sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

[AÇÃO GAMES 001] TOI ACID (MSX, 1989) [#100]


Após os percalços percorridos com Gonzzalezz que virou Gonzales 2 na Ação Games, nossa misteriosa viagem prossegue pelas águas nunca antes desbravadas do MSX com os outros dois jogos da revista: Toy Acid 3 e 4 e...

... espera, o que?

Ok, isso é estranho. Dificilmente jogos são lançados dessa forma, então com base na experiencia anterior eu diria que dificilmente estamos REALMENTE falando sobre os episódios 3 e 4 da saga Toy Acid. Você não saberia nada a respeito disso, não é Ação Games?




Bem, a boa noticia é que dessa vez eles acertaram o nome do jogo. Quase. Ele se chama Toi Acid, mas o erro é compreensível: é um jogo espanhol, então a Ação Games achou que "Toi" apenas fosse "Toy" escrito errado.

Agora, enquanto existe de fato um "Toi Acid", esse jogo não possui nenhuma continuação, quanto mais "Toi Acid 3 e 4", então do que diabos a Ação Games está faland... oh, não. Oh, não, não pode ser isso. Ah não, tudo menos isso!

Eu não acredito que eles fizeram isso, não pode ser! Oh boy! Oh boy maniaaaaaaaa!


Vendo o texto da Ação Games parece bem claro o que aconteceu: não era incomum naquela época os jogos de PC em disquete (e o MSX era uma besta que rodava disquete, cartucho e fita cassete) virem com um disquete por fase porque afinal num disquete cabia menos informação do que a sua senha do Instagram ocupa hoje em dia.


Por algum motivo a Ação Games pos as mãos apenas nos disquetes das fases 3 e 4, que realmente se passam em um navio pirata e em um laboratório espacial (bem, na verdade é a mansão do Drácula, mas suponho que dá pra confundir), então achou que cada fase do jogo era um jogo próprio!

Genius Ação Games, puro genius!

Além do mais, que merda é essa de brinquedo assassino? Deus, Ação Games, vocês estão apenas inventando na cara dura! Ok, eu sei que vocês são formados em jornalismo e a profissão meio que é essa, mas puta merda!

Caso esteja se perguntando, Toi Acid tem sim uma história: o cara que é um smiley chamado Toi estava na balada com sua namorada Zoi quando o Dracula apareceu e sequestrou ela. Agora Toi tem que cruzar quatro fases (ou quatro jogos, segundo a Ação Games) para resgata-la!

Acho que é desnecessário dizer de onde o "acid" do nome do jogo vem, né? Dorgas larilarilaaa

Só que dessa vez é de verdade.

Nos anos 80 o ecstasy se popularizou nas baladas espanholas, dando origem a uma vibe musical que ficou conhecida como "Acid House", que parece muito com o dubstep de hoje em dia. O simbolo desse movimento era o Toi Acid, um bonequinho smiley verde que se encontrava em adesivos, capas de caderno, adesivos nos cadernos que jamais iriamos usar, camisetas e todas essas coisas que as crianças achavam descoladas naquela época.

Sendo o sucesso que foi na Espanha, essa febre bizarra dos anos 80 chegou a Portugal e de lá até apareceu por aqui em português com os adesivos de "To":


Eu tenho uma remota lembrança de ter visto isso na minha infancia. De qualquer forma, a Iber Soft deu um cambão e lançou um jogo não licenciado do nosso bichinho verde de dorgas, e assim nasceu Toi Acid!

Quanto ao jogo, bem, como vou colocar isso? Que tal... Ele é uma bosta?

Sério, sabe aqueles minigame de fundo fixo e gráficos de relógio digital que dominavam as banquinhas de camelôs e nossos corações nos anos 80?

Toi Acid é basicamente isso. As fases são um pouco mais longas porque a capacidade do MSX é melhor que um brinquedo do paraguai feito com duas cascas de milho e um chip de calculadora dos anos 50, mas não muito também. A sensação de estar jogando um desses Tiger genéricos é bem grande. 


Mas curiosamente o que todo mundo - tipo as 4 pessoas e meia que jogaram ele - vão lembrar mais vividamente desse jogo é que era um jogo que continha...

MAGUMBOS!!!!!111111111!!!!



Então, é. O jogo é uma bosta, mas ao menos tem tetas. O que pelo menos o faz ficar acima de Karateka, chupa essa Jordan Mechner!