Hoje, Dungeon Crawlers não são exatamente o que se pode chamar de "novidade" no mundo dos videojogos. Você entra em uma masmorra, mata tudo, saqueia tudo, usa o que você saqueou para ficar mais forte e segue para o próximo nível. Sem história, sem enrolação, sem coré coré. Caralho, acho que essa é a expressão mais de tiozão que eu já usei na história desse blog, mas enfim.
O clássico máximo desse genero é o Diablo, da Blizzard. Mate, saqueie, equipe, enxague e repita. Como eu disse, esse tipo de genero não é novidade hoje, e sinceramente, não era novidade em 1985 quando a Atari lançou o seu Gauntlet para arcade. Dois botões, um atira outro usa item, milhares de niveis na masmorra, o feijão com arroz básico.
Puta merda, essa tela de press start parece que foi feita com pacote de kisuco dos Power Rangers... |
Mas isso quer dizer que a Atari não inventou nada interessante para a época? Hmm, não exatamente. Em primeiro lugar, como todos já devem saber, eram máquinas construídas com o objetivo de tirar a maior quantidade de dinheiro das crianças no menor espaço de tempo possível. E deu. Sim, os bons e velhos tempos, não é que nem hoje que os desenvolvedores são gananciosos e só querem lucro, yada yada yada.
Enfim, todos arcades faziam isso, porém em Gauntlet elevou isso a um status de arte: aqui sua vida esta sempre diminuindo e você precisa ficar pegando comida para não morrer. Se tomar dano ela diminui mais rápido, porém só de existir ela diminui. Porque, yay, pra que esperar o jogador morrer se nós podemos fazer ele perder a ficha apenas por existir?
Genius, puro genius. Anos 80 de merda, bando de retardados vou te contar viu...
Enfim, é isso: você entra na merda da masmorra onde o ar é tóxico ou alguma porcaria que você quiser inventar já que esperar "história" de um jogo que mata o seu personagem apenas por ele existir é um atestado de burrice da sua parte. Porque você é burro pra caralho também, puta merda. Estou cercado de idiotas o tempo todo, é o que eu te digo.
E também estava nos anos 80, já que Gauntlet foi o primeiro jogo de arcade a ser possível jogar com 4 jogadores. Isso é algo tido como certo em qualquer beat'm up de arcade, mas foi Gauntlet o primeiro jogo que efetivamente começou essa moda de merda com sua cabine ridiculamente larga.
ESPERA, PORQUE VOCÊ ESTÁ RECLAMANDO SE ISSO NÃO É UMA COISA BOA?
Em primeiro lugar, quando você está em um fliperama e é uma criança, a última coisa que você quer é um maconheiro suado colando o suvaco na sua cara. Em segundo lugar, eu quero reclamar porque esse é o meu blog e whatever, i do what i want.
AH, QUAL É, NÃO É TÃO RUIM ASSIM PARA UM JOGO DE 1985...
Bem, suponho que não. Quer dizer, estamos falando dos anos 80, tudo era uma bosta mesmo...
VIU? NÃO É TÃO RUIM ASSIM...
... exceto que eu não estou falando de um jogo de 1985 e sim de 1993.
MAS OI?
Sim, porque em sua eterna missão de escavar na excremencia videogamistica, a Sega decidiu que era uma boa hora para lançar um joguete de OITO ANOS ATRÁS para o Master System. OITO FUCKING ANOS. Ok, eu sei que ter consoles da Sega é sinal de que você era fatty fatty no parents, mas puta merda, OITO ANOS?
Quer dizer, em 1993 os videogames domésticos já estavam rodando jogos 3D com um framerate bastante decente...
*requer um videogame que mostra que seus pais se importam com você |
... oh, não, me desculpem. Esses são os gráficos do arcade de MIL NOVECENTOS E OITENTA E CINCO. Eis aqui os gráficos do Master System, lançado OITO anos depois:
Mas nossa senhora da loli molhada, que belo saco de bosta isso viu...
MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 069 (Dezembro de 1999)
Edição 069 (Dezembro de 1999)