sábado, 14 de setembro de 2019

[AÇÃO GAMES 029] ALIEN VS PREDATOR (Arcade, 1994) [#267]

 

É isso mesmo, a Capcom criou um beat-em-up de rolagem baseado em dois dos monstros de cinema mais famosos da ficção científica. No canto vermelho, estão os Aliens: analogias de estupro com sangue ácido e pesadelo que dão abraços piores que politico em campanha eleitoral. Seus oponentes são os Predadores, temíveis caçadores intergalácticos equipados com uma grande variedade de armas e uma cara que parece um acidente em um buffet de frutos do mar. Ah, e existem alguns humanos. Por possivelmente a única vez em qualquer mídia de Alien vs. Predator, humanos são uteis.

Enquanto filmes disso só vieram a existir muito depois, as HQ de Alien vs Predador existiam desde o final dos anos 80, porque... bem, porque é uma ideia muito legal na verdade, pq não né?


Nossa história começa em San Drad, Califórnia, uma cidade construída inteiramente de cenários abandonados dos filmes do Batman. Um objeto misterioso cai do céu e a cidade é evacuada e colocada em quarentena. Todo mundo sai com segurança e qualquer ameaça é rapidamente contida.
 

Viu? As vastas hordas de aliens estão seguramente contidas na cidade. Ver os Xenomorfos em plena luz do dia é ... meio estranho, como quando você era criança e via seu professor na locadora ou algo assim. 


Presos dentro da cidade estão esses dois fuzileiros. Aprenderemos mais sobre eles em breve, mas por enquanto tudo o que você precisa saber é que eles estão cercados pelas ondas ameaçadoras da ameaça alienígena, e todas as calças com estampa de tigre e músculos peitorais do mundo não podem salvá-los agora. Eu acho que esse cara pode realmente ter todos os músculos peitorais do mundo.


Os Predadores podem salvá-los, no entanto. É o que eles fazem. É por isso que eles são chamados de Predadores. Não, espera... alguma coisas não tá certa aqui... Vamos dizer que os Predadores estão caçando Aliens e então eles se unem aos fuzileiros para escapar de San Drad e destruir a ameaça alienígena. Sei lá, esse é o enredo, e é uma maneira tão boa quanto qualquer outra de criar algumas brigas entre espécies. Agora, vamos conhecer os personagens!


Primeiro, tem o Predator Warrior, a própria definição da filosofia Predator, um caçador honrado que luta com um bastão pontudo e um devastador canhão de plasma montado no ombro. Algumas pessoas diriam que o canhão de plasma tornaria o bastão pontudo desnecessário, mas ele gosta de ter opções de variedade, eu acho. Você pode ver nessas barras de estatísticas o que ele é bastante bem-equilibrado e, em um jogo que é, afinal, chamado Alien vs. Predator, ele pode ser sua melhor escolha se você é iniciante no genero.


O "personagem forte e lento obrigatório" do jogo é o major Dutch Schaefer. Sim, ele deveria ser o personagem de Arnold Schwarzenegger do primeiro filme do Predator. Bem, talvez - eles tenham o mesmo nome e massa muscular, mas sua biografia diz que ele é um cyborg, então quem realmente sabe? Talvez os Predadores andem por aí stalkeando caras com esse exato mesmo nome pelo mundo porque é o que eles fazem, eu sei lá.

Acredite na história que você preferir, porque os fatos realmente importantes sobre Dutch são que ele teve um de seus braços substituído por um enorme pedaço de metal com uma arma dentro e agora ele vive apenas para se vingar dos aliens que tomaram seu braço. De alguma forma ele parece mais impressionante que o Predator, não é?


Temos aqui um Predador adolescente, que parece que não entende muito bem como as predarias funcionam. Diz que ele prefere se autodestruir a ser derrotado, mas se ele não foi derrotado ainda porque ele se autodestruiria? 

Nos filmes os predadores se autodestroem DEPOIS que são derrotados, não antes. Sei lá, talvez ele seja o equivalente emo da espécie e gosta de caçar cantando que entre razões e emoções há a saida. Enfim, eu não sei. É fazer valer a pena.


Linn parece uma personagem meio deslocada aqui. A franquia Alien e Predador sempre teve esse tom ultra militaristico sujo, com personagens que os americanos considerariam durões. Linn parece alguém que você veria num game de Street Fighter, sei lá, parece esquisito.

Adicionalmente, se o outro personagem humano é o Major Dutch do filme Predador, porque a garota não poderia ser a Tenente Ripley? Aproposito, quando, exatamente, ela se tornou tenente? Eu sei que a partir do terceiro filme ela é chamada assim, mas quando isso aconteceu se no primeiro ela era membro de uma nave-reboque/cargueiro, no segundo ela foi mandada pro planeta lá certamente sem passar pelo serviço militar e o terceiro começa logo depois disso? 

Mas enfim, a Capcom desenhou uma personagem de Street Fighter porque o que eles sabem fazer é desenhar personagens de Street Fighter e deu!


AvP não começa com brincadeiras, o jogo literalmente te larga sendo emboscado por três aliens. A própria Linn percebe que estão em uma alhada, e manda recuarem!


Bem, Linn Kurosawa não aceita ordens de ninguém, nem mesmo da própria Linn Kurosawa! Ela ignora o que acabou de dizer a dois segundos atrás e senta a bicuda na cara dos aliens. Ao ver que seus colegas estão sendo espancados por uma japonesa furiosa, que não se importa de arrancar acido dos aliens com seus próprios pés, esse alien da direita está tentando sair de fininho. 

Uma decisão sensível por parte dele.


AvP tem duas características distintas que o diferem de outros jogos do seu genero (o que é meio o que "distinto" significa). A primeira é que além do ataque e pulo, você tem um botão para sua arma - aqui Linn esta usando a pistola, os predadores usam seus canhões de plasma e Dutch usa a metralhadora no seu braço.

A arma tem uma pequena capacidade de limpar o seu canto na tela, embora ela superaqueça e fique indisponível após alguns disparos (essa é a barra verde embaixo da tela). Isso é importante por causa da segunda característica desse jogo: a tela SEMPRE está cheia de coisas! Sério, esse é o beat'm up mais abarrotado de inimigos na tela que eu já vi na minha vida!

Tenho que dizer que a Capcom fez um trabalho notavel, fazendo um arcade que processasse tantos sprites ao mesmo tempo sem engasgar em nenhum momento. Eu não senti flickering ou slowdown mesmo quando atravessando a torcida do Flamengo em forma de alien, e isso é realmente impressionante.


Quando os aliens decidiram invadir a Terra, eles podiam esperar algumas coisas... ser espancados na barriga pelas mãos de uma japonesa muito puta da cara definitivamente não era uma delas. Como a Capcom é muito boa em fazer em seus beat'm ups, socar as coisas é bastante satisfatório - o que é meio que o prerequisito para este jogo ser um dos bons.


A melhor coisa nessa cena é a cara da Linn. Ela obviamente está pensando "Obrigado pelo aviso, Dutch. Eu tinha esquecido as bestas alienígenas que querem me arrastar de volta ao seu covil e me engravidar com seus filhotes. Escapou totalmente da minha mente, mas graças a seu lembrete oportuno, continuarei vigilante."


Após a obrigatória cena do elevador em beat'm ups, tem um laboratório escondido nos esgotos. Está cheio de cadáveres grotescamente mutilados, o que raramente é um bom sinal em um laboratório. Ou, qualquer lugar, eu acho. É aqui que o chefe está à espreita e seu nome é Garras de Navalha porque ele tem garras afiadas como navalhas. É bom ver minha teoria de que os inimigos de beat'm ups são nomeados pelo personagem na hora que ele os vê. 

Obviamente, todos os Xenomorfos têm garras afiadas, mas esse cara é especial porque suas garras são mais longas. E ele teria três metros de altura se se levantasse corretamente e parasse de se curvar, sua mãe não ensinou nada sobre boa postura? Ele usa seu tamanho a seu favor, cutucando você com seus braços compridos e finos, mas mais uma vez Linn triunfa com o uso criterioso da estratégia "chute na cara". Eu posso respeitar isso.


A terceira fase tem uma variação de gameplay bastante interessante: você ganha munição infinita para sua arma, e seu objetivo é apenas sobreviver enquanto o carro blindado avança. É uma fase muito divertida, saiba você, pena que é realmente curta.


Conforme avançamos em direção ao coração do ninhos dos aliens - eu aprecio que nossos heróis não tem problemas em sujar as próprias mãos e vão até lá socar todo mundo ao invés de só, eu sei lá, bombardear de órbita - sabe o que realmente me intriga?

Este frango fumegnate na entrada da hive. Sério, pense em como ele chegou lá - e o fato da comida ainda estar quente diz muito sobre isso. Imagine quem fez ele. Talvez imagine um alien com um chapéu de chef empoleirado alegremente sobre sua cabeça fálica, removendo essa refeição sumptuosa de um forno construído com resina e osso excretados. Eu não acho que quero comer esse frango. 


Os facehuggers nesta fase são dificeis de acertar, sendo nessário usar seu canhão do ombro. Se ele estiver no cooldown, sua opção é usar o carrinho do Predador. Lembra daquelas cenas nos filmes do Predator, nos quais o caçador deslizou com um pé estendido, em uma dança cossaca mortal de além das estrelas que de alguma forma pode se mover lateralmente sem propulsão? 


Existe um certo prazer em explodir uma tela inteira de ovos de alien usando seu canhão de predador, eu não posso negar isso. Eu suponho que quando você faz um jogo com esse tema, é por momentos assim que esperamos. Também descobri que predadores conseguem ver uma leva de ovos de alien e não meter a cara em cima, o que é mais do que todos os humanos em filmes até hoje.

Seja como for, a rainha alien está inexplicavelmente putaça por eu ter obliterado toda sua colonia. Mais gente matou o diluvio, beibe. Enfim, parece cedo para uma batalha final, mas suponho que a este ponto a Capcom saiba o que está fazendo...


Saindo do ninho dos aliens, uma nave cai perto, e Linn e Dutch decidem dar uma olhada porque acabar com um ninho de aliens não foi emoção suficiente para um dia. Os Predadores vão junto por razões não reveladas - há dois segundos eles estavam dizendo que agora a rainha está morta, não há alienígenas dignos de serem caçados aqui, mas de repente todos estão "ok, legal, vamos ajudar com algum resgate e trabalho de salvamento." Eu acho que eles estão se sentindo sozinhos.


A este ponto o jogo dá uma subita guinada em seu rumo. Deixamos de enfrentar aliens e enfrentamos marines por razões que suponho que serão reveladas. Mas o que muda realmente é que ao contrário dos aliens, os soldados dropam armas (embora seria legal os aliens droparem aquelas boquinhas pra você usar de porrete). Tipo, muitas armas. Cara, são armas pra caralho mesmo!

Pra ter uma ideia de quantas armas esse jogo te dá, em vários momentos você nem consegue usar a arma que você pegou porque tem tanta arma no chão que apertar o botão de ataque faz você pegar outra ao invés de atirar. Eu nunca tinha visto um beat'm up ser tão generoso com armas como esse, e vocês não me verão reclamar muito sobre isso se querem saber

Mas porque estamos enfrentando soldados, afinal?


Bem, se não nossa amada Wayland-Yutani em sua busca insana para extrair DNA dos aliens que criaria armas biológicas invenciveis! Claro que é Weyland-Yutani. Nenhuma outra empresa nesta ou em qualquer outra galáxia - com a possível exceção da Umbrella Corporation - é tão monumentalmente burra que eles continuavam tentando usar os alienígenas como armas biológicas, apesar de este ser o pior modelo de negócios desde que comecei a vender colares feitos com os cabelos que encontrei no ralo do meu chuveiro. 

Aqui está uma dica para quem planeja escrever um roteiro de Alien: coloque alguém da Companhia nele e faça com que ele seja um cara decente sem segundas intenções, que ajude os heróis e morra no final em um ato de nobre sacrifício. Ninguém, literalmente ninguém, jamais verá isso chegando!

... espera, não foi o que androide faz em Alien 2? Maldito seja James Cameroon, sempre roubando minhas ideias anos antes de eu te-las! Aposto que ele é judeu!


O chefe é um power loader. Em qualquer outra franquia, a oportunidade de fazer mano-a-garra com um equipamento de carregamento industrial seria bastante lame, mas esse é o universo de Alien. Espancar a rainha alien com uma fucking EMPILHADEIRA é um dos momentos mais badass da história do cinema.

"Não tenho tempo para suas merdas" - Rippley, E.
 O que é ainda melhor nessa aparição do Power Loader é que há realmente uma razão para o Power Loader estar lá - está movendo os destroços da dropship acidentada/encobrindo as evidências das ações sombrias da Weyland-Yutani. Não é impressionante quando a desenvolvedora realmente liga a minima para o jogo que eles estão fazendo? 

A Power Loader passou por algumas atualizações de combate desde o filme. As garras podem se estender por um longo espaço, e você sabe como no filme o Loader tinha uma pequena tocha de solda acoplada? Sim, isso agora é um lança-chamas completo. O caminho mais eficiente para a vitória é esperar que alguns fuzileiros apareçam, matá-los por seus rifles e atirar no chefe o mais longe possível. Linn e Dutch parecem extraordinariamente confortáveis em matar seus companheiros fuzileiros, sabe. Esses predadores são uma má influência. 


Linn continua demonstrando todo seu ceticismo ao ouvir Dutch falar frases doentemente obvias como "temos que dete-los aqui". Pela cara ela ela está pensando em "Obrigado por ter dito isso, Dutch, eu realmente estava considerando a possibilidade de mudar de lado e enfiar a cara em cima de um ovo de alien ou algo assim, porque eu ouvi que ser um idiota com aliens é um dos critérios para ser o Doutor e esse sempre foi o meu sonho". Bem, o quão previsivel seja a fala de Dutch, os Predadores estão fazendo poses heróicas, então eles totalmente compraram a ideia.

Linn está cercada por idiotas, e ela sabe disso.


Este é o estágio seis, Nightmare in the Lab, e caso não estivesse claro antes, gostaria de reiterar que este jogo é muito bom para o seu genero. Toda a experiência beat-em-up da Capcom se uniu para criar um jogo repleto de ação rápida que evita muitas das falhas de seus contemporâneos. Os padrões de inimigos são desafiadores sem ser injustos, a variedade do seu conjunto de movimentos mantém o combate interessante e os inimigos têm a quantidade certa de saúde, para que você nunca sinta que está atolado em um pântano de inimigos que não são difíceis de enfrentar. lutar, mas tem uma barra de vida do comprimento de um Boeing 747.

Eles te darem mais armas que o Rambo também não é algo que me ofende.


A primeira metade da fase é sobre combater a fuzileiros, alguns dos quais se esqueceram de trazer armas e estão tentando esfaquear Linn com uma faca, apesar de haver muitas armas por aí. Sabem o que dizem sobre quem tras facas para um tiroteio, não é? 

Além disso, checa essa arte de plano de fundo. Essa é alguma arte de fundo muito boa. E obviamente que esses aliens vão se soltar e você vai ter que lutar contra eles, porque apenas a Weiland-Yutani acha que isso não vai acontecer.


Neste instante gostaria de fazer minhas as palavras do grande filosofo moderno, Kyle Broflowski: "... huh."

A este ponto é bastante tentador apenas sair de lado e deixar que as burradas da Weiland-Yutani os mordam na bunda, mas infelizmente aliens não são conhecidos por sua justiça poética e você tem que lutar com eles. Novamente, é realmente impressionante o quanto de coisas a Capcom consegue colocar na tela sem o jogo ficar lento, tanto quanto eles conseguiram fazer aliens de todas as cores para ficar bem "arcade da Capcom" mas sem perder a identidade visual dos xenomorfos.

Esse é um trabalho muito bom, tenho que dizer.


Talvez este seja o momento mais iconico dos beat'm ups da história do genero: a luta com o chefe da fase é um elevador se movendo. E o boss aqui é o Mad Predador Louco, embora eu não saiba dizer se ele é mad porque é um predador muito pistola, ou se ele tem uma doença mental grave. Ou ambos.

Qualquer que seja o caso, ele lutará com qualquer um que se aproxime dele e não tem medo de usar o canhão do ombro com grande efeito, como demonstrado na captura de tela acima. Meu predador está naquela bola de fogo, em algum lugar.

Uma luta desafiadora que lembra muito a batalha contra o Rolento que joga granadas em Final Fight, você precisa estar alerta para evitar sofrer grandes danos pelos variados ataques do Mad Predator. A melhor parte é quando o Mad Predator tenta ficar invisível. Eu sei que é um dos recursos mais emblemáticos do Predator e a Capcom provavelmente sentiu que tinha que incluí-lo em algum lugar, mas se você está lutando em uma área fechada de dois metros por dois metros, ser quase transparente não é uma habilidade particularmente útil.


Ser infectado com um embrião alien faz com que os Predadores piraram bananas. Saquei. Mas sabe o que realmente ninguém está perguntando aqui? Como, eu rogo, os militares estão usando predadores para desenvolver suas armas?

Até onde eu sei, capturar predadores vivos não é uma tarefa fácil - se não impossível, se os filmes servem de alguma coisa. Fazer isso em uma escala grande o bastante para que possa ser considerado um experimento, bem parece algo bem acima das capacidades praticas da WY. Apenas dizendo. 


Eventualmente, você alcançará o líder da operação. É o cara gordo no topo da tela, não os quadrigemeos com granadas. Ele está determinado a fazer sua resistencia, e provavelmente se sentiu bem seguro por trás de suas vastas legiões de fuzileiros navais, mas não contou com o completo desprezo de nossos heróis pela vida humana e, após uma longa batalha, o comandante é o único inimigo deixado vivo.


Ou não. 

Ah, se não é a rainha alien fazendo aquilo que os aliens são mais conhecidos por fazer: roubar a kill do boss para ganhar o XP. Maldita seja raça que brota onde quer que a Sigourne Weaver vá, maldita seja!


Sim, a rainha sobreviveu à luta anterior e se esgueirou pela nave em busca de vingança - algo que os aliens são conhecidos também por fazerem. Bem, que tipo de jogo de Aliens seria se o chefe final não fosse uma rainha? Quem quer que tenha dito "mais criativo", você fique quieto. Não tire isso do Predator - ele ainda tem um pouco de dialogo antes da luta, onde ele parece meio feliz por ter a chance de lutar com a presa definitiva.


Esse é o Predador para você, apenas negócios e nenhuma diversão. Parabéns! Alien vs. Predator acabou, os planos de Weyland-Yutani foram frustrados e a Terra está segura mais uma vez. Isso não é suficiente para Linn, no entanto, e quando os outros personagens saem, ela diz a eles que alcançará em um minuto e começará a mexer nos painéis de controle. O que ela está fazendo?

Bem, provavelmente algo útil, ao contrário dos outros idiotas.


Ora, ela está reprogramando o computador de navegação da nave, para que ela caia na atmosfera e colida diretamente na base da Weyland-Yutani. Isso é ... extremamente eficiente, Linn. Linn Kurosawa faz Ellen Ripley parecer uma donzela medieval desmaiada, e se alguém da Capcom ler isso, tudo o que posso dizer é por favor, por favor, coloque-a em Marvel vs. Capcom 4. Ela pode substituir o Vergil, Vergil é um cara de mamão.


Os Predadores estão impressionados com as habilidades de luta desses meros humanos, e eles lhes dão algumas lâminas como lembrança. Essas coisas vão direto para o eBay, marque minhas palavras. Antes que tudo acabe, entretanto, Dutch ainda tem uma pergunta ...


Sim, por que vocês nos ajudaram? Não é como se tivéssemos um inimigo em comum ou algo assim. Os Predadores respondem colocando sua famosa mira laser de três pontos no peito de Linn e Dutch e dizendo "você saberá".


Então, os Predadores queriam caçar humanos como a "presa definitiva" e ajudaram eles com os aliens apenas para tirar os xenomorfos do caminho para a caçada que realmente importa? Isso... estranhamente parece fazer algum sentido, eu realmente gostaria que os produtores dos filmes de Alien vs Predador tivessem jogado esse jogo para tirar algumas ideias. 


E esse foi Alien vs Predador para o arcade.

Nenhum jogo é perfeito, e o AvP tem, se não falhas que comprometem a diversão, tem alguns pontos que são um pouco menos estelares que o resto. A música é boa, mas não no mesmo alto padrão de todo o resto, os dois personagens do Predator poderiam ter sido um pouco mais diferentes um do outro e as áreas cheias de fuzileiros navais finais podem ficar um pouco estúpidas devido à enorme quantidade de armas que acabam espalhando no chão, mas essas são pequenas imperfeições e eu não tenho reservas em proclamar Alien vs. Predator o melhor jogo de Aliens de todos os tempos (porque eu sou cagão e jamais jogarei Alien Isolation), o melhor jogo de Predator de todos os tempos e, possivelmente, o melhor beat'm up do anos 90.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
VERSÃO PARA SUPER NINTENDO
Edição 029



VERSÃO PARA ARCADE
Edição 064



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
VERSÃO PARA ARCADE
Edição 004



Edição 026