terça-feira, 10 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] RAD MOBILE (Arcade, 1993) [#332]

 

Em 1992 a Sega já estava trabalhando no seu videogame de 32 bits, aquele que dali a alguns anos viria a ser o sucessor do Mega Drive - o Sega Saturn. Neste primeiros dias, no entanto, eles ainda não conseguiam fazer uma placa que rodasse jogos a 32 bits com um preço comercial de videogame ou que sequer custasse menos do que um carro. O que nos leva a uma questão: o que, exatamente, fazer com os prototipos que ficavam prontos mas eram caros demais para serem vendidos como consoles domésticos?



E essa foi a breve história do estagiário que teve uma boa ideia na Sega dos anos 90.

domingo, 8 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] CONTRA FORCE (Nintendinho, 1993) [#331]

 
 

Em 1991, a Konami do Japão estava trabalhando em uma nova franquia chamada de "Arc Hound" para ser lançada no Nintendinho naquele ano. O jogo chegou a ser anunciado nas revistas da época e tudo mais.



Entretanto, conforme o ano de 92 foi passando, a Konami do Japão não conseguia avanços e o jogo estava, bem, uma merda completa. Consertar o jogo levaria mais tempo e recursos do que valeria a pena investir em um console que estava sendo aposentado como o Nintendinho.

Como resultado, o jogo ainda em desenvolvimento foi para a lixeira e segue a vida...

... exceto que a Konami da América viu isso como uma oportunidade. O lixo de uns é a tralha que você vai empurrar para ganhar uns trocos faceis, como diz o ditado. Então a Konami pegou o jogo semiacabado, tacou a sua marca famosa "Contra" nele e correu para o abraço. Nascia assim "Contra Force".

sexta-feira, 6 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] THE GREAT WALDO SEARCH (Mega Drive e SNES, 1993) [#330]



Então, "Onde está Wally", ou "Onde está Waldo", se você é americano, ou "Hvor er Holger", se você é da Dinamarca. Tenho certeza de que você se enquadra na faixa etária correta para lembrar muito bem desse artefato pop-cultural em particular. 
Se você é um pouco jovem demais para se lembrar de Wally/Waldo/Holger e seu impiedoso império no mundo do entretenimento infantil, aqui está um breve resumo: um artista britânico chamado Martin Handford fez um livro ilustrado com cenas de uma multidão de personagens e escondido em cada uma dessas cenas está Wally, um cara de óculos com um suéter listrado. 
 
Sua missão é usar os olhos para olhar essas figuras até localizar esse homem. As imagens são grandes, Waldo é pequeno e todo o exercício é provavelmente tão prejudicial à sua visão quanto visualizar uma explosão atômica desprotegida ou assistir uma maratona de Friends. Depois de encontrar o Waldo, passe para a próxima cena. Repita até que o livro termine ou os músculos do seu olho colapsem e se desprendam.

Alguém pensou que uma versão em videogame seria uma boa idéia. Eles estavam errados, mas o trabalho prosseguiu de qualquer maneira e, em 1991, o mundo foi agredido com o Where's Waldo? - o jogo NES.

Agora, como você pode imaginar, o Nintendinho não tinha capacidade para reproduzir uma imagem grande e detalhada como as ilustrações de Martin Handford, então de forma bastante previsivel o resultado foi... isso...

quinta-feira, 5 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 042] SAMURAI SHODOWN (ou Samurai Spirits, no Japão) [#329]

 


1788 foi um ano muito especial porque o parlamento britanico aprovou a abolição da escravidão. Yay, rejubilaivos homens de boa vontade! Todos celebram este momento de decencia coletiva na raça humana, exceto no Japão onde as preocupações eram outras: estava rolando o CONFRONTO DE SAMURAIS, afinal!

Prioridades, huh?

Em 1993 a SNK lança sua quarta franquia de jogos de luta (se juntando Art of Fighting, FATAL FURY: The King of Fighters  e World Heroes), porque se você lançar jogos de luta por atacado uma hora a coisa vai! Bem, nenhum jogo da SNK realmente foi tão popular quanto Street Fighter ou Mortal Kombat... então acho que não foi.

Seja como for, fourth is the charm, right?

quarta-feira, 4 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] CHASE H.Q. II (Mega Drive, 1993) [#328]

 
 

- Senhor, temos um terrorista fugindo com um caminhão repleto de explosivos em alta velocidade
- Entendo, parece que não temos outra opção senão...
- Bloquear as estradas, empregar helicopteros, snipers e toda força de segurança nacional?
- O que? Não, por Deus, homem, não! Não temos orçamento para isso! 
- Então o que faremos?
- Acione o Quartel General de Perseguições! 
- Aquele do prédio superfaturado que literalmente faz 5 trabalhos por ano?
- ... enfim, eles mandarão um único homem em um veículo civil perseguir o perpetrante e bater na lateral do carro dele até que o mesmo desista!
- ... senhor, esse é... o pior plano que eu já ouvi na minha vida. Até onde sabemos o cara deve estar em casa de pijama, até ele sair e alcançar o terrorista já pode ser tarde!
- Você não está errado, deputy Jorge. Mas deviam ter pensado nisso antes que permitissem brasileiros assumir cargos da segurança nacional americana!

Chase H.Q. é um título abreviado, o jogo foi originalmente chamado "Every 80s Buddy Cop Movie's Chase Scene Ever Simulator". Carros tunados saem às ruas para combater o crime, uma colisão em alta velocidade de cada vez. Inúmeras vidas civis ameaçadas desnecessariamente. A frase "quis custodiet ipsos custodes" raramente foi mais aplicável a um videogame.

segunda-feira, 2 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] BATMAN RETURNS (SNES e Mega Drive, 1993) [#327]



Eu tenho muito em comum com o herói do jogo de hoje, saiba você. Nós dois tendemos a evitar relacionamentos pessoais exceto se for com pessoas clinicamente insanas, ficamos melhor vestidos de preto, possuimos mentes afiadas e analíticas e somos frequentemente assediados por palhaços do mal. Infelizmente, enquanto eu me encontro sozinho e não amado, Batman é um dos personagens de ficção mais famosos do planeta.

Parece injusto no começo, a principio, mas então temos que considerar os pontos positivos: eu não vi meus pais mortos na minha frente e nunca fui interpretado por George Clooney em Batman & Robin. Na verdade nunca tive nenhum envolvimento com Batman e Robin. Pequenas graças, eu suponho. Enfim, o jogo de hoje é o Batman - O Retorno de 1993 da Konami.

sábado, 29 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 027] SKULJAGGER: REVOLT OF THE WESTICANS (SNES, 1993) [#326]

 

Se Skuljagger: A Revolta dos Westicanos fosse uma refeição, seria um jantar completo de chuchu com água. Honestamente é um jogo bem estranho para se escrever sobre ele e eu seriamente considerei pular escrever sobre esse jogo (como é meu direito sagrado uma vez por Ação Games, concedido por mim), mas então decidi faze-lo apenas para poder usar como referencia e parecer cool citando um jogo obscuro. Ainda sim, eu joguei por uma hora e é dificil pensar em um jogo mais esquecível do que esse, jogar esse jogo é o equivalente intelectual ficar olhando grama crescer ou ouvir a Nilce Moretto pagando de "formadora de opinião".

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

[AÇAO GAMES 027] Q*BERT 3 (SNES, 1993) [#325]

Tendo sido um nerd que sofreu todo tipo de bullying conhecido pelo homem quando da minha idade formadora, é bastante tentador pensar que esse tratamento pode ter sido injusto e desnecessário. O que totalmente foi. Mas então, de tempos em tempos, eu encontro um jogo como esse que parece ter escrito na capa "Quer saber? Vocês mereceram!". Esse é o caso de Q*Bert 3



Este é Q*Bert 3 para o Super Nintendo. Continuação direta de Q*Ber do arcade. Sim, NÃO EXISTE UM Q*BERT 2! Aparentemente em 1992 era uma moda do pessoal do marketing achar que "3" era um número descolado e que significava que a franquia tinha dado certo ao mesmo tempo que já podia se permitir algumas inovações.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES: THE HYPERSTONE HEIST (Mega Drive, 1992) [#324]

 

No final de 1992, uma coisa realmente boa aconteceu para os donos de Mega Drive. Não, eles não foram adotados por uma família que realmente os amava a ponto de lhes dar um videogame decente, mas dentro do que era possível acontecer foi tão bom quanto: o contrato de exclusividade da Konami com a Nintendo terminou, e a casa de Contra finalmente poderia lançar seus jogos para o16 bits mais barato.

Essa é a notícia boa, a notícia ruim é que a Konami não fazia muita ideia do que exatamente era um Mega Drive e, mais importante que isso, não se importava. No que eu totalmente posso respeitar a Konami, vendo o que a empresa se tornou hoje é até dificil imaginar dizer isso, não?

Enfim, se era para fazer um jogo das tartarugas Ninja para esse tal de Mega Duraivu, os japoneses da Konami reuniram sua equipe de desenvolvimento mais jovem e lhes deram os assets produzidos para os outros jogos da série e era isso. Tartarugas Ninja para o Mega Drive tem uma fase nova, sendo as demais apenas reaproveitadas do arcade ou do jogo para SNES.

Então, se TMNT é nada senão um triste episódio de recaptulação da franquia, acho que nada mais justo do que comparar a versão do SNES e do Mega Drive, não?

domingo, 23 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] X-MEN (Arcade, 1992) [#323]



Em 1989 a Marvel estava numa pindaíba tão grande que eles estavam comendo cereal de garfo para economizar no leite. A situação estava tão no vermelho que para fazer o episódio piloto do desenho dos X-Men, eles tiveram que deixar pra lá o último episódio o desenho do Robocop - não que houvesse algum tipo de conclusão de qualquer jeito, ou que alguém minimamente se importasse com aquele desenho porque, claro, pegar um dos filmes mais violentos dos anos 80 e transforma-lo em um cartoon onde ninguém se machuca só podia dar super certo.

Quer dizer, depois disso eles iam fazer o que? Um desenho do Highlander onde ele não ganha poderes cortando a cabeça de outros imortais e sim eles são doados amigavelmente?

... vocês realmente mereciam estar falindo, vão se foderem...