domingo, 23 de fevereiro de 2020

[AÇÃO GAMES 026] X-MEN (Arcade, 1992) [#323]



Em 1989 a Marvel estava numa pindaíba tão grande que eles estavam comendo cereal de garfo para economizar no leite. A situação estava tão no vermelho que para fazer o episódio piloto do desenho dos X-Men, eles tiveram que deixar pra lá o último episódio o desenho do Robocop - não que houvesse algum tipo de conclusão de qualquer jeito, ou que alguém minimamente se importasse com aquele desenho porque, claro, pegar um dos filmes mais violentos dos anos 80 e transforma-lo em um cartoon onde ninguém se machuca só podia dar super certo.

Quer dizer, depois disso eles iam fazer o que? Um desenho do Highlander onde ele não ganha poderes cortando a cabeça de outros imortais e sim eles são doados amigavelmente?

... vocês realmente mereciam estar falindo, vão se foderem...




... mas enfim, a Marvel usou sua linha quente direta com a Toei e encomendou que eles deixassem de lado um arco filler de Cavaleiros do Zodiaco (graças!) para produzir esse desenho dos Homens X que tem algumas mulheres no meio também. Nascia assim o episódio piloto de "Pryde of the X-Men"!

OBS: naquela época, assim como hoje, animes eram notavelmente mais baratos de fazer do que animações ocidentais, dado que os japoneses manjam de cortar gastos que é uma beleza. Por isso muitas animações famosas dos anos 80 como Thundercats ou Transformers tem partes feitas pela Toei, apenas porque era mais barato

... sim, o titulo da série é um trocadilho com o nome da Kitty Pride, to vendo que isso vai longe. Bem, e de fato não foi. No fim daquele ano o pindaíbismo da Marvel se agravou mais ainda e eles interromperam a produção de todos desenhos animados baseados nos quadrinhos sobre os quais eles tinham direito. Todos exceto Muppets Babies, porque aquela merda era ouro quente e vendia mais que carne podre em um país comunista.

Enfim, a ideia foi arquivada por razões orçamentárias e só dali a três anos, quando a Marvel ainda precisava usar os dois lados do papel higienico mas não estava tão pobre assim, que os Homens-X e algumas Mulheres-X ganhariam uma série animada.

O que acabou sendo uma boa coisa, já que a série de 1992 deixava de lado aquele tom cartoon bobalhão dos anos 70 que o episódio piloto de Pryde of the X-Men tinha (se alguma coisa, esse episódio lembrava coisas como animação do Homem-Aranha) e tentava mais honestamente abordar os temas pelos quais os X-men se tornaram relevantes nos quadrinhos.



E que forma melhor para divulgar sua nova animação (que dessa vez tomara que salve a Marvel da falência) do que um arcade beat'm up e enloquecer todos os meninos da nação? Assim a Marvel ligou para a Konami, que já havia arrebentado a boca do balão com o seu arcade baseado no desenho das Tartarugas Ninja, e pediu que eles fizessem um arcade sobre os X-Men do novo cartoon que eles estavam produzindo.

Razoavelmente, a Konami então pediu se eles tinham um episódio desse desenho para enviar a eles - você sabe, para usar os personagens, cenarios, ataques especiais, etc. Algumas pessoas acreditam que para fazer um jogo baseado em uma animação, é de bom tom assistir alguma coisa dessa animação, mmmkay?

Bem, aquele ponto de 1992 a Marvel não tinha nada pronto para enviar a Konami, não se eles quisessem que o arcade saísse junto com o lançamento do desenho animado. O que eles tinham, no entanto, era o episódio piloto nunca utilizado de Pryde of the X-Men. Os asseclas de Stan Lee não pensaram duas vezes e despacharam essa fita mesmo para a Konami fazer o jogo, e foi assim que em 1992 a Konami fez um jogo baseado em um episódio piloto nunca continuado de um desenho de três anos atrás!

Isso sendo dito e feito, vamos ver o inexorável elenco deste joguete, táok?

DAZZLER



Dazzler tem muitas coisas trabalhando contra ela. Primeiro de tudo, ela é a porcaria da Dazzler! Você sabe, a rainha do disco de patins... oh, espera, você não sabe porque ela é a fucking Dazzler e ninguém conhece ou se importa com ela!

Enfim, seu poder é transformar o som em luz, o que faz dela a Jubileu da geração passada. Meu Deus, Marvel, porque vocês colocaram a Dazzler naquele episódio piloto de série? Não podiam ter usado a Jean Gray, ou o Homem de Gelo? Se a melhor escolha de vocês é a louca da DISCOMANIA, não é a toa que vocês estavam falindo...



No jogo, Dazzler é inútil. Nos jogos com poderes especiais de uso limitado como o X-Men, um dos principais usos desses poderes é limpar uma área rapidamente em uma situação de desespero. Às vezes você é pego entre um grupo de inimigos e não pode atacar ou pular para fora da situação. Aqui é onde os poderes mutantes entram: a habilidade precisa limpar pelo menos um lado do personagem, então você pode fugir e não apanhar.



Dazzler tem, de longe, a pior habilidade mutante - não apenas no jogo, como na vida. No lado positivo, é um ataque de área; infelizmente, a explosão de luz atravessa a tela e acerta APENAS OS INIMIGOS QUE NÃO ESTAVAM TE INCOMODANDO! Meu Deus, Dazzler, você só tinha um trabalho!

Não consegui encontrar uma foto do poder dela em ação, provavelmente porque ela morreu antes que alguém pudesse armar a câmera.

CICLOPE


Fato curioso: eu não conheci até hoje uma única pessoa cujo x-men favorito fosse o Ciclope. Não acho que essa foto do jogo ajude nisso:


Cyke é ok: ele é um pouco lento e não é um bom saltador, mas pelo menos sua rajada óptica atinge todos inimigos no caminho, não SALTA ATÉ O OUTRO LADO DA TELA ONDE VOCÊ NÃO PRECISA QUE O ESPECIAL LIMPE A AREA! DAMMIT DAZZLER ERA SUA ÚNICA CHANCE E VOCÊ ARRUINOU TUDO! 

Além disso, como já mencionado anteriormente, ninguém realmente se importa com o Cyclops. E agora eu já disse ciclope tantas vezes que a palavra perdeu o significado pra mim.

TEMPESTADE



Storm é uma versão um pouco melhor do Cyclops. soltando um tornado que atravessa a tela ao invés de uma rajada laser. O que é meio injusto, já que ela é uma dos x-men mais poderosos. Se bem que a essa altura Ororo deve estar acostumada a ser nerfada, já que ela tem o poder de conjurar um tornado F5 (que arranca uma casa do chão como se fosse papelote de bala xaxá no seu bolso) e de alguma forma tem que estar no mesmo jogo que a maluca que transforma som em luz. Mais uma vez, OBRIGADO POR NADA, DAZZLER!



Enfim, ela tem saltos melhores, o que faz sentido já que ela controla o vento. Isso é crucial, porque às vezes é preciso fugir de um inimigo, especialmente aqueles que dão investidas ou chefes.



Mas a maior nerfada que Storm sofreu é seu outfit. No cartoon cancelado de 1989 ela era a sex symbol do grupo, colocando sua barriguinha pra jogo com seu biquini e botas de cano alto. No desenho de 1992 ela se veste como  a tia da Whoopi Goldberg. Super weak, dude.

WOLVERINE



Sabe o que seria REALMENTE útil? Um jogo que colocasse o fator de cura como o poder mutante do Wolverine. Claro, em um fliperama o objetivo é tirar o maior numero de fichas no menor tempo possível, mas ainda sim seria algo legal de ver - até onde me consta, isso só aconteceu uma vez no arcade de luta "X-Men: Children of the Atom". A verificar.



Wolverine não tem o especial mais legal do jogo, mas todo mundo sempre queria jogar com ele do mesmo jeito porque estamos nos anos 90 e ser badass é 215% do trabalho.

COLOSSUS



Colossus tem um par de grandes problemas, que não tem nada haver com ter que aguentar o Deadpool: ele é enorme e lento e tem um salto de baixa qualidade. O tamanho realmente importa em X-Men: algumas vezes fileiras de sentinelas aparecerão na lateral da tela (como os arqueiros em Turtles in Time) e dispararão uma fileira de mísseis pela tela. Eles sempre acertarão Colossus quando ele estiver na tela. Na verdade todo mundo meio que sempre acerta o Colossus, é a coisa dele.






No entanto, o poder mutante do Colossus é incrível. Ele apenas destrói tudo perto de si mesmo. É o botão de pânico definitivo, e é muito sólido contra chefes também, já que você só precisa estar no mesmo hemisfério que eles. VIU DAZZLER, É ASSIM QUE SE FAZ SUA IMPRESTÁVEL!

NOTURNO



E o melhor personagem desse jogo é... o Noturno, obviamente. Eu digo obviamente, porque se você já assistiu X-Men 2 sabe que a habilidade de teleporte do Noturno pode ser a coisa mais badass do mundo se ele estiver afim:


O ataque especial do Kurt Wagner é mais ou menos isso, atingindo todos os inimigos da tela em todos os seus órgãos genitais ao mesmo tempo. Eu disse TODOS.


Existem ainda duas grandes vantagens que tornam o Noturno o melhor personagem desse jogo:

Primeiro, ele é muito rápido e tem o melhor salto do jogo. Ele pode atacar o estilo TMNT de ataque através da tela, o que é fantástico tanto para o combate quanto para evitar o inimigo. É muito difícil para ele ficar preso entre dois inimigos

Em segundo lugar, ele é baixinho! Ele sempre anda agachado. Isso significa que ele evita aqueles irritantes como os mísseis das sentinelas apenas ficando de pé e não fazendo nada. Se o seu personagem é pequeno demais e os ataques passam por cima dele, esse é um bom personagem.




Personagens de lado, a coisa mais interessante do jogo é que o arcade original era montado por dois monitores de modo que a bancada tinha espaço para seis jogadores. Infelizmente essa é a única coisa interessante do jogo também, onde os personagens pulam, socam e tem dois especiais por vida. O jogo parece quase como se a Konami tivesse feito o beat'm up mais básico possível apenas para conseguir lançar o jogo junto com o lançamento do cartoon... porque foi o que exatamente o que aconteceu.

Tirando a dublagem hilariamente ruim desse jogo e os gritos de poderes muito engraçados, não tem muito realmente o que lembrar sobre esse jogo que dura pouco mais que vinte minutos. Exceto que a Dazzler é uma inútil, isso é.