quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

[AÇAO GAMES 027] Q*BERT 3 (SNES, 1993) [#325]

Tendo sido um nerd que sofreu todo tipo de bullying conhecido pelo homem quando da minha idade formadora, é bastante tentador pensar que esse tratamento pode ter sido injusto e desnecessário. O que totalmente foi. Mas então, de tempos em tempos, eu encontro um jogo como esse que parece ter escrito na capa "Quer saber? Vocês mereceram!". Esse é o caso de Q*Bert 3



Este é Q*Bert 3 para o Super Nintendo. Continuação direta de Q*Ber do arcade. Sim, NÃO EXISTE UM Q*BERT 2! Aparentemente em 1992 era uma moda do pessoal do marketing achar que "3" era um número descolado e que significava que a franquia tinha dado certo ao mesmo tempo que já podia se permitir algumas inovações.


Caras do marketing, sacumé... de fato, tem alguns jogos lançados para o SNES que tinham 3 na capa, mas que não eram o terceiro jogo da série:






Eu ia citar Alien 3, que também não tem um Alien 1 e 2, mas pelo menos esse é baseado no filme Alien 3, então faz sentido. Enfim, já começamos bem, né? 

Ok, agora você sabe que existe um Q*Bert 3 e um Q*Bert1, mas não um Q*Bert 2. Cool. Agora... o que é um Q*Bert?

Muito provavelmente você NÃO deve lembrar dele em Detona Ralph, mas  Q*Bert é o carinha laranja que só fala através de $#%!? que está como figurante no filme, assim como sua gangue:


 Mas antes de ser relegado a ter que disputar com o Kenny blowjobs de 10 dolares para sobreviver, Q*Bert foi uma grande celebridade dos arcades. Em 1982, isso é. Sabe 1982, quando o comunismo ainda era considerado uma alternativa válida, o Silvester Stallone fazia filmes do Rocky e as pessoas se vestiam nas ruas como se houvessem sobrevivido a um holocausto nuclear? Todas estas coisas que se foram e nunca mais aconteceram?


Enfim, nessa época louca e perdida o queroberto se tornou o jogo de arcade mais merchandazeado de sua época, atrás apenas de Pac-Man. Queroberto foi vendido em livros para colorir, sacos de dormir, frisbees, jogos de tabuleiro, brinquedos de corda, bichos de pelúcia e o diabo a4. Em um flyer de 1983 é possível encontrar mais de 125 produtos licenciados com a marca do queroberto. 



No entanto, o crash dos videogames de 1983 encerrou a carreira do carinha laranja narigudo, o remetendo a situação deplorável que vimos em Detona Ralph. Certo, mas dramas pessoais de persoangens ficticios a parte, que espécie de jogo era o queroberto? 

Olha, um bem simples na verdade. Era tipo um resta-1, que o seu objetivo era pisar em todos os tiles do mapa sem que os inimigos te pegassem:






Mais para frente as fases complicavam no sentido que você tinha que pisar mais de uma vez no tile para ele ficar da cor certa, ou não podia voltar nos que já tinha pisado.





E... bem, é isso realmente. Não tem muito mais do que isso nesse jogo. Ah, qual é, era 1982, qual era a outra opção de diversão? Pegar AIDS? Assistir o Gugu no Viva a Noite?

O Gugu tem uma coisa com galinhas, não?
Vá lá, era compreensível para a época. O que não é compreensível é que DEZ ANOS DEPOIS a Realtime Associates (responsável por The Rocketeer e o port de Maniac Mansion para o Nintendinho) decidiu que era uma boa hora para ressucitar a querobertomania no Super Nintendo.

Agora, é claro que você não pode simplesmente pegar um jogo de DEZ ANOS ATRÁS e relança-lo em um console moderno, achar que fez o seu trabalho, cobrar o preço de um jogo novo e se safar com isso, não?
Não, claro que não. Era necessário agregar valor ao jogo! Mas o que possivelmente você pode adicionar ao queroberto para a versão de SNES? Muito simples, meu caro: APENAS OS PIORES BACKGROUNDS DO MUNDO!

 


Qual é exatamente o objetivo aqui? Te hipnotizar para você esquecer que pagou 50 dolares em um jogo de 10 anos atrás? Sério, os backgrounds desse jogo são tão ruins que os desenvolvedores tiveram um ataque de crise de consciencia e adicionaram uma opção para desabilitar os cenários!


Certo, agora vamos fazer umas continhas... Em 1993 Queroberto 3 foi lançado a U$ 50, como todos lançamentos da época. Isso, ajustando pela inflação, hoje daria aproximadamente uns 90 dolares. O que daria 370 reais hoje. TREZENTOS E SETENTA REAIS POR ISSO!

Vocês estão loucos, loucos eu te digo! Não é atoa que os nerds sofriam bullying, EU faria bullying em quem gasta TREZENTOS E SETENTA PILA PRA JOGAR Q*BERT! (e de bonus ganha a atenção de todas as meninas da sala por sua demonstração bruta de machoalfacidade)

Vão se foderem! Nada acontece feijoada! 370 pila por Q*Bert com esses backgrounds não dá! @!#?@!