quarta-feira, 4 de março de 2020

[AÇÃO GAMES 027] CHASE H.Q. II (Mega Drive, 1993) [#328]

 
 

- Senhor, temos um terrorista fugindo com um caminhão repleto de explosivos em alta velocidade
- Entendo, parece que não temos outra opção senão...
- Bloquear as estradas, empregar helicopteros, snipers e toda força de segurança nacional?
- O que? Não, por Deus, homem, não! Não temos orçamento para isso! 
- Então o que faremos?
- Acione o Quartel General de Perseguições! 
- Aquele do prédio superfaturado que literalmente faz 5 trabalhos por ano?
- ... enfim, eles mandarão um único homem em um veículo civil perseguir o perpetrante e bater na lateral do carro dele até que o mesmo desista!
- ... senhor, esse é... o pior plano que eu já ouvi na minha vida. Até onde sabemos o cara deve estar em casa de pijama, até ele sair e alcançar o terrorista já pode ser tarde!
- Você não está errado, deputy Jorge. Mas deviam ter pensado nisso antes que permitissem brasileiros assumir cargos da segurança nacional americana!

Chase H.Q. é um título abreviado, o jogo foi originalmente chamado "Every 80s Buddy Cop Movie's Chase Scene Ever Simulator". Carros tunados saem às ruas para combater o crime, uma colisão em alta velocidade de cada vez. Inúmeras vidas civis ameaçadas desnecessariamente. A frase "quis custodiet ipsos custodes" raramente foi mais aplicável a um videogame.




Como a maioria dos arcades de sucesso, o jogo de corrida da Sega, OutRun, gerou muitas imitações. Um dos jogos mais originais e populares dessa galera foi o sucesso da Taito em 1988, Chase H.Q. No entanto, ao contrário de OutRun, onde o objetivo é simplesmente dirigir do início ao fim antes que o tempo acabe, Chase H.Q. tem seu próprio gimmick, que envolve perseguir um criminoso em fuga e bater em seu carro até que ele esteja em chamas e ele é forçado a parar e se render à lei. 

Em 1993 o Mega Drive recebeu sua própria versão do jogo, chamada de Super Chase H.Q. no Japão e de Chase H.Q. II nos Estados Unidos (porque a Sega da América pensou que as pessoas associariam ter "Super" no nome com ser um jogo de Super Nintendo, que era meio o que a Nintendo fazia mesmo). Claro, existe o problema de que tem um Chase H.Q. II para os arcades que não tem nada haver com esse jogo, mas se você espera que a Sega verifique se o nome do jogo já não foi usado antes de muda-lo, então você está esperando demais da Sega.


Infelizmente, quando comparado com o jogo de arcade e até mesmo outros jogos de corrida no Mega Drive, Chase H.Q. II não é um bom jogo. Embora eu aprecie o conceito de explorar o Datena feelings em mim e perseguir delinquentes marginais calhordas me da ibagens, nada disso adianta se diritir o carro não for bom. E dirigir o carro não é bom nesse jogo. 



O carro é desajeitado de pilotar e o jogo usa os mesmos truques de escala e cores alternadas na estrada como a maioria das corridas, mas não o faz muito bem. O resultado é que seu velocímetro pode dizer que você está viajando mais de 300 quilômetros por hora, mas não vai sentir que está indo muito rápido. 


Eu gosto de como, depois de destruir o carro do cara e metade da frota viária da cidade, quase o matar numa colisão a 300 km/h, seu policial se preocupa em avisar que o detido é apenas suspeito. Não queremos um mistrial aqui, não é mesmo?

A coisa que mais me incomoda nesse jogo é que tudo que você bater faz seu carro parar e virar ao contrário. Sabe as uvas ou as placas de salvar a floresta tropical em Top Gear ? Então, TODOS obstáculos do jogo são assim. Porque não apenas fazer você perder velocidade e em alguns especiais parar o carro, como o bom senso mandaria fazer, é algo que está além de mim.



Adicionalmente o jogo é terrivelmente curto, tendo apenas 5 pistas e  pode ser terminado em menos de 20 minutos. Haverá um dia que os gamemaníacos poderão dizer "Aqui é a lei, feladaputa" com gosto, mas este dia não é hoje.


VERSÃO PARA SNES
EDIÇÃO 047