dizer, era uma época que a Xuxa e o desenho do He-man eram os grandes pontos da manhã, não é um parametro exatamente alto). Vocês tinham um trabalho,  um único trabalho que era me dizer o nome do jogo e vocês conseguem errar nisso! Qual é o maldito problema de vocês, dammit?


Oh, Ação Games, a quem eu estou querendo enganar? Eu amo odiar o seu jeito porco e relapso de aproveitar uma era de falta de informação para fazer dinheiro com pouco esforço, por favor nunca mude!

De qualquer maneira, vamos falar um pouco sobre o jogo. Em Gonzzalezz você joga durante os sonhos de um mexicano tirando uma sonequinha, e cada lado da fita (sim, o jogo vem em fita cassete) é um jogo diferente.

O lado A é um jogo de plataforma tradicional, e um bem... onírico, vamos dizer assim:


Não é um jogo ruim, exatamente, mas é um dos jogos de plataforma mais doidos que eu já vi. Mais para frente os inimigos variam em coisas como submarinos voadores que te aspiram pelo cano de escapamento (?!?), então eu diria que a Opera Soft capricho nas dorgas partes de sonhos.

O problema é que o jogo é extremamente curto, tipo mesmo: em dez minutos você já terminou as cinco fases desse lado da fita.

No lado B da fita temos um estilo de jogo diferente, onde Gonzalez agora sonha que ele é um pistoleiro e.... bem, meio que eu só fui até aí. Por algum motivo não consegui pular nesse lado da fita então o jogo termina no primeiro buraco que aparece. Tentei todas as combinações de botões e nada, não sei se é problema na programação ou na adaptação para rom, embora no lado A o jogo funcione perfeitamente, mas no primeiro buraco termina a ...


... ah, você pula colocando na diagonal. Claro que sim, como não? Como eu não pensei nisso antes? 

Enfim, passado o primeiro buraco você anda e atira nos indios com o jogo rodando a 4 quadros por segundo ... embora ainda seja melhor que Kareteka porque você ao menos atira e tem que pular inimigos e buracos, mas não é muito mais longa que a primeira parte. E bem menos insana, acho que as drogas no estudio acabaramou algo do tipo. 


A versão desse vídeo é do ZX Spectrum, que roda MUITO melhor que a versão do MSX que roda a metade dessa velocidade (infelizmente não achei vídeos do lado B rodando no MSX)

Bem, essas são as dramáticas aventuras de Pedro Gonzzalezz, o homem cujos sonhos a Ação Games tentou apagar!