quarta-feira, 19 de setembro de 2018

[AÇÃO GAMES 012] GOLDEN AXE (Arcade, 1989) [#158]



Hoje jogaremos um jogo tão clássico e cujo nome permite tantos trocadilhos que a quantidade de piadas que podem ser feitas com ele só é superável pelo meu desinteresse em jogá-lo. Quer dizer, eu já joguei Axé Dourado 2 e, além do jogo não ter a trilha sonora da Ivete Sangalo, não fiquei nem um pouco impressionado. Será o Golden Axe original um jogo melhor, digno do status de clássico, ou ao menos vai me dar 24 horas de proteção desodorante?

Isso permanece para ser descoberto... Então afie sua espada, aperte seu biquíni de batalha e, sei lá, prepare-se para refletir sobre o enigma do aço? É hora de esbofetear alguns esqueletos e homens-cobras com o arcade da Sega de 1989!




Espero que eu goste mais do que Golden Axe 2. Sempre que eu cubro um jogo que tenha alcançado certo grau de consenso como um “clássico”, o pequeno hipster dentro de mim tende a esperar que não seja muito bom. Felizmente, este raramente é o caso, e a maioria dos jogos clássicos que eu cobri tem se mantido muito bem - eu suponho que é por isso que eles são considerados clássicos. Antes de entrarmos no jogo em si, porém, vamos conhecer o grupo de heróis que se levantaram para proteger a terra do mal!


Machado é igual a Batalha? O que é isso, um teste de matemática? Não, a Sega acabou de adotar a decisão de design de colocar um sinal de igual entre o nome de todos em Golden Axe. Eu não tenho ideia do porquê. Estilo, suponho. Axe Battler é um bárbaro de cueca, e a primeira coisa que você pode notar sobre ele (além da falta de calças) é que ele luta com uma espada, não com um machado. Presumivelmente, este é um ato de rebelião contra os pais que o chamaram de "Machado", forçando-o assim a uma vida de aventura e perigo mortal. Bem, ele nunca seria um contador com um nome como "Ax", seria? Death Adder, o vilão senhor da guerra e antagonista de Golden Axe, matou a mãe de Ax Battler, então ele tem uma motivação sólida para se juntar à luta.



Em seguida é a amazona, Tyris Flare. Não querendo ser superada por Ax Battler, a mãe e o pai de Tyris foram mortos por Death Adder, dando-lhe duas vezes o ímpeto para sua busca de vingança sangrenta. Tyris é a mais magicamente inclinada dos três personagens jogáveis, em compensação ela tem o menor alcance em seu ataque. Desnecessário dizer que ela acabou estampando mais capas de revistas e fanarts nos anos 90 do que você pode imaginar, até que Street Fighter II saiu e a Chun-Li fez todo mundo lembrar que amazonas dificilmente seriam conhecidas pelo seu amor a depilação intima.


Por último e não menos importante - a menos que estamos falando apenas de altura - é Gilius Thunderhead, o anão empunhando machado.Um machado dourado, saiba você. Apesar de ser o título do jogo, Golden Axe nunca menciona realmente que ele é a arma que o anão usa, então eu sou forçado a assumir que a arma de Gilius é apenas um machado comum que ele pinta de ouro para dar um pouco mais de entusiasmo. O nome de família de Gilius Thunderhead vem do amor de seu clã de dar cabeçadas nas pessoas, e seu irmão morreu de por causas naturais. Não, claro que não, foi o Death Adder. Esse cara não perde tempo!


Falando no tinhoso, aqui está o próprio Death Adder. Capacete sombrio que obscurece seu rosto, canelas extremamente bem protegidas, abs proeminentes: sim, Death Adder corta uma figura de pura malícia cujo reino maligno deve ser destruído. Estou convencido a entrar nesta aventura.


Uma vez que você selecionou seu personagem, você tem uma breve cena introdutória onde um soldado ferido chamado Alex informa que o Death Adder seqüestrou o regente e a princesa. Ele tem uma apreciação pelos clássicos, este Death Adder. Alex então pede para você “vingar-se por mim”. Todos os personagens são alguém que perderam alguém para Death Adder, mas isso eles podiam aceitar. Agora Alex, tirar a vida de Alex foi longe demais. Tudo menos Alex! Isso, é claro, significa guerra!


Ok então, hora de lutar. Por ALEEEEEEEX!!!

Golden Axe é um beat-em-up de rolagem lateral, o que já diz a você oitenta por cento de como o gameplay funciona. Na maioria dos outros beat-em-ups, diria cem por cento de como o gameplay funciona, mas o Golden Axe tem alguns floreios únicos. O combate básico ainda é o mesmo de sempre: você tem um botão de ataque e um botão de pulo, você pode continuar a atacar para dar uma combinação de golpes, há ataques pulando ou você pode dar um toque duplo no joystick para dar uma investida, o que eu recomendo que você faça com frequência. Não só é um bom ataque para derrubar inimigos e liberar espaço, como eu mencionei anteriormente, é um movimento intensamente satisfatório para se conseguir graças à sensação de solidez que a Sega conseguiu captar ao golpear os inimigos.


Uma das coisas que diferencia esse jogo dos outros do gênero é a magia. Há uma razão pela qual o gênero é chamado de espada e feitiçaria, sabe? Veremos alguns feitiços mágicos daqui a pouco, mas antes de usá-los, você precisa encher sua barra mágica, que pode ser vista na parte superior da tela. Para fazer isso, você deve coletar poções. Você provavelmente já sabe disso - pode muito bem ser o recurso mais famoso de Golden Axe - mas, para obter poções, você precisa toma-las dos pequenos duendezinhos azuis que aparecem durante os estágios. Não se segure, corra até o imp e dê um chute forte no seu traseiro minusculo. Estamos apenas em algumas telas e Golden Axe já nos deu dois tipos de ataque maravilhosamente satisfatórios, e espancar os pequenos e indefesos diabinhos e colher seu suco mágico nunca deixa de ser satisfatório. Obrigado por me transformar em um bully, Golden Axe. Sempre me disseram que os valentões são apenas covardes, mas Golden Axe retrata a verdade não dita que bullying é divertido (e impressiona favoravelmente quase todas as meninas da sala, na verdade me surpreendo sobre o quão pouca incentivada essa pratica é agora que estou pensando nisso).


Então nós avançamos, cortando qualquer tropa do Death Adder que esteja no nosso caminho, e durante essas áreas iniciais é bem fácil. O machado de Gilius tem um hitbox bem grande e os inimigos não são tão inteligentes, como encapsulado por este lacaio que se recusa a parar de assediar um pobre aldeão mesmo quando um anão furioso com um enorme machado avança nele com intenção assassina.


A ação toma um rumo diferente com a introdução de criaturas cavalgáveis, incluindo a coisa rosa na foto acima. Você pode reconhecê-los como monstros que foram usados em Altered Beast. Estes são chamados de "Chicken Legs", aparentemente. Se eu visse uma dessas coisas, meu primeiro pensamento não seria "eles têm pernas de galinhas", mas ei. Tanto o jogador quanto os inimigos podem montar os monstros e podem ser destituídos dos ditos com um ataque bem colocado. Os monstros têm seus próprios ataques únicos - no caso do Chicken Leg, ele varre na frente dele com sua cauda - e eles mudam a jogabilidade consideravelmente. Eles são mais poderosos do que os ataques normais e podem facilmente prender um inimigo no canto da tela tomando dano, o que dá uma sensação satisfatória de poder, mas usar um deles faz de você um alvo maior e mais lento. Assim, é mais fácil para os inimigos cercarem você. Se você errar um ataque, ficará vulnerável.


Logo depois, a primeira batalha do chefe do jogo começa. Esses dois grandes caras são chamados de Bad Bros., presumivelmente porque são ruins em se vestir. Se eu fosse tão alto e estivesse prestes a lutar com um anão, faria questão de não chamar muita atenção para a minha virilha. Os Bad Bros. têm uma estratégia de luta bastante simples, que envolve principalmente tentar ficar de cada lado de você e esmagar sua cabeça com martelos. Há uma beleza na simplicidade, não? Manter-se em movimento para evitar que isso aconteça é (como em quase todos os outros beat-em-up) uma boa estratégia, e você pode reduzir da vida deles com segurança se não correr riscos demais.


Alternativamente, você pode usar os poderes mágicos de Gilius para chamar uma feroz barragem de raios que atinge tudo na tela. Erm, incluindo Gilius, pela aparência das coisas. Bem, se você for invocar relâmpago enquanto usa um grande implemento de metal na cabeça, isso vai acontecer. Não se preocupe, porém, Gilius não é prejudicado por sua própria magia, mas os Bad Bros certamente o são. Não o suficiente para derrotá-los em um ataque mágico, claro, mas transforma a luta de uma batalha longa e prolongada em ... bem, uma batalha média e prolongada. A magia é abundante de se achar nesse jogo, porém não tão poderosa quanto você poderia imaginar.


Entre as fases, tem um tipo de mini-game. Os duendes assediam seu poderoso campeão da justiça enquanto ele dorme, porque os duendes são aparentemente intensamente estúpidos. Você acorda, vê os duendes e percebe que é tudo o que você pode comer no bufê de poção mágica, então você dá um tapa nos duendes para coletar algumas poções antes do próximo estágio começar. Em iterações posteriores, há também diabinhos verdes que descartam itens de energia em vez de poções. A energia vem na forma de grandes placas cartonadas em carne com osso, porque este é um beat-em-up arcade de 1989.


Você até recebe um breve interlúdio mostrando um mapa entre os estágios, completo com rabiscos e rascunhos para mostrar o caminho que nossos heróis tomaram. Esse é um toque muito legal. Você também pode ver que o mapa diz "Sega". Isso se torna um tema comum durante o jogo, como se a Sega realmente quisesse se lembrar de quem desenvolveu Golden Axe, e o nome deles pode ser visto em vários cenários durante o jogo. Quanto a mim, acho que estou indo para a Vila da Tartaruga.


A julgar pela casca muito óbvia em torno desta "ilha", eu vou dizer que Vila da Tartaruga é um nome muito literal.


Enquanto os aldeões fogem em pânico, Ax Battler entra na briga e imediatamente bica uma dama de cima de um dragão. Isso soa como algo que Conan faria, o que é apropriado porque Axe Battler é definitivamente inspirado por Conan, o Bárbaro. O jogo todo é, obviamente, e eu acho que a Sega até admitiu isso, apenas no caso de a história de um bárbaro musculoso e seus companheiros abrirem caminho através dos lacaios de um vilão com tema de cobra não ser suficiente para lhe dar uma dica. Há até algumas referências diretas, como alguns dos gritos de morte do inimigo sendo extraídos diretamente do filme. Tudo bem por mim, no entanto. Esse jogo captura muito bem o espirito de aventura boba de bárbaro. Às vezes é bom ser apenas um homem musculoso abatendo seu caminho através de uma horda de vilões com ombreiras extravagantes. Ocorre-me que isso também pode ser o motivo pelo qual eu gosto tanto de Hokuto no Ken também.


Axe Battler sobe a bordo de um novo tipo de dragão. Este cospe um jato de fogo bem na frente dele. Segundo o manual, é chamado "Blue Dragon", a Sega aparentemente tendo gasto seus talentos de nomes de dragões depois da poderosa Chicken Leg. Isso me lembra que eu deveria tirar algo do freezer para o meu jantar. De qualquer forma, esse é um bom dragão com um ataque poderoso, então é uma pena que eu esteja perdendo o controle dele quando a mulher amazona que está correndo na direção de Ax a mil milhas por hora entra em contato.


Francamente, eu deveria ter minha licença de dragão revogada. Não há muito mais a dizer sobre o restante deste estágio. É ação de hack and slash sólida e boa, animada pela introdução de guerreiros esqueletos. Eu acho que eu nunca não gostei de lutar com um esqueleto em um videogame. Eu até gosto do Bonewheels in Dark Souls, porque esquivar-se deles enquanto eles rolam para você é como ser um tipo de toureiro de mortos-vivos e isso é fantástico.


Sim, a Vila da Tartaruga era de fato no casco de uma tartaruga. Esqueça isso, porém, e imagine Ax Battler sentado na fogueira do acampamento, sua língua saindo pelo canto da boca enquanto ele se concentra bastante em desenhar uma pequena figura da Vila da Tartaruga no mapa sem esmagar seu lápis vermelho em pedaços em sua enorme mão de esmagar crânios.


Na quinta etapa, que é na verdade a terceira fase, porque, por alguma razão, as fases de bonus dos duendes são contadas como estágios completos. Você pode se perguntar quem seria tão tacanha a ponto de usar um truque tão baixo para aumentar o "número" das fases em fotos de revistas, mas aí você lembra que é um jogo da Sega. É muito coisa que a Sega faria.

Mas enfim, na primeira metade do estágio, você ainda está lutando na parte de trás da tartaruga, uma área densamente povoada por dragões. Um pouco densamente povoado demais, na verdade. Como é mais fácil derrubar os inimigos dos dragões enquanto você está a pé, há uma boa chance de você querer passar uma boa parte deste estágio sem cavalgar um dragão ... mas como você imediatamente sobe em qualquer dragão vago quando aproxima-se dele, pode ser difícil de se mover sem montar um dragão inesperadamente - apenas para ser imediatamente atingido pelos dois dragões inimigos. No lado positivo, os dragões vermelhos - imaginativamente chamados de “Dragões Vermelhos” - podem disparar um projétil de fogo através da tela, uma habilidade útil para se ter um beat-em-up.


Aqui está a cabeça da tartaruga. Eu acho que é muito ingrato construir um píer diretamente em cima de sua fossa nasal depois que ele te deu toda seu casco para trabalhar, pessoas. Eu estava meio que esperando que a tartaruga dissesse “bem, é um jeito de ganhar a vida” quando eu pulo de seu chapéu desconfortável e para um chão sólido, mas a tartaruga estoica permaneceu em silêncio. Isso pode ser porque as pernas do píer a lobotomizaram, no entanto.


Esperando na cidade além está o próximo chefe. Seu nome é Tenente Amargo, e ele é o cavaleiro com o grande escudo e um entendimento muito melhor do conceito de “armadura” que seus companheiros. O problema principal de lutar contra Bitter, além do alcance ridículo que lhe foi concedido por sua enorme espada, é que ele tem um pequeno exército de lacaios regulares prontos para apoiá-lo na luta. Eu acho que um número tão grande de inimigos pede a Ax Battler para liberar seus poderes mágicos, não é?


Suponho que para os habitantes relativamente pouco avançados do mundo de Golden Axe, uma arma nuclear parecesse magia, sim.


Cada personagem tem vários níveis de poder para sua magia, e é por isso que a barra de potência no topo é dividida em seções. Depois de liberar a magia de poder máximo de Axe, houve uma poção dando mole, então eu também usei um ataque de nível um. Ele invoca uma chuva de pequenos meteoros, o que é bom para distrair seus oponentes se mais nada. Eu sinto que os níveis extras de magia são meio que desperdiçados comigo, honestamente. Eu nunca fui capaz de resistir a economizar o maior feitiço de mágica possível, porque a) as magias de nível mais baixo não causam muito dano e b) grandes explosões são mais legais



Passando para o próximo estágio, e eu assumi o controle de Tyris Flare pelo restante do jogo. Ela tem a maior barra mágica do jogo e, sendo a personagem feminina do jogo, você esperaria que ela fosse mais fraca, mas mais rápida que os outros. Bem, ela não é. Na verdade, a magia deixada de lado, não parece haver tanta diferença entre os personagens, e eu certamente não senti que estava tendo que acertar os inimigos mais vezes com Tyris do que com Ax Battler ou Gilius. Talvez o ataque dela seja alguns pixels mais curto do que o dos outros, mas isso é tudo.


A maior parte deste estágio acontece nas costas rochosas de uma enorme águia voando pelos céus. Você pode se perguntar como a águia pode voar quando algum bastardo instalou um pátio nas costas dela, mas neste caso a resposta pode ser literalmente “magia”. Mais importante, a maioria dos inimigos neste estágio são esqueletos que cavam para fora da "terra" - o que significa que alguns guerreiros mortos foram enterrados com suas espadas e escudos sobre uma águia colossal. Não tem coisa muito mais heavy metal do que isso, pessoal. Como o Dragon Force não escreveu uma música sobre o assunto, está além de mim.


Não era apenas uma grande águia, pessoal. Era uma grande grande águia. E esse é um ótimo desenho de uma águia, Tyris, embora se fosse eu, eu não teria sido capaz de resistir a desenhar um monte de pequenos esqueletos em suas costas.


Tendo chegado ao próximo estágio e desembarcado a águia, Tyris é abordada por dois Bitters de uma só vez. Deus, mas eu amo esse chute voador. De qualquer forma, as coisas ficam muito difíceis neste momento. O único truque real do Golden Axe para aumentar o nível de desafio que ele oferece é jogar mais inimigos em você. Isso é especialmente perceptível quando você é forçado a dois Bitters em um caminho estreito, suas longas armas cor-de-rosa com pontas bulbosas batendo em você de ambos os lados. Se eu não estivesse procurando por poções para poder ver o ataque mágico de Tyris, eu teria chovido fogo sobre os dois: como estou economizando, eu tive que recorrer a fugir e voadeiras.


Depois disso, é hora do confronto final com o próprio Death Adder. Ele começa como um monte de cadáveres, antes que as numerosas serpentes escorreguem na pilha de cadáveres e se formem na forma grosseira do Aditivo da Morte que todos conhecemos e amamos. É uma introdução fantástica e consegue até mesmo ultrapassar o cemitério de águias voadoras, mas poderia ter sido melhor. Para começar, é difícil apreciar a majestade completa da introdução do Death Adder quando você está tendo a cabeça esmagada por versões mais poderosas dos Bad Bros. e seus companheiros sortidos. Além disso, como o Death Adder ainda está se transformando quando você chega lá, toda a cena tem a sensação de se deparar com alguém assim que ele sai do chuveiro. As cobras são basicamente o mesmo que enrolar uma toalha em volta das suas vergonhas, saiba você



Nota mental: não chegar muito perto do Death Adder, ele não gostou da minha crítica à sua introdução. Como você pode ver, a batalha final do Golden Axe é uma luta frenética contra adversidades esmagadoras e ombreiras de todas as formas e tamanhos. Suspenso acima do campo de batalha estão o príncipe e a princesa. Espero que, pelo bem deles, eles usem suas melhores roupas à prova de fogo.


Valeu a pena poupar para o ataque mágico carregado da Tyris? Definitivamente. Basta olhar para essa coisa! O dragão cuspidor de fogo está na melhor tradição da Sega de deslumbrantes gráficos de fliperama, sua respiração ardente devastou (a maioria) dos meus inimigos e o melhor de tudo: Death Adder estava prestes a me dar um soco na cabeça quando libertei este feitiço, o que congelou (na verdade, "congelou" pode não ser a melhor escolha de palavras aqui) ele no lugar.


Há uma razão pela qual o Death Adder se cercou de tantos lacaios: é para disfarçar o fato de que ele não é muito bom em uma luta. Ah, claro, ele viu o machado de ouro de Gilius e pensou consigo mesmo "pshaw, você chama isso de machado?", Mas seu machado não adianta nada se ele não puder me acertar. Se você mantiver a sua distância do Death Adder, ele recorre a um movimento diferente: ele bate no chão, enviando uma onda de choque pelo chão. A onda de choque é facilmente evitada andando ligeiramente para cima, o que é uma pena para o Death Adder, porque leva séculos para se levantar novamente. Simplesmente caminhe até ele enquanto ele está se recuperando da onda de choque, derrube-o algumas vezes e então recue para uma distância segura e repita o processo. Claro, isso é mais fácil de dizer do que fazer se você tem uma horda de guerreiros esqueletos interrompendo seus planos com uma cirurgia de rim improvisada, mas uma vez que o caos do campo de batalha tenha diminuído um pouco, você terá Death Adder à sua mercê e Golden Axe terminará logo.


Então você começa a ver o final, e que final maravilhoso esse é. Em um universo paralelo, algumas crianças estão em um fliperama jogando “Great Axe” quando os vilões de Golden Axe saltam para fora do gabinete e entram no mundo “real”, perseguidos por Ax, Tyris e Gilius.


Lá vão os vilões, entrando nas ruas de uma cidade desavisada e embarcando em um reinado brutal de carnificina e terror que dura cerca de cinco minutos até a polícia aparecer. Não importa a quantidade de armadura que você está vestindo, isso não vai te proteger de um taser. Acho que até piora. Infelizmente, você não consegue ver os caras maus sendo agredidos e algemados, mas acho que é justo assumir que isso acontece.


Com os sons de aço batendo e o grito de morte “oh goaaahhh!” dos lacaios ainda tocando em meus ouvidos, Golden Axe chega ao fim. Que joguinho divertido! Está claro por que ainda é lembrado com carinho hoje, porque é uma dose simples, mas eficaz, de cortar vilões com reviravoltas interessantes o suficiente para a fórmula na forma do sistema de magia e dos dragões-montaria que o elevam acima de muitos de seus contemporâneos. É um jogo bastante lento e metódico, mas felizmente é curto o suficiente para que nunca se torne um tedioso.

No geral, é outro clássico que merece o título, mesmo que tenha personagens tão iconicos quanto Final Fight. Talvez se Axe Battler se livrasse da espada e distribuísse mais piledrivers giratórios, eu revisaria essa opinião. Eu ainda recomendaria Golden Axe, no entanto. Seria difícil não recomendar um jogo em que você possa espancar esqueletos, colocando-os de joelhos e, em seguida, dar coquinhos no topo de seus crânios com o cabo da sua espada. 


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 019